Na pele, o calor do sol contrasta com o refresco do vento. O som ambiente se mistura ao azul do mar e ao verde das árvores. A beleza desse lugar é encantadora, tanto que o simples fato de estar lá já bastaria. No entanto, sempre queremos curtir ao máximo, por isso buscamos o que fazer em Fernando de Noronha.
Separamos os passeios em Fernando de Noronha por categoria, de modo que você pode ir direto àqueles que preferir. Dessa forma, montará seu roteiro 100% com seu estilo! E para entrar no clima, assista a esse vídeo incrível com um resumo dos pontos turísticos de Noronha:
Navegue pelas opções de o que fazer em Fernando de Noronha:
- Resumo de um roteiro em Noronha até 7 dias
- Praias
- Trilhas (e como agendar as que exigem)
- Pontos turísticos
- Passeios
- Passagem aérea barata para Fernando de Noronha
Roteiro em Fernando de Noronha: resumo de até 7 dias
Montamos um roteiro resumido de Fernando de Noronha para te ajudar a organizar sua própria viagem.
Dia 1 – Chegada
- Pôr do sol na Praia da Conceição
- Vila dos Remédios
Dia 2
- Mirante Dois Irmãos
- Baía do Sancho
- Agendamento de trilha
- Pôr do sol no mirante do Boldró
Dia 3
- Baía dos Porcos
- Praia do Cachorro
- Buraco do Galego
- Pôr do sol no Forte Nossa Senhora dos Remédios
Dia 4
- Passeio de Barco
- Mirante Air France
- Enseada dos Tubarões
- Capela de São Pedro
- Mirante Buraco da Raquel
Dia 5
- Trilha Enseada dos Abreus
- Mirante Praia do Leão
- Mirante do Forte do Sueste
- Praia do Sueste
Dia 6
- Trilha do Atalaia
- Passeio Plana Sub
- Praia do Porto
Dia 7
- Trilha Mirante dos Golfinhos
- Praia Cacimba do Padre
- Praia do Americano
- Praia do Boldró
Ou
- Trilha Capim-Açu
Encontre passagens aéreas baratas para Fernando de Noronha
Praias de Fernando de Noronha
Como falar sobre o que fazer em Fernando de Noronha sem começar pelas praias? Impossível, afinal elas são mais do que deslumbrantes, mas reconhecidas internacionalmente. Uma delas, aliás, vira e mexe figura na lista de praias mais bonitas do mundo, eleitas por agências, jornalistas e turistas. E para matar sua curiosidade, ela é a primeira da nossa lista, logo a seguir!
Praias do Parque Nacional Marinho (PARNAMAR)
Algumas praias de Noronha ficam na área do Parque Nacional Marinho (PARNAMAR), portanto o acesso a elas depende de ingresso e se limita a uma faixa de horário. Para entender melhor, assista ao vídeo que gravamos e leia os detalhes sobre cada uma!
Abaixo, mais informações sobre cada praia do PARNAMAR!
Praia do Sancho
Vamos começar por uma das praias mais bonitas do mundo! A Praia do Sancho sempre figura na lista do site especializado em turismo TripAdvisor. E não é por menos, porque realmente ela é muito bonita. Com uma faixa de areia extensa (mais de 300 m) e água cristalina e quentinha, fica fácil esquecer o mundo.
Bem na entrada do Sancho, há uma estrutura com banheiro, loja de souvenir, guarda-volumes e lanchonete. Aproveite para garantir sua água e um lanche, pois não há quiosques nem ambulantes na praia.
É preciso ter o cartão de acesso do ICMBio para conhecer essa praia de Fernando de Noronha. Quem gosta de observar a vida marinha vai ficar especialmente encantado! Leve um equipamento de mergulho (snorkel) e curta bastante.
#DicaPI: você consegue o cartão de acesso do ICMBio comprando o ingresso para o Parque Nacional Marinho. Ensinamos como adquirir o seu neste post com dicas de Noronha.
Após a temporada de chuvas, a partir de julho, formam-se cachoeiras temporárias nos paredões rochosos da praia. A mais expressiva se chama Cachoeira do Sancho. Lindíssima!
Como chegar à Praia do Sancho
Há 2 formas de acessar a praia:
- Caminhando: pela escada vertical de mais de 200 degraus, numa fenda no meio de uma rocha, após a trilha.
- Pelo mar: no passeio de barco por alguma agência.
As trilhas do complexo do Sancho, além de serem atração turística, servem como caminho para a praia! Assim, por terra ou por mar, a chegada a essa praia de Fernando de Noronha é um espetáculo à parte.
Funcionamento da Praia do Sancho: diariamente, das 6h30 às 18h30.
Praia do Sueste
Já se destaca porque, no começo e no fim do dia, é possível encontrar filhotes de tubarão e tartarugas. Com uma diversificada vida marinha a Praia do Sueste é ótima para fazer mergulho.
Há também uma estrutura idêntica à da praia do Sancho: banheiro, loja de presentinhos, armários e lanchonete. A diferença é que o acesso à Praia do Sueste é bem fácil. Também é obrigatório ter o cartão de acesso do ICMBio para entrar. De fato, nesta pesquisa pelo o que fazer em Fernando de Noronha, você perceberá que se exige o cartão para as principais atividades.
No Sueste, está o único mangue de ilhas oceânicas do Atlântico Sul, mas não é permitido visitar. Isso porque tal aérea é reservada por motivos de preservação ambiental.
Funcionamento do Sueste: diariamente, das 9h às 16h.
Baía dos Porcos
Bem ao lado da Cacimba do Padre está a Baía dos Porcos, mais uma opção de o que fazer em Fernando de Noronha.
Enquanto um site especializado elegeu a praia do Sancho a mais bonita do mundo, nós elegemos a Baía dos Porcos a mais bela praia de Fernando de Noronha! Isso porque ficamos deslumbrados com a vista.
A Baía dos Porcos é um conjunto bem interessante, com rochas vulcânicas milenares e um mar verde-esmeralda paradisíaco. Um ponto de natureza pura, onde não há nenhuma estrutura, como guarda-sol, banheiro ou restaurante. (Se necessário, use a estrutura da Praia Cacimba do Padre.)
É um lugar incrível para a prática de mergulho livre. O acesso é pela trilha a partir da Cacimba do Padre. Ah, a Baía dos Porcos não exige cartão do ICMBio para entrar.
Funcionamento do Baía dos Porcos: diariamente, das 8h às 18h30h.
Praia do Leão
Apesar de isolada e de difícil acesso, a Praia do Leão é considerada uma das mais belas o Brasil. Por isso, a recompensa para quem se aventura é a vista, que inclui as ilhas do Leão e da Viuvinha.
Essa praia de Fernando de Noronha está sujeita a fortes correntes marítimas, o que traz certo perigo para atividades aquáticas. Portanto, tome cuidado, mesmo nessas belas águas cristalinas.
Com não há estrutura na Praia do Leão, leve seu lanche, água e, claro, recolha todo o seu lixo.
Como chegar à Praia do Leão
Há 2 maneiras de chegar a essa praia:
- Ônibus e caminhada: desça na Praia do Sueste e siga a trilha a pé
- Buggy: combine com uma agência de turismo
A presença de um guia local ajuda nessas horas, afinal ele vai te orientar sobre as peculiaridades da região. Por fazer parte do Parque Nacional Marinho, é necessário o cartão de acesso ICMBio.
Funcionamento: diariamente, das 8h às 18h30.
Praias públicas em Fernando de Noronha
Por sua vez, estas praias ficam na Área de Preservação Ambiental (APA), portanto têm acesso gratuito e com horários mais flexíveis. Isso porque, de meados de janeiro ao final de maio, pico de reprodução de tartarugas-verdes, fica proibido frequentar a Cacimba do Padre, Bode, Americano e Boldró entre 19h e 5h, ou seja, de noite e de madrugada. Já nos demais meses do ano, é totalmente liberado.
Veja um resumo sobre elas neste vídeo de Fernando de Noronha, juntamente com outros pontos turísticos gratuitos, e depois leia os detalhes sobre cada um!
Agora entenda melhor como chegar e o que esperar de cada um dessas praias e atrações!
Praia Cacimba do Padre
Com sua extensa faixa de areia, a Praia Cacimba do Padre é a favorita dos surfistas. As ondas chegam a até 5 metros de altura (!!!). Por essas e outras que alguns chamam Noronha de “Hawaii brasileiro”.
O cenário dessa praia de Fernando de Noronha também merece destaque por outra razão. Trata-se do Morro Dois Irmãos, cartão-postal do arquipélago, que fica logo de frente para a areia.
Não há sombra nessa praia, nem adianta procurar. Sendo assim, capriche no protetor solar ou alugue um guarda-sol por R$ 40 a diária. E se quiser passar o dia ou beber algo, no estacionamento há 2 restaurantes simples, porém ótimos: o Point da Cacimba e o Restaurante das Gêmeas.
Embora faça parte do Parque Nacional Marinho, não é necessário o cartão do ICMBio para visitar a praia de Cacimba.
#DicaPI: “Cacimba” também é o nome de um dos restaurantes em Fernando de Noronha que listamos para você experimentar!
Praia da Conceição
Como fica próxima à Vila dos Remédios, centro urbano de Noronha, a Praia da Conceição é uma das mais visitadas. Mas não é só pela fácil localização, pois o mar é calmo, e a área, muito bem estruturada. Sendo assim, é excelente para encerrar o dia com um mergulho e um belo pôr do sol.
Essa praia de Fernando de Noronha também dispensa o cartão ICMBio.
#DicaPI: a Vila dos Remédios é um dos locais mais indicados para ficar em Fernando Noronha. Por isso, indicamos 3 pousadas nessa região para você!
Praia do Cachorro
Esta é outra praia que fica pertíssimo da Vila dos Remédios e é point dos turistas. Portanto, uma escolha popular entre as opções de o que fazer em Fernando de Noronha.
Para chegar, basta descer a rua principal da Via. Chegando lá, você encontrará bares e restaurantes. Por isto – fácil acesso e boa infraestrutura –, é uma das praias de Fernando de Noronha ideais para levar toda a família.
E se você quer mais uma razão para visitá-la, aqui está: o buraco do Galego. Essa piscina natural formada entre as pedras tem só 2,5 m de diâmetro, mas é bem popular entre os visitantes.
Praia do Porto
Com ótima estrutura, incluindo quiosque e restaurante, essa praia de Fernando de Noronha tem as águas calmas e cristalinas. Desse modo, é possível admirar os animais marinhos com facilidade, ainda mais se fizer mergulho com equipamento snorkel. Se der sorte, nem vai precisar de acessório para ver as tartarugas ou arraias. As crianças adoram!
A Praia do Porto tem esse nome porque é onde chegam os barcos que abastecem a ilha.
#DicaPI: nossa lista de praias de Fernando de Noronha acabou. Mas não tem problema, porque você curtir outro destino muito famoso pela mesma razão: Jericoacoara!
Encontre passagens aéreas baratas para Fernando de Noronha
Trilhas em Fernando de Noronha
Há trilhas em Fernando de Noronha para todos os estilos: curtas, médias e longas; de dificuldade baixa, moderada e alta. A maioria ainda tem direito à parada para banho de mar e piscina natural ou, pelo menos, uma linda vista.
Algumas são autoguiadas, ou seja, você não precisa de um guia para percorrê-las. Outras exigem a presença de um profissional e até reserva antecipada, por causa das regras de preservação ambiental que protegem do excesso de turistas.
Portanto, além desta leitura sobre o que fazer em Fernando de Noronha, confira no centro de visitantes a disponibilidade e regras de cada trilha. Isso porque as condições mudam de acordo com a época do ano, a altura da maré, etc.
Trilhas da Praia do Sancho
Existem diversas trilhas conectadas a esta que é uma das praias mais bonitas do mundo:
- Trilha Baía dos Golfinhos: passarela suspensa que sai do Posto de Informação e Controle (PIC) do Sancho em direção ao mirante dos golfinhos
- Trilha Golfinho-Sancho: em terra batida, interliga o mirante da baia dos golfinhos ao mirante do Sancho
- Trilha do Sancho: acessível, sai do PIC do Sancho, por trilha de 350 metros, até o mirante que dá acesso à praia e a escada vertical
- Trilha Mirante Dois Irmãos: a partir do Mirante do Sancho, ela dá acesso a ponto com vista privilegiada para a Baía dos Porcos e para os Dois Irmãos
Atalaia
É vida marinha que você busca? Então encontrou, pois conhecer a diversidade de espécies também é opção de o que fazer em Fernando de Noronha, sobretudo na trilha do Atalaia, uma das mais disputadas da ilha.
Para um gostinho a mais de como é a trilha do Atalaia, assista ao vídeo que gravamos lá!
Nesse sentido, a piscina da Atalaia é excelente, porque reúne tubarões, moreias, polvos. Entretanto, só se pode visitar o local em época de maré baixa e mediante agendamento no ICMBio. Por isso, confira no centro de visitantes a disponibilidade na época da sua viagem. Também é necessário o cartão de acesso.
Como chegar à piscina da Atalaia?
Vá até a Vila do Trinta, de buggy ou ônibus, no horário agendado, anote as instruções do responsável do ICMBio e siga a trilha caminhando, sem grandes dificuldades.
Morro São José
As piscinas naturais de Noronha não cansam o olhar, afinal cada uma é mais especial que a outra. Este é o caso do Morro são José, ilha pouco explorada que tem uma pequena piscina natural de água azul celeste.
Do arquipélago, além da ilha principal, essa é a única liberada para visitação pública. Todavia, há certas condições para isso: só maré baixa e com agendamento prédio no centro de visitantes. Os horários também variam de acordo com a época.
No Morro São José, também estão as ruínas do Forte São José, que não podem ser visitadas.
Como chegar ao Morro São José?
A partir da Praia do Air France, siga caminhando uma trilha. Mas atenção, pois o grau de dificuldade é alto. Uma vez na ilha, para chegar à piscina natural, siga pela estrita faixa de areia, logo na base do morro. Em algumas épocas, com maré baixa, é possível atravessar por nado, mas só com acompanhamento de condutor autorizado.
Capim-açu
Uma caminhada para quem tem bom condicionamento físico ou para quem já está acostumado com esse tipo de exercício. Bem-vindo à Capim-açu, a trilha mais longa do parque, com 5,2 km. Ela também é uma das mais recompensadoras, porque possibilita visualizar os mares de Dentro e de Fora e as praias do Sancho e do Leão, por meio de mirantes pouco acessados.
A trilha pode acabar no Farol da Sapata ou na Praia do Leão. Caso siga até essa última, encontrará pelo caminho a caverna do Capim Açu, onde tem uma incrível piscina natural.
Como chegar à trilha?
Vá até a entrada do PIC do Sancho e, a partir de lá, siga por uma estrada histórica. Há trechos dos mais diversos, desde terra batida até pedregosa.
Para realizar a trilha Capim Açu, alguns itens são obrigatórios:
- Contratar um condutor autorizado (preço médio de R$ 200)
- Agendar no centro de visitantes
- Apresentar o cartão de acesso ICMBio
Pontinha e Caieiras (antiga Atalaia Longa)
Assim como a Capim Açu, é necessário contratar um condutor autorizado e agendar no centro de visitantes. O caminho da trilha leva para piscinas naturais e costuma ser combinado à Praia Caieiras.
O mergulho nas piscinas naturais, por meio de flutuação, depende da maré baixa. A trilha é longa, afinal são 3,7 quilômetros, mas não exige condicionamento físico diferenciado. E como uma parte é em rochas vulcânicas, use calçados apropriados, como botas e tênis próprios para trilhas.
Como chegar à trilha?
Partindo da Vila do Trinca, a trilha passa por variados relevos, margeia o Mar de Fora e passa pelo mirante da Pedra Alta (uma bela vista!). No mirante, é possível visualizar tubarões e mergulhões, pela manhã.
Trilha Forte São Joaquim
Por meio de uma trilha fácil, para todos os tipos de turistas, é possível conhecer as ruínas do Forte São Joaquim do Sueste. O caminho também para em um ponto com vista da Praia do Sueste e das ilhas Cabeluda e do Chapéu.
Enseada dos Abreus
Parte do Parque Nacional Marinho, a Enseada dos Abreus é praticamente deserta (pouco conhecida, até). Só é acessível mediante agendamento no centro de visitantes ICMBio.
O acompanhamento de condutor não é obrigatório, mas é essencial seguir uma série de regras para conservar essa região incrível. Entre elas, não usar protetor solar ou dermocosméticos, usar nadadeiras e não tocar animais ou o fundo das piscinas naturais.
A principal atração dos Abreus são exatamente as piscinas naturais. Para aproveitá-las, prefira época de maré baixa (pergunte no centro as atuais condições). Caso contrário, você só vai conseguir admirar a vista e nada mais. Por lá, é possível praticar a flutuação, com uso de colete e máscara de mergulho. E, claro, admirar a incrível vida marinha do arquipélago. Conclusão: um só lugar, mas muito o que fazer em Fernando de Noronha!
Como chegar à Enseada dos Abreus
Primeiro, chegue à entrada da Praia do Sueste, seja de buggy, seja de ônibus, depois siga a pé. Os buggys vão até um ponto mais próximo à trilha. Já o transporte público deixa mais longe, o que demanda uma caminhada extra pela estrada de terra.
O caminho não é fácil, por isso não indicamos para pessoas com dificuldade de locomoção e crianças. Trata-se de uma caminhada de 1,2 km, com descida íngreme, rústica, diretamente na rocha, sem estrutura. Dessa forma, podemos considerar um verdadeiro desafio.
Para agendar a visita ou saber o horário de funcionamento, consulte o centro de visitantes ICMBio.
Como conseguir uma vaga em trilha de agendamento obrigatório
Para relembrar, estas são as trilhas de agendamento obrigatório e o número de vagas por dia:
- Morro São José: 16 vagas (também é obrigatório o guia, quando a maré está alta)
- Enseada dos Abreus: 24 vagas (não é obrigatório o guia)
- Pontinha e Caieiras: 40 vagas (também é obrigatório o guia)
- Atalaia: 6 grupos de 16 pessoas (96 vagas) – pode variar de acordo com a maré e o assoreamento da piscina (não é obrigatório o guia)
- Capim-Açu: 40 vagas (também é obrigatório o guia)
Então, se você deseja percorrer alguma destas, terá de ir ao Centro do Visitante ICMBio e agendar uma vaga. Para tanto, atente-se às regras básicas:
- Só você pode agendar a própria trilha presencialmente, ou seja, não tem como fazer on-line ou pedir outra pessoa
- As datas para agendamento são para até 6 dias à frente, isto é, se foi no dia 10, pode agendar as trilhas para até dia 16
- Você pode agendar todas as trilhas que quiser, desde que haja vagas
- Logo na porta há quadro informando a quantidade de vagas ainda disponíveis, então consulte se existe chance de agendar a do seu interesse, para não perder tempo
Passo a passo
- Comparecer ao Centro do Visitante ICMBio a partir das 15h30, horário em que distribuem a senha para o agendamento (não é obrigatório chegar nessa hora, mas é um meio de aumentar as chances de conseguir vaga)
- Assistir às palestras sobre Fernando de Noronha e as trilhas, com dicas de segurança, regras, etc.
- Às 17h, horário em que se libera o agendamento efetivamente, reservar a trilha em um dos totens de autoantedimento no local – ficam funcionários tirando dúvidas
Resumo: você tem de retirar a senha na ordem de chegada, assistir às palestras e só então agendar a trilha, sujeita à lotação. Apesar de burocrático, esse processo visa reduzir privilégios no agendamento.
Encontre passagens aéreas baratas para Fernando de Noronha
Pontos turísticos de Fernando de Noronha
Cartões-postais para tirar belas fotos, marcos históricos para viajar no tempo, mirantes para perder de vista e museus para se aprofundar na história. Visitar pontos turísticos também é uma opção de o que fazer em Fernando de Noronha! Sendo assim, listamos alguns para você incluir em seu roteiro.
Morro Dois Irmãos
São duas formações rochosas de origem vulcânica e com formato semelhante ao de vulcões. Situam-se entre a Praia da Cacimba e a Baía dos Porcos. Nossa dica é admirá-los de vários pontos: de barco, das praias ou dos mirantes da ilha. Assim, você pode registrar fotos sob diferentes ângulos e perspectivas.
Igreja de Nossa Senhora dos Remédios
Construída em 1772, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios leva o nome da padroeira do arquipélago. Ela fica bem no centro da Vila dos Remédios e é a matriz de Fernando de Noronha. Por isso, foi elevada à categoria de paróquia.
Forte Nossa Senhora dos Remédios
Foi construído pelos portugueses no século XVIII para evitar novas invasões ao arquipélago. Isso porque França e Holanda tomaram Noronha por algum tempo.
Por mais de 200 anos, o local funcionou como presídio. Já em tempos modernos, durante a Segunda Guerra Mundial, serviu como base de apoio aos aliados contra os nazistas. Hoje, o forte serve como mirante. Mas, a partir do segundo semestre de 2019, se transformará em espaço cultural.
Museu Memorial Noronhense
Bem ao lado da igreja, está o Espaço Américo Vespúcio, que abriga memórias, curiosidade e histórias de Fernando de Noronha.
Reinaugurado em 2013 após passar por reformas, o memorial reúne mais de 60 painéis informativos e cerca de 600 fotos que relatam como era a vida no arquipélago. A entrada é gratuita e o passeio é ótimo para entender Noronha.
Funcionamento do Memorial Noronhense: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado e domingo, das 9h às 13h.
Mirante do Boldró
Aqui está um dos melhores lugares para ver pôr do sol em Noronha. Por lá, você é presenteado com o sol se pondo por detrás do Morro Dois Irmãos, cartão-postal do arquipélago.
No mirante, há um quiosque e mesas para quem quiser tomar um chopp e comer algum petisco. Mas atenção, porque só aceita dinheiro.
#DicaPI: confira a que horas o sol se põe na época da sua viagem. Chegue com antecedência ao mirante, para curtir o fim do dia com paz e calma.
Mirante da Baía dos Golfinhos
Um mirante belíssimo e, como o nome sugere, lugar para admirar os golfinhos, de preferência, no início do dia. É só para observar, nada de querer nadar ou acessar a praia.
Como chegar ao mirante?
A partir do PIC Sancho, por meio da trilha suspensa. A caminhada é bem tranquila, apesar de longa: dura até 2 horas.
Funcionamento: diariamente, das 6h30 às 18h30.
Projeto Tamar
O Projeto Tamar é referência mundial no cuidado e preservação de animais marinhos. E, claro, está presente em Noronha, sítio de reprodução da tartaruga-verde e área de alimentação, crescimento e repouso também para a tartaruga-de-pente.
No Centro de Visitantes-Museu Aberto das Tartarugas Marinhas, há palestras diárias (e gratuitas) sobre temas ambientais, para adultos e crianças. O local também recebe eventos, como feiras e até atividades de lazer.
Funcionamento: diariamente, das 8h às 22h.
Capela São Pedro dos Pescadores
Quase em frente à Praia do Porto, está a Capela de São Pedro dos Pescadores. Ela é famosa e muito procurada por casais que querem celebrar o casamento ou renovar os votos.
Apesar de só abrir aos domingos, para a missa, ou em eventos especiais, vale observar pelo menos a bela fachada.
Mirante Air France
Ponto de encontro entre os mares “de dentro” e “de fora”, tem esse nome porque serviu como base de apoio para aviões franceses na década de 1930. A vista desse mirante alcança as demais ilhas do arquipélago, como a Ilha Rata, São José e Sela Ginete. Excelente ponto para assistir ao nascer do sol, já que se situa no extremo leste de Noronha.
Enseada dos Tubarões
Bem próximo ao Air France, esse outro mirante dá de cara para uma praia deserta, pelo menos para humanos. Isso porque está repleta de tubarões, que você consegue ver se tiver alguma sorte e atenção aos movimentos.
Mirante Buraco da Raquel
Conta a história que Raquel era a filha de um capitão, que, para fugir de situações ruins, se abrigava no buraco na base dessa grande pedra. Daí veio o nome conhecido por visitantes de todo o mundo atualmente. Como o acesso à pedra é proibido, por questões de preservação ambiental, resta contemplar a vista do mirante. Mas é tudo tão bonito, que isso não é de forma alguma um problema.
Museu do Tubarão
Com esculturas ao ar livre, esse museu conta a história do temido peixe, que é uma importante figura de Noronha.
Curiosos sobre o assunto vão adorar as várias arcadas – dos mais diversos tamanhos – que fazem parte do lugar. Também há um restaurante que serve uma iguaria local: o bolinho de tubalhau (carne de tubarão salgada). Anima?
Funcionamento: diariamente, das 9h às 19h30.
#PIIforma: em época de alta temporada (janeiro, julho e feriados), o agendamento dos passeios no centro de visitantes do Parque Nacional Marinho pode ser demorado. Por isso, aproveite o momento da retirada do seu cartão de acesso para já programar seus passeios. Além disso, alguns passeios têm vagas limitadas. São necessários até 4 dias de antecedência para escolher – e garantir – uma vaga.
Passeios em Fernando de Noronha
Realizamos 6 passeios em Fernando de Noronha com a Atalaia Turismo, agência que atua há 25 anos no arquipélago. Além de um ótimo atendimento, a empresa trabalha com guias autorizados. Esse conhecimento de quem vive e cuida de Noronha faz uma superdiferença. Mais um item que aprovamos foi a frota de veículos que realizou o transfer de ida e volta nos passeios.
Pela nossa experiência, recomendamos essa agência, caso inclua passeios na sua lista de o que fazer em Fernando de Noronha.
Em diversos passeios, praias e piscinas naturais, são necessários colete, snorkel ou outros equipamentos para mergulho. Você não precisa comprar nem trazer de casa. Sendo assim, resta alugar os acessórios, cujo preço, em média, é de R$ 10 por dia, cada item.
#PIInforma: os valores divulgados correspondem à época de nossa viagem, realizada em outubro de 2017. Portanto, servem apenas como referência para você planejar o seu orçamento, já que os preços mudam com o tempo.
Ilha Tour
O Ilha Tour é, sem sombra de dúvidas, o passeio mais completo de Noronha. Dura o dia inteiro (cerca de 8h), para em vários pontos para banho e percorre os principais locais de interesse. Entre eles, Praia do Sancho, Baía dos Porcos, Mirante do Boldró e Baía do Sueste. O passeio começa bem cedo e só termina após o sol se pôr, com o valor em torno de R$ 200.
Só recomendamos fazer o Ilha Tour se você tiver pouco tempo na ilha. Isso porque, se tiver mais dias, em algum momento acabará visitando todos os pontos novamente. Sendo assim, visando economizar dinheiro, você pode dispensar tranquilamente o passeio.
Roteiro do Ilha Tour: Projeto Tamar, Baía do sancho, Praia do porto, Buraco da Raquel, Museu dos Tubarões, Capela de São Pedro, Baía do Sueste, Mirante da Praia do Leão, Cacimba do Padre, Baía dos Porcos e, por fim, o Mirante do Boldró.
Passeio de Barco
O passeio de barco dura, em média, 3 horas. Você terá a oportunidade de ver muitos lugares do Ilha Tour, mas de outra perspectiva: do mar. Nesse passeio, além de pontos turísticos, como Morro Dois Irmãos, Ponta da Sapata e Pedra do Leão, você pode ter a sorte de ver golfinhos rotadores.
Há uma parada para banho na Praia do Sancho. Os barcos são equipados com coletes salva-vidas e canudos, para quem não sabe nadar.
O passeio de barco com a Atalaia saiu por R$ 175. Também é possível contratar uma saída exclusiva.
Prancha submarina
Que tal um passeio pelo mar em que você segura uma prancha e é puxado por uma corda? Esse é o prancha submarina! O passeio dura cerca de 2 hora e sai por R$ 165. É uma mistura de aventura com diversão.
No dia em que fomos, o barco estava muito rápido, e o mar, agitado. Assim, não foi possível aproveitar bem esse passeio em Fernando de Noronha.
Trilha Costa dos Mirantes
Um passeio para quem não liga de acordar cedo, pois começa às 7h e tem duração de 4 horas. A Trilha Costa dos Mirantes tem 2,5 km, é bem leve e possibilita ver os cartões-postais da ilha pelo alto.
Uma das paradas é no Mirante dos Golfinhos. Ali, você acompanha um pouco do trabalho do pessoal do Projeto Golfinho Rotador, que monitora a presença desses animais na ilha. Também há um tempinho para mergulhar na Praia do Sancho! Que nunca é demais, certo? A trilha ainda abrange o mirante Dois Irmãos. Custou R$ 165.
Entardecer
Indicado para quem ama o pôr do sol, esse passeio de barco começa de tarde e dura 3 horas. Se o tempo estiver bom, você terá a chance de ver o espetáculo do sol enquanto saboreia uma deliciosa peixada. Isso porque termina com um “churrasquinho de peixe” preparado na hora pela tripulação. O tour custou R$ 230.
Caminhada histórica
Pode ser a primeira opção na lista de o que fazer em Fernando de Noronha, porque é uma verdadeira aula. Nesse passeio, os guias te dão a base para entender aspectos importantes do arquipélago, como costumes e locais estratégicos.
A caminhada começa às 8h e dura cerca de 2h30. Passa pelo Forte de Nossa Senhora dos Remédios, Estrada Velha e muitos pontos da Vila dos Remédios. Custou R$ 110.
Pesquise e compare passeios em nossos parceiros Atalaia Noronha e Luck Receptivo.
Encontre passagens aéreas baratas para Fernando de Noronha
Decidiu o que fazer em Fernando de Noronha? Compre sua passagem aérea!
Para curtir os passeios, trilhas, pontos turísticos e praias em Fernando de Noronha, você precisa… viajar para o arquipélago! E como a única maneira de chegar é voando, encerramos este post com uma dica para comprar passagem aérea barata.
O Passagens Imperdíveis compartilha promoções de passagens aéreas para destinos internacionais e nacionais, incluindo Fernando de Noronha. É bem fácil ficar sabendo dos descontos e aproveitá-los antes que acabem. Basta seguir a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e baixar o aplicativo gratuito.
Desse modo, receberá notificações em tempo real das passagens aéreas promocionais na palma da mão. Temos certeza de que você se divertir bastante em Noronha com o dinheiro economizado no bilhete!