Quer descobrir o que fazer em João Pessoa? E que tal, para isso, um roteiro de 6 dias pela capital da Paraíba? A simpática cidade com ares de interior apresenta uma feliz combinação de praias bonitas e próprias para banho na região central, piscinas naturais a poucos minutos de barco, um charmoso centro histórico e boas compras – um detalhe: com preços mais baixos do que em outras capitais litorâneas.
Neste guia, você encontrará diversas dicas e informações para planejar todo o seu roteiro por João Pessoa: melhor época para viajar, como chegar, hospedagem de diversos estilos e onde comer. Explore como quiser!
- Roteiro em João Pessoa: resumo de 6 dias
- O que fazer em João Pessoa
- Como chegar a João Pessoa
- Melhor época para viajar
- Quanto tempo ficar em João Pessoa
- Dicas de hospedagem
- Onde comer em João Pessoa
- Transporte em João Pessoa
- Dicas extras do Nordeste do Brasil
- Passagem aérea barata para João Pessoa
Roteiro em João Pessoa: 6 dias resumidos
Uma sugestão de roteiro por João Pessoa para você aproveitar em até 6 dias, contando ida e volta, com os principais pontos turísticos. Assim, você tem uma noção de como se organizar pela cidade. Mas, caso tenha menos tempo, basta escolher as atrações que mais lhe agradaram e adaptar da maneira que quiser!
Dia 1
Dia 2
- Praia de Ponta do Seixas e Piscinas naturais do Seixas
- Praia de Tambaú
- Feirinha de Artesanato de Tambaú
Dia 3
Dia 4
Dia 5
Dia 6
- Retorno para casa
O que fazer em João Pessoa
Jampa – como é carinhosamente chamada pelos seus moradores – vem se destacando no cenário nacional e tornando-se uma boa concorrente para as grandes cidades turísticas. O sucesso se deve à tranquilidade que o local oferece e a boa relação entre custo e benefício.
Durante o dia, grande parte dos turistas se reveza entre as praias e os passeios em João Pessoa. Para quem se hospeda próximo à orla, chegar à praia é muito fácil, pois a maioria dos hotéis está pertinho do mar.
Encontre passagens aéreas promocionais para João Pessoa
Centro Histórico de João Pessoa
Fundada em 1585, João Pessoa é uma cidade cheia de história para contar. E parte dela está preservada no centro, que concentra igrejas seculares e conjuntos de casarios coloridos revitalizados. Recomendamos que faça um City Tour e conheça com detalhes a riqueza histórica da capital paraibana.
Centro Cultural São Francisco
Um dos mais importantes complexos barrocos do país, o conjunto arquitetônico de São Francisco atrai estudiosos e turistas do Brasil e de outros países. Repleto de relíquias históricas, tem em seus interiores pinturas e adornos em estilo barroco-rococó.
- Localização: ladeira São Francisco, s/n, Centro
- Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 16h
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Construídos pelos carmelitas, a Igreja e o Convento Nossa Senhora do Carmo datam do século 16. Erguidos em pedra e com traços do estilo barroco, a história do local não é muito clara, pois, com a invasão holandesa, muitos documentos se perderam.
- Localização: praça Dom Adauto, s/n, Centro
- Funcionamento: terça a sábado, das 14h às 17 e domingo, das 8h30 às 12h
#DicaPI: se você aprecia igrejas em estilo barroco, programe sua próxima viagem para Ouro Preto, cidade histórica referência nesse estilo arquitetônico!
Praça Antenor Navarro
Localizada no Centro Histórico de João Pessoa, a Praça Antenor Navarro, tem seus sobrados coloridos dos séculos 19 e 20, construídos originalmente para abrigar lojas. Mistura o clássico, o barroco e o neogótico. Atualmente, funcionam por ali bares, ateliês de artistas plásticos e a Fundação de Cultura de João Pessoa.
- Localização: praça Antenor Navarro, Varadouro
Casarão dos Azulejos
Também conhecido como Sobrado dos Azulejos, é uma construção que chama a atenção no Centro Histórico de Jampa. Pertenceu ao comendador Antônio dos Santos Coelho, servindo de residência a sua família e, posteriormente, de repartição pública e escola. Foi revestida de azulejos portugueses azuis e atualmente não é aberto à visitação, funcionando apenas como órgão administrativo do governo.
- Localização: rua Conselheiro Henrique, 159, Centro
Praia da Ponta do Seixas e Piscinas Naturais do Seixas
Localizada ao sul de João Pessoa, a Praia da Ponta do Seixas vai além de uma simples praia do litoral paraibano: é o ponto mais oriental das Américas. Com larga faixa de areia e ondas calmas, a região oferece uma excelente estrutura, com várias barracas na orla.
Nessa praia, você verá várias piscinas naturais, mas elas ficam longe da areia e são acessíveis apenas por meio de embarcações. Principalmente no verão, o local destaca-se pelas águas claras e mornas em tons azulados e esverdeados.
E caso queira visitar as Piscinas Naturais do Seixas e os peixinhos que nela habitam, há agências que fazem o passeio de forma segura em catamarã que parte com destino às piscinas naturais e passam instruções para o mergulho com os peixes.
Praia de Tambaú
Entre as melhores praias de João Pessoa, pertence ao bairro de mesmo nome e apresenta um centrinho movimentadíssimo, com muito comércio, bares descolados e restaurantes sofisticados. Na região, ainda se concentra boa parte dos hotéis. Por isso, o bairro está sempre movimentado, seja durante o dia, seja à noite.
No calçadão, há muitos quiosques, e na areia, barraqueiros e vendedores ambulantes. A praia de visual bonito, muitos coqueiros e temperatura agradável é uma ótima opção para incluir na lista de o que fazer em João Pessoa.
Feirinha de Artesanato de Tambaú
A Feirinha de Artesanato de Tambaú é parada obrigatória no seu roteiro por João Pessoa. Montada na Praça Santo Antônio diariamente, é um lugar ideal para apreciar e comprar artesanato regional, de modo a garantir a lembrancinha para casa.
- Localização: Av. Alm. Tamandaré, Tambaú
- Funcionamento: todos os dias, das 9h às 20h
Praias do Litoral Sul
Um passeio que precisa estar em seu roteiro por João Pessoa é conhecer as praias do Litoral Sul. Reserve um dia para aproveitar os cenários mais bonitos da Paraíba.
Partindo, pela manhã, e retornando no início da tarde, a rota inclui a visita às praias: Coqueirinho, considerada uma das mais bonitas da região; Tambaba, que é a primeira praia naturista do nordeste, mas não é obrigatório retirar a roupa; Tabatinga, emoldurada pelas falésias é um convite para um mergulho delicioso onde o rio se encontra com o mar.
Recomendamos que o passeio seja realizado com agências de turismo especializada uma experiência inesquecível.
Praia de Manaíra
Com calçadão para caminhadas, estrutura de quiosques, barracas de praia e shoppings ao seu redor, Manaíra é uma praia urbana bastante conhecida na zona norte de João Pessoa. A prática de esportes, como o vôlei e o futebol de areia, é comum por lá. A orla também é perfeita para correr, caminhar e pedalar.
Depois de se exercitar, uma boa ideia é apreciar o mar e sentar em alguns dos bares distribuídos por lá. O mar da Praia de Manaíra tem uma coloração esverdeada, com poucas ondas e muitos coqueiros ao longo da orla, porém alguns trechos são impróprios para banho. Então, o recomendado é sempre checar a condição da água antes de entrar no mar.
Praia do Bessa
Uma das praias mais extensas da cidade – 6 km de extensão em areia branca -, a Praia do Bessa é conhecida por sua tranquilidade, águas mornas e próprias para banho. É a primeira do litoral norte de João Pessoa e considerada uma das melhores da região.
A procura dos turistas pelo local só vem crescendo. O motivo? Além da sua beleza praiana, é um bairro que oferece pontos comerciais, restaurantes, bares, farmácias, padarias, e ótima estrutura de praia. Ou seja, muito bem localizado!
Beach Clubs
Na Praia do Bessa há diversos Beach Clubs, ou seja, cabanas grandes com estrutura para passar o dia todo com conforto. A maioria oferta cadeiras e espreguiçadeiras, sombrinhas e variada opção no cardápio. Há também as mais requintadas com lounge e até mesmo jacuzzi.
#DicaPI: em nossa viagem conhecemos os Beach Clubes Sargaço, Ancoradouro Bar e Restaurante, Praiano Bar e Fullano Praia.
Ilha da Areia Vermelha
Que tal visitar uma ilha que aparece do nada? Situada entre João Pessoa e Cabedelo, a Ilha de Areia Vermelha surge no meio do mar somente quando a maré está baixa e proporciona aos turistas um cenário espetacular. Da ilha, é possível ver praticamente toda a costa da capital paraibana.
O passeio custa na média de R$ 135, já a duração varia conforme a maré. Contrate com antecedência!
Encontre promoções de passagem aérea para João Pessoa
Praia da Ponta de Campina
Em mar de águas quentes e calmas está a Praia da Ponta de Campina, localizada na região de Cabedelo. Para quem busca por tranquilidade esta é a praia perfeita.
É possível ficar na praia, com o pé na areia, e alugar cadeiras e guarda sol. O valor é, em média 35,00 e inclui um guarda-sol e 2 cadeiras. Há também estrutura de barracas em Beach Clubs, inclusive com opção de jacuzzi. Nesse caso é preciso pagar um valor convertido em consumação.
Passeio de lancha e pôr do sol na praia
Um passeio imperdível em João Pessoa é assistir ao pôr do sol ao som de bolero de Ravel tocado em saxofone navegando pelas águas calmas do Rio Paraíba.
Um convite para contemplar a beleza do sol, símbolo da cidade. Você sabia que Jampa é chamada de capital oriental do Brasil já que, neste ponto, o sol nasce mais cedo?
Você irá passar pelo Porto de Cabedelo, Fortaleza de Santa Catarina, até o encontro do rio com o mar. O retorno acontece na Praia do Jacaré.
Programe-se para incluir em seu roteiro já que as saídas acontecem somente segundas, quartas e sextas-feiras. Reserve com antecedência.
Como chegar a João Pessoa
O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto é a principal forma de desembarque em João Pessoa e fica no município vizinho de Bayeux, a cerca de 11 km da capital e a 22 km do bairro de Tambaú.
O aeroporto é pequeno e recebe poucos voos diretos:
- São Paulo (Guarulhos, Congonhas e Campinas)
- Rio de Janeiro (Galeão)
- Brasília
- Recife
Embarcando a partir de outras cidades, é necessário fazer conexão.
Veja passagens aéreas de voos flexíveis muito baratas para João Pessoa
Devido à proximidade com outras capitais nordestinas, viajar de carro também é viável tendo como acesso principal a BR-101:
- Campina Grande: 133 km (1h40)
- Recife: 120 km (2 horas)
- Natal: 185 km (3 horas)
Como Recife e Campina Grande ficam bem próximos, vale a pena viajar de avião até uma dessas cidades e seguir o restante por terra. Tal estratégia compensa, por exemplo, se você as passagens para uma dessas cidades estiverem mais baratas do que para João Pessoa
Encontre passagens aéreas com desconto Campina Grande ou Recife
Como ir do aeroporto de João Pessoa para o hotel
Para sair do aeroporto de carro ou táxi, são 40 minutos de viagem, se o trânsito da BR-230 (que funciona como anel viário) não estiver muito pesado. Já de ônibus, o trajeto chega a ser de quase 2 horas. Veja as possibilidades e a faixa de preço:
- Táxi: o trajeto aeroporto-hotel custa em média de R$ 50 a R$ 70, dependendo de onde você se hospedar
- Uber: o aplicativo funciona em João Pessoa com as opções: UberX e UberComfort (geralmente 20% mais caro); o itinerário aeroporto-hotel é a partir de R$ 35, mas pode variar de acordo com o local de sua hospedagem
- Transfer: você pode reservar um serviço de translado, a partir de R$ 97, que usa vans e ônibus; a empresa estará te esperando no desembarque no Aeroporto de João Pessoa e no dia agendado da saída, buscará no hotel (somente hotéis de João Pessoa)
- Ônibus: a linha Aeroporto-Alto da Boa Vista leva até a região da Rodoviária por R$ 7,20; no ponto final, você precisará ir até o Terminal de Integração, onde pegará um novo ônibus – pode ser o 510/Tambaú ou 507/Cabo Branco – que levará até a orla, por mais R$ 4,40
- Carro alugado: opção prática para se locomover entre as praias e pontos turísticos de João Pessoa – faça uma cotação!
Melhor época para viajar
Clima e estação do ano
Assim como outras capitais do Nordeste, João Pessoa é uma cidade quente. Mas isso não significa que qualquer época seja aconselhável para uma viagem de praia. Saiba a melhor época para ir à capital paraibana, baseado em diversos fatores que impactam diretamente o seu roteiro.
- Primavera (setembro a dezembro): o clima já não apresenta grandes variações. Inclusive, a tendência é chover cada vez menos e a temperatura subir cada vez mais. E novembro há outro bônus, já podemos esperar um mar clarinho, digno de cartão-postal
- Verão (dezembro a março): é o período mais movimentado em qualquer canto do litoral brasileiro. Mas, apesar dos preços mais altos, é uma das melhores épocas para viajar. Nesse período, com médias de 26º C, o mar está morno e as chuvas são mais escassas
- Outono (março a junho): com médias na casa dos 24º C, os dias continuam quentes, mas a viagem pode não ser tão bacana por coincidir com o período de chuvas. Para não ter sua viagem comprometida pelo mal tempo, evite o período chuvoso, que vai de março a agosto
- Inverno (junho a setembro): os meses de julho a setembro são quando os ventos estão mais fortes e, por isso, é o período ideal para prática de esportes como kitesurf e windsurf, no entanto pode chover até agosto
Programa a sua viagem e economize na passagem aérea para João Pessoa
Os meses menos chuvosos são de setembro a fevereiro, portanto a melhor época para um roteiro em João Pessoa que priorize praias.
Festas em João Pessoa
Alguns períodos do ano se destacam pelas festividades:
- Carnaval: a cidade fica cheia, não por causa da folia, mas por ser um destino pacato, onde muitas pessoas procuram para descansar.
- São João: em junho, capital e cidades do interior da Paraíba fazem muito sucesso pelas festas juninas
Baixa e alta temporada
Com base no clima e nas festividades, confira o movimento em João Pessoa:
- Baixa e média temporada: março, abril, maio, agosto a novembro
- Alta temporada: Carnaval, São João, dezembro a fevereiro
Dependendo da temporada, há variações no preço da hospedagem e dos passeios.
Quanto tempo ficar em João Pessoa
Jampa é um destino ideal para curtir com tranquilidade:
- Só as principais praias: 4 dias, contando ida e volta
- Centro Histórico, principais praias e piscinas naturais: 6 dias, contando ida e volta
Se puder ficar mais do que isso, será perfeito, visto que conseguirá voltar aos lugares favoritos ou passar mais tempo em cada praia.
Encontre passagens baratas para João Pessoa
Hotéis em João Pessoa
Escolher onde ficar em João Pessoa não é difícil, pois a capital paraibana não é tão grande quanto as capitais vizinhas, mas ainda assim oferece boa variedade de hotéis. E o melhor: com preços acessíveis para diferentes perfis de viajante.
Sendo assim, recomendamos ficar próximo à orla, por exemplo, na Praia de Tambaú ou Manaíra.
- Mochilão: Guarany Hotel Express
- Econômico: Hotel Village Confort
- Intermediário: Nord Luxxor Tambaú
- Luxo: BA’RA Hotel
#DicaPI: pesquise e compare mais hotéis em João Pessoa na Booking, Hoteis.com !
Onde comer em João Pessoa
A culinária paraibana é uma mistura de cores e sabores dos mais diversos para atender aos mais requintados paladares. A gastronomia é rica em frutos do mar, com pratos famosos e reconhecidos em todo o Brasil. Veja a nossa seleção de restaurantes em João Pessoa, para todos os estilos e bolsos. Escolha o seu preferido:
NAU Frutos do Mar
Considerado um dos melhores restaurantes da Paraíba, o NAU Frutos do Mar é especializado em, adivinhe… frutos do mar, sempre com temperos tipicamente brasileiros.
- Especialidade: frutos do mar
- Faixa de preço: pratos na média de R$ 90
- Endereço: rua Lupercio Branco, 130, Manaíra
- Funcionamento: todos os dias, das 12h às 15h30 e das 18h às 22h
- Mais informações: site oficial
Reserve Garden
Ambiente convidativo, agradável e aconchegante. Entre plantas e aromas naturais você irá encontrar um cardápio variado e delicioso para aproveitar durante o almoço ou jantar. É possível realizar reserva.
- Especialidade: gastronomia brasileira e regional
- Faixa de preço: pratos na média de R$ 80
- Endereço: av. Euzely Fabrício de Souza, 340, Manaíra
- Funcionamento: todos os dias das 12h às 00h
- Mais informações: site oficial
Gulliver Mar
O restaurante tem como diferencial a vista para o mar. Localizado na praia de Cabo Branco oferece mais de 50 opções de pratos em seu cardápio. A especialidade da casa são os frutos do mar e a culinária internacional.
- Especialidade: culinária internacional
- Faixa de preço: pratos na média de R$ 90
- Endereço: av. Cabo Branco, 5160, Cabo Branco
- Funcionamento: de terça a quinta-feira, das 12h às 16h e das 19h às 23h; sexta-feira e sábado, das 12h às 17h e das 19h às 00h; domingo, das 12 às 17h e das 18h30 às 22h30
- Mais informações: site oficial
Sky Bar
Conheça o bar mais alto do Nordeste e tenha uma vista privilegiada do mar e da cidade de João Pessoa. O mirante fica no 45° andar a mais de 145 metros de altura. Para subir até o topo, o valor é de R$ 25,00.
- Especialidade: drinks, bar e comidinhas
- Faixa de preço: drinks a partir de R$ 30,00 e pratos na média de R$ 60
- Endereço: rua Ana Guedes Vasconcelos, 81, Cabo Branco
- Funcionamento: todos os dias, das 16h às 23h45
- Mais informações: site oficial
Famiglia Muccini Ristorante
Uma excelente opção para comer massas. O Famiglia Muccini Ristorante é tradicional em João Pessoa e fica em um lugar bem localizado e de fácil acesso. O ambiente acolhedor de cantina, atendimento simpático e familiar e cardápio extenso de boas massas são pontos altos do estabelecimento.
- Especialidade: comida italiana
- Faixa de preço: pratos a partir de R$ 39,90
- Endereço: rua Nossa Senhora dos Navegantes, 140, Tambaú
- Funcionamento: todos os dias, das 11h30 às 15h e das 18h à 0h
- Mais informações: site oficial
Como andar em João Pessoa
Para se locomover entre as principais praias da capital paraibana, a melhor alternativa é estar de carro, seja alugado, seja Uber. Também compensa fazer passeios com agências e, se for circular no perímetro urbano, o transporte público funciona relativamente bem. Veja como andar em João Pessoa:
- A pé: dependendo de onde se hospedar, você fazer caminhadas para conhecer a cidade. Porém, elas serão mais viáveis para andar por uma mesma região, como Tambaú e o centro de João Pessoa, por exemplo. De um bairro para outro, o ideal é utilizar meio de transporte motorizado
- Ônibus: com tarifa no valor de R$ 4,40, oferece integração entre as linhas, permitindo utilizar mais de um ônibus com apenas uma passagem. Mas a frota de João Pessoa possui veículos antigos, tornando a viagem um pouco desagradável. É indicado para quem deseja economizar, não tem pressa e não faz questão de conforto
- Táxi: não é um meio de transporte muito barato para circular. Contudo, se você estiver em grupo ou pretende ir para um lugar próximo, vale a pena utilizá-lo. Funcionam por taxímetro, então o preço varia, sendo a partir de R$ 20 do hotel para as praias principais, e a partir de R$ 45 para lugares mais distantes
- Uber: viagens na faixa de R$ 15 dos hotéis para as praias principais; já para lugares mais distantes, a partir de R$ 30
- Passeio com agência: tours guiados para conhecer os principais passeios de João Pessoa – a partir de R$ 50
- Carro alugado: maneira mais prática de se locomover por João Pessoa, e assim conhecer toda a região – faça a cotação!
#DicaPI: veja o nosso guia e saiba como alugar carro no Brasil e exterior!
Dicas de viagem pelo Nordeste
Agora você já sabe o que fazer em João Pessoa. Confira, então, mais dicas de viagem pelo Nordeste do Brasil que é, com toda certeza, recheado de cenários paradisíacos. Aproveite e já escolha o seu próximo destino!
- Salvador (BA)
- Morro de São Paulo (BA)
- Praia do Forte (BA)
- Porto Seguro (BA)
- Praia do Espelho (BA)
- Recife e Porto de Galinhas (PE)
- Fernando de Noronha (PE)
- Maceió e Maragogi (AL)
- Aracaju (SE)
- Lençóis Maranhenses (MA)
- Natal e Pipa (RN)
- Jericoacoara (CE)
- João Pessoa (PB)
- Aracaju (SE)
- Lençóis Maranhenses (MA)