O que fazer em Ottawa: 12 pontos turísticos para conhecer

Vai passar uns dias na capital canadense e quer montar um roteiro? Que bom, pois aqui você encontrará diversas sugestões de o que fazer em Ottawa! Assim, listamos exatamente 12 pontos turísticos para você visitar e curtir a sua viagem.

#DicaPI: para o seu planejamento ficar ainda mais detalhado, siga estas dicas práticas de Ottawa.

Roteiro em Ottawa de 2 dias – resumido

Para você se organizar rapidamente, veja esta sugestão de roteiro de 2 dias em Ottawa:

Dia 1

  • National War Memorial
  • Fairmont Château Laurier
  • Parliament Hill
  • The Famous Five
  • Centennial Flame
  • Ottawa River
  • Canadian Museum of History
  • Catedral de Notre-Dame
  • Somerset Street

Dia 2

  • Byward Market
  • Rockcliffe Manor Park
  • Rideau Canal (no inverno, se transforma numa pista de patinação no gelo)
  • National Gallery of Canada
  • Zone Maison (compras de souvenirs)

Os pontos turísticos de Ottawa ficam bem próximos uns dos outros. Por isso, este é um roteiro simples de executar! A seguir, você vê mais detalhes sobre cada atração da capital do Canadá.

#DicaPI: veja também quanto custa viajar para o Canadá!

O que fazer em Ottawa?

São parques, monumentos, museus, locais históricos e eventos. Assim, a variedade de pontos turísticos de Ottawa surpreende, pois agrada diferentes estilos de viajantes. Desde quem está sozinho até quem viaja com crianças!

#DicaPI: não tem companhia para viajar? Então, conheça histórias inspiradoras de viajantes solo!

National War Memorial

national war memorial ottawa canada

National War Memorial | Foto: Passagens Imperdíveis

Esse monumento homenageia os veteranos de guerra do Canadá. A princípio, se voltava apenas aos soldados da Primeira Guerra Mundial. Mas, com o tempo, passou a abranger os canadenses envolvidos em outros conflitos mundo afora.

Na parte inferior do monumento, estão representados os soldados. Já na parte superior, há 2 figuras, que significam a paz e a liberdade.

Das 9h às 17h, de hora em hora, se realiza uma pequena cerimônia de troca de guarda. Assim, contemplar a bravura de quem lutou nas guerras é uma das opções de o que fazer em Ottawa!

Fairmont Château Laurier

hotel fairmount chateau larier ottawa canada

Luxuoso hotel Fairmount | Foto: Passagens Imperdíveis

O Fairmont Château Laurier é um dos hotéis mais luxuosos e tradicionais do Canadá. Localizado ao lado do National War Memorial, existe desde 1912. Assim, a beleza da arquitetura, em forma de castelo, é o que chama a atenção.

Se, para você, observar de longe não basta. Por que não passar ao menos uma noite no local? Ostentar também é uma alternativa de o que fazer em Ottawa!

Parliament Hill

parliament hill ottawa canada

Imponente prédio do parlamento canadense | Foto: Passagens Imperdíveis

No Parliament Hill é onde estão os prédios do parlamento e sede do governo nacional. Esses belos edifícios são inspirados nas construções oficiais de Londres, mostradas em nosso roteiro de 5 dias na capital inglesa.

É ali que a vida política do Canadá acontece. Todos os prédios possuem visita guiada – que é grátis –, inclusive quando os deputados e senadores estão trabalhando. Confira a programação no site oficial.

Ainda nessa região, você encontrará, entre outras esculturas, a The Famous Five. Assim, ela representa 5 mulheres canadenses que mudaram a história do país ao lutarem pelos direitos femininos. Isso porque, até 1929, sob o ponto de vista legal, mulheres não eram consideradas “pessoas” no país.

Centennial Flame

A Centennial Flam (chama do centenário), que fica bem em frente ao prédio do Parlamento, foi acesa em 1967, em comemoração dos 100 primeiros anos da Confederação do Canadá.

Há um espelho d’água logo abaixo da Centennial Flame, mesmo assim ele nunca congela por causa do fogo… nem mesmo durante o rigoroso inverno canadense.

#DicaPI: por falar em neve, confira estes lugares frios para viajar na América do Sul, com opções até para esquiar!

Canadian Museum of History

museu canadense de historia ottawa canada

Canadian Museum of History | Foto: Passagens Imperdíveis

Visitar museus também é algo para fazer em Ottawa, e o Canadian Museum of History está aí para provar isso.

#PIInforma: os valores e cotações citados correspondem à época da edição do texto, em abril de 2019, e têm como objetivo servir como referência. Assim, quando programar a sua viagem, cheque os números atualizados nos sites oficiais. A cotação considerada é C$ 1 = R$ 2,93.

O museu é bastante tecnológico e tem uma parte inteira voltada para as crianças – papais viajantes agradecem. A entrada em 2020 é gratuita durante todo o verão canadense (junho a agosto).

No centro do museu, existe um jardim zen, ou melhor, um lugar voltado para a prática de meditação. Também há restaurantes e cafeteria, lojinhas.

A agenda de funcionamento é repleta de exceções e detalhes, por isso recomendamos consultar no site oficial do museu. Aqui vai um resumo:

  • De setembro a abril: segunda a quarta, das 9h30 às 17h, quinta, das 9h30 às 20h, sexta a domingo, das 9h30 às 17h
  • De abril a junho: segunda a quarta, das 9h às 17h, quinta, das 9h às 20h, sexta a domingo, das 9h às 17h
  • De junho a setembro: segunda a quarta, das 9h às 18h; quinta, das 9h às 20h; sexta e domingo, das 9h às 18h

Catedral de Notre-Dame

notre dame ottawa canada

Dentro da Notre-Dame de Ottawa | Foto: Passagens Imperdíveis

Construída em 1841,a Catedral de Notre-Dame fica bem próxima aos prédios do parlamento e em frente ao Museu de Belas Artes do Canadá. Assim, é a igreja mais antiga de Ottawa e também a maior da capital canadense. Linda, linda, linda!

Nos meses de verão, entre junho e setembro, há visitas guiadas gratuitas, porém informais. Já ao longo do ano, é necessário agendar o tour, cujo valor da taxa não consta na página da igreja. Mais informações disponíveis no site oficial da catedral.

Funcionamento:

  • De novembro a abril: segunda, das 11h30 às 18h, terça a sexta, das 10h às 18h, sábado, das 14h às 18h, domingo, das 8h às 20h30. 
  • De maio a outubro: segunda, das 11h30 às 18h; terça a sábado, das 9h às 18h, domingo, das 8h às 20h30. 

Somerset Street

A Somerset Street faz parte das áreas LGBTTQ+ de Ottawa. No Canadá, os direitos dessa comunidade estão entre os mais avançados do mundo. Assim, um exemplo é o fato de casamentos entre pessoas do mesmo sexo serem reconhecidos desde 2006.

Nos entornos dessa rua, se localizam diversos bares, boates e restaurantes populares entre o público LGBTTQ+. Entre eles, o T’s Pub.

ByWard Market

byward market

Byward Market | Foto: Passagens Imperdíveis

O entorno do ByWard Market é um dos melhores lugares para se hospedar na cidade. Isso porque boa parte das opções de o que fazer em Ottawa fica a próxima da região, acessível a pé.

Por sua vez, o ByWard Market oferece restaurantes das mais variadas cozinhas: indiana, francesa, tailandesa e por aí vai! Por fim, também há lojas de lembrancinhas e artesanato.

Funcionamento: diariamente, das 10h às 20h.

Rockcliffe Manor Park

A Rockcliffe é uma região criada como uma comunidade independente em 1926.  E só em 2001 – 75 anos mais tarde – que ela foi anexada a Ottawa.

Vale a pena tirar uma tarde para andar pela área e admirar as belíssimas paisagens. Sim, contemplar as casinhas sem muro, as árvores nativas e as margens do rio Ottawa. Então, é como estar num cenário de filme ou série antiga, com gosto de nostalgia.

Rideau Canal

rideau canal

Rideau Canal | Foto: Passagens Imperdíveis

Patrimônio da Unesco, o Canal Rideau foi inaugurado entre 1832 e é parte da história do país. Sua função inicial era de possibilitar o transporte de pessoas e produtos entre Ottawa/Montreal e Kingston, já que ele corta toda a capital canadense. Atualmente, a região serve para a prática de exercícios físicos, passeios e eventos.

De dezembro a março, no inverno, vira pista de patinação no gelo de quase 8 km de extensão. Por fim, também nessa época há o Winterlude, uma espécie de carnaval de inverno, com programação durante fevereiro quase todo.

Assim, para todas as épocas do ano, confira a agenda de atividades do Canal Rideau, que oferece muito o que fazer em Ottawa!

National Gallery of Canada

national gallery aranha

Aranha gigante na National Gallery | Foto: Passagens Imperdíveis

Em frente à Catedral de Notre-Dame, está mais um dos pontos turísticos de Ottawa e um dos museus mais importantes do Canadá: o National Gallery of Canada ou Museu de Belas Artes do Canadá.

No lado de fora do prédio, já é visível uma linda e imensa estátua, a Maman Statue. Trata-se de uma aranha de cobre de 9 metros de altura e uma bolsa com ovos brancos de mármore. Assim, ela representa a figura da mãe, com sua força, proteção e alusão à fertilidade.

Para quem tem crianças, o museu oferece monitores que tomam conta dos pequeninos que não querem visitar o espaço.

Dentro da Gallery, procure pela Chapelle Rideau Chapel. É uma capela toda de madeira, que fazia parte de um convento. Em 1972, o Convento foi vendido e a capela foi destruída. Assim, a reconstrução dentro desse espaço cultural teve o intuito de manter viva parte da história da arquitetura canadense.

O bilhete de entrada para o Museu de Belas Artes custa C$ 16 (R$ 46,88) para adultos, crianças de até 11 anos não pagam. Toda quinta-feira, das 17h às 20h, a entrada é gratuita. 

Funcionamento geral (confira exceções no site oficial):

  • De maio a setembro: sexta a quarta, das 10h às 18h; quinta, das 10h às 20h.
  • De outubro a abril: terça, quarta, sexta, sábado e domingo, das 10h às 17h, quinta, das 10h às 20h.

Zone Maison

Comprar lembrancinhas divertidas e criativas também é algo o que fazer em Ottawa! Por isso, visitamos e adoramos essa loja repleta de artigos bem diferentes (ao estilo da MoMA Design Store, citada em nosso guia de compras em Nova York).

Os itens na Zone Maison variam desde xícaras e chaveiros até utensílios domésticos e enfeites para ambientes em geral. Por fi, quanto aos preços, com menos de C$ 25 (R$ 73,25), dá para escolher algo bem bacana!

Mapa de o que fazer em Ottawa

Para conciliar seu roteiro pelos pontos turísticos de Ottawa com os restaurantes, hotel e outros pontos de interesse, confira a localização no mapa. Desse modo, conseguirá traçar as rotas mais convenientes para o seu itinerário!

Além de dicas de viagem, compartilhamos promoções de passagens aéreas para o Canadá e outros destinos nacionais e internacionais. Então siga a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter).

E para receber notificações em tempo real de passagens promocionais, faça o download do aplicativo gratuito do Passagens Imperdíveis!

Mais dicas de viagem para o Canadá

Continue planejando seu roteiro pelo Canadá com estas dicas:

Canadá em geral

Montreal

Quebec City

Ottawa

Toronto e Cataratas do Niágara