Roteiro de 3 dias pela Highway 1 e Outlet Camarillo

Viagem realizada por Patrícia Guedes e Jairo dos Santos | A nossa road trip, que está levando na mala (no bom sentido!), da Califórnia a Las Vegas continua! Nesse conteúdo, você conhecerá detalhes sobre a Highway 1, estrada que corta o litoral da Califórnia!

Para fazer essa trip, siga duas dicas básicas: tenha a permissão para dirigir no exterior e alugue um carro com segurança! Veja também quanto custa uma road trip pela California!

Estrada Highway 1

Highway 1

Highway 1: conheça uma das estradas mais charmosas de CA!

A Highway 1 é um dos mais festejados caminhos de quem busca fazer uma viagem de carro pelos EUA! A estrada faz parte da área costeira da Califórnia e, durante o percurso, é possível ver paisagens de tirar o fôlego!

Para atravessá-la, até chegar em Los Angeles, passamos por várias cidades e fizemos paradas estratégicas. O roteiro foi feito em 3 dias e compartilhamos com vocês, agora, as melhores dicas!

Dia 1: Santa Cruz, a cidade do surf + Carmel

Santa Cruz

A nossa primeira parada durante a Highway 1, foi a cidade Santa Cruz, que é considerada a berço do surf e, também, muito requisitada pelos amantes do skate.

Santa Cruz Califórnia

Santa Cruz, na Califórnia

Sobre isso, vale contar, um pouquinho, sobre o porque Santa Cruz ficou bastante famosa por causa do Surf #sentaquelavemahistoria!

Em 1885, três príncipes havaianos, que se chamavam Jonah Kuhio Kalaniana’oleDavid Kawananakoa e Edward Keliiahonui, visitaram Santa Cruz e, por lá, encomendaram pranchas de madeira, produzidas com sequoias locais, e passaram dias surfando. Essa passagem ficou famosa e fez com que a cidade começasse a receber surfistas.

Além de receber importantes competições, Santa Cruz também deu origem ao Museu do Surf, que foi o primeiro espaço dedicado ao esporte em todo o mundo. O Surfing Museum foi fundado em 1986 e é uma atração ótima para quem gosta do assunto.

O Museu do Surf abre todos os dias, das 10h às 16h (quinta-feira fica aberto até às 20h) e você pode ver detalhes de como visitar no site oficial.

Santa Cruz Beach Boardwalk

Santa Cruz Beach Boardwalk, parque à beira mar

Lindas praias? Tem!

E, claro que Santa Cruz possui praias lindas e vamos falar sobre algumas delas! Uma das mais famosas é a Natural Bridges State Beach, conhecida por ter uma ponte natural composta por pedras. Essa ponte é cercada pela praia e, por isso, funciona como um parque à beira-mar. Então, se você gosta de aventuras, sugerimos que suba até o topo dessa atração.

Mas, se você não é lá muito (a) chegado (a) nessas emoções, a Natural Bridges State Beach também vai te apresentar paisagens lindas e um calçadão que te proporcionará uma deliciosa caminhada! Ah, parar o carro por lá também é muito fácil, viu?

A praia de Steamer Lane é onde acontecem os maiores campeonatos do esporte nos EUA. Por lá, é possível ver atletas e amadores em busca das melhores ondas. E, lembra dos príncipes havaianos? Foi aqui que tudo aconteceu e deu origem à fama de Santa Cruz como a cidade do Surf.

Quarto do hotel carmel california

Nosso quarto no Hotel Carmel

Agora, se você estiver com criança, ou se for aquele adulto que adora se divertir em parques, não deixe de conhecer o Santa Cruz Beach Boardwalk. Situada na beirada da praia, a atração é uma delícia e funciona, todos os dias, de 11h às 20h. Para saber os valores dos ingressos (há várias opções disponíveis de acordo com a sua vontade), clique aqui.

Depois do nosso tour por Santa Cruz, fomos para Carmel, onde passamos a noite!

Carmel-by-the-Sea: hotel e dica de lugar pra jantar 

Antes de falarmos mais sobre Carmel, vamos contar sobre onde ficamos hospedados, durante essa noite, e indicar um restaurante para jantar.

Varandinha delícia, ótima pra tomar um vinho e relaxar!

Varandinha delícia, ótima pra tomar um vinho e relaxar!

A nossa escolha de hospedagem foi o Hotel Carmel, espaço que, além de decoração charmosa e intimista, disponibiliza um SPA aquecido, uma área com lareira e outros espaços de convivência super bacanas, que mais se parecem com a casa de uma pessoa querida. Então, é como se você estivesse sendo recebido por um parente ou um grande amigo!

Yafa restaurant em Carmel, Califórnia

Yafa Restaurant

Sobre o quarto, adoramos! O local, incluindo o banheiro, é bem cheiroso, espaço, com cama confortável e tem até uma varandinha convidativa para tomar um bom vinho! 

Depois do check-in no hotel, fomos jantar no Yafa Restaurant. O Yafa é um restaurante mediterrâneo, localizado próximo ao Hotel Carmel.

O local abre todos os dias, de 17h às 22h e oferece entradas a partir de U$9.95; pratos principais, a partir de U$17.95; sobremesas a partir de U$6. Para conhecer o menu, clique aqui.

Que tal ver tudo isso em vídeo e ter uma inspiração a mais para cortar a Highway 1? Assista ao vídeo do primeiro dia do nosso roteiro!

Em fevereiro de 2018, fizemos uma road trip de Califórnia a Las Vegas. No segundo de roteiro pelo Vale do Silício, vamos fazer mais um tour pelo mundo da tecnologia e começar a pegar uma das estradas mais famosas - e lindas - do mundo: a Highway 1! Vem coma gente!

Dia 2: Carmel + Monterey + chegada em Santa Bárbara

Carmel-by-the-Sea durante o dia

O sol raiou e lá fomos nós aproveitar Carmel-by-the-Sea, também conhecida como Carmel, apenas! A cidade está localizada no condado de Monterey, a 200 km de San Francisco, e tem ares de interior! 

O nome foi escolhido por seu fundador, Sebastián Vizcaíno, que homenageou a sua santa de devoção, a Virgem Maria, que foi consagrada como “Nossa Senhora do Carmo” ou “Nossa Senhora do Monte Carmelo”.

Aproveite o clima de Carmel e saia pra tomar café da manhã na rua! A nossa escolha (que amamos!) foi o francês La Bicyclette. Por lá, pedimos, para o café da manhã, as seguintes opções:

  •  Cappucino: U$ 4.75
  • Sweet Savory: U$ 15 – Ovo + French Toast + Calda doce
  • Suco de uva pinot noir: U$ 9
  • Bohemian Benedict: U$ 16 – ovo, molho holandês, batata assada, pão
breakfast La Bicyclette

Nosso “café da manhã” dos campeões no La Bicyclette

O local, além do Breakfast, também abre para almoço e jantar. Para saber mais sobre os horários, clique aqui.

Ainda sobre os restaurantes de Carmel, é importante contarmos que, por lá, existe uma iniciativa que visa incentivar os produtores e comércios local, não sendo permitido a entrada de grandes redes. Então, aproveite para experimentar novos sabores e aproveitar o bom atendimento! 

Tudo a pé

Carmel também é um destino em que se faz tudo a pé. Por isso, indicamos usar calçados e roupas confortáveis, de maneira com que você desfrute esse momento!

Durante nossas andanças, encontramos a Doll House, que é uma casinha construída para ser uma réplica de casa de contos de fadas, e está localiza na Torres Street x 6th Avenue.

paisagem carmel california

Uma das paisagens – lindas – de Carmel!

Como o nosso tempo em Carmel foi curto, aproveitamos para conhecer pelo menos uma das praias locais, a Carmel Beach, que é super tranquila e um ótimo cantinho para relaxar. Por lá acontecem eventos anuais como o Grande Concurso do Castelo de Areia, Sunshine Freestyle Surfabout e o Dia do Poodle.

Carmel Beach ainda foi considerada, de acordo com os leitores da revista Travel + Leisure, como o terceiro destino mais romântico do mundo e, por isso, é muito procurada para celebrações de casamento.

Ainda no nosso segundo dia, fomos para Monterey, cidade que leva o mesmo nome de seu condado.

Monterey

Monterey fica ao lado de Carmel e, de carro, chegamos ao destino em 12 minutos, em média. A cidade tem muitos pontos turísticos, que estão concentrados em duas regiões, que ficam relativamente próximas e, dependendo do seu pique, dá para ir a pé:

Cannery Row, que é uma rua cheia de lojas e restaurantes. Lá está a loja da Ghirardelli, que tem chocolates deliciosos; e Fisherman’s Wharf, que é o ponto de saída dos passeios de barco, caiaque e, também, local dos mergulhos pela região.

Famosas sardinhas

Monterey também é muito famosa pelas suas sardinhas que, nos anos 20, eram as grande responsáveis pela economia local. As coisas desandaram devido a uma produção – que preparava o peixe para a venda em lata – muito acelerada, que demandava pescas excessivas, fazendo com que a vida marinha fosse prejudicada por um período.

antiga fabrica de sardinha em monterey

Uma das antigas fábricas de Sardinha, em Monterey

E, por falar em sardinhas, uma das antigas fábricas é onde funciona, atualmente, o Monterey Bay Aquarium , que é o maior e mais importante aquário da região – localizado na Cannery Row. Todo o projeto foi feito de maneira com que não houvesse danos à natureza. Além disso, também há um grande esforço para levar esse pensamento aos visitantes.

Dica: vá pela manhã e assista à alimentação que ocorre no aquário central. Motivo: você vai ver várias sardinhas fazendo acrobacias, como se estivessem dançando! O horário de funcionamento é de de 10h às 17h, diariamente. O ingresso custa U$39.95 e você pode ver mais detalhes no link indicado no parágrafo anterior.

The Cannery Row Monument

Ainda na Cannery Row está o monumento chamado The Cannery Row Monument, construído em 2014 e que tem como intuito homenagear as pessoas que ajudaram a construir Monterey.

The Cannery Row Monument

The Cannery Row Monument, um pouquinho da história de Monterey

Se você curte fazer passeio de bike, alugue uma bicicleta e aproveite para pedalar em direção a 17 Mile Drive, estrada que leva até Carmel. Dependendo do seu pique, você pode fazer todo o percurso ou ir até certo ponto do caminho. A estrada possui locais românticos, como o Lover’s Point Park, e, por isso, recebe muitos casais.

No nosso caso, escolhemos o carro para continuar a nossa viagem pela 17 Mile Drive. Porém, ela estava fechada para o tráfego de turistas, já que havia um torneio de golfe local. Então, voltamos para a Highway 1, já que ela ainda reservava boas surpresas e belas paisagens!

De volta à Highway 1 e a caminho de Santa Barbara

Antes de mais nada, atenção!

Durante o percurso da Highway 1, a internet não funciona. Então, antes de pegar o caminho, baixe o mapa do seu trajeto. O download pode ser feito pelo Google Maps ou pelo Here Maps. Lembrando que ambos os aplicativos estão disponíveis para Android, IOS e Windows Mobile.

Conhecendo o Big Sur!

O Big Sur é o trecho mais lindo da Highway 1 e tem 70 km de extensão. Por lá, você poderá ver praias, cachoeira e até fontes termais.

Big sur

Pati e Jairo, fundadores do PI e viajantes, em uma das paisagens do Big Sur!

Abaixo, te mostramos um pouco desse pecadinho de paraíso.

Rocky Point 

O Rocky Point é um restaurante rústico e que oferece uma vista linda para o mar da Highway 1. O menu é composto por pratos principais, sopas, saladas e sanduíches, a partir de U$ 10. Para consultar o menu e conhecer mais sobre o local, clique aqui.

No nosso caso, não conseguimos entrar e testar o restaurante, já que fomos em um terça-feira, dia em que o mesmo estava fechado.

Então, fique atento aos horários de funcionamento: de quarta a domingo, de 12h às 17h.

Bixby Creek Bridge

Bixby Creek Bridge

Bixby Creek Bridge

Uma das principais paradas é o encostamento para ver a Bixby Creek Bridge, uma das pontes mais bonitas do mundo (inclusive, ela já ganhou esse título) e possui mais de 218 metros de comprimento e 79 metros de altura!

Parque Julia Pfeiffer Burns States

Esse é aquele momento em que você para, respira e apenas admira o que a natureza tem a te oferecer! Tudo porque, dentro do parque Julia Pfeiffer Burns States, está a famosa Mcway Falls – a cachoeira na praia, que é um espetáculo!

Mcway Falls

McWay Falls, de quase 25 metros de altura, localizada no Parque Estadual Julia Pfeiffer Burns

Para ter acesso, logo na entrada, você vai ver uma cabine que pode ter alguém ou não. Mas, não se assuste e fique atento às instruções, já que existe um informativo avisando sobre a taxa que você deverá pagar. O valor é U$10.

Após ler com atenção, olhe ao redor e veja uma espécie de caixinha de correio, que estará cheia de envelopes. Você deve pegar um, colocar o dinheiro dentro e colocar na urna. Mas, antes, você também deve preencher os campos destacados, ok? A taxa paga é para manutenção do parque, tem até banheiro feminino e masculino.

Para ir na cachoeira, é possível parar o carro e ir a pé por ¼ de milha – mais ou menos, 800 metros. A trilha é muito tranquila e curta.

A Mcway Falls é a única cachoeira no litoral da Califórnia e tem quase 25 metros de altura. Um deslumbre!

Sand Dollar Beach

A Sand Dollar Beach é uma praia grande e parte final de uma série de prainhas da região do Big Sur. Porém, a Highway 1 está interditada em vários locais e não conseguimos chegar até ela. Quando for viajar, consulte em tempo real a situação da Highway 1 e seus trechos.

#ViagemReal: Não completamos o percurso programado

Fomos apenas a estes locais da Highway 1, já que a estrada está interditada devido as fortes chuvas de 2017. Então, avalie como está a situação antes de embarcar. Mas, caso você seja pego de surpresa, é só retornar pelo mesmo caminho de ida, até encontrar uma saída.

Nossos planos iniciais eram:

  • pegar a Highway 1;
  • ir ao Castelo Hearst;
  • Solvang;
  • Los Olivos.

A Highway 1 estava fechada depois da Mcway Falls e tivemos que voltar o caminho todo pela Highway 101 até Santa Barbara.

Como chegamos muito tarde em Santa Barbara, improvisamos um jantar no carro à base de In-N-Out Burguer, que é um fast-food californiano, no mercado desde 1948.

vista do hotel Harbor View Inn of Santa Barbara

Vista do hotel Harbor View Inn of Santa Barbara

Chegada em Santa Barbara

Como chegamos à noite em Santa Barbara e fomos direto para ao hotel descansar. Que dia!

Por lá, optamos pelo Harbor View Inn of Santa Barbara. Como a cidade é bem pequena, há poucos hotéis disponíveis. Então, a dica é privilegiar a localização, ficando próximo ao Píer ou Downtown.

Sobre o Harbor View Inn of Santa Barbara, podemos afirmar que foi uma boa escolha. O hotel disponibiliza quartos espaçosos, a decoração é clean e há espaço com piscina, sauna, spa, academia e hidromassagem. Ficamos de frente para a praia!

Resumindo: assim foi o segundo dia deste roteiro incrível, que você pode assistir agora!

Em fevereiro de 2018, fizemos uma road trip de Califórnia a Las Vegas e algo não poderia ser diferente: cruzamos Highway 1 e nos encantamos com suas paisagens! Olha só o que separamos pra você: Carmel e Monterey.

Dia 3: conhecendo Santa Barbara + Outlet Camarillo

Antes de pegarmos a estrada novamente, tiramos parte do dia para conhecermos Santa Barbara, cidade que está localizada a cerca de 2 horas de Los Angeles.

Para assistir ao vídeo com o conteúdo de Santa Barbara e Outlet Camarillo, dê o play logo abaixo!

Esse conteúdo faz parte da web série “PI na Estrada”, que mostrará diversos roteiros de viagem e é um produto exclusivo do Passagens Imperdíveis para o canal do Youtube.

A nossa primeira parada foi a Stearns Wharf, que é um dos lugares mais visitados e foi construído em 1872. O píer possui estrutura toda de madeira e conta com vários restaurantes como o Moby Dick Restaurant, Harbor Restaurant e Santa Barbara Shellfish Company.

Stearns Wharf santa barbara california

Stearns Wharf

No local há um estacionamento gratuito, com permanência de até 90 minutos.

Do píer, fomos até a Shoreline Drive, uma das principais avenidas da cidade e também é à beira mar. O calçadão vai desde o píer até as partes mais altas de Santa Barbara. Por lá, você encontrará pessoas caminhando, andando de bicicleta e patins. O local tem cafés, restaurantes e dois shoppings a céu aberto: o La Arcada e o Paseo Nuevo.

E lá fomos nós visitar o Paseo Nuevo, espaço que traz cinema, restaurantes e lojas. Essa opção é uma ótima escolha para quem quiser fazer compras em um local agradável e ao ar livre. Para saber mais, clique aqui e veja o site oficial da atração.

O Paseo Nuevo abre todos os dias, de 10h às 21h. Aos domingos, o horário altera um pouco, funcionando de 11h às 19h.

Também visitamos o County Courthouse, que é um dos prédios mais significativos e importantes de Santa Barbara, construído para ser o tribunal de justiça da cidade. Atualmente, ele abriga vários órgãos governamentais. A visita é gratuita e permitida até a sua torre, sendo possível acessar por escadas ou elevador.

O horário de funcionamento é de segunda a quinta, de 10 às 17h; sexta e sábado de 10h às 16h45; não abre aos domingos.

A nossa despedida de Santa Barbara foi no Ihop, lugar que serve uma espécia de “café da manhã” durante todo o dia. O espaço fica aberto de domingo a quinta das 7h às 21h e de sexta a sábado, das 7h às 22h. Comemos panquecas por U$8.99 e torradas com ovos e bacon por U$10.49.

panquecas do restaurante Ihop

Uma das nossas escolhas no Ihop: panquecas com banana, frutas vermelhas e chantilly

Outlet Camarillo

Caímos na estrada, rumo ao Outlet Camarillo, que, de carro, fica a 50 min de Santa Barbara. O Camarillo faz parte da rede Premium, uma das maiores redes de Outlets nos EUA. Nela, é possível conseguir muito mais descontos, além dos já expostos nas etiquetas. Para ter essa facilidade, basta se cadastrar clicando aqui.

Os descontos podem ser retirados via aplicativo, de acordo com o outlet que você procura, ou solicitando o livrinho, que traz todos os benefícios, no Centro de Atendimento do Usuário do Outlet.

Dica: peça o livrinho e o baixe o aplicativo, já que, como os descontos são cumulativos, muitas lojas aceitam a união das ofertas de ambos.

Por tudo que vimos, chegamos a conclusão de que vale muito a pena! Os preços serão sempre mais baratos e as compras compensarão muito. Os valores são muito menores se comparados ao Brasil. Se joga porque são mais de 250 lojas para todos os gostos e idade.

Mais dicas da California

Siga sua viagem com mais estas dicas de roteiro na California!

Road trip pela California

San Francisco

Las Vegas

Los Angeles