Estamos de volta com muito entusiasmo para iniciar o ano com as principais novidades e destaques do mundo do turismo. O PI Informa, o seu quadro semanal de informações sobre viagens, voltou para trazer um resumo do que encontramos de mais relevante. Confira:
Arábia Saudita vai criar empresa focada em ecoturismo e complexo do tamanho de 180 campos de futebol
O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF, na sigla em inglês) está desenvolvendo uma empresa para realizar projetos de agro e ecoturismo no país, a “Dan Company”.
Serão desenvolvidos projetos turísticos em torno de cidades sauditas com paisagens naturais e agrícolas, além de promover experiências que coloquem o turista em contato direto com a cultura local, incluindo artes, artesanato, culinária e cultura local.
De acordo com a empresa, o projeto será realizado junto de comunidades locais e serão concedidas franquias a agricultores e operadores de alojamentos turísticos que receberão a formação e o conhecimento necessário para iniciar e construir as suas próprias instalações.
Paraíba deve ter 13 novos roteiros a partir de 2024
A partir desse ano, a Paraíba deve ganhar novos destinos turísticos espalhados pelo interior do estado. Ao todo, são 13 roteiros que estão em fase de preparação, com ações voltadas à elaboração de atrativos e capacitação para os empreendedores. As atividades são realizadas pelo Sebrae-PB com parceiros e integram o programa nacional Agente de Roteiros Turísticos.
Parque Nacional do Iguaçu recebe 1.83 milhão de visitantes em 2023
O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, recebeu 1.833.398 visitantes de janeiro a dezembro de 2023. Foram ao todo 1.068.080 brasileiros e 765.318 estrangeiros. Comparando a 2022, quando foi contemplada por 1.434.308 pessoas, a unidade de conservação aumentou 28% sua visitação. Em relação a 2019, melhor ano da história, com 2.020.358 visitantes, o parque recuperou 91% do total.
Que tal ir conhecer o Parque? Reserve seu passeio agora mesmo!
Veneza promove medidas contra turismo predatório em 2024
Ao longo de 2024, a cidade de Veneza, na Itália, colocará em prática novas medidas para proteger o seu patrimônio cultural e histórico do turismo predatório. Uma das normas será o controle do número de pessoas presentes em excursões que circulam pelos pontos turísticos de Veneza. Ao todo, elas poderão ser compostas por 25 indivíduos.
As autoridades municipais disseram ainda que a utilização de microfones e alto-falantes em excursões também vai ser proibida no centro histórico. A medida também valerá para as ilhas Murano, Burano e Torcello.
Por fim, a revolução dos regulamentos de Veneza também será marcada pelo início da cobrança experimental de uma taxa de acesso para viajantes que fazem “bate e volta” no centro histórico. A iniciativa será testada em 29 dias durante 2024, começando pelo período entre 25 de abril e 5 de maio.
Louis Vuitton abrirá seu primeiro hotel de luxo em Paris até 2026
A Louis Vuitton abrirá um hotel de luxo na Champs-Elysées, no número 103, em um prédio que a Dior, também parte do grupo LVMH, havia anunciado anteriormente que seria sua sede e endereço da nova superloja.
A LV se mudará para o prédio gigante, enquanto a Dior poderá assumir a gigante boutique existente da Vuitton no número 101 da Champs Elysées, de acordo com fontes do setor em Paris.
A mudança de tática ocorreu após algumas políticas internas e na sequência da nomeação em fevereiro de Pietro Beccari como CEO da Louis Vuitton. Em seu cargo anterior como CEO da Dior, Beccari supervisionou uma enorme reforma da histórica flagship Dior na vizinha Avenue Montaigne.
O empreendimento de 6 mil m² está programado para ser inaugurado em 2026 e por enquanto é mantido em segredo dentro de uma versão gigante dos famosos baús da grife.
Avianca e Azul lideram ranking de empresas aéreas mais pontuais do mundo
A Avianca foi a companhia aérea que menos atrasou voos em 2023, de acordo com levantamento global feito pela Cirium, empresa de análise de aviação. A pesquisa, que usa dados de mais de 35 milhões de rotas por ano, considera como pontuais os voos que chegam dentro de um intervalo de 15 minutos do horário programado.
Segundo o ranking, a Avianca foi pontual em 85,73% de seus 213 mil voos realizados em 2023. Em segundo lugar, aparece a Azul, com 85,51% de pontualidade em seus 310 mil voos. Das empresas de grande porte, a Delta é a mais pontual, com índice de 84,72% e mais de 1,6 milhão de voos realizados no ano passado.
Governo brasileiro adia exigência de visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália; entenda
Os vistos seriam cobrados a partir de 10 de janeiro, no entanto, a medida foi negociada após pressão de empresários e agentes do setor do turismo, que argumentam que o documento burocratiza e limita a intenção da viagem do público estrangeiro ao Brasil. A nova data ainda não foi informada, mas a previsão é para o mês de abril, após o verão.
Segundo MTur, verão de 2024 terá maior oferta de voos domésticos
A alta temporada brasileira em 2024 vai contar com um número maior de oferta de voos: Azul e LATAM terão 5,7 mil viagens extras, enquanto a Gol completará quase 21 mil operações em janeiro.
A LATAM organizou três mil voos extras para todo o mês de janeiro. Os destaques são para os estados da Bahia (562 voos extras), Santa Catarina (538), Brasília-DF (532), Ceará (240) e Pernambuco (234). O objetivo é atender os cerca de 7,3 milhões de passageiros que a companhia espera transportar, uma alta de 17% ante o mesmo período de 2022/2023.
Já a Azul Linhas Aéreas realizará 2,7 mil voos extras até o início de fevereiro, sendo 52% das viagens na região Nordeste (1.419). As frequências que sobressaem ficam por conta das conexões de Campinas-SP e Fortaleza (174 voos extras), de Recife-PE a João Pessoa-PB (172) e de Campinas-SP para Maceió-AL (9112). Já o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte-MG, terá novas rotas rumo a Santarém (PA), Navegantes (SC) e Foz do Iguaçu (PR).
Por fim, a GOL vai operar 20,8 mil voos somente em janeiro, um aumento de 11% na comparação com outubro deste ano. As principais conexões serão entre o estado de São Paulo e as cidades de Salvador, Recife, Maceió e Ilhéus (BA); de Porto Seguro (BA) e de Fortaleza para São Paulo e de Belo Horizonte rumo a Salvador, bem como viagens entre Buenos Aires (Argentina), Florianópolis e Rio de Janeiro e Brasília-Miami, nos Estados Unidos.
Fernando de Noronha tem tarifa reajustada para os turistas
A TPA (Taxa de Preservação Ambiental) cobrada a turistas que visitam Fernando de Noronha aumentou de R$92,89 para R$97,16 por dia. O reajuste passou a valer na 2ª feira (1º de janeiro de 2024). A tarifa é reajustada anualmente. Segundo a administração da ilha, a atualização considera a variação acumulada IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
O valor da TPA é cobrado de forma individual e varia conforme o tempo de permanência na ilha.
Essas foram as principais notícias de turismo da semana. Na próxima sexta-feira voltamos com muito mais informações para você. Desejamos a você um excelente final de semana!