Selecionamos algumas notícias relevantes sobre turismo para você se inspirar, planejar e organizar a sua próxima viagem!
Divulgada a lista atualizada dos passaportes mais poderosos do mundo
O ranking dos passaportes mais poderosos do mundo, divulgado em julho pela consultoria de imigração Henley & Partners, apresenta Singapura no topo da lista.
O Japão, que esteve na 1ª posição durante 5 anos, caiu para o 3º lugar. O Brasil aparece na 19ª posição, aceito em 169 países sem a necessidade de apresentar visto.
A classificação leva em conta a relação diplomática entre os países. O índice contabiliza 199 passaportes e a sua interação com 227 destinos de viagem. Ou seja, quanto maior o número de destinos sem a necessidade de visto um país pode acessar, maior é o seu poder.
Veja o top 10 do ranking:
- Singapura: aceito em 192 países
- Alemanha, Espanha e Itália: aceito em 190 países
- Áustria, Coreia do Sul, Finlândia, Japão, França, Luxemburgo e Suécia: aceito em 189 países
- Dinamarca, Irlanda, Países Baixos, e Reino Unido: aceito em 188 países
- Bélgica, Noruega, República Tcheca, Malta, Nova Zelândia, Portugal e Suíça: aceito em 187 países
- Austrália, Hungria e Polônia: aceito em 186 países
- Canadá e Grécia: aceito em 185 países
- Estados Unidos e Lituânia: aceito em 184 países
- Eslováquia, Eslovênia e Letônia: aceito em 183 países
- Estônia e Islândia: aceito em 182 países
Veja o passo a passo para tirar o passaporte brasileiro
Ministério da Saúde atualiza emissão do certificado de vacinação contra a febre amarela
Viajantes que receberam a vacina contra a febre amarela em 2023 e que precisam emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) devem providenciar o documento por meio do aplicativo ConecteSus.
A partir de agora, a Vigilância em Saúde deixa de emitir a certificação física e passa a entregar o documento apenas de forma digital.
Para quem se vacinou antes de 2023, a recomendação é solicitar o certificado diretamente no site do governo. É necessário ter digitalizado o cartão de vacinação para anexar ao pedido.
Sorvetes brasileiros de Açaí e Tapioca estão entre os melhores do mundo
O Brasil é destaque na lista da Tastle Atlas na classificação dos 100 sabores de sorvetes mais icônicos do mundo. A plataforma é uma enciclopédia internacional que cataloga pratos tradicionais e restaurantes ao redor do mundo.
Em Belém do Pará, o sorvete de açaí da tradicional Sorveteria Cairu aparece no ranking como um dos sabores únicos da região. Utilizando frutas nativas da Amazônia, o estabelecimento, inaugurado em 1964, oferece um sorvete que equilibra doçura e acidez.
Outro representante tipicamente brasileiro é o sorvete de tapioca da Sorveteria da Ribeira, fundada em Salvador, em 1931. O sabor inigualável do sorvete é uma combinação de farinha autêntica de tapioca com gelato cremoso.
Confira a lista completa dos 100 sabores de sorvetes mais icônicos do mundo