Você sabia que é necessário ter visto para entrar em Londres? Sim, viajante! Mas calma que o processo é simples, pois não há a necessidade de pedido prévio. Sendo assim, vamos te contar todos os detalhes agora!
Primeiro esclarecimento: vamos focar, aqui, no visto de visitante, conhecido como “Standard Visitor”, que é emitido no momento em que você pisa no país. Portanto, é a imigração londrina que concederá a sua autorização de entrada.
Lembre-se de que, para entrar em Londres, independentemente de onde você estiver vindo – país europeu ou país de origem -, é necessário passar pela imigração.
Sobre as normas para a emissão do visto para entrar em Londres, atenção: elas podem ser alteradas e, por isso, a dica é ficar de olho nas informações divulgadas pela Embaixada Britânica.
Outro ponto importante de ser frisado: casos especiais e/ou específicos devem ser consultados no consulado britânico.
Dito isso, vamos às informações sobre a emissão do visto para entrar em Londres? Bora lá!
Visto para entrar em Londres: Standard Visitor
O Standard Visitor é o tipo de visto mais comum, voltado às pessoas que entrarão na capital inglesa como visitantes, sem a pretensão de permanecer na Inglaterra.
Esse visto vale por até 6 meses e, para obtê-lo, você tem de provar que:
- Sua intenção no país é apenas turística – você não vai firmar residência por lá
- Tem dinheiro (em libras) suficiente para se manter por lá durante sua estadia, garantindo que você não precisará trabalhar nem recorrer aos cofres públicos
- Tem verba para cobrir seus custos de viagem de volta ou, se for o caso, uma possível continuação na Europa.
Quais os documentos para entrar em Londres?
Agora você já sabe que se encaixa no Standard Visitor. Logo, é preciso ter os documentos básicos de identificação em mãos explicando quem você é, sua condição financeira e seu roteiro de viagem.
No site oficial do Governo, onde há as informações sobre o visto para imigrantes, não tem nada que especifique quais documentos devem ser apresentados. Porém, existem indicações, que te contaremos logo abaixo.
Documentos de identificação
- Passaporte válido, com pelo menos uma página frente e verso em branco (veja como emitir o seu)
- Se for preciso comprovar casamento com um(a) europeu(eia), por exemplo, deve-se apresentar certidão de casamento.
Documentos financeiros
Para provar vínculo com o Brasil:
- Empregado: levar uma carta da empresa, em papel timbrado, escrito em inglês, informando seu salário, tempo de empresa e indicando que você está de férias
- Estudante: levar declaração da escola ou faculdade, em papel timbrado, escrito em inglês, informando que você está devidamente matriculado(a) na instituição e está de férias
- Empresário: levar contrato social ou registro da empresa, confirmando que você é sócio(a) e com a data de início do negócio
Para comprovar que você tem condições de permanecer em Londres durante a estadia:
- extratos bancários
- extratos de investimentos e cadernetas de poupança
- comprovantes de renda
- cartão de crédito com limite livre e/ou dinheiro em espécie na moeda local (libras).
Documentos da viagem
- passagem de volta (não basta dizer que tem! Eles costumam verificar)
- confirmação da reserva de hotéis (pode ser a impressão do voucher que recebe no e-mail) ou carta do morador local dizendo que te receberá
- orçamento de quanto você acha que gastará no país
- contatos de pessoas que podem responder por você no seu país de origem – nome, telefone e endereço dos pais, cônjuge ou amigo.
Documentos adicionais
- Seguro de saúde internacional (veja por que e como fazer o seu)
- Documento falando se é doador de órgãos
Ah, só um detalhe, é esperado que os documentos apresentados estejam em inglês, ok?
É necessário visto prévio para entrar em Londres?
Algumas situações anteriores exigiam um visto prévio de entrada. Porém, de acordo com o site oficial do governo britânico, atualmente, o mesmo Standard Visitor do turista comum, também é válido para:
- visto de visitante familiar
- visto de visitante geral
- visto de visitante infantil
- visto de visitante comercial, incluindo vistos para acadêmicos, médicos e dentistas
- visto de visitante de esportes
- visto de visitante de tratamento médico privado
- visto de status de destino aprovado (ADS)
- se você visitar o Reino Unido em negócios
- em trânsito (de ou para outro lugar)
Existem algumas regrinhas para esse visto, como não ultrapassar 6 meses e não exercer funções remuneradas em Londres. Veja mais detalhes no site oficial.
Menores de 18 anos desacompanhados dos pais ou responsáveis legais
Menores de 18 anos podem viajar desacompanhados, porém eles precisam apresentar alguns documentos fornecidos por seus pais ou responsáveis.
Se o adolescente estiver viajando sozinho, deve levar:
- declaração dos responsáveis, informando, em detalhes, quem acompanhará o menor no país, como será a viagem e acomodações no Reino Unido
- detalhes de todos os contatos dos pais e/ou responsáveis
- nome, endereço, telefone, aniversário da pessoa que receberá o menor
- detalhes da relação dos pais com quem receberá o menor
- cópia da página do passaporte dos pais com assinatura e número do passaporte. Se ele não tiver passaporte, uma cópia de qualquer outro documento oficial com assinatura
Se o adolescente estiver viajando acompanhado de outro adulto que não seu responsável legal, deve levar:
- o menor deve se apresentar junto com o adulto no momento de tirar o visto
- declaração dos responsáveis, informando, em detalhes, quem acompanhará o menor, como será a viagem e acomodações no Reino Unido
- detalhes de todos os contatos dos pais e/ou responsáveis
- detalhes da relação dos pais com quem receberá o menor
Se o menor estiver viajando com seus pais, basta se apresentarem juntos, no momento de conversa com a imigração, a fim de tirarem o visto para entrar em Londres.
Tradução dos documentos
Segundo o site do Governo do Reino Unido, é muito importante que os documentos estejam traduzidos para o inglês ou gaulês. Por isso, deve ter alguns quesitos que comprovem que o texto que eles recebem é compatível ao texto original dos documentos:
- confirmação do tradutor que o texto de ambos documentos é idêntico
- data da tradução
- nome completo e assinatura do tradutor
- informações para contato com o tradutor
Isso nos faz entender que apenas um tradutor juramentado pode fazer as traduções dos documentos oficiais. Sendo assim, desta vez não vale usar o Google Tradutor.
Mais informações essenciais para a imigração londrina
No avião, chegando a Londres, você receberá um cartão chamado Landing Card. Ele deve ser preenchido por você antes de passar pela imigração. Caso não tenha recebido, na área da imigração tem vários deles disponíveis.
No landing card, são pedidos dados pessoais e da sua viagem, como:
- nome
- sobrenome
- data e local de nascimento
- sexo
- nacionalidade
- ocupação atual
- dados do passaporte
- tempo de permanência
- último porto/aeroporto
- número do voo/trem/navio
Eles também pedem endereço de contato completo no Reino Unido. Nesse campo, coloque o endereço e telefone do seu hotel ou acomodação que ficará na maior parte do tempo. Não se esqueça de assinar o cartão!
Após descer do voo e estar com seu cartão preenchido, documentos muito bem organizados em uma pastinha e passaporte em mãos, se dirija até a fila de imigração para cidadãos que não têm passaporte europeu.
Validando seus dados com a imigração de Londres
O procedimento para adquirir o seu visto para entrar em Londres, por sua vez é bem simples. Você entrega seu passaporte, o landing card para o agente da imigração e espera ele escanear tudo. Fique seguro e atento porque pode ser que ele te faça algumas perguntas a respeito da viagem como, por exemplo:
- What’s the purpose of your trip? – Qual o propósito da sua viagem?
- How many days are you planning to stay? – Por quanto tempo você pretende ficar?
- Outros detalhes da viage, como: onde você vai ficar e o que vai visitar.
- Quais os recursos você dispõe para a viagem: quanto tem de dinheiro e cartões de crédito.
Também podem fazer perguntas relacionadas com suas declarações. Por exemplo, o seu cargo na empresa ou por quanto tempo realiza a função. As respostas devem ser objetivas e claras, comprovando a verdade no que você diz.
Os agentes costumam ser educados e pacientes, tentando facilitar a conversa e o entendimento. Se, de último caso, você não conseguir entender as perguntas em inglês, tem intérpretes que podem ajudar a comunicação. Depois de aprovado o visto para entrar em Londres, é só curtir a viagem e mandar um “valeu PI to aqui” pra gente, hein!
*Todas as informações sobre como tirar o seu visto para entrar em Londres foram retiradas do site oficial do Governo do Reino Unido!