Pronunciamento Oficial da EMIRATES sobre as passagens para o LÍBANO e AUSTRÁLIA

Recebemos há pouco o pronunciamento oficial da EMIRATES, acerca das passagens para o LÍBANO e AUSTRÁLIA, que ficaram disponíveis para aquisição no próprio site da empresa, e também nos sites das mais variadas agências de viagens do Brasil e do Mundo, na madrugada do dia 16/06/2016.

Mencionando a existência de “erro técnico no carregamento das tarifas no sistema online de reservas”, a cia. aérea indicou que realizará o cancelamento de todos os bilhetes, e que será efetuado o reembolso integral de qualquer valor pago em caráter de taxas de embarque/emissão.

Abaixo, o inteiro teor do comunicado recebido:

Nota Emirates

Um de nossos leitores entrou em contato com a cia. aérea através do 0800-7702130 para reforçar o pedido, ocasião em que formalizou uma ocorrência, reforçando o fato de que houve compra, aprovação de meio de pagamento, e emissão de bilhetes necessários ao embarque, tendo a Emirates se comprometido a responder à demanda no prazo de até 05 dias úteis.

Independentemente da disponibilização do documento e emissão do pronunciamento por parte da Emirates, é facultado àqueles que se sentiram lesados, permanecerem em contato com a cia. aérea, no intuito de solucionar a questão da melhor maneira possível. Muitos bilhetes já haviam sido, inclusive, emitidos, tendo sido as reservas, posteriormente, excluídas dos sistemas da empresa.

A nós, nos cabe manter o compromisso assumido e reforçado diariamente com nossos leitores, no sentido de avisá-los, sempre que possível em primeira mão, de TODA E QUALQUER oportunidade de viagem com desconto, cabendo a cada um decidir pela compra, ou não, de seus bilhetes.

Afinal, nenhuma oportunidade pode ser considerada “bug” até que a cia. aérea assim se pronuncie, já que a veiculação de ofertas inacreditáveis é muito mais comum do que se pode imaginar! Vocês sabem disso!

Assim como vocês, estamos chateados com o posicionamento da Emirates, mas confiantes de que novas e incríveis oportunidades virão, e que permaneceremos ao lado de vocês, buscando todas as passagens necessárias à realização dos mais loucos sonhos de viagens!

Continuem contando com a gente, SEMPRE!

😉

118 respostas para “Pronunciamento Oficial da EMIRATES sobre as passagens para o LÍBANO e AUSTRÁLIA”

  1. Vanessa Pereira disse:

    Vixi, se bem conheço os brasileiros que não desistem nunca, a novela ainda só está começando. Vai dar B.O. pra eles!

  2. Lucas disse:

    Criamos um grupo no whatsapp para buscarmos a melhor solução para o problema. Caso deseje participar, mande seu número para o e-mail: [email protected] – Boa sorte a todos!

  3. Don Guimaraes disse:

    Não é simples assim!
    Uma vez emitido o bilhete, entregue o eticket e cobrado no cartão, o consumidor gera expectativa já que tudo está devidamente confirmado. Eu mesmo já tinha adquirido bilhetes subsequentes à viagem comprada. E aí? Eles vão cobrir meu prejuízo?
    Ainda teremos muitos capítulos no desenrolar desse episódio!

    • Tarcísio Medeiros disse:

      Don, pode gerar expectativa, no entanto segundo o site do Procon, e até pela lógica, o código de defesa do consumidor existe para que este não seja explorado, o que indica também que empresas não possam ser exploradas. Este caso de uma passagem grátis é claramente uso de má fé, visto que é óbvio que uma empresa ainda mais de luxo como Emirates não venderia passagens de quase volta ao mundo de graça. Eu peguei uma da American que eles até honraram, mas é óbvio que eu estava ciente de que poderia ser cancelada (e foram uns 2 dias na expectativa), afinal é indiscutível que empresa nenhuma ofereceria promoção de um vôo de 10.000km por R$ 150 (sendo então R$ 75 o trecho).

      E a própria justiça está ciente disso. Vi na internet que isso aconteceu com um carro e a justiça ainda obrigou o cidadão a pagar multa.

  4. Zé Paulo disse:

    É uma pena, mas é aquele ditado, vamo fazer o Q? E sobre esse negocio de preços competitivos da Emirates é piada kkkkkk

  5. Nicolas Fernandes disse:

    Eles são obrigados a cumprir a oferta, mediante solicitação de cumprimento de oferta, baseado no art. 35, I do CDC… Caso não tenha procon em sua cidade, se dirija ao forum e procure o Juizado Especial Cível, relate o fato, e entre com uma ação, simples, rápida e sem muita burocracia, o q irá garantir seu direito!

    • André disse:

      Amigo, eles não são obrigados a cumprir a “oferta”, tendo em vista ser claramente um erro. Não tinha nem valor a passagem, era “gratuita”, apenas pagamento de taxas que não são destinadas à companhia.Ou seja, o “valor” da passagem é totalmente incompatível com o preço de mercado. Pelo principio da boa-fé e da vedação do enriquecimento sem causa dos consumidores que compraram, as eventuais ações serão julgadas improcedentes.

      • Junior disse:

        André faça umas pesquisas e veja que as vezes tem promoções com a passagem gratuita. Bom verificar antes de falar.

        Tenta da uma pesquisada, faz bem.

        • André disse:

          Da uma pesquisada na jurisprudência brasileira sobre o tema. Abs

        • Daniel Castro disse:

          Promoção com valor zero é diferente de problema técnico que zera o valor, Júnior. Isso nem precisa ser dito, né?

      • Roberta disse:

        concordo com você, André.

      • lheu disse:

        André. Boa tarde.
        Eu já voei com tarifa e taxa zero pela ryanair.

        Tenho inclusive o bilhetes guardados.

        Seria considerado má fé eu achar que a Emirates também poderia oferecer isso? Eu tenho obrigação de saber quando é erro ou não ?

        Obrigado se puder me ajudar.

        Um abraço.

        • andré disse:

          Entendo que uma cia low cost e low fare como a Ryanair, que divulga suas promoções, inclusive com “passagens gratuitas”, mas que te cobra por marcar assentos, despachar bagagens, alimentação, etc, é considerado promoção. Contudo, no caso da Emirates, não houve divulgação da empresa, é de conhecimento de todos que trata-se de uma das melhores companhias do mundo, na qual você não tem nenhum outro gasto (bagagens, alimentação, etc) cujo preços médios das passagens são, normalmente, muito superiores, o entendimento que verifiquei nos tribunais brasileiros é que não haveria boa-fé das pessoas que compraram as passagens. Já vi recentemente acontecer erros com a KLM, erros com a AA, mas nenhum deles foi tarifa zero. As companhias honraram o que foi vendido, mas entendo que não seriam obrigadas a fazê-lo.

          • lheu disse:

            Andre, obrigado pela resposta.

            Acredito que tarifa publicada no sistema seja considerado divulgação. Afinal há um controle interno na hora de publicar nos gds tais tarifas. Os bilhetes foram emitidos de acordo com o publicado, sem manipulação do sistema, ou qualquer meio ilícito. Foram emitidos de acordo com o que foi publicado pela própria companhia. Se houve erro, foi um erro interno, não cabendo ao consumidor saber, de antemão, se houve ou não.

            Além disso, somente a tarifa estava zerada, as taxas de embarque estavam corretamente inseridas e foram cobradas normalmente. Seria então um meio erro? Meio erro é passível de eximir a responsabilidade integral?

            O que me preocupa é as cias aérea poderem, assumindo tais posturas, cancelar qualquer bilhete emitido alegando “erro de sistema”.

            Outro fato é que quando o erro parte do consumidor, por ex. emitindo dia errado, nome errado, destino errado, ele tem que pagar a multa correspondente para alterar ou cancelar. O mesmo ocorre com os agentes de viagem.

            Novamente, obrigado se puder me ajudar.

            um abraço

          • Tarcísio Medeiros disse:

            Ilheu, o pagamento das cias aéreas são separados, visto que a taxa de embarque vão pros aeroportos e o da passagem vai pra ela. Sei disso porque aproveitei a promobug da American, e o que eles alegaram foi que foi um erro na cotação que estava invertido (logo U$1 = R$ 0,33 na época), contudo a taxa de embarque estava o valor cheio com a devida cotação certa. Logo a formula (ou parte do sistema) são separados. Por isso houve um erro na passagem, mas não nas taxas de embarque.

          • Hallan disse:

            “o entendimento que verifiquei nos tribunais brasileiros é que não haveria boa-fé das pessoas que compraram as passagens.”
            André você pode postar alguma decisão aqui pra gente neste sentido? a informação que tenho é de que o consumidor tem direito.

          • Tarcísio Medeiros disse:

            No caso abaixo além de ser negado, o consumidor ainda teve de pagar multa a empresa.

            http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/08/10/justica-nega-pedido-de-cliente-que-queria-comprar-carro-a-preco-de-banana.jhtm

          • Hallan disse:

            Bom a situação é bem diferente: 1) nosso caso envolve a compra de centenas de pessoas. 2) o erro foi anunciado pela empresa após a compra ser realiza e debitada do cartão de crédito dos clientes. 3) já houve casos de tarifas zero com outras empresas, onde as mesmas honraram a viagem. 4) é muito comum ofertas malucas das empresas aéreas, diferentemente dos carros. 5) o caso de má fé enviado por você não tem nenhuma relação com o nosso caso, pois a compra do carro não foi realizada e o erro anunciado antes do procedimento.

            Como eu pedi, por favor, se houver um caso como o nosso, em que o juiz decretou ma fé na decisão pode enviar!

          • lheu disse:

            Hallan, bom dia

            eu tenho o mesmo pensamento

            Se buscarmos na internet há inúmeros sites específicos para promoções malucas de passagens aéreas. E acontece em todas as cias, de low cost low fare a passagens em executiva e primeira classe.

          • Tarcísio Medeiros disse:

            Elas honraram as passagens porque assim optaram. A própria KLM disse no começo que não honraria e depois voltou atrás, pode ser o caso. No entanto a questão de má fé não faz diferença entre comprar e não comprar, mas sim (querer) comprar sabendo que o preço é abaixo do preço mínimo de mercado. E no caso de um site, as empresas às vezes não têm como saber antecipadamente. Do contrário não teriam demorado quase 3h para ajeitar o erro.

            Um de seus argumentos é de que “ofertas malucas” acontecem. Quando que foi anunciado em qualquer meio de comunicação da empresa uma passagem de graça pra fora do país? Aliás, até internamente o único caso que sei é o da GOL para Brasília – que foi bug – ou a que só era cobrado um trecho. Como disse num outro tópico, as passagens aéreas são flexíveis, mas possuem uma precificação de distribuição normal (de estatística), uma passagem pra Europa abaixo de R$ 1000 hoje, por exemplo, seria praticamente impossível sem ser bug, assim como pra Ásia ou Oceania abaixo de R$ 1400 ou pros EUA abaixo de R$ 600 (apesar de que quando o dólar disparou, houve um enxame de promoções a uns R$ 400, e isso foi um dos argumentos que o PROCON disse que a KLM deveria honrar as passagens, coisa que já não anda acontecendo hoje).

            Ou seja, só estou dizendo cuidado com isso de “vamos buscar nossos direitos”. Isso não se trata de direito, pois ninguém aqui foi enganado pela empresa. Todos tem discernimento o suficiente pra saber que não se vende passagem rodando o mundo numa empresa de luxo completamente de graça, e pode acontecer que nem o caso do carro que o juiz ainda façam vocês pagarem multa à empresa. Fora a normal probabilidade de perderem o caso depois de toda a tramitação e gasto de tempo.

          • Hallan disse:

            Bom Tarcísio, ainda tô no aguardo de pelo menos 1 caso julgado como má fé do consumidor no Brasil numa situação como a nossa!

            Fico feliz em você ser um bom entendedor dos limites de preços baratos e caros para cada região do mundo. No meu caso, eu sequer conhecia a Emirates antes de ver esta promoção e, sinceramente, vi isto como um grande marketing, pois milhares de pessoas souberam (mesmo sem conseguir comprar) desta oferta.

            Discordo de você e acho que ninguém tem que ter cuidado em buscar seus direitos pois: 1) Não existia mensagem ou aviso de erro no site, nem no momento da escolha do voo e nem do pagamento, isto se reflete no preço diferente de zero ao escolher outros destinos. Dizer que houve má fé ao tentar comprar é um critério subjetivo e desproporcional, por diversas razões, inclusive contrário ao código civil que pressupõe boa fé em relações entre particulares. 2) Estamos agindo conforme a lei, ou seja, tivemos o valor descontado dos nossos cartões de crédito e devemos ter o serviço ou ressarcimento dos danos morais. 3) Não há caso em que a justiça acusou o consumidor de má fé em uma situações de compra realizada como a nossa.

      • Nicolas Fernandes disse:

        Bom, aí é uma questão de formação… Se você verificar bem, os art. 30, 32, 34 e 35 do CDC corroboram com a minha afirmação… A publicação deve ser condicionada à uma prévia avaliação por parte da empresa… Os clientes que efetuaram a compra de forma que ja fora finalizada, tem sim direito ao cumprimento da oferta… Eu mesmo ja comprei passagem na ViajaNet por 450 reais pra miami, saindo de Floripa… Quando na verdade seria 450 dólares!! Quem tiver “peito”, e não tem nada a perder, não custa tentar! Abraço

        • André disse:

          Nicolas, eu entendo o ponto, queria que fosse assim sempre, mas a justiça, em alguns casos não entende dessa forma. Uma coisa é pagar 450 reais para ir para Miami, outra coisa é “não pagar nada” para ir para a Austrália. Tomara que se você entrar na justiça consiga seu pleito, mas acho muito difícil nesse caso específico.

          • Artur disse:

            Sem dizer que já houve casos na justiça onde o juiz aplicou a regra da boa fé e condenou o consumidor a pagar multa a empresa, no caso houve erro anúncio de carro que de 30mil saiu por 3mil, a pessoa entrou na justiça e além de perder a ção teve que indenizar a empresa, entào muito cuidado ao sair gritando que é causa ganha, depende muito do bom humor do juiz!

          • lheu disse:

            Artur, boa noite.

            Concordo com o que disse.

            Mas no caso de passagens aéreas o preço não é fixo. Há uma disparidade muito grande entre o valor mínimo e o máximo. Pode-se pagar de 10 reais a 3000 reais o mesmo trecho. Eu inclusive já não paguei nada na Ryanair. tarifa zero. tarifa e taxas de embarque zero (tenho os bilhetes guardados)

            O que não ocorre no valor de um veículo ou bem material por ex. Que pode ser facilmente mensurável.

            Por isso não vejo como má fé comprar algo com tarifa zerada.

            Estou certo na argumentação ?

            Obrigado por qualquer ajuda

            Um abraço

          • Hallan disse:

            A passagem não foi de graça, custou mais de 500 reais, se foi tudo em taxas não posso fazer nada… E, dado que este fato de passagem com valor zero já ocorreu em outras empresas MAIS DE UMA VEZ, ela que fizeram valer a compra realizada, é natural que o consumidor tenha razão.

          • Artur disse:

            Ilheu, Todo mundo sabe que houve um bug(erro), existe uma diferença muito grande em tarifa zerada e promoção, agora se existe um erro no site, você comprou e a empresa vai honrar, então aproveite pq realmente vc comprou sem má fé, agora mesmo sabendo que comprou com erro e a empresa já emitiu uma nota de esclarecimento sobre o erro, então a partir de agora você tá agindo de má fé, apenas comentei encima do que o Andre tinha colocado, posso sitar aqui um monte de casos semelhantes onde a empresa ganhou na justiça.

          • lheu disse:

            Artur, bom dia

            acho que você deveria medir suas palavras me acusando de má fé.

            e citar é com c.

          • Felipe Machado disse:

            Eu não comprei passagens pq já tinha acabado. Consumidor NÃO TEM O DEVER de saber se isso seria uma promoção da empresa aérea ou um suposto erro!!! Quem comprou, pagou e emitiu, entra no Juizado Cível que dá jeito!! Quem comprou pensou que era uma promoção, pois as taxas de embarque foram DEVIDAMENTE COBRADAS!! Força galera!!!

          • Tarcísio Medeiros disse:

            Felipe, Promoção oferecendo um produto sem condições e de graça? Desculpe, mas não tem ninguém santo. Quem comprou sabia perfeitamente que era um erro. Nenhuma empresa de luxo oferecia uma volta ao mundo de graça.

      • Felipe Machado disse:

        Isso aí!!!!!!! Procurem seus direitos galera!!! Eu não comprei passagens pq já tinha acabado. Consumidor NÃO TEM O DEVER de saber se isso seria uma promoção da empresa aérea ou um suposto erro!!! Quem comprou, pagou e emitiu, entra no Juizado Cível que dá jeito!! Quem comprou pensou que era uma promoção, pois as taxas de embarque foram devidamente cobradas!!

  6. Maryana Dittberner disse:

    Pessoal, foi montado um grupo no WhatsApp, para as pessoas que tiveram suas passagens canceladas. Quem tiver interesse favor deixar seu telefone com DDD nos comentários ou mandar para o email [email protected]
    Todos juntos seremos mais fortes!

  7. Gabriel Stroligo disse:

    Fico triste pelas pessoas que compraram e não conseguiram tirar seus e-tickets , ano passado pude aproveitar uma promobug dessas e sei que não conseguiria nem tão cedo realizar essa viagem se não fosse esse tipo de site, obrigado pelo serviço prestado!

    O meu caso foi o da A.A. que cumpriu sua palavra.

    • passagensimperdiveis disse:

      Pois é, Gabriel!
      Já existiram muitos casos como este, e, na maioria deles, a cia. aérea honrou com os bilhetes já emitidos.
      No passado, a KLM teve o mesmo problema, chegou a soltar nota oficial dizendo que não iria honrar e, depois, voltou atrás.

      • Junior disse:

        E mesmo @passagensimperdiveis bem lembrado, vcs são ótimos! Tomara que ocorra o mesmo agora…

        • passagensimperdiveis disse:

          Estamos e permaneceremos na torcida!
          Muito obrigada por nos acompanhar!

          • Junior disse:

            Acompanho sempre, a primeira vez q vi o sites de vcs foi paixão a primeira vista..kkk
            Obrigado por tudo e por divulgar esses trem… hahaha
            Thanks

          • passagensimperdiveis disse:

            Hahahahahahaahaha
            Esses TREM!!!
            Divulgaremos tudo, sempre!
            Um grande abraço!

      • Gabriel Stroligo disse:

        Vamos ficar na torcida! Pq a minha foi uma experiencia unica! 😀

    • Riquelle Magalhães disse:

      Eu tenho o eticket e a passagem foi cancelada. Abri uma ocorrência no SAC.

  8. Flaviano disse:

    Que venham novos bugs ou seja lá o que for kkk

  9. Junior disse:

    Temos o eticket, eles querendo ou não temos prova da aquisição da passagem, vamos a luta.

  10. Thiago disse:

    Empresinha mixuruca

    Lixo.

    Nunca mais voarei por eles pagando tarifa normal.

  11. Juliana Melo disse:

    O eticket é numero do bilhete eletrônico?

  12. Roberta disse:

    Pessoal tem que estar alerta e consciente de que erros grosseiros como esses, propagandas de produtos cujo preço normal é muitas vezes superior ao anunciado são conhecidos pelo judiciário que dificilmente vai prover eventuais ações judicias esdrúxulas de pessoas que tiveram suas “expectativas frustradas”. Sejamos francos, expectativa é diferente de má-fé. Viajar com uma empresa como a Emirates até o outro lado do globo e achar que um bilhete pode sair por 500 REAIS ultrapassa em muito “expectativa”…. E só uma dica: a lei defende o “consumidor médio” que sofre o abuso de uma grande empresa será equiparado a um consumidor de alta renda que compra passagem para a austrália/líbano da Emirates num bug do sistema e se sente “lesado”…. pelo amor!
    Não é uma crítica ao site até porque, como bem ponderaram, o compromisso de vocês é anunciar passagens com preços baixos e esse foi um evento. Mas as pessoas que estão dando piti e que pretendem reclamar no Procon e no judiciário, melhor darem uma segurada para não passar vergonha.

    • Junior disse:

      Roberta faça umas pesquisas e veja que as vezes tem promoções com a passagem gratuita. Bom verificar antes de falar.

      Tenta da uma pesquisada, faz bem.

      Pena de vc.

      • Roberta disse:

        Não sinta pena, Junior. Ocupe-se em não se limitar a ser um boi na manada e ajuizar esse tipo de ação medíocre. É pra financiar esse tipo de condenação esdrúxula que as cias aéreas colocam os preços das passagens nas alturas, na maioria das vezes. Afinal, alguém paga o prejuízo.

  13. André disse:

    De toda forma, muito obrigado Passagens Imperdíveis pela divulgação! Quando ouvi o celular apitar de madrugada, com o burulho específico do aplicativo de vocês, já sabia que era coisa boa! Pena que não vai rolar! Mas muito obrigado, diferentemente, do concorrente que não faz isso! Continuem sempre assim! Cada vez mais fã!

    • passagensimperdiveis disse:

      Nós é que agradecemos por nos acompanhar, André!
      Continue contando com a gente, SEMPRE!
      Um grande abraço!

      • RODRIGO SCHLABITZ disse:

        Ola como que faço para colocar um som específico como.alerta? Para não perder boas promoções

  14. Raissa Goulart F Victório Alme disse:

    E quem comprou pelo submarino? Já foi debitado e tudo mais. Leigamente, entendo que quem deve me “prestar contas” é o submarino e até agora não recebi nenhuma informação. Se não fosse este post eu nem saberia desta nota.

  15. Renato Salemi disse:

    Boa tarde, sou Advogado e vou tentar ajudar.

    A regra conforme previsto no o art. 30 do código de defesa do consumidor uma vez disparado o anúncio de um determinado preço, característica ou vantagem promocional do produto, o fornecedor(no caso Emirates) fica vinculado (obrigado) a cumprir a promessa, todavia na regra existe a exceção, que consiste em ofertar o produto por um preço ” absurdo” como por exemplo um iPhone que custa R$3.000 por R$40 reais ou seja um preço que realmente não é razoável é evidente desproporcional, todavia quando o assunto é passagem área a regra é subjetiva, já que a veiculação de ofertas inacreditáveis é muito mais comum do que se pode imaginar(PASSAGENS IMPERDIVEIS), então como o consumidor poderia identificar se isso foi ou não um erro? O assunto eh muito subjetivo, vai depender da comprovação de fatos/prova ( isso judicialmente) eu mesmo ano passado comprei a passagem pra Londres pela KLM(OBRIGADO PASSAGENS IMPERDIVEIS) por R$1.000, quando estava comprando achei que foi uma promoção não um erro, então, agora a melhor forma é tentar administrativamente resolver junto com a EMIRATES, sempre pegando protocolo e etc, e caso eles continuem com a posiçao de cancelamento, quem se sentir lesado poderá ingressar no juizado especial cível de sua cidade com ou sem advogado, espero ter ajudado.

    • Hallan disse:

      Lembrando que ninguém comprou de graça a passagem. Só de taxas eram mais de 500 reais. E 500 reais por uma passagem aérea não é nada tão surreal assim.

      • RAFA ALVES OLIVEIRA disse:

        Só que as taxas são aeroportuárias, não são da Emirates.

        • lheu disse:

          Eu já comprei passagem em outra cia aérea com taxa de embarque zero. E esta não foi cancelada alegando ser erro de sistema.

          • Tarcísio Medeiros disse:

            Se você pagou pelo voo normal e não foi cobrada a taxa de embarque, a empresa pode conceder o beneficio visto que o erro foi dela. Não exclui o fato de ter sido unicamente cobrada a taxa de embarque no caso da Emirates, e ao menos nos sites de agências como Submarino é completamente descrito detalhadamente. Logo só um juiz muito do lado do consumidor julgaria para este lado quando não se pagou absolutamente nada a empresa. Ao meu ver isso é completamente diferente da promobug da AA ou KLM, visto que apesar de super baratas, você ainda pagava um certo valor a cia.

          • lheu disse:

            tarcísio, bom dia.
            obrigado pela resposta.

            no caso o bilhete que tenho aqui eu paguei 0,02 EUR de tarifa e 0,00 EUR de taxas de embarque. Em uma viagem de ida e volta com uma empresa europeia.

            Eu poderia usar esse bilhete emitido como situação análoga?

            Lembrando que no caso da Emirates somente três rotas eram contempladas. GRU-BAH, GRU-BEY e GRU-BNE. Em uma classe de Reserva específica, classe T.

            Voos para outros destinos, voos saindo de outras localidades (por ex. GIG-BEY), voos em outras classes de reserva (por ex. classe Y) e voos em outras classes de serviço (por ex. executiva e primeira) não faziam parte da divulgação.

            Gostaria de saber sua opinião sobre a lei. O que ela diz.

            Obrigado

            Um abraço

          • Tarcísio Medeiros disse:

            Ilheu, eu não sou advogado, portanto irei te dar minha opinião de acordo com meu mero ponto de vista. As leis e o código de defesa do consumidor servem para principalmente evitar abusos por parte do estabelecimento. Se ele, por exemplo, divulga um preço de 10% mais barato, te faz entrar ou solicitar o produto e no final o preço for maior, aí a loja agiu de má fé ou, ao meu ver, seria cabível dessa “punição”. No entanto se tratando de uma passagem aérea, temos algo parecido com a distribuição normal de probabilidade (Caso não saiba o que é, veja o gráfico que você deverá entender fácil), ou seja, apesar da maior variação de preço, admite-se até um certo nível um preço “normal”, uma tal taxa para para menos um valor promocional, e a partir disso seria considerado como erro. Por exemplo, se uma passagem da Emirates custa normalmente até U$ 900, se tivesse a até, digamos, U$ 300 seria um preço passível promocional, abaixo disso seria considerado erro. Apesar da maior flexibilidade passagens aéreas também tem um preço limite mínimo possível de mercado, logo se você adquire por um valor menor, está passível a que seja cancelada por ser um erro. Novamente ao meu ver, não faz o menor sentido uma empresa vender um produto a 10% do valor e não noticiar essa “promoção” (Coisa que, não sei, a Ryanair ou outra low cost deve ter anunciado). No caso da Emirates é pior porque a passagem está completamente de graça. Logo claramente trata-se de um erro, visto que não foi divulgado nenhum comunicado sobre a promoção da rota e economicamente não faz sentido uma empresa de luxo dar de graça uma passagem aérea sem sequer dar algum motivo ou condição.

            Portanto, na minha opinião, caberia a própria empresa a sua opção definir se honra ou não as passagens. Visto que pra mim é completamente risível, assim como o juiz disse no caso do carro, uma pessoa em sã consciência achar que uma passagem seria de graça sem ser noticiada não se tratar de um erro, querendo se aproveitar disso. Vocês podem até denunciar e tal, mas acho que é dificílimo que o juiz dê ganho de causa aos consumidores.

      • Tarcísio Medeiros disse:

        Você não pagou absolutamente nada pela passagem. Como disse Rafa isso são taxas de embarque, que são pagas aos aeroportos, não as cias.

  16. Manos, é aquele ditado, alegria de pobre dura pouco.

  17. Felipe Fregnani Fernandes disse:

    PESSOAL QUE COMPROU A PASSAGEM:
    vamos pressionar a cia, fazendo reclamações no seu canal no FACE, no SITE: https://www.facebook.com/Emirates/
    http://www.reclameaqui.com.br/indices/lista_reclamacoes/?id=19798&size=10&page=1&status=ALL

    Vamos lembrar que isso ja aconteceu com outras cia, e falaram que não iram honrar a passagem, com a pressão voltaram atrás, tipo a KLM!
    http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2014/12/apos-erro-de-tarifa-klm-diz-que-vai-honrar-passagens-emitidas.html
    Matéria onde o PROCON FALA que as reservas NÃO podem ser cancelas!!

    • Felipe Machado disse:

      Isso aí!!!!!!! Procurem seus direitos galera!!! Eu não comprei passagens pq já tinha acabado. Consumidor NÃO TEM O DEVER de saber se isso seria uma promoção da empresa aérea ou um suposto erro!!! Quem comprou, pagou e emitiu, entra no Juizado Cível que dá jeito!! Quem comprou pensou que era uma promoção, pois as taxas de embarque foram devidamente cobradas!!!! Força galera!!!

  18. Fernando Abdal disse:

    Boa noite. Existe uma grande diferença entre promoção imperdível e bug. Fica claro que passagem a custo zero é bug. Lembrem-se que vivemos em um mundo capitalista.
    Acompanho o site, gosto muito das dicas, mas nestes casos de bug, eu discordo da posição de divulgar a “promoção”.
    O site poderia entrar em contato e confirmar a oferta.

    • Pedro disse:

      Fala sério ein, se não gostou é só pular o tópico e ir pra uma “promoção” que te atraia.

    • Leonardo disse:

      Se não gostou, só não abrir o tópico.
      Vá comprar a passagem no próprio site da empresa então.
      Cada um que aparece!

  19. Thiago disse:

    Gostaria de parabenizar o passagensimperdiveis por publicar tudo, sendo erro ou não, pois nunca saberemos quando as companhias irão alegar ser erro ou não, por isso acredito sim que eles serão obrigados a honrar tal venda, caso contrário abrirá um péssimo precedente. Conforme o colega disse quando eu cometo um erro e compro uma passagem ERRADA (erro no nome, na data ou até mesmo no local) tenho que honrar com tudo. Acredito que eles vão voltar atrás disso, se não voltarem com certeza ganharemos na justiça.

    • lheu disse:

      “com certeza” eu não sei… a justiça nesse país não é séria. Por isso vou consultar um escritório de advocacia sério e ver o posicionamento deles. Mas para isso toda ajuda dos colegas deste fórum é muito bem vinda.

    • passagensimperdiveis disse:

      Thiago,
      Nós é que agradecemos por nos acompanhar!
      Continuaremos de olho em todos os acontecimentos e oportunidades e, assim que encontrarmos algo, compartilharemos de imediato com vocês!
      Abraços!

  20. Tiago Queiroz disse:

    Só por curiosidade, alguém sabe quantas passagens foram vendidas?

  21. Marcelo Silva disse:

    Já que o blog Passagens Imperdíveis não fez nada para divulgar o caso e colocar pressão na Emirates, o G1 fez e colocou na capa do site! http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/06/aerea-alega-erro-e-cancela-passagens-com-tarifa-zero-para-australia-e-libano.html

  22. Filipe disse:

    Olá. Vou dar a minha opinião. Todos daqui sabem que foi um erro, isso é fato, assim como todos sabiam que a passagem da AA também era um erro. Eu comprei o da AA e viajei feliz da vida de executiva para Hong Kong, mas já sabendo que eles poderiam cancelar e se assim eles fizessem, eu não faria nada, mesmo sabendo que poderia ganhar na justiça caso eles cancelassem. Resultado: já comprei voo deles posterior ao bug como forma de reconhecimento pelo ato que eles fizeram em honrar (eles poderiam ter cancelado, ter alegado que o cartão não funcionou, etc), porque era um voo pior do que outros para o mesmo destino (GRU-LAS). Não comprei esse da Emirates, mas se eu tivesse comprado, seria a mesma coisa. Se quiser cancelar, tudo bem, mas se não cancelar eu aproveitaria a oportunidade. Não é porque a KLM ou AA teve uma atitude que isso é a regra. Fizeram porque foram gente boa, mas o que eles fizeram de nada deve interferir na atitude de outras companhias, exceto pelo reconhecimento como eu tive ao preferir comprar passagem deles do que de outras. Entrar na justiça para algo desse tipo eu já acho querer abusar. Não digo juridicamente falando, mas moralmente. Lembro quando eu estava no caminho de um sítio com o meu avô, eu devia ter uns 10 anos de idade, e nesse caminho sempre teve muita cana-de-açúcar, das usinas de álcool que têm na região. Eu pedi para ele parar o carro para eu pegar uma cana, porque eu queria fazer garapa. Ele me disse que aquilo não era dele. Então eu falei que tinha um monte mesmo e eu queria apenas um pé. Ele então me ensinou que mesmo que tinham muito, era deles e que se quisessemos, poderiamos pedir, mas não pegar. Acho que serve aqui. Não adianta pensar que a empresa é rica, que tem milhões de lucro por ano e que não custa nada para eles emitirem a passagem. É deles. Se eles não querem te dar um vôo porque eles não são bonzinhos, simplesmente aceite. Tentamos “pedir” a passagem, emitindo apenas pelo custo as taxas, eles disseram não. OK. Bola pra frente e vamos procurar outra fazenda de cana ou melhor, o próximo bug. Quem sabe esses aceitem nosso pedido. Abraço!

  23. Anderson Oliveira disse:

    Se a empresa diz que o problema ocorreu por cerca de 3h, pq vai cancelar todos os bilhetes??? Deveria ao menos informar o período do problema e honrar os bilhetes emitidos fora deste horário.

  24. thais disse:

    Moro na Australia e estou a um ano sem ver minha família. Na hora que vi a suposta promoção no facebook imediatamente liguei pra minha irmã que estava do outro lado do mundo dormindo. Contei pra ela super feliz. Comprei a passagem pra ela de presente, que eu jamais teria condições de comprar com um preço normal. Estava emocionada que ela poderia vir me visitar. Logicamente ficamos chateadas quando soubemos do cancelamento. Ninguém estava querendo tirar vantagem, ninguém sabia que era um BUG quando compramos. A passagem não saiu de graça, e por mais barato que seja comparado ao preço normal, R$500 não é pouco dinheiro. É normal estarmos chateados, essa seria uma oportunidade única pra muita gente e criou um sonho irreal. Ainda espero sim que a Emirates honre os tickets, afinal, se o erro fosse do consumidor arcaríamos com todas as consequencias, certo?

  25. Leonardo disse:

    Ao comprar a passagem e a mesma ser emitida, sendo erro ou não, o produto/serviço é do comprador. Sendo assim, o cliente toma como seu o bilhete e a partir daí planeja sua viagem.

    No meu caso, estava na espectativa há meses para ir à Austrália e comprei a passagem para ficar 3 meses, fiz reservas de 2 hotéis, paguei o visto online no dia seguinte, comprei outras passagens para outros destinos dentro da Austrália, reservei meus dias no trabalho e já informei parentes sobre minha ida para que eles se planejassem.

    Tenho certeza, de que muitos já se planejaram e se adiantaram para viagem dos sonhos.
    Ao chegar em casa me deparo com a notícia de que a Emirates irá cancelar as passagens já compradas.
    Eles não podem cancelar a passagem, pois ela é um tipo de produto que gera outras ações e compras decorrente de uma vontade do cliente, tal como um sonho.

  26. Germano disse:

    Boa Noite! Hoje fui ao Fórum de minha cidade dar entrada com uma ação civil contra a Emirates por não cumprir aquilo ao qual comprei. Nunca entrei com ação contra ninguém e por se tratar do juizado de pequenas causas não existe custas e o atendimento foi excelente e muito mais simples que podia imaginar. Leve sua cnh e comprovante de endereços e todos documentos que comprovem sua compra e provas. Aos que se sentem lesados como eu! Procure o fórum de sua cidade e faça valer seus direitos! Pois se você compra uma promoção de roupas ou de comida ninguém vai em sua casa tirar sua roupa ou manda você devolver sua sacola de compras, simples assim!