O que fazer em Genebra: guia completo de viagem

lago leman e jeat d'eau

O Lago Léman e a Jet D’Eau são duas atrações que não podem ficar de fora do roteiro de o que fazer em Genebra | Foto: Flickr

A nossa viagem pela Suíça e suas cidadezinhas repletas de história e lugares incríveis continua. E, desta vez, vamos te contar o que fazer em Genebra

Situada no sul do país, quase na fronteira com a França, a cidade está às margens do rio Ródano e contornada pelo Lago Léman que são, inclusive, duas atrações turísticas muito procuradas na região. 

Acompanhe o nosso roteiro por Genebra e anote as dicas de passeios, hospedagem, melhor época para viajar e até onde comer. Preparados?

Navegue como quiser!

Roteiro em Genebra de até 3 dias resumido

Para conhecer mais de Genebra, sugerimos uma programação de roteiro de 3 dias, dividindo as atrações por dia. Mas, vale lembrar que você pode adaptá-lo de acordo com a sua disponibilidade ou organizá-lo como preferir. 

Dia 1 (pode ser o mesmo dia da chegada)

Dia 2

Dia 3

Voltar ao sumário

Encontre passagens promocionais para a Suíça

O que fazer em Genebra

Além de ser a segunda maior cidade do país, Genebra também é uma das principais porta de entrada para chegar na Suíça. Conheça um pouco mais sobre os passeios e atividades:

Parc des Bastions e Mur des Reformateurs

muro dos reformadores em genebra

O Muro dos Reformadores, no Parque dos Bastiões, é um dos monumentos mais famosos e simbólicos de Genebra | Foto: Flickr

Localizado bem no centro da cidade, o Parque dos Bastiões (em português) é, na verdade, um jardim botânico com um calçadão repleto de árvores onde se pode aproveitar para fazer uma caminhada. O antigo coreto acabou se tornando um restaurante, e, ao seu lado, um tabuleiro gigante de xadrez e de damas para turistas e moradores se divertirem. 

O grande atrativo do local é o Mur des Reformateurs, ou Muro dos Reformadores, onde você irá encontrar estátuas gigantes representando os principais protagonistas da história da cidade e da Reforma Protestante como Guilherme Farel, João Calvino, Teodoro de Beza e João Knox.

  • Entrada: gratuita
  • Localização: Prom. des Bastions 1, 1205, Genebra
  • Funcionamento: todos os dias, das 10h à 0h
  • Mais informações do restaurante: site oficial

Voltar ao roteiro resumido

Plaine de Plainpalais: mercado de pulgas e de agricultores

Sabe aquela parada obrigatória durante uma viagem? É o Plaine de Plainpalais em Genebra.  Principalmente para o turista que gosta de conhecer a cultura local e presenciar um encontro entre os comerciantes de antiguidades da região visitada. 

O mercado de pulgas e agricultores é uma feira repleta de barracas e pessoas onde você vai encontrar de tudo – desde objetos de decoração, queijos e vinhos típicos suíços, livros, bijuterias e roupas – isso, claro, a um preço justo!

Mas, atenção! Os mercados não funcionam diariamente, então, antes de incluir no seu roteiro, confira a data que pretende ir!

  • Localização: Marché aux puces de Plainpalais, 1205 Genebra
  • Funcionamento:
  • Mercado de frutas, alimentos e bebidas: terça-feira e sexta-feira de 6h30 às 14h15 e domingo de 8h30 às 18h15
  • Mercado de pulgas: quarta-feira, sábado e todo primeiro domingo do mês de 6h às 17h15 (no inverno); de 6h30 às 18h15 (no verão)
  • Mais informações: site oficial

Voltar ao roteiro resumido

Lago Léman e a Jet D’Eau

O Lago Léman é, com certeza, uma das atrações mais famosas de Genebra. E, localizado perto do lago, está o Jet D’Eau, símbolo da cidade e se trata de uma espécie de fonte que tem a maior quantidade de água da Europa Central. 

Por ali é possível avistar um chafariz que jorra água em diversos momentos do dia, chegando a uma altura de até 140 metros. O Jet D’Eau recebe iluminação especial no período da noite. Vale a pena fazer um passeio de barco pelo Lago Leman, com duração de até 1 hora, e observar Genebra sob um outro ponto de vista. 

  • Ingressos para o passeio de barco:  € 18,58
  • Funcionamento: podem variar de acordo com a época do ano e o dia da semana, sendo assim, é importante checar as informações no site com antecedência
  • Mais informações: site oficial

Voltar ao roteiro resumido

Horloge Fleurie (o relógio de flores)

A Suíça é conhecida como a terra dos lagos, chocolates, queijos e relógios. E na terra dos relógios, há diversas opções de cores, tipos e tamanhos. Nas margens do Lago Léman, cerca de 10 minutos de caminhada do Jet D’Eau, está o Horloge Fleurie, que muda de cor dependendo da estação do ano

  • Localização: Quai du Général-Guisan 28

Voltar ao roteiro resumido

Centro antigo de Genebra

O centro histórico de Genebra é repleto de ruazinhas fofas, bandeiras e lojas de relógio suíço. Alguns dos destaques são a Catedral de Genebra e a Place du Bourg-de-Four (uma autêntica praça europeia com fonte no centro), além das casas ocupadas por restaurantes e uma antiga passagem que conecta a praça à catedral, a Passage des Degrés-de-Poules.

Ao caminhar pela região, você vai encontrar o Colégio Calvino (um edifício que abriga a primeira escola secundária da cidade) e a Promenade de l’Observatoire (uma praça que dá uma perspectiva da Genebra moderna e Genebra antiga). 

Catedral de Saint-Pierre

catedral de genebra

A Catedral de Saint Pierre é um dos pontos mais importantes da cidade velha de Genebra | Foto: Commons Wikimedia

Bem no coração da Cidade Antiga, está a catedral de Saint-Pierre, uma bela obra arquitetônica cuja primeira fase da construção é datada de 1160 e que pode ser contemplada por dentro. Para isso, é necessário subir os 157 degraus que conduzem até o topo, de onde se tem vistas panorâmicas de tirar o fôlego. 

Com o passar dos anos, a arquitetura da catedral passou por inúmeras modificações devido a reformas e construções, guerras e incêndios. Sendo assim, adições e renovações mudaram tanto o interior quanto o exterior do prédio. Embaixo da catedral também há um sítio arqueológico imperdível, repleto de achados muito antigos e cheios de história.

  • Entrada: gratuita
  • Localização: Place du Bourg-de-Four 24, 1204 Genebra, Suíça
  • Funcionamento: aberta todos os dias das 10h às 19h30

Voltar ao roteiro resumido

Museu Internacional da Cruz Vermelha

Em Genebra está localizado o Berço da Cruz Vermelha, único museu dedicado à obra de Werk Henry Dunants, e que retrata de forma bem viva a história de guerras passadas, os princípios e o trabalho da organização. 

O edifício foi inaugurado em 1988 em tributo aos extraordinários feitos da Cruz Vermelha e encontra-se em frente ao Palácio das Nações, que foi totalmente reconstruído em 2013.

Para informações de ingresso, funcionamento, acesse o site oficial

  • Entrada: verificar no site
  • Localização: Avenue de la Paix 17, 1202, Genebra
  • Funcionamento: de abril a outubro, das 10h às 18h e de novembro a março, das 10h às 17h (fechado às segundas-feiras)
  • Informações: site oficial

Voltar ao roteiro resumido

Palácio das Nações (ONU)

palacio das nacoes em genebra

Fachada do Palácio das Nações (ONU) em Genebra | Foto: Commons Wikimedia

Localizado no centro do Parc de l’Ariana, o Palais des Nations – ou Palácio das Nações –  é o centro mundial para conferências diplomáticas, além de ser base operacional para diversas atividades econômicas e sociais. 

A sede europeia das Nações Unidas é a maior unidade depois de Nova York, e recebe mais de 25 mil delegados anualmente, e diversas obras de arte são exibidas ali. A construção ocorreu entre 1929 e 1936 e, até hoje, abre diariamente para visitação.

O tour guiado dura cerca de 1 hora. Grupos podem reservar a visitação em diversos idiomas inclusive o português.  

  • Entrada: 16 CHF
  • Localização: Avenue de la Paix 14, 1202, Genebra
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 16h
  • Mais informações: site oficial

Voltar ao roteiro resumido

Broken Chair: a cadeira gigante

Na mesma praça que está situado o Palácio das Nações, você encontrará o famoso monumento “Broken Chair”, que se trata de uma cadeira gigante com 3 pés inteiros e  1 quebrado

A cadeira quebrada é considerada uma das obras mais emblemáticas do século XX e é um trabalho feito pelo artista suíço Daniel Besset. Criada em 1997 com 5,5 toneladas de madeira surgiu como forma de protesto para lembrar das vítimas de minas terrestres usadas em algumas guerras. 

  • Localização: Broken Chair, 1202 Genebra

Voltar ao sumário

Encontre passagens promocionais para a Suíça

Quando viajar para Genebra

Cada estação na Suíça tem as suas particularidades mas, uma coisa é interessante ter em mente antes de uma viagem: o inverno só é interessante para quem pretende esquiar pelo país. Portanto, não é considerada a melhor época para ir a Genebra. 

Sendo assim, o final da primavera, início do outono e até mesmo o verão são as estações mais indicadas para conhecer, visto que, o clima fica mais ameno e as temperaturas mais agradáveis. Por isso, os meses de agosto e setembro são considerados os mais agradáveis

Veja abaixo as condições de acordo com o período do ano:

  • Primavera (março a junho): o início da estação ainda é basicamente frio, quando podem ocorrer geadas e neves até meados de abril; entre maio e junho o clima fica mais agradável e a cidade está mais bonita e florida
  • Verão (junho a setembro): temperaturas amenas e agradáveis com dias ensolarados; ideal para passeios ao ar livre 
  • Outono (setembro a dezembro): o frio começa a chegar – juntamente de dias cinzentos e chuvosos – mas a temperatura ainda é agradável para visitar
  • Inverno (dezembro a março): temperaturas costumam ficar abaixo de 0 º C, quando costumam podem ocorrer nevascas e ventos frequentes 

Voltar ao sumário

Idioma oficial de Genebra

Ao todo são quatro idiomas falados na Suíça: alemão, francês, italiano e romanche. A cidade de Genebra integra a parte do país em que a língua oficial é o francês suíço, apesar do nome, não há muita diferença entre o falado na Suíça e o falado na França. 

Voltar ao sumário

Encontre passagens promocionais para a Suíça

Quantos dias ficar em Genebra

Genebra tem atrações para todo tipo de turista e, apesar de não ser muito grande, recomendamos que três dias seja o tempo mínimo para se dedicar a conhecer bem a cidade

Entretanto, como falamos anteriormente, esta é apenas uma sugestão, já que dependerá do tempo e disponibilidade de cada viajante. 

Voltar ao sumário

Como chegar e andar em Genebra

mouettes em genebra

As mouettes (táxis-barco) são uma das formas de transporte em Genebra | Foto: Flickr

Considerada porta de entrada ou saída para voos do Brasil, já que o aeroporto internacional é um dos principais da Suíça, não é difícil se locomover em Genebra, que conta com uma rede confiável de transporte. 

Durante a estadia por Genebra, você pode adquirir o “Geneva Pass”, cartão de passe para transporte gratuito e entrada gratuita(ou com desconto) por determinadas atrações da cidade, como tours, museus e passeios de barco. O bilhete é vendido para períodos de 24, 48 e 72 horas a partir de € 30,97. Saiba mais!

Saiba como se locomover:

  • Ônibus e bondinho elétrico: meios de transporte bastante utilizados. A empresa TPG é a responsável pela locomoção e as passagens podem ser adquiridas em máquinas automáticas que ficam nas paradas. O preço pode variar de acordo com a zona da cidade. 
  • Transporte público gratuito: ao se hospedar em Genebra o viajante é contemplado com o Geneva Transport Card. O cartão dá o direito de utilizar a rede de transporte público sem limites durante todo o tempo de estadia na cidade.
  • Mouettes (táxis-barco): os barquinhos de cor amarela cruzam o Lago Léman e, além de ser uma forma de transporte eficiente, é também um passeio pelo lago, um dos principais pontos turísticos da cidade. São quatro linhas (M1, M2. M3 e M4) e o trecho custa 2 CHF (adultos) e 1,80 CHF (crianças) – saiba mais
  • Táxi: meio de transporte eficaz, portanto, possui preços mais elevados. Uma corrida rápida fica cerca de 28 CHF, média de R$ 160
  • Trem: a SBB – empresa ferroviária nacional do país – é a principal alternativa para se locomover entre as cidades da Suíça e realiza trajetos a partir de 19 CHF
  • Bicicleta:  é muito comum e prático se locomover pelas ruas de Genebra por meio de bicicletas, disponíveis de forma gratuita ou para aluguel
  • Carro alugado: ideal para quem deseja ter mais liberdade no deslocamento. O valor aproximado do aluguel é de 120 a 140 CHF – faça uma cotação

Voltar ao sumário

Encontre passagens promocionais para a Suíça

Hotéis em Genebra

Listamos hotéis em Genebra, de acordo com cada perfil de viajante, para curtir ao máximo sua viagem pela Suíça. Confira e escolha o seu preferido!

Voltar ao sumário

Restaurantes para conhecer em Genebra

Uma das cidades mais conhecidas e visitadas da Suíça, Genebra tem muito o que oferecer quando o assunto é boa gastronomia, restaurantes estrelados e bistrôs tipicamente franceses. Inclusive, há grande influência do país vizinho – a começar pelo idioma oficial – na cena gastronômica da região. 

Anote as nossas indicações e aproveite!

Bistrot du Boeuf Rouge

Indicação do Guia Michelin – uma das principais referências do mundo gastronômico – o Bistrot du Boeuf Rouge é bem concorrido na cidade de Genebra e, por isso, é importante garantir a reserva com antecedência. No cardápio, as carnes e seus acompanhamentos, sobremesas e a carta de vinhos são alguns dos destaques. 

  • Especialidade: culinária francesa
  • Funcionamento: segunda a sexta, das 11h45 às 15h e das 18h45 às 23h45
  • Endereço: Rue Dr-Alfred-Vincent 17, Genebra
  • Mais informações:  site oficial

Restaurant Les Armures

Localizado no Hotel Les Armures, o restaurante é uma boa pedida para quem deseja conhecer mais da culinária local. O fondue de queijo e a raclette, principais pratos típicos suíços, são sucesso de pedidos e, de acordo com a boa avaliação dos clientes, imperdíveis!

  • Especialidade: culinária europeia
  • Funcionamento: todos os dias, das 12h às 23h
  • Endereço: Rue du Puits-Saint-Pierre 1, Genebra
  • Mais informações:  site oficial 

Fiskebar

Uma verdadeira aventura gastronômica! O Fiskebar garante uma comida de forma criativa, acompanhada por sabores exóticos e diferentes propostas para almoço e jantar. Sendo a mais tradicional o Båd por Fiskebar (uma mesa flutuante no Lago de Genebra), a Degustação de Caviar e Champanhe e a opção de Vale-Presente. Ficou curioso? 

  • Especialidade: frutos do mar e comida europeia
  • Funcionamento: restaurante: terça a sábado, das 18h30 às 22h; bar – Fred by Fiskebar: todos os dias, das 17h às 00h
  • Endereço: Quai du Mont Blanc 11, The Ritz-Carlton Hotel de la Paix, Genebra
  • Mais informações:  site oficial 

Chez Ma Cousine Vieille-Ville

Comida simples, bem servida e de excelência. Essa é a proposta do Chez Ma Cousine. Mas, há um detalhe em especial que faz do restaurante sucesso entre os brasileiros: o meio galeto com batatas assadas com casca e uma salada de folha que é, inclusive, o prato carro-chefe da casa.

A carta de vinho e sobremesas locais também são bastante elogiadas. Imperdível!

  • Especialidade: fast food, europeia
  • Funcionamento: variam de acordo com a unidade escolhida
    • Unidade Cidade Velha: todos os dias, das 11h às 22h30
    • Unidade St-Gervais: segunda a quarta, das 11h às 14h30 e das 18h às 21h30; quinta e sexta-feira, das 11h às 14h30 e das 18h às 22h; sábado, das 11h às 22h
    • Unidade Petit Saconnex: segunda a sexta, das 11h30 às 14h30 e das 18h às 22h; sábado e domingo, das 11h30 às 22h
    • Unidade Plainpalais: segunda a sexta, das 11h às 14h e das 18h às 22h; sábado e domingo, das 11h às 22h 
  • Mais informações e endereço: site oficial 

L’Aparté

Restaurante super exclusivo, com poucas mesas, estrutura moderna e uma estrela Michelin, o L’Aparté oferece uma sequência de pratos para se “comer de joelhos”, de tão incrível que é, segundo os clientes. Além disso, é recomendado reservar com antecedência, para que consiga garantir a experiência sem eventuais problemas. 

  • Especialidade: culinária francesa
  • Funcionamento: segunda a sexta, das 12h às 14h15 e das 19h às 22h15. Não abre aos finais de semana
  • Endereço: Rue de Lausanne, 41-43 – Genebra
  • Mais informações: site oficial

Voltar ao sumário

Mais dicas de viagem pela Suíça

genebra, suíça

O Lago Léman é visto por quase toda a cidade de Genebra | Foto: Pixabay

Vai viajar para a Suíça? Então, antes de embarcar, confira todas as informações práticas e algumas das principais cidades. E, depois de visualizar cada uma delas, monte um roteiro imperdível com as nossas dicas!

Voltar ao sumário

Encontre passagens promocionais para a Suíça