A Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou na terça-feira, 1º de junho o uso emergencial da Coronavac, vacina desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac Biotech. O imunizante, sexto a receber essa aprovação pela entidade, tem sido amplamente utilizado no Brasil, produzido no Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês.
Com a aprovação da Coronavac pela OMS, a vacina pode ser comprada e incorporada ao consórcio Covax Facility.
A aprovação da Coronavac ainda pode facilitar a entrada de brasileiros na Europa. Isso porque o Velho Continente tem trabalhado em protocolos para receber turistas de outras partes do mundo, e um dos critérios seria estar completamente imunizado com vacina aprovada na Europa ou pela OMS, caso que enquadraria a boa parte dos brasileiros vacinados com Coronavac.
Resultados
A OMS considerou dados de eficácia da vacina que mostraram que ela preveniu casos assintomáticos de Covid em 51% dos vacinados e casos graves da doença em 100% da população estudada. As taxas correspondem às divulgadas pelo Instituto Butantan em janeiro.
Com base nas evidências disponíveis, a entidade recomendou a vacina para uso em adultos de 18 anos ou mais, em um esquema de duas doses com um espaçamento de duas a quatro semanas.
A OMS afirmou que a vacina “atende aos padrões internacionais de segurança, eficácia e de fabricação”, e que “seus requisitos de armazenamento fáceis a tornam muito gerenciável e particularmente adequada para cenários de poucos recursos.
#DicaPI: acompanhe a retomada do turismo no Brasil e no mundo!
Encontre passagens aéreas baratas
O Passagens Imperdíveis divulga promoções de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais. Para receber alertas de promoções de passagens aéreas em tempo real:
- Baixe o aplicativo gratuito
- Pesquise em nossa lista de promoções de passagens aéreas
- Siga a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter)
Desse modo, você conseguirá aproveitar as promoções antes que acabem!