As regras para turistas do Brasil viajarem para países da União Europeia podem ficar mais flexíveis a partir de 1º de março de 2022. Isso porque o Conselho Europeu recomendou aos países que apliquem a nações terceiras as mesmas exigências adotadas internamente.
Na prática, significa que turistas do Brasil poderão embarcar se cumprirem apenas um destes requisitos:
- Certificado de vacinação contra Covid-19: última dose aplicada entre 14 e 270 antes da viagem, de vacina aprovada pela Organização Mundial da Saúde (ex.: Coronavac) ou União Europeia
- Teste negativo de Covid-19: até 72 horas de antecedência para RT-PR ou 48 horas para antígeno
- Prova de cura de Covid-19: resultado positivo feito até 180 dias antes da viagem
Esses são os mesmos requisitos de viagem para cidadãos europeus transitando dentro da União Europeia.
Encontrar passagens aéreas baratas para a Europa
Quanto a crianças, tais regras podem se aplicar àquelas entre 6 e 18 anos de idade. Contudo, o país pode demandar medidas extras, como autoisolamento e novos testes de Covid-19. Já as menores de 6 estarão livres de exigências.
O diferencial dessa nova recomendação em relação às anteriores é o foco na situação do indivíduo, e não do país. Dessa forma, ainda que as taxas de contágio por coronavírus sejam altas na localidade, o que importará será o estado do turista: vacinado, não infectado ou curado.
Apesar da recomendação do Conselho Europeu, cada nação pode definir as próprias regras. Mas a tendência é que unifiquem os protocolos, de modo a facilitar o trânsito de viajantes e incentivar o turismo.
Impacto para turistas do Brasil
Caso os países da União Europeia acatem à recomendação do Conselho Europeu, ficará mais fácil e barato viajar. Afinal, bastará o cumprimento de um requisito relacionado à Covid-19 para embarcar.
Outra vantagem diz respeito àqueles cuja vacina não era reconhecida para viagens de turismo, mas que ou passará a ser válida, ou poderão apresentar teste negativo de Covid-19.
Encontrar passagens aéreas promocionais para a Europa
Países membros da União Europeia
Estas são as nações participantes da União Europeia:
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Bulgária
- Chipre
- Croácia
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
- Grécia
- Hungria
- Irlanda
- Itália
- Letônia
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Países Baixos (Holanda)
- Polônia
- Portugal
- República Tcheca
- Romênia
- Suécia