PI Informa: notícias sobre turismo #24

fernando-noronha-aviao

Fernando de Noronha é um dos destinos mais procurados pelos turistas | Foto: Passagens Imperdíveis

Selecionamos algumas notícias relevantes sobre turismo para você se inspirar, planejar e organizar a sua próxima viagem!

Fernando de Noronha: taxa de preservação ambiental passa a ser paga somente pela internet

A partir do mês de agosto, a taxa de preservação ambiental (TPA), paga por turistas que visitam Fernando de Noronha, só poderá ser emitida pela internet  por meio do site oficial da Administração de Noronha. O valor é de R$ 92,89 por dia de permanência na ilha.

Até o mês de julho, era possível realizar o pagamento também no aeroporto, no momento do desembarque.

A mudança tem como principal objetivo agilizar a entrada dos visitantes e proporcionar comodidade e melhoria no processo de pagamento.

Veja mais: Dicas de Fernando de Noronha

Latam irá reforçar a fiscalização de peso da bagagem de mão

A Latam irá checar, de forma mais rigorosa, se a mala levada na cabine pelos viajantes está dentro do padrão de gratuidade. De acordo com as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o passageiro com destino ou origem no Brasil, tem direito de levar a bordo uma mala de mão com limite de peso de 10 kg para voos nacionais e internacionais.

Caso seja avaliado que a bagagem ultrapasse as medidas e o peso, a cia. área poderá solicitar que o viajante despache a mala e faça o pagamento da taxa referente a esse serviço.

#DicaPI: atente-se às regras de bagagem de mão antes de realizar a sua viagem

Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, terá restrição de voos

A partir do dia 2 de janeiro de 2024, o Aeroporto Santos Dumont só irá operar voos domésticos de aeroportos com distância máxima de 400 km de seu destino ou origem. A nova regra está na resolução publicada pelo governo no dia 10 de agosto.

Com isso, o aeroporto central carioca terá pousos e decolagens apenas de e para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A medida exclui a interação com aeroportos internacionais como Guarulhos (SP) e Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo o Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, Brasília poderá ser incluída na lista, apesar de estar fora do perímetro da resolução.

Conforme as autoridades, a mudança tem o objetivo de retomar o movimento no Galeão, que nos últimos anos recebeu 6 milhões de passageiros. A capacidade do aeroporto, localizado na Ilha do Governador, é de mais de 30 milhões de pessoas. Além disso, serão realizadas obras na pista com a implantação de áreas de escape.