Entre as diversas companhias aéreas que ligam o Brasil à capital do Peru, optamos por viajar de LATAM para Lima. Assim, neste review de voo, contaremos como foi a nossa experiência, e mais: e se vale a pena escolher essa cia.
Outro detalhe é que, mesmo seu destino final sendo Cusco, o voo da LATAM faz conexão em Lima antes de seguir por mais 1 hora de viagem. Portanto, este post te ajudará em mais essa opção de trajeto. Aperte o cinto, pois nosso voo vai decolar!
Se quiser, vá direto ao item avaliado!
- Extra: vídeo da classe executiva
- Sobre o trajeto
- Embarque (check-in, bagagem, pontualidade)
- Voo (aviões, assentos)
- Serviço de bordo (entretenimento, refeição)
- Desembarque e imigração
- Viajar de LATAM para Lima vale a pena?
- Mais dicas de viagem ao Peru
Extra: como é a classe executiva da LATAM para Lima
Em outra oportunidade, viajamos também pela classe executiva da Latam para Lima. A avaliação desse voo você pode assistir agora. Aperte o play!
Viajar de LATAM para Lima na econômica vale a pena?
Sim, porque a cia. mantém um bom nível de conforto e uma experiência tranquila de viagem. Outra boa razão para escolher essa cia. é que constantemente ela realiza promoções de passagens aéreas. Dessa maneira, dá para viajar ao Peru pagando menos que a média na econômica ou mesmo na executiva.
O trajeto da LATAM para Lima
Nem todas as capitais têm voos diretos da LATAM para Lima. Por isso, é provável que você faça conexão em São Paulo. O que foi o nosso caso, pois saímos de Belo Horizonte.
O voo de BH para SP dura cerca de 1 hora. No entanto, a viagem de São Paulo a Lima é de 5 horas, em média. É um voo relativamente curto, por ser internacional.
#DicaPI: mesmo a viagem não demorando tanto, vale conferir estas dicas de passatempo no avião!
Embarque
No geral, o processo de embarque foi rápido e tranquilo. Mas vamos aos detalhes para você conferir como foi nossa experiência.
Check-in na LATAM
Fazer check-in é bem mais fácil do que parece. Afinal, o serviço fica disponível on-line e no aeroporto. Nós fizemos pelo aplicativo da LATAM, que enviou uma notificação faltando alguns minutos para a abertura do processo. Desse modo, bastou aguardar a abertura e realizar o procedimento pelo celular.
A tela do aplicativo exibe o cartão de embarque, logo mostramos o bilhete no celular para embarcar. Não imprimimos nenhuma folha de papel! Mas atenção: no e-mail de confirmação do check-in, a LATAM informa se é necessário ou não imprimir o bilhete. Então, faça como nós e confira antes se a versão digital é suficiente.
Bagagem
Ainda no app da LATAM – e também nas demais formas de check-in –, há opção para gerenciar bagagens. Assim, você informa se será necessário despachar a sua ou pedir bagagem extra. Nós viajamos apenas com mala de mão e acessório pessoal (uma mochila de notebook).
A mochila foi debaixo do assento da frente, enquanto a mala, no bagageiro, cujo espaço foi suficiente em ambos os trechos.
#DicaPI: conheça as regras de bagagem da ANAC, para evitar surpresas no embarque!
Pontualidade
Ambos os voos (BH-SP e SP-LIMA) saíram pontualmente e aterrissaram sem atrasos. Para completar, o fuso do Peru é 2 horas atrás do Brasil. Assim, conseguimos aproveitar mais ainda o dia. Isso porque desembarcamos às 11h local (13h no Brasil).
O voo da LATAM para Lima
Pronto! Embarcamos e já estamos sentados na poltrona, prontos para viajar. Resolvidas as questões burocráticas, sigamos à experiência ao longo da viagem pela LATAM para Lima, no Peru.
Aviões
De BH a SP, voamos num Airbus A320, avião apropriado para trechos domésticos de curta duração. Curiosamente, a parte externa ainda leva a identidade visual da antiga TAM.
Por sua vez, o voo de SP a Lima foi a bordo de um Airbus A350-900, aeronave nova e mais robusta, com 3 anos apenas. Embora pareça técnico demais falar os modelos, é importante conferir, pois a LATAM também usa um Boeing 767 para esse trecho. Certamente isso altera ao menos um pouco a experiência da viagem.
#DicaPI: conheça os protocolos da reabertura do Peru para turismo!
Assentos
No voo doméstico, as 174 cadeiras são dispostas na configuração 3-3, ou seja, 2 fileiras com 3 assentos cada. Não tem classe executiva, contudo 12 lugares dispõem de espaço extra para a poltrona da frente. Com relação ao conforto, nada demais, somente o básico para passar decentemente a 1 hora de viagem.
Enquanto isso, na viagem para Lima os 318 lugares da classe econômica se distribuíam em 3-3-3, isto é, 3 fileiras de 3 lugares cada. Para efeito de curiosidade, na executiva são 30, em 3 fileiras de 2 lugares cada.
#DicaPI: se quer saber como é viajar na classe executiva da LATAM, assista a este vídeo no YouTube!
De volta à econômica, os assentos eram acolchoados, com espaço razoável para esticar as penas. Dessa forma, propiciavam certo conforto para as 5 horas de voo. Porém, quem tem mais de 1,80 m pode não ter a mesma impressão que nós. Portanto, esse é um ponto que varia para cada um.
A reclinação não chega a ser um diferencial. Porém, nos agradou o quanto o encosto ia para trás em relação à posição original.
Serviço de bordo da LATAM para Lima
Nos 2 trechos do voo da LATAM para Lima, os comissários se mostraram atenciosos, sorridentes e simpáticos. Falavam em português, mas quando necessário, também em espanhol e inglês.
#DicaPI: idioma é uma barreira para sua viagem? Veja como usar o Google Tradutor em outros países!
Amenidades
Já esperando por nós no assento, no voo de SP a Lima, estava o kit de amenidades. Bem simples, consistia em um pequeno travesseiro, uma manta e um fone de ouvido. Todos de qualidade básica, porém funcionais. Por isso, não temos nem elogio, nem reclamação a respeito. Pois atenderam à proposta de um voo internacional em classe econômica.
Entretenimento
Pela natureza doméstica do voo, não havia sistema de entretenimento no avião de BH a SP. Mas a LATAM disponibiliza o LATAM Play, aplicativo móvel com conteúdos gratuitos. Achamos desnecessário o download. A dica aqui é baixar as séries, músicas e livros favoritos para curtir. E quanto à bateria, sem problemas, pois havia tomadas para recarregá-las.
No trecho da LATAM para Lima, a história foi outra. Em telas de 9 polegadas, o sistema de entretenimento exibia conteúdo para todas as idades e gostos, dublados e legendados. Havia animações, documentários, filmes, séries e infantis. Também chamaram atenção as câmeras acopladas no exterior do avião: embaixo, na frente (sobre a cabine) e no leme (parte de trás).
Entre os filmes, encontramos até lançamentos, como Bohemian Rhapsody, de novembro de 2018. Então, por essas e outras, aprovamos o sistema de entretenimento da LATAM no voo para Lima.
Ah, também havia tomada e saída USB para carregar os eletrônicos e chegar de bateria cheia em Lima!
Refeição
A cia. aérea não serviu nenhum lanche no voo doméstico. Entretanto, disponibilizou cardápio, cobrado à parte.
Realizado no período da manhã, o voo da LATAM para Lima teve… um café da manhã! Servido cerca de 1 hora após decolar, oferecia 2 opções: ovos mexidos ou sanduíche de queijo, ambos acompanhados de frutas, café e/ou leite e/ou suco. Um lanche básico, satisfatório e saboroso, nada a reclamar.
Só para não ter dúvida, no voo de volta pegamos a parte da tarde. Por isso, tivemos opções de almoço para escolher, ou seja, a comida no avião varia conforme o horário. Nesse caso, foi um ravioli de queijo!
Desembarque e imigração
Chegando a Lima, no Peru, passamos direto para a imigração. O processo foi rápido e tranquilo, com perguntas sobre duração e objetivo da viagem. O agente se permitiu até dizer “tchau” e “obrigado”, demonstrando logo cedo a hospitalidade do povo peruano.
Vale lembrar que o Peru não exige visto nem certificado internacional de vacinação. O único documento exigido é o passaporte ou a carteira de identidade. Tanto que o país entrou nesta lista de destinos que só pedem a ID para a entrada de brasileiros.
Então, para ficar sabendo dessas promoções, baixe gratuitamente o app do Passagens Imperdíveis. Assim, você receberá notificações de desconto em tempo real e conseguirá comprar na hora.
Outra alternativa é seguir no Instagram, Facebook e Twitter, redes nas quais também compartilhamos passagens aéreas baratas, nacionais e internacionais.
Mais dicas de viagem ao Peru
Siga planejando sua viagem com a nossa coletânea de dicas de viagem ao Peru:
Peru
- Turismo no Peru: o que você deve saber antes da viagem
- Quanto custa viajar para o Peru: veja os gastos dia a dia
Lima
- O que fazer em Lima: atrações para roteiros de 1 a 3 dias
- Onde ficar em Lima: bairros e hotéis para diferentes gostos
- 10 restaurantes em Lima para lanche, refeição e happy hour
- Gastronomia peruana: 5 restaurantes para degustar em Lima
Cusco
- O que fazer em Cusco: atrações na cidade e arredores
- Boleto turístico de Cusco: tudo o que você precisa saber
- Como funciona e o que esperar do tour no Valle Sagrado dos Incas
- Onde comer em Cusco? 5 dicas para diferentes gostos e bolsos
- Onde ficar em Cusco: dicas de hotéis, hostels e regiões
- Como é o voo de Lima para Cusco na low cost Viva Air
Machu Picchu