Vacinas devem proteger contra Ômicron, afirmam especialistas

Começaram a surgir estudos e declarações animadoras sobre a Ômicron, nova variante do coronavírus.

Nitzam Horowitz, ministro da saúde de Israel, afirmou que aqueles totalmente imunizados contra a Covid-19 devem estar protegidos da nova variante.

Já o secretário de saúde do Reino Unido, Sajid Javid, disse que, mesmo com uma eventual perda de eficácia das vacinas contra a nova variante, o nível de proteção ainda deve ser suficiente para evitar casos graves.

Ugur Sahin, CEO da BioNTech, parceira da Pfizer, declarou que a vacina dessas empresas deverá funcionar contra a Ômicron. Outras fabricantes também estão realizando testes, que virão a público nas próximas semanas.

Proteção contra a Ômicron

Apesar de os estudos sobre a nova variante ainda estarem em curso, há um consenso entre tais especialistas: é fundamental completar o esquema de vacinação e, tão logo disponível, tomar a dose de reforço.

No Brasil, grupos prioritários já estão recebendo a terceira dose, enquanto os demais adultos poderão tomá-la 5 meses após a segunda dose (ou dose única de Janssen).

Saiba como tirar seu certificado de vacinação contra Covid-19!

Os países vão fechar as fronteiras?

Quanto ao turismo, a maioria dos países continua aberta para viajantes do Brasil. Embora não possamos garantir, a tendência é que, em vez de fechar as fronteiras, apenas endureçam as exigências para aumentar a segurança sem impedir o fluxo de turistas.

Um exemplo é a França, que antes pedia só certificado de vacinação, mas agora também exige teste negativo de Covid-19. Outro é Portugal, que não mudou as regras de entrada, mas passou a exigir comprovante de vacinação para frequentar espaços que não sejam ao ar livre.

A dose de reforço tem aumentado a segurança para seguir aliviando as restrições, incluindo a realização de grandes eventos e o incentivo ao turismo.

Estamos acompanhando as novidades para você viajar com tranquilidade e segurança!

Fontes: CNN, R7, O Tempo e The Jerusalem Post

Situação das fronteiras mundo afora

A situação das fronteiras é dinâmica, mudando a todo momento. Então, para você se atualizar, veja também estes outros artigos:

América do Norte e Caribe:

América do Sul

Europa

Ásia

África