Viagem realizada por Patrícia Guedes e Jairo dos Santos | A nossa road trip, que está levando na mala (no bom sentido!), da Califórnia a Las Vegas continua! Nesse conteúdo, você conhecerá detalhes sobre a Highway 1, estrada que corta o litoral da Califórnia!
Para fazer essa trip, siga duas dicas básicas: tenha a permissão para dirigir no exterior e alugue um carro com segurança! Veja também quanto custa uma road trip pela California!
Highway 1: conheça uma das estradas mais charmosas de CA!
A Highway 1 é um dos mais festejados caminhos de quem busca fazer uma viagem de carro pelos EUA! A estrada faz parte da área costeira da Califórnia e, durante o percurso, é possível ver paisagens de tirar o fôlego!
Para atravessá-la, até chegar em Los Angeles, passamos por várias cidades e fizemos paradas estratégicas. O roteiro foi feito em 3 dias e compartilhamos com vocês, agora, as melhores dicas!
Dia 1: Santa Cruz, a cidade do surf + Carmel
Santa Cruz
A nossa primeira parada durante a Highway 1, foi a cidade Santa Cruz, que é considerada a berço do surf e, também, muito requisitada pelos amantes do skate.
Sobre isso, vale contar, um pouquinho, sobre o porque Santa Cruz ficou bastante famosa por causa do Surf #sentaquelavemahistoria!
Em 1885, três príncipes havaianos, que se chamavam Jonah Kuhio Kalaniana’ole, David Kawananakoa e Edward Keliiahonui, visitaram Santa Cruz e, por lá, encomendaram pranchas de madeira, produzidas com sequoias locais, e passaram dias surfando. Essa passagem ficou famosa e fez com que a cidade começasse a receber surfistas.
Além de receber importantes competições, Santa Cruz também deu origem ao Museu do Surf, que foi o primeiro espaço dedicado ao esporte em todo o mundo. O Surfing Museum foi fundado em 1986 e é uma atração ótima para quem gosta do assunto.
O Museu do Surf abre todos os dias, das 10h às 16h (quinta-feira fica aberto até às 20h) e você pode ver detalhes de como visitar no site oficial.
Lindas praias? Tem!
E, claro que Santa Cruz possui praias lindas e vamos falar sobre algumas delas! Uma das mais famosas é a Natural Bridges State Beach, conhecida por ter uma ponte natural composta por pedras. Essa ponte é cercada pela praia e, por isso, funciona como um parque à beira-mar. Então, se você gosta de aventuras, sugerimos que suba até o topo dessa atração.
Mas, se você não é lá muito (a) chegado (a) nessas emoções, a Natural Bridges State Beach também vai te apresentar paisagens lindas e um calçadão que te proporcionará uma deliciosa caminhada! Ah, parar o carro por lá também é muito fácil, viu?
A praia de Steamer Lane é onde acontecem os maiores campeonatos do esporte nos EUA. Por lá, é possível ver atletas e amadores em busca das melhores ondas. E, lembra dos príncipes havaianos? Foi aqui que tudo aconteceu e deu origem à fama de Santa Cruz como a cidade do Surf.
Agora, se você estiver com criança, ou se for aquele adulto que adora se divertir em parques, não deixe de conhecer o Santa Cruz Beach Boardwalk. Situada na beirada da praia, a atração é uma delícia e funciona, todos os dias, de 11h às 20h. Para saber os valores dos ingressos (há várias opções disponíveis de acordo com a sua vontade), clique aqui.
Depois do nosso tour por Santa Cruz, fomos para Carmel, onde passamos a noite!
Carmel-by-the-Sea: hotel e dica de lugar pra jantar
Antes de falarmos mais sobre Carmel, vamos contar sobre onde ficamos hospedados, durante essa noite, e indicar um restaurante para jantar.
A nossa escolha de hospedagem foi o Hotel Carmel, espaço que, além de decoração charmosa e intimista, disponibiliza um SPA aquecido, uma área com lareira e outros espaços de convivência super bacanas, que mais se parecem com a casa de uma pessoa querida. Então, é como se você estivesse sendo recebido por um parente ou um grande amigo!
Sobre o quarto, adoramos! O local, incluindo o banheiro, é bem cheiroso, espaço, com cama confortável e tem até uma varandinha convidativa para tomar um bom vinho!
Depois do check-in no hotel, fomos jantar no Yafa Restaurant. O Yafa é um restaurante mediterrâneo, localizado próximo ao Hotel Carmel.
O local abre todos os dias, de 17h às 22h e oferece entradas a partir de U$9.95; pratos principais, a partir de U$17.95; sobremesas a partir de U$6. Para conhecer o menu, clique aqui.
Que tal ver tudo isso em vídeo e ter uma inspiração a mais para cortar a Highway 1? Assista ao vídeo do primeiro dia do nosso roteiro!
Dia 2: Carmel + Monterey + chegada em Santa Bárbara
Carmel-by-the-Sea durante o dia
O sol raiou e lá fomos nós aproveitar Carmel-by-the-Sea, também conhecida como Carmel, apenas! A cidade está localizada no condado de Monterey, a 200 km de San Francisco, e tem ares de interior!
O nome foi escolhido por seu fundador, Sebastián Vizcaíno, que homenageou a sua santa de devoção, a Virgem Maria, que foi consagrada como “Nossa Senhora do Carmo” ou “Nossa Senhora do Monte Carmelo”.
Aproveite o clima de Carmel e saia pra tomar café da manhã na rua! A nossa escolha (que amamos!) foi o francês La Bicyclette. Por lá, pedimos, para o café da manhã, as seguintes opções:
- Cappucino: U$ 4.75
- Sweet Savory: U$ 15 – Ovo + French Toast + Calda doce
- Suco de uva pinot noir: U$ 9
- Bohemian Benedict: U$ 16 – ovo, molho holandês, batata assada, pão
O local, além do Breakfast, também abre para almoço e jantar. Para saber mais sobre os horários, clique aqui.
Ainda sobre os restaurantes de Carmel, é importante contarmos que, por lá, existe uma iniciativa que visa incentivar os produtores e comércios local, não sendo permitido a entrada de grandes redes. Então, aproveite para experimentar novos sabores e aproveitar o bom atendimento!
Tudo a pé
Carmel também é um destino em que se faz tudo a pé. Por isso, indicamos usar calçados e roupas confortáveis, de maneira com que você desfrute esse momento!
Durante nossas andanças, encontramos a Doll House, que é uma casinha construída para ser uma réplica de casa de contos de fadas, e está localiza na Torres Street x 6th Avenue.
Como o nosso tempo em Carmel foi curto, aproveitamos para conhecer pelo menos uma das praias locais, a Carmel Beach, que é super tranquila e um ótimo cantinho para relaxar. Por lá acontecem eventos anuais como o Grande Concurso do Castelo de Areia, Sunshine Freestyle Surfabout e o Dia do Poodle.
Carmel Beach ainda foi considerada, de acordo com os leitores da revista Travel + Leisure, como o terceiro destino mais romântico do mundo e, por isso, é muito procurada para celebrações de casamento.
Ainda no nosso segundo dia, fomos para Monterey, cidade que leva o mesmo nome de seu condado.
Monterey
Monterey fica ao lado de Carmel e, de carro, chegamos ao destino em 12 minutos, em média. A cidade tem muitos pontos turísticos, que estão concentrados em duas regiões, que ficam relativamente próximas e, dependendo do seu pique, dá para ir a pé:
Cannery Row, que é uma rua cheia de lojas e restaurantes. Lá está a loja da Ghirardelli, que tem chocolates deliciosos; e Fisherman’s Wharf, que é o ponto de saída dos passeios de barco, caiaque e, também, local dos mergulhos pela região.
Famosas sardinhas
Monterey também é muito famosa pelas suas sardinhas que, nos anos 20, eram as grande responsáveis pela economia local. As coisas desandaram devido a uma produção – que preparava o peixe para a venda em lata – muito acelerada, que demandava pescas excessivas, fazendo com que a vida marinha fosse prejudicada por um período.
E, por falar em sardinhas, uma das antigas fábricas é onde funciona, atualmente, o Monterey Bay Aquarium , que é o maior e mais importante aquário da região – localizado na Cannery Row. Todo o projeto foi feito de maneira com que não houvesse danos à natureza. Além disso, também há um grande esforço para levar esse pensamento aos visitantes.
Dica: vá pela manhã e assista à alimentação que ocorre no aquário central. Motivo: você vai ver várias sardinhas fazendo acrobacias, como se estivessem dançando! O horário de funcionamento é de de 10h às 17h, diariamente. O ingresso custa U$39.95 e você pode ver mais detalhes no link indicado no parágrafo anterior.
The Cannery Row Monument
Ainda na Cannery Row está o monumento chamado The Cannery Row Monument, construído em 2014 e que tem como intuito homenagear as pessoas que ajudaram a construir Monterey.
Se você curte fazer passeio de bike, alugue uma bicicleta e aproveite para pedalar em direção a 17 Mile Drive, estrada que leva até Carmel. Dependendo do seu pique, você pode fazer todo o percurso ou ir até certo ponto do caminho. A estrada possui locais românticos, como o Lover’s Point Park, e, por isso, recebe muitos casais.
No nosso caso, escolhemos o carro para continuar a nossa viagem pela 17 Mile Drive. Porém, ela estava fechada para o tráfego de turistas, já que havia um torneio de golfe local. Então, voltamos para a Highway 1, já que ela ainda reservava boas surpresas e belas paisagens!
De volta à Highway 1 e a caminho de Santa Barbara
Antes de mais nada, atenção!
Durante o percurso da Highway 1, a internet não funciona. Então, antes de pegar o caminho, baixe o mapa do seu trajeto. O download pode ser feito pelo Google Maps ou pelo Here Maps. Lembrando que ambos os aplicativos estão disponíveis para Android, IOS e Windows Mobile.
Conhecendo o Big Sur!
O Big Sur é o trecho mais lindo da Highway 1 e tem 70 km de extensão. Por lá, você poderá ver praias, cachoeira e até fontes termais.
Abaixo, te mostramos um pouco desse pecadinho de paraíso.
Rocky Point
O Rocky Point é um restaurante rústico e que oferece uma vista linda para o mar da Highway 1. O menu é composto por pratos principais, sopas, saladas e sanduíches, a partir de U$ 10. Para consultar o menu e conhecer mais sobre o local, clique aqui.
No nosso caso, não conseguimos entrar e testar o restaurante, já que fomos em um terça-feira, dia em que o mesmo estava fechado.
Então, fique atento aos horários de funcionamento: de quarta a domingo, de 12h às 17h.
Bixby Creek Bridge
Uma das principais paradas é o encostamento para ver a Bixby Creek Bridge, uma das pontes mais bonitas do mundo (inclusive, ela já ganhou esse título) e possui mais de 218 metros de comprimento e 79 metros de altura!
Parque Julia Pfeiffer Burns States
Esse é aquele momento em que você para, respira e apenas admira o que a natureza tem a te oferecer! Tudo porque, dentro do parque Julia Pfeiffer Burns States, está a famosa Mcway Falls – a cachoeira na praia, que é um espetáculo!
Para ter acesso, logo na entrada, você vai ver uma cabine que pode ter alguém ou não. Mas, não se assuste e fique atento às instruções, já que existe um informativo avisando sobre a taxa que você deverá pagar. O valor é U$10.
Após ler com atenção, olhe ao redor e veja uma espécie de caixinha de correio, que estará cheia de envelopes. Você deve pegar um, colocar o dinheiro dentro e colocar na urna. Mas, antes, você também deve preencher os campos destacados, ok? A taxa paga é para manutenção do parque, tem até banheiro feminino e masculino.
Para ir na cachoeira, é possível parar o carro e ir a pé por ¼ de milha – mais ou menos, 800 metros. A trilha é muito tranquila e curta.
A Mcway Falls é a única cachoeira no litoral da Califórnia e tem quase 25 metros de altura. Um deslumbre!
Sand Dollar Beach
A Sand Dollar Beach é uma praia grande e parte final de uma série de prainhas da região do Big Sur. Porém, a Highway 1 está interditada em vários locais e não conseguimos chegar até ela. Quando for viajar, consulte em tempo real a situação da Highway 1 e seus trechos.
#ViagemReal: Não completamos o percurso programado
Fomos apenas a estes locais da Highway 1, já que a estrada está interditada devido as fortes chuvas de 2017. Então, avalie como está a situação antes de embarcar. Mas, caso você seja pego de surpresa, é só retornar pelo mesmo caminho de ida, até encontrar uma saída.
Nossos planos iniciais eram:
- pegar a Highway 1;
- ir ao Castelo Hearst;
- Solvang;
- Los Olivos.
A Highway 1 estava fechada depois da Mcway Falls e tivemos que voltar o caminho todo pela Highway 101 até Santa Barbara.
Como chegamos muito tarde em Santa Barbara, improvisamos um jantar no carro à base de In-N-Out Burguer, que é um fast-food californiano, no mercado desde 1948.
Chegada em Santa Barbara
Como chegamos à noite em Santa Barbara e fomos direto para ao hotel descansar. Que dia!
Por lá, optamos pelo Harbor View Inn of Santa Barbara. Como a cidade é bem pequena, há poucos hotéis disponíveis. Então, a dica é privilegiar a localização, ficando próximo ao Píer ou Downtown.
Sobre o Harbor View Inn of Santa Barbara, podemos afirmar que foi uma boa escolha. O hotel disponibiliza quartos espaçosos, a decoração é clean e há espaço com piscina, sauna, spa, academia e hidromassagem. Ficamos de frente para a praia!
Resumindo: assim foi o segundo dia deste roteiro incrível, que você pode assistir agora!
Dia 3: conhecendo Santa Barbara + Outlet Camarillo
Antes de pegarmos a estrada novamente, tiramos parte do dia para conhecermos Santa Barbara, cidade que está localizada a cerca de 2 horas de Los Angeles.
Para assistir ao vídeo com o conteúdo de Santa Barbara e Outlet Camarillo, dê o play logo abaixo!
A nossa primeira parada foi a Stearns Wharf, que é um dos lugares mais visitados e foi construído em 1872. O píer possui estrutura toda de madeira e conta com vários restaurantes como o Moby Dick Restaurant, Harbor Restaurant e Santa Barbara Shellfish Company.
No local há um estacionamento gratuito, com permanência de até 90 minutos.
Do píer, fomos até a Shoreline Drive, uma das principais avenidas da cidade e também é à beira mar. O calçadão vai desde o píer até as partes mais altas de Santa Barbara. Por lá, você encontrará pessoas caminhando, andando de bicicleta e patins. O local tem cafés, restaurantes e dois shoppings a céu aberto: o La Arcada e o Paseo Nuevo.
E lá fomos nós visitar o Paseo Nuevo, espaço que traz cinema, restaurantes e lojas. Essa opção é uma ótima escolha para quem quiser fazer compras em um local agradável e ao ar livre. Para saber mais, clique aqui e veja o site oficial da atração.
O Paseo Nuevo abre todos os dias, de 10h às 21h. Aos domingos, o horário altera um pouco, funcionando de 11h às 19h.
Também visitamos o County Courthouse, que é um dos prédios mais significativos e importantes de Santa Barbara, construído para ser o tribunal de justiça da cidade. Atualmente, ele abriga vários órgãos governamentais. A visita é gratuita e permitida até a sua torre, sendo possível acessar por escadas ou elevador.
O horário de funcionamento é de segunda a quinta, de 10 às 17h; sexta e sábado de 10h às 16h45; não abre aos domingos.
A nossa despedida de Santa Barbara foi no Ihop, lugar que serve uma espécia de “café da manhã” durante todo o dia. O espaço fica aberto de domingo a quinta das 7h às 21h e de sexta a sábado, das 7h às 22h. Comemos panquecas por U$8.99 e torradas com ovos e bacon por U$10.49.
Outlet Camarillo
Caímos na estrada, rumo ao Outlet Camarillo, que, de carro, fica a 50 min de Santa Barbara. O Camarillo faz parte da rede Premium, uma das maiores redes de Outlets nos EUA. Nela, é possível conseguir muito mais descontos, além dos já expostos nas etiquetas. Para ter essa facilidade, basta se cadastrar clicando aqui.
Os descontos podem ser retirados via aplicativo, de acordo com o outlet que você procura, ou solicitando o livrinho, que traz todos os benefícios, no Centro de Atendimento do Usuário do Outlet.
Dica: peça o livrinho e o baixe o aplicativo, já que, como os descontos são cumulativos, muitas lojas aceitam a união das ofertas de ambos.
Por tudo que vimos, chegamos a conclusão de que vale muito a pena! Os preços serão sempre mais baratos e as compras compensarão muito. Os valores são muito menores se comparados ao Brasil. Se joga porque são mais de 250 lojas para todos os gostos e idade.
Mais dicas da California
Siga sua viagem com mais estas dicas de roteiro na California!
Road trip pela California
- Quanto custa uma road trip pela California
- Road trip de Los Angeles a Las Vegas: roteiro de 1 dia pela Rota 66
- Vídeos da Highway 1 e Disneyland California
San Francisco
- Quanto custa viajar para San Francisco: gastos de 6 e 9 dias
- San Francisco, California: roteiro de 4 dias
- Atrações de San Francisco: dicas sobre o que fazer
- Onde comer em San Francisco: dicas imperdíveis
- Napa Valley: roteiro de 2 dias pela região dos vinhos californianos
- Vale do Silício: roteiro de 2 dias pelo berço da tecnologia
- Vídeos de San Francisco
Las Vegas
- Quanto custa viajar para Las Vegas: roteiro de 6 dias
- Las Vegas: roteiro de 4 dias
- Atrações de Las Vegas: dicas imperdíveis de o que fazer
- Onde comer em Las Vegas: dicas imperdíveis
- Vídeos de Las Vegas
Los Angeles