Se ainda não desvendamos todos os mistérios da antiga capital Inca, ao menos descobrimos os segredos sobre onde ficar em Cusco! Então siga com a gente e confira estas dicas de localização e sugestões de hotéis de diferentes estilos e faixas de preço.
Também filmamos 2 dos hotéis testados. Assista ao vídeo publicado em nosso canal do YouTube!
Quer ir direto a algum trecho?
#DicaPI: entenda como funciona o Booking.com, site para reservar hotéis!
Região onde ficar em Cusco
Situada a 3.400 metros de altitude, Cusco oferece certa dificuldade de respiração para os visitantes. Isso porque, no caso dos brasileiros, por exemplo, não estamos acostumados com lugares tão altos. Para se ter ideia, nossa recordista – Campos do Jordão – está a 1.628 metros, quase metade da peruana.
Desse modo, fica evidente que, ao escolher onde ficar em Cusco, deve-se priorizar hospedagens próximas de pontos estratégicos. A lógica é simples: quanto menos precisar andar, menos esforço físico se faz e mais energia sobra para curtir as atrações de Cusco.
Logo, ainda nessa linha, o melhor lugar onde ficar em Cusco é a Plaza de Armas, porque ao redor dela estão todos os pontos de interesse. Entre eles: agências de turismo, restaurantes, casas de câmbio, lojas de artesanato, bilheterias do trem para Machu Picchu, etc.
De fato, a Plaza de Armas é o centro turístico de Cusco, portanto só vale a pena se hospedar longe dela em uma hipótese. Após ir a Machu Picchu, caso passe a noite em Cusco para embarcar no outro dia cedo, escolha um hotel próximo ao aeroporto, o que evitará trânsito.
#DicaPI: notou que informações simples fazem toda a diferença para você viajar melhor? Veja mais algumas dicas práticas de turismo no Peru, como moeda, transporte, cultura, etc.!
Hotéis em Cusco
Não se pode negar: Cusco lembra um pouco a cidade de Ouro Preto, e assim como a mineira, a peruana tem desde hotéis mais simples até os 5 estrelas. Em praticamente todos os casos, predomina um estilo meio colonial, rústico, mas com todo o conforto.
Inkaterra
Aliada ao alto conforto, a decoração desse hotel se destaca. Isso porque combina elementos espanhóis e incas, em acabamentos de cores vivas e formas vibrantes.
Nesse lugar onde ficar em Cusco, você se sentirá viajando no tempo, mas sem deixar para trás a comodidades do mundo moderno. Entre elas, café da manhã incluído, Wi-Fi grátis e proximidade da Plaza de Armas.
Consulte preços e disponibilidade de diárias
Amaru Colonial
Em relação às outras opções de onde ficar em Cusco apresentadas, esse hotel é o mais barato. Mas isso não o coloca num plano inferior, já que a experiência dele se assemelha a uma pousada com pegada rústica e romântica. Dessa maneira, vale considerá-lo apenas se você gosta desse estilo. Então, se não for seu caso, provavelmente não gostará.
A hospedagem aqui inclui café da manhã e Wi-Fi. Outra comodidade é o chá de coca, disponível gratuitamente na recepção, para aliviar eventuais efeitos da altitude. Em nossa estadia nesse hotel, achamos o atendimento apenas razoável, portanto indicamos com certa ressalva.
Consulte preços e disponibilidade de diárias
JW Marriot Convento
Embora a arquitetura remeta aos antigos conventos locais, as instalações desse hotel em Cusco são moderníssimas. Dentro do quarto, você mal se lembrará de que está numa cidade histórica. Portanto, uma opção para quem não gosta ou não liga para o estilo rústico, explorado só nas instalações comuns do prédio.
O café da manhã está incluído na hospedagem, mas o Wi-Fi no quarto, não. Por isso, o acesso à internet gratuito se dá nas áreas comuns, caso contrário, deve-se pagar uma taxa extra.
Consulte preços e disponibilidade de diárias
Palácio Del Inka
Esta opção de onde ficar em Cusco balanceia os estilos colonial e moderno. Sendo assim, ao mesmo tempo que você desfrutará de um ambiente mais “clean” nos quartos, desfrutará de elementos históricos na arquitetura das áreas comuns. Tanto que um dos programas gratuitos é o tour pelas instalações antigas do hotel.
A hospedagem inclui, entre outras comodidades, café da manhã, Wi-Fi no pátio e nos quartos e aulas de pisco sour (bebida típica da culinária peruana). Por uma taxa extra, você pode usar a academia e a piscina coberta do local.
Consulte preços e disponibilidade de diárias
Novotel Cusco
Ideal se você quer fugir do tradicional estilo rústico da maioria dos hotéis de Cusco, mas se manter bem localizado na cidade. Isso porque o Novotel, apesar de instalado num prédio do século 16, tem infraestrutura digna do século 21, tanto nos quartos quanto na área comum.
Além do café da manhã e Wi-Fi incluídos na hospedagem, você pode desfrutar de bons momentos no pátio coberto com teto de vidro ou do terraço com vista da cidade. Assim, mesmo nos dias de chuva (de outubro a março), aproveitará, de algum modo, sua estadia em Cusco.
Consulte preços e disponibilidade das diárias
Amaru Inca
Conforto, localização estratégica e charme são algumas das características que marcam esse hotel onde ficar em Cusco. Situado a 2 quarteirões da Plaza de Armas, possibilita acesso caminhando às principais atrações da área turísticas cusquenha.
Dispõe de Wi-Fi, café da manhã, chás (inclusive de coca) e aquecedores nos quartos. Alguns quartos do andar superior oferecem vista para a Plaza de Armas, tornando a experiência de hospedagem ainda mais agradável.
Consulte preços e disponibilidade das diárias
Agustos Cusco
Esse charmoso hotel em Cusco fica mais próximo do aeroporto, portanto afastado da Plaza de Armas. Por isso, se encaixa na exceção à regra de ficar próximo a esse ponto estratégico.
Embora ofereça café da manhã e Wi-Fi gratuitos e tenha quartos confortáveis, só recomendamos ficar aqui caso vá passar só 1 noite e pegar voo bem cedo no dia seguinte. Tal cenário é possível, por exemplo, quando você voltar de Machu Picchu para Cusco.
Explicamos o porquê: mesmo sendo uma cidade pequena, Cusco tem o trânsito bem intenso e engarrafado. Logo, em nome de uns minutos a mais de sono (e tranquilidade no percurso), justifica mudar de hotel no contexto descrito acima.
Consulte preços e disponibilidade de diárias
Mapa de hotéis em Cusco
Para você ter noção visual de todas as dicas de hospedagem em Cusco citadas, visualize este mapa. Assim, terá parâmetros extras para tomar sua decisão com segurança!
Dica extra: ao comprar na passagem aérea barata para o Peru, você poderá caprichar ainda mais na hospedagem. Para tanto, siga o Passagens Imperdíveis nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e baixe o aplicativo gratuito.
Você receberá notificações de passagens aéreas promocionais para destinos no Brasil e no mundo, inclusive Cusco. Como compartilhamos os descontos em tempo real, você conseguirá aproveitá-los antes que acabem na cia. aérea!
Mais dicas de viagem ao Peru
Siga planejando sua viagem com a nossa coletânea de dicas de viagem ao Peru:
Peru
- Turismo no Peru: o que você deve saber antes da viagem
- Quanto custa viajar para o Peru: veja os gastos dia a dia
- Voar de LATAM para Lima: como é a experiência?
Lima
- O que fazer em Lima: atrações para roteiros de 1 a 3 dias
- Onde ficar em Lima: bairros e hotéis para diferentes gostos
- 10 restaurantes em Lima para lanche, refeição e happy hour
- Gastronomia peruana: 5 restaurantes para degustar em Lima
Cusco
- O que fazer em Cusco: atrações na cidade e arredores
- Boleto turístico de Cusco: tudo o que você precisa saber
- Como funciona e o que esperar do tour no Valle Sagrado dos Incas
- Onde comer em Cusco? 5 dicas para diferentes gostos e bolsos
- Como é o voo de Lima para Cusco na low cost Viva Air
Machu Picchu