Hora de falarmos sobre um assunto necessário atualmente: dicas para viajar apenas com a mala de mão.
Ao comprar uma passagem aérea, conforme o tipo da tarifa, a opção de bagagem incluída é apenas a mala de mão, ou a chamada mala de bordo.
Isso vale tanto para voos nacionais quanto internacionais, a depender da companhia. Sendo assim, já envie esse texto para um amigou ou amiga e ajude nessa missão… que não é nada impossível.
Nossas dicas para viajar somente com a mala de mão:
- Dimensões da bagagem de mão
- A bagagem de mão poderá ser cobrada?
- Escolha do item pessoal
- Casacos pesados e jaquetas
- Uso de necessaires
- Calçados
- Roupas por clima do ano
- Passagens aéreas baratas que incluem mala de mão
Quais as dimensões da mala de mão?
Então, vamos entender as dimensões permitidas para o embarque deste tipo de bagagem? Lembrando que as dimensões da mala incluem as rodinhas e os bolsos externos. Dê uma olhada abaixo:
Para voos domésticos, entre estados brasileiros, o peso é de até 10 kg. Para voos internacionais, a franquia pode variar de 8 a 10 kg. Então, vale consultar a cia. aérea responsável pelo seu voo.
Em alguns casos, a depender do voo, a cia aérea poderá restringir esse peso e conteúdo da bagagem de mão por motivos de segurança ou capacidade da aeronave. Fique atento aos avisos na hora da compra do bilhete e no momento do embarque.
A bagagem de mão pode ser cobrada?
No Brasil, para voos nacionais, de acordo com a legislação vigente, ao comprar uma passagem aérea o viajante tem o direito de levar, a bordo, uma bagagem de mão respeitando as dimensões (35 com x 25 cm x 55 cm) e peso (até 10 quilos).
Caso a mala ultrapasse essas recomendações será necessário despachar com cobrança de taxa estabelecida por cada cia. aérea.
Empresas de aviação, como a Abaeté, que possuem aeronaves menores para menos de 10 passageiros permitem apenas que o viajante leve, a bordo 1 item pessoal, de até 5 quilos.
Para voos internacionais, a regra é diferente. Ou seja, nem sempre a mala de mão está inclusa no valor da passagem, somente o item pessoal, como uma bolsa ou mochila.
A nossa dica é sempre consultar no site da cia. área quais as regras especificas de bagagem e evitar a dor de cabeça na hora de realizar o check-in. Muitas vezes o valor para despachar a bagagem no momento do embarque é superior ao que você pagaria realizando o pagamento na hora da compra pela internet.
Dito isso, vamos às 5 dicas que preparamos, que irão te guiar tanto para a organização da sua bagagem para destinos de clima frio, quente ou de temperatura amena.
Escolha bem a bolsa que irá como item pessoal
Além da mala de mão, você pode levar um item pessoal, que pode ser uma bolsa ou mochila. Assim, essa será a sua primeira escolha inteligente, já que, aqui, bolsas pequenas prejudicarão a sua dinâmica.
Opte por maxi bolsa ou mochila, colocando objetos mais delicados, como notebook, carregadores, joias, itens de beleza e banho, escova e pasta dental. Escolha uma mochila que tenha divisão de bolsos para armazenar documentos como, por exemplo, passaporte, cartão de crédito e dinheiro.
Escolha a mochila ideal para a sua viagem! Utilize o cupom Passagens e aproveite os descontos!
Faça o uso das chamadas necessaires. Além de manter a sua bolsa/mochila organizada, economizando espaço, isso facilitará a retirada dos itens caso seja necessário abrir a mochila ao passar pelo raio-x.
E, vamos combinar uma coisa: menos é mais! Não leve todas as suas maquiagens, perfumes, shampoos. Não é necessário, mesmo! Selecione os que você irá utilizar no destino.
#DicaPI: voos internacionais exigem líquidos armazenados em frascos de até 100 ml, com, no máximo, um litro a ser transportado. Ou seja, 10 frascos de 100 ml.
Além disso, é necessário colocá-los em sacos transparentes ou necessaire transparente. Saiba mais sobre regras de bagagem de mão!
Dimensões do item pessoal
Não pense que poderá levar uma mochila ou uma bolsa que ocupe grande volume no voo. Cada vez mais, as cias. aéreas estão atentas a esse item, já que as aeronaves possuem tamanho reduzido para armazenar o que é levado pelos passageiros a bordo.
O item pessoal deverá ter dimensões para se acomodarem abaixo do assento, em segurança para os passageiros.
Na Latam e na Azul, por exemplo as dimensões são de: 45 x 35 x 20 cm (altura, comprimento e largura); na Gol a recomendação exigida é de 43 cm x 32 cm x 22 cm.
Leve casacos pesados na mão e viaje com jaquetas/blusa de frio
Todo mundo precisa de uma jaqueta ou uma blusa de frio durante o voo. Só aqui há uma economia de espaço significante na mala de mão.
Opte por uma peça coringa, que combine com tudo! Exemplo: jaqueta jeans ou de couro/blusa de frio meia-estação em cores pretas, cinzas ou brancas.
Agora, se você vai pegar baixas temperaturas, uma dica de ouro: leve o casaco pesado ou trench coat nas mãos. Esse item ocupa, praticamente, metade da bagagem e, chegando ao destino, você poderá se proteger do frio sem precisar abrir a mala e retirar a peça.
Organize sua mala de mão com necessaires
Até aqui, você já compreendeu o poder das necessaires para a sua viagem. Elas tornam tudo mais fácil de organizar e “multiplicam” os espaços dentro da bagagem.
A segunda parte da utilização desse precioso item é para roupas íntimas e demais pertences, como escova de cabelo e pente. Evite levar o secador, já que a maioria dos hotéis possuem essa facilidade.
Mais uma vez, lembramos que menos é mais! Principalmente para roupas íntimas que podem ser lavadas, de forma prática, durante a viagem.
Economize nos calçados
Após os casacos pesados, os calçados estão no ranking de vilões da mala de mão, já que ocupam muito espaço. Então, mais uma dica: viaje de tênis, já que ele poderá ser um dos seus melhores amigos durante a viagem.
Tênis no pé, separe um chinelo e mais uma a duas opções de calçados. Para os homens, pode ser mais um tênis ou um sapato, dependendo do intuito da viagem. Para as mulheres, pode ser uma sapatilha confortável, uma bota ou um salto.
Organize seus calçados em sacolinhas de pano ou outro material disponível em sua casa. Isso vai protegê-los, além de mantê-los sem contato com as demais roupas.
Escolha suas roupas de forma inteligente – saiba evitar exageros
É provável que você viaje com uma calça legging ou jeans, que, geralmente, são nos tons preto ou azul. Ou seja, itens coringas.
Nos pés, tênis, que você poderá usar, praticamente, todos os dias! Afinal, a maioria das viagens de turismo consistem em bater perna e conhecer mil lugares ao dia.
A jaqueta e a blusa de frio também estarão com você no voo (avião faz um friozinho, ainda mais em viagem longa), além do casaco mais pesado, que você levará nas mãos.
Só aí, você já estará com peças essenciais para montar várias combinações, além de uma opção de pijama – que você vai separar.
Listamos, então, algumas inspirações para que você monte uma mala de mão para viagens de 7 a 10 dias:
Para viagens de verão
Opte por 2 opções de shorts/bermudas, de 3 a 4 camisas/blusas leves (dobradas em formato de rolinho), e 2 vestidos que podem ser, inclusive, uma opção de longo.
Se for à praia, leve, no máximo, 2 saídas pós-mar. Uma delas pode ser uma canga. Leve também de 1 a 2 biquínis ou sunga/short de banho. Essas dicas servem, por exemplo, para Jericoacoara e Fernando de Noronha!
Para viagens de meia-estação
Leve uma opção de blusa de frio a mais, de linho, bem levinha, em um tom diferente da que você escolheu para o voo.
Escolha mais um tipo de calça, também diferente da escolhida para a viagem de avião. Se você for de jeans, evite levar mais uma peça deste tipo. Veja um item de outro tecido e cor.
Para as mulheres, saias e vestidos caem bem com meia-calça e sobreposições diferentes. Escolha 3 desses itens, mesclando da seguinte maneira: 2 vestidos + 1 saia ou vice-versa.
Por fim, escolha de quatro a cinco blusas para utilizar por baixo das peças mais frias. Opte, por maioria, em t-shirts, que são básicas e caem bem com tudo, além de ocupar menos espaço.
#DicaPI: se você for a Cape Town, na África do Sul, de setembro a novembro (primavera), vai pegar o clima bem ameno!
Para viagens de inverno
Separe uma calça e uma blusa térmica, também chamada de segunda pele. Esses itens são ótimos e não podem faltar no inverno, sendo utilizados antes de qualquer outra peça de roupa. Além disso, também são fáceis de lavar e secam rápido.
Para as calças, vestidos e saias, o mesmo vale da dica de mala de mão de meia-estação, sendo que a calça térmica também pode ser usada sozinha (com tênis ou bota – principalmente no caso das mulheres). Já com as meias-calças, a dica é optar por modelos mais grossos.
Aqui, também vale a escolha de 3 a 5 blusas para utilizar em cima da parte térmica. Para complementar, selecione duas blusas de frio, podem ser casacos mais leves, que receberão o casaco pesado por cima (o que você levou em mãos no voo).
Para fechar, não esqueça as meias térmicas para tênis e botas. Além de um a dois lenços quentinhos para o pescoço e de um a dois gorros.
Dica extra!
Comece a arrumar a mala pelas roupas maiores, como calças, vestidos e blusas de frio/casaco. Após, organize saias, shorts, bermudas e blusas em formato de rolinho.
Invista em organizadores de mala, são ótimas opções para acomodar as roupas por itens e evita, ainda, que amassem.
Agora é só aproveitar e viajar com sua mala de mão! Ah, não deixe para preparar a sua bagagem de última hora e faça o seu check-list com antecedência.
Aproveite as promoções de passagens aéreas e prepare as malas!
Para acompanhar nossas ofertas, é só seguir a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e baixar o nosso aplicativo gratuito. Também estamos no Youtube, com dicas e roteiros completos para as suas próximas viagens!