Viajar na alta temporada pode ser uma experiência gratificante ou se tornar uma grande dor de cabeça quando não há planejamento e você se depara com situações inesperadas.
A alta temporada é considerada a época em que há maior demanda de turistas, como férias escolares, verão, festas ou eventos específicos que atraiam grande público.
No caso de destinos internacionais, o inverno ganha grande importância, principalmente nos países onde há atração de esportes na neve e atividades relacionadas ao frio.
Viajar é sempre bom e pode ficar ainda melhor quando tudo é planejado e organizado. Vamos te mostrar 5 passos fundamentais para tornar a sua viagem na alta temporada tranquila e inesquecível!
Passo 1: compre a sua passagem aérea com antecedência
Alta temporada é sinônimo de preços mais altos. Sendo assim, a passagem aérea pode representar uma grande diferença no custo total da sua viagem quando comprada com antecedência.
Nada melhor do que sobrar um valor maior para poder investir nos passeios do destino, não é mesmo?
Por isso, se organize e não deixe para a última hora! Vamos listar algumas dicas para você economizar na compra da passagem aérea:
Defina possibilidades de destino da sua viagem
É importante ter clareza para onde você deseja viajar e direcionar a sua pesquisa e preparação de toda a viagem baseada na sua escolha.
Possibilidades escolhidas, é hora de pesquisar
Faça uma busca e encontre o valor médio das passagens aéreas nos últimos meses e fique atento quando o valor estiver atrativo.
A gente te ajuda a encontrar o melhor preço
Já conhece o aplicativo do Passagens Imperdíveis? Nele você recebe notificações quando há promoções de passagens aéreas. Ou seja, a gente busca para você as melhores opções para viajar pagando pouco!
Baixe agora o aplicativo do Passagens Imperdíveis
Aproveite as oportunidades
O maior erro do viajante é ficar em dúvida quando encontra uma ótima promoção e não aproveita, acreditando que aquele preço pode ficar ainda menor.
Não faça isso! Se você já tem clareza sobre as possibilidades de destinos e a média de valores, aproveite a primeira promoção que aparecer para você.
Com a passagem aérea garantida, você terá tempo de sobra para organizar o seu roteiro, pesquisar passeios, buscar hospedagens e garantir descontos por antecipar as suas reservas.
Passo 2: confira a documentação exigida
A situação mais estressante que pode acontecer na véspera de uma viagem é perceber que faltam documentos importantes e obrigatórios a serem apresentados.
Imagine chegar ao aeroporto e ser informado que o seu embarque está comprometido devido a uma desatualização ou falta de documento?
Para evitar que isso aconteça, verifique com antecedência a documentação exigida para o destino que você está embarcando.
Os principais documentos para viajar são:
- Documento de identidade: atente-se para a data de validade;
- Passaporte: a depender do destino – veja como solicitar o seu;
- Visto de entrada no país: a depender do destino;
- Certidão de nascimento: em caso de viajar com crianças e situações específicas;
- Seguro-viagem: exigido de forma obrigatória para entrada em determinados países, como os do espaço Schengen, na Europa;
- Comprovante de vacinação: consulte as exigências do destino da sua viagem.
Passo 3: programe a logística da sua viagem
Já viu aquelas cenas de filme em que uma família chega ao aeroporto faltando poucos instantes para o avião decolar? Uma correria em busca do portão de embarque, bagagens para todo o lado, pessoas desesperadas e muita tensão!
Pois é, deixe esse cenário apenas para a ficção. Na alta temporada, os aeroportos tendem a ter um número muito maior de pessoas circulando, impactando em todo o processo de acesso, filas no check-in, demora no raio x e embarque.
Logo, é preciso ter paciência e atenção redobrada com seus pertences. Mas não se assuste, pois é possível ter uma experiência tranquila quando a logística da sua viagem é programada com bastante organização.
Anote estas dicas:
Organize os seus pertences de maneira estratégica
Tenha uma mala em que caibam com segurança todos os seus pertences, sem se esquecer das medidas para bagagem de mão e despachada. Verifique se as roupas e acessórios estão bem acomodados.
#DicaPI: 8 dicas para escolher as melhores malas de viagem
A dica é seguir um checklist de tudo que será levado para não deixar nada para trás e evitar itens desnecessários.
Defina o transporte com antecedência
Saiba como você vai se deslocar até o aeroporto. Se vai de carro, pesquise o valor do estacionamento e calcule se vale a pena.
Caso opte por transporte de aplicativo, não deixe para solicitar em cima da hora, pois corre o risco de não encontrar ou ser demorado.
O ideal é deixar combinado com um transfer ou motorista de sua confiança. Isso vale principalmente se o seu voo acontece em horários noturnos ou pela madrugada.
Calcule um tempo com folga para a chegada ao aeroporto
Ao fazer o check-in on-line, a cia. aérea informa qual o horário do seu embarque e recomenda uma antecedência mínima para a sua chegada. Informe-se e planeje o seu horário com folga.
Atente-se mais ainda para o horário para voos internacionais, pois a antecedência é um pouco maior.
Faça o check-in online e evite filas
A maioria das cias. aéreas possuem aplicativo pelo celular, o que facilita o check-in. Caso você não queira baixar, acesse pelo site da cia. aérea com os dados da sua compra e localizador.
Em apenas alguns minutos você obtém as informações do seu voo e realiza a operação, agilizando, e muito, a sua viagem!
Acesse a sala de embarque assim que chegar ao aeroporto
Grande parte dos aeroportos oferecem várias opções de restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e presentes nas salas de embarque, além de banheiros e fraldário.
Então, nada de ficar distraído do lado de fora da sala de embarque! Ao chegar ao aeroporto, passe pelo raio x com tranquilidade e já busque nos painéis eletrônicos as informações sobre o seu voo, como portão de embarque, horário e situação do voo.
Vista-se de forma confortável
Pense que, dependendo do voo, você ficará muitas horas entre a saída da sua casa até o hotel no destino.
Estar vestido de forma confortável e com roupas que facilitem o seu deslocamento torna a viagem mais agradável.
Além disso, evite acessórios e detalhes em metal, pois podem apitar ao passar pelo raio x, fazendo com que você seja solicitado a retirá-los.
Leve em uma mochila peças, como blusa de frio ou echarpe. Mesmo que seja verão, o aeroporto e o avião tendem a ser mais gelados devido ao ar-condicionado.
Tenha em mãos a sua documentação, cartões e dinheiro
Os seus documentos devem estar o tempo todo com você e em local de fácil acesso, pois serão necessários em diversos momentos da sua viagem.
Utilize uma doleira, cartucheira ou pochete para armazenar a documentação de forma segura.
Leve água e alimentos de fácil consumo para a sua espera
Separar água e alimentos, como barrinha de cereal, lanches rápidos e frutas secas é uma boa pedida! Pense que você vai passar muitas horas fora de casa e em algum momento poderá sentir fome e sede.
Alimentos e bebidas no aeroporto costumam ter um preço elevado. Caso você não precise almoçar ou realizar uma refeição mais completa, os lanchinhos são uma ótima alternativa!
#DicaPI: vai viajar de avião pela primeira vez? Veja todas as dicas!
Passo 4: cuidados com a bagagem
A bagagem é um item fundamental de ser observado para a sua viagem. Seja para voos nacionais, seja para internacionais, você poderá levar, gratuitamente, uma bagagem de mão de até 10 quilos e mais um item pessoal, como bolsa ou mochila, que possa ser acomodado abaixo do assento.
Existem alguns detalhes que você deve se atentar antes de embarcar:
- Bagagem de mão (gratuita): verifique o peso e dimensões informadas pela cia. aérea e não ultrapasse os limites – confira algumas dicas
- Bagagem despachada: informe-se sobre as regras diretamente com a cia. aérea responsável pelo seu voo e chegue com antecedência para a realização do procedimento diretamente no balcão
- Identifique a sua bagagem: na alta temporada, o volume de itens e bagagens circulando no aeroporto é maior; mantenha a sua bagagem identificada de forma clara com itens personalizados
- Cuidado aos itens proibidos: armas, objetos cortantes e produtos inflamáveis e explosivos, entre outros que representem risco à segurança do voo, principalmente em voos internacionais
#DicaPI: veja todas as dicas e regras sobre a bagagem!
Passo 5: atente-se às recomendações sanitárias
Mesmo com a flexibilização das regras para viagem considerando a Covid-19, é importante estar atento às recomendações atualizadas para a sua viagem.
#DicaPI: como emitir certificado de vacinação contra Covid-19
Além disso, alguns países solicitam, obrigatoriamente, o seguro-viagem como requisito de entrada, bem como certificado de vacinação para outras doenças, como a febre-amarela, por exemplo.
#DicaPI: veja a lista de países onde o seguro-viagem é obrigatório
De forma geral, recomendamos que você se informe com antecedência sobre os requisitos de saúde do país de destino e não arrisque enfrentar problemas na imigração.
Dica extra: divirta-se e tenha uma viagem imperdível
Viajar na alta temporada é ótimo! Você terá diversas opções de destinos e atividades para se divertir sozinho, em casal ou com toda a família!
Seguindo as nossas dicas, você vai guardar boas recordações e muitas histórias para contar!
Separamos uma lista de conteúdos para auxiliar na organização da sua viagem e do seu roteiro. Aproveite!
- Viajar nas Férias: destinos para embarcar com a família
- Viajar em janeiro: confira dicas no Brasil e exterior!
- Guia para viajar com pets pelo Brasil e o mundo.
- Verão europeu: dicas de destinos para a sua viagem
- Destinos com neve: dicas de como escolher e se preparar para a viagem
- Viagem com crianças: 11 dicas para viajar em família!
- Como planejar uma viagem de forma prática.
- Passagem aérea: um guia com dicas e histórias divertidas de viagem
- Países que não exigem passaporte para a entrada de brasileiros