Saída de emergência de avião: vantagens e desvantagens de se sentar próximo a ela

 

Longe de ser apenas uma opção para esticar as pernas, esses assentos também trazem uma grande responsabilidade. l Foto: Ramses Cabello na Unsplash

Ao embarcar, muitos passageiros desejam um pouco mais de conforto, principalmente se isso envolver mais espaço para as pernas. Por essa razão, muitos escolhem a poltrona localizada próximo à saída de emergência do avião. Longe de ser apenas uma opção para esticar as pernas, esses assentos também trazem uma grande responsabilidade. É sobre esse assunto que vamos falar hoje.

Espaço extra das poltronas de saída de emergência do avião

As saídas de emergência foram desenvolvidas para evacuação rápida em situações críticas, no entanto, as poltronas localizadas próximos a ela tem uma característica que desperta o interesse de muitos: mais espaço, já que são distantes das outras poltronas.

A distância entre as poltronas que abrigam essa saída é, em média, 25% maior que as demais, proporcionando não apenas mais espaço, mas também um conforto adicional para as pernas, tornando a viagem mais agradável. Esse espaço adicional não é apenas um mimo aos passageiros; é uma necessidade estratégica para facilitar a evacuação em caso de emergência.

Existe custo adicional para sentar nessas poltronas?

Existem critérios específicos que devem ser atendidos para ficar nesses assentos. l Foto: Waldemar na Unsplash

Devido ao espaço extra, os assentos localizados próximo à saída de emergência são mais concorridos e as companhias aéreas perceberam a oportunidade de transformá-los em “assentos conforto”, cobrando um valor adicional pela experiência. Além do espaço extra, algumas companhias podem oferecer embarque preferencial aos passageiros que optam por esses assentos.

Quem pode utilizar esse espaço?

Apesar da questão do conforto e do valor extra que o passageiro pode pagar, ocupar esse espaço não é uma questão simples. Existem critérios específicos que devem ser atendidos:

  • Idade entre 15 e 59 anos;
  • Mobilidade e força para manusear a porta;
  • Fluência em inglês ou idioma da companhia;
  • Habilidade de comunicação oral com outros passageiros e tripulantes;
  • Ausência de deficiência auditiva ou visual;
  • Não estar acompanhando pessoas com necessidades específicas;
  • Restrição para gestantes e passageiros que necessitam de cinto de segurança extensor.

Responsabilidade e preparo

É importante destacar que ocupar esses assentos implica a responsabilidade de operar as saídas de emergência em caso de evacuação. Os passageiros devem reconhecer o mecanismo de abertura, avaliar a situação pela janela, seguir as instruções da tripulação e estar preparados para agir em situação de risco.

O que fazer em caso de evacuação de emergência?

Em caso de uma desocupação de emergência, o passageiro deve manter a calma e seguir as instruções vindas da cabine do piloto. Ou seja, utilizar as rotas de evacuação indicadas, estar ciente da saída de emergência mais próxima e priorizar a segurança coletiva. Os seus pertences devem ficar para trás, sendo importante sair o mais rápido possível do avião. 

É importante compreender o funcionamento da saída de emergência de um avião para garantir a segurança durante um possível incidente. Porém, lembre-se, cada aeronave pode possuir configurações diferentes. Por isso, caso você esteja acomodado próximo a uma delas, redobre a atenção às orientações fornecidas pelos comissários de voo e piloto. 

Vantagens e desvantagens da poltrona da saída de emergência

Vantagens:

  • Mais espaço para as pernas;
  • Embarque e desembarque prioritários;
  • Saída rápida em emergências.

 

Desvantagens:

  • Possível custo adicional;
  • Local mais barulhento por estar próximo à asa da aeronave;
  • Restrições quanto ao espaço para objetos pessoais.

Apesar de oferecer maior conforto, as poltronas da saída de emergência carregam consigo a responsabilidade de agir rápido em situações críticas. Antes de decidir por esse conforto, é importante avaliar se você atende aos requisitos e está disposto a assumir esse compromisso. Viajar com conforto é excelente, mas a segurança deve sempre ser a prioridade. Escolha com sabedoria e aproveite sua viagem com tranquilidade. 

Se você está em busca da oportunidade perfeita para viajar, baixe agora o nosso aplicativo e confira as principais oportunidades que identificamos para você. 

 

Confira outros conteúdos que podem ser importantes na sua viagem:

Taxa da Receita Federal: como funcionam os impostos de compras no exterior
Extravio de bagagem: como proceder quando isso acontece
Saúde do viajante: dicas essenciais para viajar sem contratempos
Menor pode viajar sozinho de avião: confira o que é necessário