As opções de o que fazer em Gramado atendem a diferentes gostos, estilos e orçamentos. Viajamos para essa bela cidade na Serra Gaúcha (e sua vizinha Canela). Por isso, agora vamos apresentar sugestões de roteiro para você!
E se você quiser saber detalhadamente os custos da viagem, veja este post mostrando quanto custa viajar para Gramado e Canela, inclusive com roteiro mostrando os gastos diários!
- Roteiro resumido
- O que fazer em Gramado
- Onde comer
- Quando ir
- Como chegar
- Onde ficar
- Meios de transporte
- Dicas rápidas
- Passagens aéreas e pacotes baratos
Roteiro de 4 dias em Gramado resumido
Esta é uma sugestão de roteiro em Gramado e Canela em 4 dias. Todos estes pontos turísticos, e outros mais, estão com informações detalhadas mais à frente no post, de modo que você organiza sua viagem como quiser!
Dia 1 – Centro de Gramado
- Palácio dos Festivais
- Igreja São Pedro
- Fonte do Amor Eterno
- Rua Coberta
- Avenida Borges de Medeiros
Dia 2 – Diversão
- Snowland
- Parque do Lago Negro
- Estátua do Kikito
- Rua Torta
- Praça das Etnias
Dia 3 – Lugares temáticos
- Fábrica da Prawer Chocolates
- Super Carros
- Mini Mundo
- Mundo de Chocolate
Dia 4 – Canela
- Bondinhos Aéreos do Parque da Serra
- Castelinho Caracol
- Vale dos Dinossauros
- Catedral de Pedra
O que fazer em Gramado – detalhes sobre os pontos turísticos
Confira mais informações sobre os principais pontos turísticos de Gramado para montar o seu roteiro da forma que desejar!
Snowland
Esse parque temático oferece diversas atividades em neve de verdade, incluindo pista de patinação no gelo, vilarejo e brinquedos. O destaque fica para a montanha de neve. Também há aulas e prática de snowboard e esqui, mas são atividades cobradas à parte. O local ainda tem restaurantes e lanchonetes.
Quanto à temperatura, não se preocupe com roupas de frio. Pois o Snowland empresta o traje completo para usar na neve e não sofrer com a temperatura.
Aqui é uma ótima opção para as crianças brincarem bastante! Portanto, se estiver com os pequeninos, vale a pena. Mas até mesmo os adultos se divertem aqui, ainda mais se nunca viram neve ao vivo.
- Mais informações: site oficial
Parque do Lago Negro
Sabe aquela sensação de estar na Europa? O Parque do Lago Negro acrescenta um extra: um ar bem romântico, com suas coloridas árvores, azaleias e hortênsias.
A principal atração do parque é o Lago Negro, criado artificialmente para preservar o local após um incêndio nos anos 1940. É nesse lago que você verá os famosos pedalinhos em forma de cisne. Contudo, para andar neles, é cobrada uma taxa de cerca de R$ 30.
Caso não ande de pedalinho, caminhe pelas trilhas ou sente-se à beira do Lago para respirar um ar puro. A entrada é gratuita!
Estátua do Kikito
Este é um ponto obrigatório para tirar aquela foto de lembrança em Gramado! Afinal, a estátua do Kikito é uma réplica do símbolo do cobiçado troféu entregue no Festival de Cinema de Gramado.
O Kikito representa o “Deus do Bom Humor”, conforme idealizado pela artista plástica gramadense Elizabeth Rosenfeld, na década de 1960. A forma que o personagem tem hoje é resultado de um concurso de artesãos realizado na época de sua criação.
Logo atrás da estátua, está a Rótula das Bandeiras, um canteiro com as bandeiras de todos os estados brasileiros.
Rua Torta (Rua Emílio Sorgetz)
Ali pertinho da praça, há um ponto turístico popular para tirar belas fotos: a Rua Torta. Mas por que esse nome? Ela ganhou o apelido devido ao formato tortuoso, semelhante à Lombard Street, em São Francisco. A americana já foi cenário de séries e filmes famosos, como “Full House” (Três é demais) e “Dr. Dollite 2”.
A Rua Torta em Gramado tem esse formato porque foi a maneira encontrada para eliminar uma escadaria que levava ao topo e, assim, possibilitar o trânsito de carros. Hoje, se tornou um disputado passeio gratuito na cidade. Portanto, coloque-a na sua lista de o que fazer em Gramado.
Curiosidade: no início da Rua Torta, está a casa do Major Nicoletti, fundador do município de Gramado, em 1954. Para encontrar esse ponto no mapa, basta pesquisar por rua Emilio Sorgetz, 120.
Praça das Etnias
Esse local é uma celebração à diversidade dos povos que colonizaram Gramado. Por lá, há três casas construídas: uma no estilo português, uma no italiano e outra no alemão.
Você pode se sentar por ali e sentir o clima da cidade e fotografar as casinhas. Mas não acaba por aí, porque na Praça das Etnias há mais opções de o que fazer em Gramado.
#DicaPI: conheça alguns passeios gratuitos em Gramado!
Igreja de São Pedro
A Igreja de São Pedro é formada por mais de 70 mil pedras basálticas. Suas pinturas nos vitrais mostram a vida do apóstolo Pedro ao lado de Jesus Cristo. Já o sino, que pesa 1 tonelada, é controlado eletronicamente, o que dá um contraste do tradicional e moderno. Para completar, na parte de fora há estátuas dos 12 apóstolos.
Além de contemplar a beleza dessa igreja, você pode entrar e conferir os adornos internos ou mesmo fazer uma prece. Aliás, fizemos exatamente isso! O acesso ao interior da construção é gratuito.
Fonte do Amor Eterno
Ao lado da Igreja de São Pedro, você encontra a Fonte do Amor Eterno. Segundo a tradição, colocam-se ali cadeados com o nome da pessoa amada para declarar o amor. E a chave? Vai para a água! A construção é baseada na Fonte de Trevi, que fica em Roma e é uma das maiores da Itália.
Palácio dos Festivais
O nome original do palácio é Cine Embaixador. Além de sediar o Festival de Cinema de Gramado, exibe filmes com programação semanal, recebe eventos diversos e funciona como bilheteria para outras atrações, como o Natal Luz. A fachada é construída em alvenaria no estilo colonial e exibe o Kikito, símbolo do prêmio do festival realizado anualmente, sempre em agosto.
Também existe lá o Museu do Festival, que funciona de segunda-feira a sábado, das 10h às 18h. Assim, o Palácio dos Festivais oferece boas opções de o que fazer em Gramado, especialmente para amantes do cinema.
Rua Coberta
A Rua Coberta fica no quarteirão entre a Borges de Medeiros e a rua de trás, a Garibaldi, conectando as duas. Quer dizer que seria uma rua normal, se não fosse… coberta!
Com cerca de 100 metros de extensão, a Rua Coberta reúne bares, restaurantes e lojas. Desse modo, é uma ótima opção para fugir da chuva em Gramado, porque são frequentes na cidade. O local também recebe eventos, sobretudo na época do festival de cinema e do Natal Luz.
Você pode caminhar, se sentar em um banquinho e observar o movimento ou comer em um restaurante. Agora, se você quer mesmo é comer fondue em Gramado, também compartilhamos algumas opções.
Fábrica da Prawer Chocolates
Como falar sobre o que fazer em Gramado, sem citar uma fábrica de chocolate? É claro que incluiríamos um tour em nosso roteiro.
Batizada com o nome do fundador, a Prawer Chocolates é a primeira fábrica de chocolate artesanal do Brasil. Foi fundada em 1975, após Jayme Prawer, brasileiro filho de imigrantes poloneses, observar o ofício do chocolate na Argentina e resolver trazê-lo para Gramado, onde se consolidou. Hoje, são centenas de produtos distribuídos em rede própria pelo Região Sul e em outras lojas Brasil afora. Portanto, é uma marca bem tradicional!
- Mais informações: site oficial
#DicaPI: está pensando em alugar um carro para andar em Gramado, mas não sabe como funciona? Leia este guia para alugar carro no Brasil e no exterior!
Super Carros
Aqui se reúnem os sonhos de consumo de muita gente! Afinal, o salão expõe carros importados de marcas consagradas, como Ferrari, Lamborghini, Porsche e BMW. Há um tour guiado e informações técnicas sobre todos os modelos, fora os simuladores e outras atividades.
Um detalhe importante: não é permitido entrar nos carros estacionados no salão. Entretanto, é possível dirigir alguns modelos ou andar como passageiro (o que é negociado à parte).
- Mais informações: site oficial
Mini Mundo
Nesse parque, tudo é pequeno e charmoso. “Percorremos” pontos turísticos do mundo afora em réplicas reduzidas em 24 vezes. Do Brasil à Alemanha, as miniaturas encantam tanto as crianças quanto os adultos, pois são ricas em detalhes.
A visita no Mini Mundo é relativamente rápida, uma vez que 30 minutos são suficientes ver todas as peças. Mesmo assim, vale a pena conhecer, porque o ambiente desperta boas lembranças dos tempos de infância.
- Mais informações: site oficial
Mundo de Chocolate
O Mundo de Chocolate é uma ótima pedida para crianças, porque o visual é encantador. Em meia hora é possível completar a visita.
Neste, que é o primeiro parque de chocolates da América Latina, estão mais de 200 peças artesanais em chocolate maciço. Tem réplica da Monalisa, do Taj Mahal, Estátua da Liberdade, entre outros monumentos famosos. Isso sem contar o cheiro de chocolate, que toma conta do local. A matéria-prima é da fábrica de chocolates Lugano.
- Mais informações: site oficial
Bondinhos Aéreos do Parque da Serra
Quem gosta de ecoturismo também encontra o que fazer em Gramado! Afinal, o Parque da Serra oferece contato direto com a natureza em diversas trilhas. Além disso, tem vista privilegiada para a Cascata do Caracol, uma queda d’água de 131 metros.
E foi essa vista que aproveitamos, já que subimos nos Bondinhos Aéreos para contemplar esse espetáculo da natureza. A sensação é maravilhosa, pois combina a beleza da cascata com o friozinho da região.
Vale lembrar que o Parque da Serra e o Parque Estadual do Caracol são locais diferentes, mas que ficam próximos. Por isso, atenção quando fizer sua visita, porque no parque estadual não tem bonde, e sim no Parque da Serra.
O Parque Estadual do Caracol é ideal para quem deseja chegar perto da cascata, ou seja, oferece uma experiência diferente.
- Mais informações: site oficial
Castelinho Caracol
O Castelinho Caracol é um museu que mostra como era a vida dos primeiros moradores do município de Canela. As instalações realmente serviram como moradia no início dos anos 1910, o que dá mais autenticidade a esse local centenário.
São 18 ambientes, incluindo uma torre com visão ampla para a área verde da região. Ainda tem outras instalações originais anexas ao lote, como o armazém. Uma verdadeira viagem no tempo, com direito a uma lojinha de lembranças e cafeteria.
Para completar a visita ao Castelinho Caracol, experimentamos a torta de maçã Apfelstrudel. Aprovadíssima! Achamos bem melhor que a torta da Winkel 43, a mais famosa da Holanda.
- Mais informações: site oficial
Vale dos Dinossauros
Embora não tenham relação formal, é impossível entrar no Vale dos Dinossauros sem se lembrar do Jurassic Park. Por essas e outras, recomendamos muito para quem tiver crianças.
Distribuídas por uma trilha na mata, estão diversas réplicas de dinossauros que realmente existiram há milhões de anos. E a graça do passeio está nesse detalhe. Isso porque dá uma sensação de deslumbre, já que, embora dê a impressão de um cenário mágico, de certo modo retrata a antiga realidade da Terra. A visita pelo parque leva menos de 1 hora.
Outro detalhe: os dinossauros fazem pequenos movimentos e emitem som. Logo, chamam bastante a atenção!
- Mais informações: site oficial
Alpen Park
Esse parque de diversões traz diversas atrações tradicionais, como montanha-russa, carrinho e tirolesa. Além disso, oferece espaço kids, para os pequeninos que não têm a altura mínima para outros brinquedos. Portanto, boa opção para levar crianças em Gramado.
O Alpen Park também tem diversos espaços cobertos. Assim, mesmos nos dias de chuva, é possível aproveitar o parque.
Para curtir os brinquedos, você pode tanto comprar o passaporte quanto os ingressos individuais.
- Mais informações: site oficial
Catedral de Pedra
A Igreja Nossa Senhora de Lourdes é chamada de “Catedral de Pedra” devido ao uso de pedras de basalto na construção. Imponente, possui torre com 65 metros de altura e um carrilhão com 12 sinos importados da Itália. Seu estilo é o gótico inglês.
Visitar esse cartão-postal a qualquer hora do dia é interessante. Mas à noite a Catedral de Pedra chama mais a atenção. Isso porque a fachada exibe um sistema de iluminação que muda de cor. E todos os dias há show de luzes na igreja às 20h30 e às 21h30. No Natal, também recebe decoração especial.
Na Pista – Music n’ Roll
Trata-se de uma pista de patinação com aproximadamente 440 m² num ambiente inspirado no estilo retrowave (estilo anos 1980). Lanchonete, jogos de mesa, como sinuca e fliperama, e aluguel para festas, eventos e vídeos e sessões fotográficas completam as possibilidades do lugar.
O espaço recebe patinadores profissionais e amadores para praticar manobras com equipamentos locados ou, caso queiram, adquirir acessórios na loja. Há também monitores para iniciantes.
- Mais informações: perfil do Instagram
Acquamotion
Com atrações para crianças de 1 a 12 anos, esse parque aquático se diferencia por ser coberto e temático. Dessa forma, propicia um ambiente lúdico, seguro e confortável o ano todo, independentemente da estação do ano.
Você e sua família vão encontrar toboáguas, piscina com ondas, espelhos d’água, piscinas externas, piscina com águas termais e jatos massageadores, bar, restaurante, entre outras comodidades.
Para economizar, é possível comprar ingresso da Snowland e Acquamotion combinados, os visitando em dias diferentes.
- Mais informações: site oficial
Skyglass Canela
Suspensa a cerca de 360 metros em um penhasco sobre o Rio Caí, a primeira plataforma de vidro e aço da América Latina tem como plano de fundo o Vale da Ferradura, um dos cartões-postais da região.
O parque tem infraestrutura completa para receber até 3 mil visitantes por dia, com praça de alimentação, estacionamento, lojas, playground, guarda-volumes e um memorial.
- Mais informações: site oficial
Fantastic House
O nível de detalhes cenográficos, iluminação e efeitos primorosos do Fantastic House tem encatado os turistas e moradores de Gramado. A visitação dura aproximadamente 55 minutos em grupos guiados de até 6 pessoas.
Compõem os ambientes: Prólogo: a origem; Hortus: o Jardim dos Sonhos; Ludere: a Magia do Sorrir; Omne: o Universo do Saber; Bonodoron: o Aroma do Amor; e Hortus II: Allegro e o Grande Segredo. Além disso, há o Cinema com simulador de realidade virtual com imersão em 360 graus, totem de foto interativa com realidade aumentada e a Fantastic Shop.
- Mais informações: site oficial
Selfie Gramado
É o maior espaço instagramável do Brasil, com aproximadamente 2.500 m² e inusitados cenários para fotos, incluindo andar exclusivo do Mundo Gloob. Criatividade, interatividade, cores vibrantes, personagens e ambientes das atrações conhecidas pelas crianças garantem a diversão durante o passeio.
Os visitantes podem ver de perto cada cantinho que acompanham pela TV, por meio de espaços interativos e em tamanho real, proporcionando uma experiência única e divertida.
- Mais informações: site oficial
Natal Luz de Gramado
O Natal Luz de Gramado é uma atração à parte, já que promove atividades temáticas entre outubro e janeiro. Por isso, dedicamos um artigo especial contando tudo sobre o evento.
No artigo, você encontrará a agenda de shows, como comprar ingressos e outras dicas do Natal Luz de Gramado.
Restaurantes em Gramado
Entre um e outro ponto da lista de o que fazer em Gramado, é necessário repor as energias. Nesse sentido, listamos restaurantes e lanchonetes para você!
Casa do Colono
Essa lanchonete/padaria vende comidas típicas alemãs e lembrancinhas. O destaque vai para as cucas assadas na hora pelos colonos. É difícil resistir, já que o cheiro toma conta do ar.
Como a Casa do Colono fica na Praça das Etnias, você pode aproveitar a visita para fazer um lanche.
Vinha Gramado
Já ouviu falar na qualidade dos vinhos da Serra Gaúcha? Para os apreciadores dessa bebida, a Vinha Gramado é um paraíso. Afinal, oferece muitas opções de vinhos nacionais com boa relação entre custo e benefício (abaixo de R$ 50). Experimentamos diversos rótulos e nos surpreendemos positivamente!
Mesmo que você não queira levar garrafas de vinho na bagagem, existe uma alternativa: entregam em todo o Brasil. Portanto, sem desculpas para não comprar!
- Mais informações: site oficial
#DicaPI: prove outros vinhos da Serra Gaúcha com estas dicas de enoturismo!
Josephina Café e Restaurante
Para adicionar ao seu dia um ar nostálgico, coma no Josephina, cuja estrutura é a de uma casa antiga. Por isso, o ambiente transmite aconchego e nostalgia, propiciando até um clima romântico para casais.
O Josephina serve comidas típicas da região, como massas, salsichas e carnes.
- Mais informações: site oficial
Casa da Velha Bruxa
Que tal um chocolate quente? Nós provamos e só temos uma coisa a dizer: fantástico! Quem fornece o chocolate é a Prawer, cujo tour na fábrica é outra atração de Gramado.
- Mais informações: perfil no Instagram
Toro Gramado
Se a ideia é fugir das tradicionais massas e churrascarias, essa hamburgueria dá conta do recado. Há vários tipos de hambúrgueres, inclusive sem carne, o que torna esse lugar uma opção para todos!
- Mais informações: site oficial
MF Resto Beer
Por que não experimentar chopes de uma cervejaria de Gramado? O diferencial do bar MF Resto Beer é a variedade de opções servidas diretamente da torneira. Todas originais da casa. Por isso, vale a pena para os apreciadores de cerveja.
- Mais informações: página no Facebook
Kongo Pizzaria
Inspirada na Floresta do Congo, da fachada ao uniforme dos funcionários, todo o visual é chamativo. Durante a noite, há diversas apresentações artísticas e show de luzes. O mais legal é que, apesar dos espetáculos, dá para comer tranquilamente, sem incômodos, logo, dá para levar toda a família.
- Mais informações: site oficial
#DicaPI: veja mais opções de restaurantes em Gramado e Canela!
Quando ir a Gramado e Canela
Ambas as cidades recebem turistas o ano todo. A alta temporada é no inverno (maio a julho) e no final do ano (novembro a janeiro), com o Natal Luz.
#DicaPI: qual a melhor época para viajar? Existem diversos critérios a se considerar, levando em conta o seu perfil, disponibilidade e orçamento.
Como chegar a Gramado
Quem viajar de avião, terá de desembarcar em alguma cidade próxima, visto que não há aeroporto em Gramado. Os aeroportos mais próximos de Gramado são os de Porto Alegre e Caxias do Sul.
Sendo assim, parte da viagem para Gramado é de avião, parte é de transporte terrestre (ônibus, carro alugado, táxi, etc.). Mas pode manter o ânimo, porque chegar a Gramado é bem fácil. E para ajudar você, escrevemos um post com todas as orientações, alternativas e mapas. Vale conferir para programar tudo com antecedência e curtir ao máximo.
Onde ficar em Gramado
A busca por pousadas e hotéis em Gramado é grande. E como são várias as alternativas disponíveis, pode ficar difícil escolher. Assim, nós experimentamos 4 opções de hospedagem para te ajudar na tomada de decisão.
Mostramos os quartos, instalações e café da manhã. Desse modo, você terá uma boa base para decidir entre as pousadas e hotéis em Gramado.
Meios de transporte em Gramado e Canela
Andar em Gramado definitivamente não será problema. Isso porque boa parte das atrações turísticas são próximas, a cidade é plana e existem diversos meios de transporte. Sendo assim, estas são algumas das opções de transporte em Gramado e Canela:
- Carro alugado: fácil de estacionar (exceto em alta temporada, maio a julho e novembro a janeiro).
- Uber: corridas baratas, pois as atrações ficam próximas.
- Bus tour: comprar o ingresso.
- A pé: no centro de Gramado, é possível percorrer atrações andando, sem muito esforço.
Dicas rápidas de Gramado
Anote estas informações, pois elas farão toda a diferença durante a viagem. Pode acreditar!
- Canela: essa cidade que fica a menos de 10 km de Gramado é parada obrigatória para os visitantes. Desse modo, você verá várias menções a ela quando falarmos sobre o que fazer em Gramado.
- Internet: a maioria dos restaurantes tem Wi-Fi grátis.
- Segurança: é uma cidade tranquila e segura, sem histórico de violência.
- Transfer gratuito dos restaurantes: opções só de volta ou de ida e volta ao hotel após comer no restaurante. Então verifique com o local em que vai comer.
- Estacionamento: parquímetro aceita somente moeda.
Passagens aéreas e pacotes promocionais para Gramado
Há muito o que fazer em Gramado e Canela. Por isso, dá para criar roteiros para diferentes gostos, temporadas e orçamentos.
Esperamos ter ajudado você a montar seu roteiro por Gramado e a planejar sua viagem. No que diz respeito a economizar na sua viagem, fora as dicas já faladas, temos uma extra: o aplicativo Passagens Imperdíveis.
O Passagens Imperdíveis divulga promoções de passagens aéreas e pacotes de voo mais hotel em Gramado.
Para aproveitar as promoções, é fácil! Siga a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e baixe o aplicativo grátis. Assim, você receberá notificações em tempo real dos descontos e poderá aproveitá-las na hora, antes que acabem.