Está difícil encaixar tantas atrações no seu roteiro por Bangkok? A capital da Tailândia oferece mil opções de passeios, entre templos budistas e demais pontos turísticos.
Estivemos por lá por 5 dias e montamos um cronograma otimizado para que você aproveite melhor o tempo pela cidade. Bônus: ainda te contamos sobre uma opção de ilha bem próxima de Bangkok. Então, vamos lá?
Antes de viajar para a Tailândia, não deixe de ler o nosso texto pré-embarque. Assim, nele, você encontrará todas as dicas necessárias para que a sua trip aconteça com o mínimo de imprevistos possíveis.
Então, navegue pelo menu abaixo ou siga o texto!
- Roteiro de 5 dias por Bangkok e arredores
- Wat Pra Kaew, Wat Pho e mais templos – Dia 1
- Visite a ilha de Koh Samet- Dia 2 e 3
- Retorno de Koh Samet e Chinatown – Dia 4
- Khao San Road e MBK Center- Dia 5
- Restaurantes em Bangkok
Roteiro de 5 dias por Bangkok e arredores
Você chegará, provavelmente, no meio do dia ou no fim da tarde/noite. Como as horas de voos e deslocamento são muitas, o cansaço irá bater, pode ter certeza!
Por isso, aproveite esse momento para conhecer coisas próximas ao hotel, comer e descansar! Assim, por falar em hospedagem, também temos um conteúdo sobre hotéis na Tailândia! Veja aqui.
Wat Pra Kaew, Wat Pho e mais templos | Dia 1
O primeiro momento por Bangkok, claro, incluirá muitos templos budistas, esses que são uma das principais atrações do destino.
Neste texto, contamos mais detalhes, assim como preços, de cada um dos santuários que vamos mencionar aqui. Então, não deixe de ler, combinado?
Wat Pra Kaew e Grand Palace
O Wat Pra Kaew, que é templo do Buda Esmeralda, está em um templo dentro do Grand Palace, conjunto arquitetônico pertencente à família real.
A dica é ir bem cedo e pegar o local abrindo, de modo a evitar o calor excessivo e a aglomeração de pessoas, já que esse é um dos principais templos de Bangkok e foco de turistas de todo o mundo.
O Wat Pra Kaew guarda uma das imagens de Buda mais importantes e adoradas de toda a Tailândia. Assim, com seus 66 centímetros, ela foi descoberta no século 14, na cidade de Chiang Rai.
Importante: o Grand Palace é um dos templos mais exigentes em relação à vestimenta. Esteja de calças ou saia comprida, que tampe toda a perna. Além disso, evite decote e leve um lenço que dê para cobrir os ombros.
Se a tática não der certo, você será encaminhado à loja que fica na entrada do Grand Palace, onde é possível comprar camisas e alugar peças de roupa, como, por exemplo, calças.
Wat Pho, o templo do Buda Deitado
Saindo do Grand Palace, a 13 minutos de caminhada, está o Wat Pho, que é o destino do famoso Buda Deitado! Esse é um dos templos que mais gostamos de visitar em Bangkok.
Por lá, há vários templos que também valem a visita até chegar ao principal, onde se encontra a enorme estátua de Buda no último momento da iluminação, aos 80 anos, minutos antes de sua morte.
Aprecie a imagem, observe os ricos detalhes e jogue, nas coletoras posicionadas à frente, moedinhas para atrair prosperidade. Para fazer o ritual é necessário uma contribuição de cerca de 20 baht (menos de 1 dólar).
O Wat Pho é também onde está a Bodhi Tree, uma espécie de árvore que, de acordo com a história, foi onde Buda atingiu a iluminação pela primeira vez.
Por fim, faça uma massagem tailandesa com alunos da conceituada escola de massagem, que fica dentro do templo. Também há como fazer cursos de curta duração!
Passeio de barco pelo rio Chao Phraya (atravessar Wat Pho ao Wat Arun)
Dê uma pausa para o almoço e vá rumo ao terceiro e último templo do dia, o Wat Arun, que é conhecido como Templo do amanhecer.
Para isso, é preciso atravessar o rio Chao Phraya, em uma balsa. Para chegar ao píer, caminhe alguns minutos desde o Wat Pho. Lá, pegue uma fila e espere a sua vez. Há barcos partindo a cada 15 minutos.
O valor de cada “corrida” é de apenas 3 baht, que são alguns centavos de reais. Leve trocados, já que notas grandes, geralmente, não são aceitas por questão de troco.
Já na balsa, admire a paisagem rumo ao Wat Arun!
Wat Arun, o Templo do Amanhecer
O Wat Arun, o Templo do Amanhecer, está logo após o rio Chao Phraya e é um dos templos mais lindos de Bangkok, já que a sua arquitetura é maravilhosa e chama, ainda mais atenção, com o sol nascendo ou se pondo.
As torres são de conchas e porcelana colorida e apresentam também várias estátuas de animais. Se tiver fôlego, suba até a mais alta de todas, com seus 80 metros! De presente? Uma vista incrível da cidade.
Evite ir durante o horário de 12h às 15h, que é considerado o período mais quente. O calor pode prejudicar o seu passeio e, até mesmo, a subida ao ponto mais alto.
Visite a ilha de Koh Samet | Dias 2 e 3
Como ficamos pouco tempo pela Tailândia, não teríamos como conhecer as famosas ilhas do país. Por isso, escolhemos uma pertinho de Bangkok, a ilha de Koh Samet.
O destino possui diversas praias e a maioria das hospedagens são resorts, sendo que alguns possuem praias privativas. A nossa escolha foi pelo Sai Kaew Beach Resort, que adoramos e você confere mais informações como estrutura e preços neste post.
Como chegar em Koh Samet a partir de Bangkok
Para chegar em Koh Samet, reservamos uma mini van para 8 pessoas, neste site, que é super confiável e contactamos ainda no Brasil. Pagamos cerca de 20 dólares (por pessoa) – isso irá variar muito devido à cotação da época.
A viagem dura 3 horas e há uma parada para lanche. Já em Koh Samet, você pegará um ferry para atravessar o mar até a ilha, e esse trajeto dura cerca de 50 minutos.
Quando fomos, ainda não havia a opção de comprar o ferry já incluso no trajeto terrestre (hoje há, e está no site indicado acima). Passamos um perrengue negociando com uma local o valor do barco. Infelizmente, eles tentam tirar proveito dos turistas e é preciso ter paciência para não ser passado para trás.
Então, a nossa dica de ouro é: compre já a opção com o ferry incluído, ou entre em contato com o seu hotel e pergunte se há transfer embutido na diária – geralmente tem! O nosso tinha e não nos atentamos a isso.
Chegando em Koh Samet, pegue um táxi (que é uma caminhonete onde muitos passageiros vão na parte de trás) e informe onde será a sua hospedagem. Há um momento do caminho onde você precisará pagar um valor aos guardas locais, já que a região, onde ficam os resorts e demais estabelecimentos, é preservada.
Ya Mu Ko Parque Nacional Khao Laem Samet
O preço para a entrada no Ya Mu Ko Parque Nacional Khao Laem Samet é diferente para turistas tailandeses e estrangeiros. Isso porque muitos locais vão à ilha para passar finais de semana e até mesmo férias. Veja os valores:
- Adultos Thai: 40 baht
- Crianças tailandesas: 20 baht
- Adultos estrangeiros: 200 baht
- Crianças estrangeiras: 100 baht
Esse valor é único e você só pagará uma única vez. Mas, atenção: leve o comprovante sempre que sair da aérea do parque, já que no retorno irão te pedir o documento. Se tiver esquecido no hotel, você terá que pagar novamente.
O que fazer em Koh Samet
Koh Samet é uma ilha muito simples, sem grandes atrativos. Os dias serão de descanso e praias, com caminhadas pelo centro da cidade, onde você poderá se sentar e comer comidas locais. À noite, alguns bares oferecem músicas e drinks, com ambientes mais animados.
A maioria dos turistas ficam em resorts, esses que oferecem uma estrutura ótima e lazer completo. O nosso havia opções suficientes para que ficássemos por lá durante os quase dois dias que visitamos Samet. Porém, fizemos as nossas andanças e conhecemos praias públicas, tomamos uma cerveja local em um bar localizado em uma rua central, demos uma volta pelo centro comercial e conhecemos o cais principal, por onde chegamos em ferry público.
Como se locomover em Koh Samet
Você pode caminhar a pé, a partir do parque nacional, para todos os cantos. Porém, como os resorts ficam mais afastados, será necessário pedir um táxi. Os valores não são altos e variam de 100 a 600 baht – dependendo da distância e da negociação.
Outra opção é alugar moto, que te ajudará a explorar praias mais afastadas e outros cantos da ilha. No centro, e logo na entrada do parque nacional, há várias locadoras, com valores médios de 100 baht a diária.
Basicamente esses serão os meios de transporte durante a sua estadia em Koh Samet.
De Koh Samet a Bangkok
Na volta, reservamos um carro privado no mesmo site em que fechamos a viagem da ida. O valor foi um pouco maior, mas tivemos mais conforto e a viagem, claro, também foi mais agradável. Consulte sempre preços e disponibilidades, já que varia de acordo com a época do ano.
No nosso retorno, o nosso hotel explicou que teríamos ferry de graça para sair da ilha. E, assim, nos levaram até lá, rumo ao Koh Samet Píer.
O barco tinha uma estrutura infinitamente melhor do que o modelo que pegamos (e pagamos) na nossa chegada. E, aqui, reforçamos mais uma vez: se ficar em resort, será muito provável que o transfer esteja incluso na diária. Consulte!
Retorno de Koh Samet e Chinatown | Dia 4
Após retornarmos de Samet, tiramos a tarde e a noite para conhecermos Chinatown e o Wat Traimit, que é o Templo do Buda de Ouro.
Wat Traimit, o templo do Buda de Ouro
O Wat Traimit fecha às 17h, então, essa deve ser a sua primeira parada, combinado? Por lá, você poderá visitar o museu contando a história do Buda de Ouro e ver de pertinho a estátua original, que só descobriram ser tão valiosa na década de 50 (ela era coberta por gesso).
O Buda de Ouro é a maior imagem feita em ouro maciço (puro) do mundo, e tem mais de 3 metros de altura e cerca de 5 toneladas e meia. Ela possui mais de 700 anos e guarda uma rica história, contada em um espaço cheio de imagens e referências. Vale muito a pena!
Depois, caminhe pelas ruas de Chinatown, famosas pelas suas comidas de ruas e lojinhas! Por lá, se arrisque em passeio de tuk-tuk, e se sinta um verdadeiro thai andando pelo trânsito caótico da região.
Khao San Road e MBK Center | Dia 5
No nosso último dia, teríamos a manhã e parte da tarde para turistar, já que o nosso voo sairia à noite. Saiba como voamos para Bangkok, pela Air China.
MBK Center
Fomos ao MBK Center, que é um enorme shopping de Bangkok, onde você encontra de tudo! São 8 andares e mais de 2000 lojas e 150 restaurantes! Há lojas mais simples, que se parecem “camelôs” e há lojas mais chiques, de renome internacional.
Para quem curte tecnologia, o quinto antar é dedicado a isso. Mas, ao comprar algo, peça a garantia e certifique não ser cópia, além de confirmar se há desbloqueio para uso internacional.
O MBK tem lojas originais, mas há muitos produtos falsificados, de vendedores em espaços bem menores. Então, fique bem atento a essa questão.
No dia em que visitamos o local, estava acontecendo uma feira de comida, na parte do estacionamento, bem na entrada do primeiro pavimento. Provamos o famoso Khao Niao Mamuang, uma sobremesa típica do país, que se parece com um arroz doce e é acompanhado de manga.
Khao San Road
Seguimos, após o MBK Center, para a movimentada Khao San Road! Lá, você encontra de tudo, mesmo! Além das andanças, paramos em um bar, fizemos uma massagem tailandesa (você verá opções aos montes!) e tiramos foto com o famoso Ronald McDonald na posição “wai”, que é de agradecimento.
Antes de retornamos, paramos para provar mais um doce típico do local, que é o sorvete de coco, servido na própria casca da fruta. E, assim, nos despedimos de Tailândia, já querendo voltar e passar mais dias por lá!
Restaurantes em Bangkok
Para você experimentar o melhor da culinária tailandesa, algumas sugestões de restaurantes recomendados:
Jay Fai
A comida de rua mais famosa do país é tão saborosa que já ganhou estrela Michelin e apareceu na série “Street Food”, da Netflix. Por isso, está sempre cheio. Então reserve com antecedência, por exemplo, chegando às 10h30, deixando seu nome na lista, e voltando cerca 2 horas depois! Enquanto isso, visite um templo próximo, como o Wat Saket.
- Especialidade: comida tailandesa de rua
- Faixa de preço: pratos na média de 1.000 baht
- Funcionamento: terça a sábado, das 14h às 0h
- Endereço: 327 Maha Chai Rd., Samran Rat, Phra Nakhon
Baan Phadthai
Indicação do Guia Michelin, pela relação entre custo e benefício, esse restaurante serve o tradicionalíssimo prato tailandês phad thai!
- Especialidade: phad thai
- Faixa de preço: pratos a partir de 190 baht
- Funcionamento: todos os dias, das 11h às 22h
- Endereço: 21-23 Soi Charoen Krung 44, Bang Rak
Le Du
Para uma experiência mais sofisticada de restaurante em Bangkok, também com respaldo do guia Michelin, você pode provar o menu degustação dessa casa, que varia conforme a estação do ano!
- Especialidade: comida tailandesa baseada na estação
- Faixa de preço: menu degustação a partir de 2.290 baht
- Funcionamento: segunda a sábado, das 18h às 22h
- Endereço: 399/3 Silom Soi 7, Bangrak
- Mais informações e reservas: site oficial
Baan Thai Family Recipes
- Especialidade: comida tailandesa caseira
- Faixa de preço: a partir de 250 baht
- Funcionamento: quarta a segunda, das 11h30 às 14h30 e das 18h às 22h30
- Endereço: 139/5 Wireless Road, Lumphini, Pathumwan
- Mais informações e reservas: site oficial
Agora que você já sabe como fazer um roteiro por Bangkok, fique de olho nas nossas promoções !
Viajar para a Tailândia ficou mais fácil e barato. Siga as nossas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e, baixe, também, o nosso aplicativo gratuito. Todos os dias, tem ofertas de passagens aéreas e pacotes de viagem pra você. Bora viajar!