30 pontos turísticos de Buenos Aires para montar seu roteiro

Para te ajudar a organizar a sua viagem para a capital argentina, preparamos este post especial. Compartilhamos dicas imperdíveis sobre 30 pontos turísticos de Buenos Aires. Alguns fizeram parte do nosso roteiro de 4 dias pela cidade, mas como a viagem é sua, sinta-se livre para escolher o que quiser!

#DicaPI: saiba quanto custa viajar para Santiago e Buenos Aires juntos!

Mercado de San Telmo

Mercado San Telmo Buenos Aires

O Mercado de San Telmo é colorido e cheiroso

Somos suspeitos, afinal simplesmente amamos mercados locais. Mas, de qualquer maneira, a visita ao Mercado de San Telmo é imperdível!

Uma parte do espaço é direcionada à venda de antiguidades, e a outra, aos restaurantes. Passear pela sessão de antiguidades é uma delícia! Vai encontrar de tudo um pouco: louças, roupas, quadros, etc.

Fora da parte das antiguidades, estão inúmeras opções de comidas, vinhos, cafés! Parece que o mundo inteiro cabe dentro desse mercado! Na parte gastronômica, provamos um hambúrguer vegetariano delicioso, que custou 100 ARS e um cafezinho maravilhoso por 60 ARS.

Funcionamento: todos os dias, das 8h às 20h. 

Feira de San Telmo

San Telmo Buenos Aires

Estátua da Mafalda é ponto turístico famoso

Sua localização oficial é na Plaza Dorrego, logo em uma das saídas do mercado. Mas várias ruas da região são ocupadas pela venda de antiguidades, livros, artesanatos, obras de arte e roupas.

A Feira de San Telmo é realizada desde a década de 1970, exclusivamente aos domingos. Costuma receber até 10 mil visitantes por edição, em sua maioria turistas. São mais de 270 barracas que vendem todo o tipo de produto que você possa imaginar (e delícias para provar). Por isso, é um ótimo lugar para garantir as lembrancinhas da viagem.

A estátua da Mafalda, outro ponto turístico de Buenos Aires bem famoso, fica por lá. Mais especificamente, na esquina das ruas Chile e Defensa.

Funcionamento: domingo, das 10h às 17h.

Praça de Maio

Além de ser palco de protestos políticos até hoje, a Plaza de Mayo, ou Praça de Maio, é o centro histórico da capital argentina. Por isso, está entre os mais importantes pontos turísticos de Buenos Aires. Ela homenageia a Revolução de Maio e marca a primeira revolta da América do Sul a ter êxito na luta por independência das monarquias europeias.

Ao redor da praça, ficam outros pontos turísticos de Buenos Aires, como a Casa Rosada, Catedral Metropolitana e Cabildo. A primeira é sede do Poder Executivo argentino. Já a segunda, cuja entrada é grátis, foi onde o Papa Francisco atuou como Arcebispo. Por sua vez, a última é um edifício histórico da época colonial.

Sendo assim, a Praça de Maio é repleta de possíveis passeios para sua viagem.

#DicaPI: conheça os protocolos na reabertura da Argentina para turismo!

Congresso da Nação Argentina

Congresso da nação argentina Buenos Aires

Belo prédio do Congresso da Nação Argentina

O Congresso da Nação Argentina representa o Poder Legislativo do país. É nele que os deputados e senadores trabalham. Além da importância política, é um dos mais belos pontos turísticos de Buenos Aires, pois a arquitetura é bem detalhada.

Visita gratuita ao Congresso da Nação Argentina: segunda a sábado, às 11h, 13h, 15h e 17h – entrada pela Av. Rivadavia, 1864.

Malba

O Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (Malba) abriga a coleção particular de Eduardo Constantini, que fundou e mantém o local. Mas também recebe exposições temporárias. Ao todo, são mais de 170 obras fixas de artistas renomados. Entre eles, criações dos brasileiros Cândido Portinari e Tarsila do Amaral.

Outros grandes artistas, como Diego Rivera, Frida Kahlo, Fernando Botero e Antonio Berni, têm obras expostas por lá. Por isso, o Malba é uma dos grandes pontos turísticos de Buenos Aires. O ticket custa 120 ARS. Nossa dica é visitar às quartas-feiras, quando há desconto de 50% no valor das entradas.

Funcionamento: quinta a segunda-feira, das 12h às 20h; quarta, das 12h às 21h; feriados, das 12h à 20h.

Floralis Genérica

Floraris generica Buenos Aires

A flor de metal abre e fecha

Floralis Genérica é outro famoso ponto turístico de Buenos Aires. Trata-se de uma flor de metal com mais de 20 metros de altura.

A escultura fica na Praça das Nações Unidas. Ela foi construída em aço inoxidável e pesa mais de 18 toneladas. Segundo seu idealizador, Eduardo Catalano, a flor metálica representa não só a flora, mas também todas as espécies do mundo. Suas pétalas abrem e fecham de acordo com o momento do sol, como uma flor de verdade. Por isso, é fascinante!

Cemitério La Recoleta

Sabia que pertinho do Floralis Genérica está o Cemitério La Recoleta? Ele é um dos mais famosos pontos turísticos de Buenos Aires, pois tem inúmeras obras de arte. Além disso, personalidades, como a atrix e ex-primeira dama argentina Evita Perón, foram enterradas lá. Pode ser visitado diariamente, das 8h às 18h.

Funcionamento para visitação: diariamente, das 8h às 18h.

Shopping Pátio Bullrich

Você também pode escolher um passeio um pouco menos mórbido e dar umas voltinhas no Pátio Bullrich. É um shopping supercharmoso, considerado o mais chique de Buenos Aires. Também fica no bairro da Recoleta, por isso é fácil de chegar.

Funcionamento: diariamente, das 10h às 21h.

Praça de San Martín

Praça san martin pontos turísticos de Buenos Aires

Praça San Martin é boa para uma pausa

Buenos Aires é uma cidade muito arborizada, cheia de canteiros verdes, praças e parques. Com a Praça de San Martín, não seria diferente, né? Cercada por árvores e com um gramado extenso, ela é ideal para relaxar depois de uma caminhada.

A praça homenageia José de San Martin, um dos ícones da independência de países sul-americanos, como Argentina, Chile e Peru. Por isso, há um monumento dedicado a ele. A personalidade é considerada pai da nação argentina.

Curiosidade: a praça é cortada pelas principais avenidas da cidade, como as ruas Florida e Santa Fé. Sendo assim, é uma localização estratégica para visitar outros pontos turísticos de Buenos Aires.

#DicaPI: use aplicativos de transporte para se locomover entre os pontos turísticos de Buenos Aires!

Galerias Pacífico

Galerias pacífico o que fazer em Buenos Aires

Galerias Pacífico reúne diversas lojas

O prédio da Galerias Pacífico faz parte da história da cidade. Isso porque já foi propriedade de companhia de trem, museu e até palco de torturas durante a ditadura militar argentina. Em 1989, foi tombado como Patrimônio Histórico e reformado. Hoje é um shopping center repleto de lojas renomadas.

Assim como a parte externa, a parte interna da Galerias Pacífico é linda! No interior, há uma cúpula com 12 pinturas da década de 1940, que são de perder o fôlego.

Funcionamento: diariamente, das 10h às 21h.

Teatro Colón

Um dos grandes pontos turísticos de Buenos Aires, pois o Teatro Colón é a principal casa de ópera da cidade. Sua arquitetura é de arrancar suspiros! Também é famoso por ser considerado um dos 5 melhores teatros do mundo!

Existem visitas guiadas que percorrem toda a extensão do prédio e também mostram parte dos bastidores. Além disso, você pode assistir a alguma apresentação artística.

Programação de visitas guiadas disponível no site oficial do teatro.

#DicaPI: no outro lado do mundo, Moscou também tem teatros incríveis, que mostramos neste roteiro pela capital da Rússia.

Estádio La Bombonera

Estádio La Bombonera Buenos Aires

La Bombonera, estádio do Boca Juniors

La Bombonera é o estádio de futebol do Boca Juniors, um dos principais times argentinos, cuja torcida inclui Diego Maradona.  A arquitetura é o que rendeu seu nome, pois tem a forma parecida com uma caixa de bombom.

Um detalhe bem interessante das arquibancadas é a acústica invejável. Isso porque o barulho dos torcedores fica ainda mais alto, o que ajuda o Boca a pressionar os adversários.

Outro ponto turístico de Buenos Aires é o Museu da Paixão Boquense, que fica no mesmo local do estádio. Por isso mesmo, dá a possibilidade de visitas guiadas no campo e até no vestiário dos jogadores.

Horários e preços das visitas guiadas no site oficial do museu.

Caminito

Caminito ponto turístico de Buenos Aires

Variedade de cores é a marca do Caminito

Assim como o nome diz, o Caminito é realmente um “Pequeno Caminho”, pois a rua tem 150 metros, considerados um museu a céu aberto. Isso porque a atração são as casas coloridas, os cafés charmosos e as lojinhas.

A parte mais curiosa é que o Caminito, famoso pelas cores, ficou assim meio que sem querer. Como região era portuária, as casas eram pintadas apenas com as sobras das tintas dos barcos. Sendo assim, não dava muito para escolher… pegavam a cor que aparecia primeiro e pronto!

Mas nem tudo são flores! Como o Caminito é essencialmente turístico, muitas pessoas tentam vender passeios e serviços. Por isso, tamanha insistência pode incomodar um pouco. Logo, a melhor dica nesses casos é ser educado, mas não dar tanta atenção!

Puerto Madero

Se de um lado tínhamos o colorido do Caminito, do outro temos torres de prédios, restaurantes sofisticados e descolados.

O porto foi construído em 1887 e ficou abandonado por muitos anos. Mas em 1990 começou a restauração dos prédios para uso em residências e comércios. O resultado é surpreendente e mistura história com luxo.

Completamente revitalizada, a área se tornou um dos principais polos gastronômicos da cidade e conta com alguns hotéis 5 estrelas. Por isso, se tornou destaque entre os pontos turísticos de Buenos Aires.

Ponte da Mulher

Ponte da mulher

Ponte da Mulher é cartão-postal de Buenos Aires

Ainda em Puerto Madero, está a Ponte da Mulher, projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava e inaugurada em 2001. Ela tem um design bem moderno e foi inspirada em um casal dançando Tango.

#DicaPI: esse mesmo arquiteto contribuiu com a criação do One World Trade Center, em Nova York.

Fragata Sarmiento

Ancorado perto da Ponte da Mulher, está o Fragata Sarmiento. O navio, construído em 1898 para ser um navio-escola (o primeiro da Argentina), foi restaurado e transformado em museu náutico.

É possível visitar o navio para ver de perto toda essa história. Para tanto, consulte no local a taxa e o horário de funcionamento. Quando fomos, estava aberto diariamente, das 10h às 19h, e a entrada custava 2 ARS.

Cassino Buenos Aires

Este ponto turístico de Buenos Aires, também em Puerto Madero, agrada aos apaixonados por apostas ou apenas curiosos.

O Cassino Buenos Aires funciona em dois navios superluxuosos, que contam com quase 100 mesas de jogos. O interior abriga, além das mesas para jogos, restaurantes e um local para compras, o Diamond Shopping.

Funcionamento: diariamente, 24 horas. Entrada grátis!

Reserva Ecológica Costanera Sur

Um local para relaxar e passear. São 360 hectares de espaço verde que abrigam mais de 300 espécies de pássaros.

Funcionamento: diariamente, das 8h às 18h. Entrada gratuita!

Museu Fortabat

Os apaixonados por arte podem conhecer a coleção particular da empresária Amalia Lacroze de Fortabat, no Museu Fortabat. O projeto moderno e clean reúne mais de 400 peças de artistas locais e internacionais.

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 12h às 20h. Entrada: 100 ARS.

#DicaPI: sabia só a carteira de identidade basta para entrar em Buenos Aires? Mas ainda assim, recomendamos que tire o seu passaporte, pois é bem fácil!

Livraria El Ateneo

Livraria El Ateneo

Livraria El Ateneo, uma das mais bonitas do país

É na avenida Santa Fé que fica a El Ateneo, considerada uma das livrarias mais belas do mundo. E ela não ganhou esse título à toa! Afinal, está em um prédio lindíssimo, que foi projetado e usado como teatro por anos.

A livraria recebeu nomes importantes, como o mais famoso cantor de tango do mundo, Carlos Gardel. Por essas e outras é que se consolidou como ponto turístico de Buenos Aires. Então, mesmo que você não leia um livrinho sequer por ano, vale a visita!

Funcionamento: segunda a quinta, 9h às 22h; sexta e sábado, das 9h às 0h; domingo, 12h às 22h.

Obelisco de Buenos Aires

Obelisco pontos turísticos de Buenos Aires

Ao fundo, o famoso Obelisco de Buenos Aires

Aquele lugar icônico, localizado na região central da cidade. Obrigatório conferir e praticamente impossível não se deparar com ele durante a viagem.

O Obelisco foi construído em comemoração aos 400 anos de Buenos Aires. Até a escolha do local foi estratégica, pois fica onde era uma igreja. Mas não é qualquer uma: é aonde a bandeira da Argentina foi hasteada pela primeira vez.

Buenos Aires Design

O Buenos Aires Design é um shopping especializado em artigos de design, localizado em Recoleta. Apesar de não ser muito grande, reúne lojas bacanas e cheias de objetos interessantes.

Por isso, você consegue encontrar lembrancinhas mais autênticas/criativas ou até algo para decorar a sua casa. Há opções para todos os gostos e bolsos!

Funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 21h e domingo, 12h às 21h.

#DicaPI: nesse mesmo shopping, encontramos um excelente restaurante para comer empanadas, prato típico da Argentina.

Jardim Japonês

Jardim japonês de Buenos Aires

Pedaço do Japão na Argentina

O Jardim Japonês de Buenos Aires está aberto desde a década de 1960 e é inspirado, adivinhe, no estilo de qual país? Tudo por lá é harmônico, das formas às cores. Excelente local para apreciar o entorno e relaxar um pouco.

Esse pedaço do Japão dentro da Argentina é um procurado ponto turístico de Buenos Aires.

Funcionamento: diariamente, das 10h às 18h; a entrada custa 120 ARS.

#DicaPI: outro local que traz a cultura oriental para o Ocidente é o templo budista de Gramado. Você conhece?

El Rosedal

Pense em um lugar que tem mais de 8 mil rosas! Pronto, você está no El Rosedal. São mais de 90 espécies diferentes, o que dá um show de cores e formas digno de apreciar nesse ponto turístico de Buenos Aires.

Funcionamento: no verão (22/11 a 21/4), das 8h às 20h; no inverno (22/4 a 21/11), das 8h às 18h. Entrada gratuita!

#DicaPI: você gosta de apreciar a beleza das flores? Se sim, confira o passeio pelos jardins de tulipas em Amsterdam!

Arcos del Rosedal

Pertinho do parque El Rosedal, estão os Arcos del Rosedal, um complexo gastronômico novinho que vem ganhando importância na cidade. Por lá, são vários os restaurantes de diferentes estilos.

Além da variedade de pratos, chama a atenção o fato de os restaurantes ficarem embaixo de uma linha de trem. Isso porque os “arcos” estão em pleno funcionamento para o transporte na cidade.

Funcionamento: domingo a quinta-feira, das 8h às 0h; sexta e sábado, das 8h às 1h.

#DicaPI: neste post com dicas de viagem para Buenos Aires, falamos sobre o transporte na cidade!

Jardim Botânico de Buenos Aires

Jardim botânico o que fazer em Buenos Aires

Jardim Botânico de Buenos Aires

É um dos mais belos pontos turísticos da capital argentina, pois reúne plantas do mundo inteiro. Tamanha variedade propicia um espetáculo visual, fora o clima mais fresco, em comparação com a cidade.

Na nossa opinião, o Jardim Botânico de Buenos Aires é desses passeios imperdíveis! Ainda mais se você quiser descansar no meio da tarde ou estiver com crianças.

Funcionamento: quarta a sexta-feira, das 8h às 18h45; sábado e domingo, das 9h30 às 18h45. Entrada gratuita!

Show de tango

Para quem visita Buenos Aires pela primeira vez é imprescindível conferir ao menos um show de tango.

O local mais famoso é o Señor Tango, seguido pelo Tango Porteño e o Madero Tango. Algumas apresentações incluem no preço o jantar e o show. Também há alternativas VIP, com direito a cardápios de nível superior.

Desse modo, recomendamos que consulte estas sugestões para encontrar a que mais agrada você.

Thelonious Club

Nem só de tango vive Buenos Aires! Sendo assim, que tal encerrar o seu dia com um belo jazz? Uma ótima opção é o Thelonious Club.

Como esse clube tem programação variada e costuma encher, a dica é consultar o site oficial e fazer a sua reserva.

#DicaPI: impossível falar em jazz sem se lembrar da vida noturna em Nova York, repleta de opções para curtir!

Estádio Monumental de Núñez

A casa do River Plate, principal rival do Boca Juniors, é o Estádio Monumental. E assim como o La Bombonera, o campo tem um museu, que além das exposições, oferece visita guiada pelo estádio.

Um dos fatos que torna este um ponto turístico de Buenos Aires é ter sediado a final da Copa do Mundo de 1978. Na ocasião, a Argentina ganhou da Holanda por 3 a 1, conquistando seu primeiro título mundial.

Consulte no site oficial do River Plate os horários e modalidades de visita, afinal a programação tende a mudar em dias de jogo.

#DicaPI: a abundância de pontos turísticos e a facilidade de viajar fazem desta uma ótima opção de primeira viagem internacional.

Tigre

Rio Tigre perto de Buenos Aires

Delta do Rio Tigre, próximo a Buenos Aires

Este passeio foge da capital, mas ainda assim se considera um ponto turístico de Buenos Aires e região.

Localizada na Grande Buenos Aires, Tigre é uma cidade que fica a 30 km da capital. É acessível por barco (Puerto Madero), ônibus (Retiro) ou de trem (Estação Retiro). Sendo assim, você pode tanto ir por conta própria quanto contratar uma agência para visitação guiada.

Seja qual for sua escolha, o passeio é uma ótima oportunidade para relaxar e apreciar a paisagem. O mais legal é o contraste com o cenário urbano de Buenos Aires.

La Plata

A 70 km de Buenos Aires, La Plata tem arquitetura diferenciada, é rica em cultura. Entre suas atrações, estão o Museu de Ciências Naturais e a República de los Niños, parque que inspirou o Walt Disney World.

Novamente, você pode optar pela visita por sua conta, saindo de ônibus ou trem. Mas se quiser comodidade, agências de turismo vendem passeios de Buenos Aires para La Prata.

Visitando os pontos turísticos de Buenos Aires

Para conhecer esses e outros pontos turísticos de Buenos Aires, você precisa… viajar para lá! E até nisso podemos ajudar te mostrando como comprar passagem aérea barata para a Argentina.

O Passagens Imperdíveis divulga promoções de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais, inclusive Buenos Aires. Para ficar sabendo dos descontos em tempo real, é bem fácil.

Siga a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e baixe o aplicativo gratuito. Assim, você receberá notificações e conseguirá aproveitar a passagens aéreas promocionais antes que acabem!