Escolher aonde comer é sempre uma questão delicada, sobretudo em viagens internacionais, quando mal conhecemos as opções disponíveis. Por isso, iniciativas mundo afora testam e classificam os melhores restaurantes do mundo. Assim, ganhamos um ponto de referência para ajudar na escolha.
Uma dessas iniciativas é a lista The World’s 50 Best Restaurants, criada pela revista britânica Restaurant em 2002 para eleger os 50 melhores restaurantes do mundo. Para tanto, conta com a votação de chefs de cozinha, donos de restaurantes, gourmands (pessoas que se dedicam à experimentação de boa comida pelo mundo) e críticos internacionais.
A lista da The World’s 50 Best Restaurants apresenta, em sua maioria, restaurantes requintados. E não estamos falando só de aparências. A “alta gastronomia” praticada por esses chefs é caracterizada pelo cuidado e meticulosidade no preparo e apresentação dos pratos.
O nível de detalhe é tamanho que existe até uma ciência por trás do processo: a gastronomia molecular. Esse campo investiga os métodos químicos e físicos relacionados à culinária. Desse modo, os chefs dos melhores restaurantes do mundo buscam embasamento científico na criação dos pratos. Um exemplo é o efeito da temperatura sob o cozimento de um alimento, 1 ºC a menos ou a mais pode comprometer totalmente o resultado esperado.
Como são escolhidos os melhores restaurantes do mundo?
A lista é definida a partir dos votos da World’s 50 Best Restaurants Academy, composta por cerca de mil experts da indústria gastronômica internacional. A academia é dividida em 26 regiões do mundo. Cada uma tem seu próprio júri de votação com 40 membros, incluindo um presidente representando o grupo.
Os júris regionais são formados por críticos gastronômicos, chefs, empresários do ramo e gastrônomos bem viajados pelo mundo. Cada participante do júri tem direito a dez votos. A decisão sobre como será feita a divisão regional é debatida anualmente e pelo menos 25% dos jurados são alterados a cada ano.
Não existe um check-list predeterminado de critérios para a escolha dos restaurantes, mas há regras de votação. Por exemplo, os membros mantêm o anonimato, não avaliam restaurantes com os quais tenham vínculo e, por fim, devem votar em ao menos 4 fora da cidade natal deles. Com isso, é garantida a isenção nos votos, o que dá credibilidade à lista.
Todo ano sai uma lista nova, embora boa parte dos restaurantes se repitam, visto o alto padrão que mantêm.
Além disso, a World’s 50 Best edita listas alternativas, o que dá mais opções para você explorar:
- 51º a 100º melhores restaurantes do mundo
- 50 melhores restaurantes da América Latina
- 50 melhores restaurantes da Ásia
Quais são os melhores restaurantes do mundo?
Como a lista principal abrange 50 restaurantes e a alternativa, mais 70, o que ficaria muito extenso para esse post, separamos os 10 primeiros colocados da World’s 50 Best 2019, os brasileiros (sim, temos representantes!) e aqueles que visitamos pessoalmente, para contar a você se vale a pena a visita.
10 melhores restaurantes do mundo em 2019
1º – Mirazur (comida mediterrânea, Menton, França)
2º – Noma (nova comida nórdica, Copenhage, Dinamarca)
3º – Asador Etxebarri (comida espanhola feita à lenha, Axpe, Espanha)
4º – Gaggan (comida indiana progressiva, Bangcoc, Tailândia)
5º – Geranium (comida escandinava, Copenhage, Dinamarca)
6º – Central (comida peruana, Lima, Peru)
7º – Mugaritz (cozinha inovadora espanhola, “techno-emotional”, San Sebastián, Espanha)
8º – Arpège (comida francesa, Paris, França)
9º – Disfrutar (comida espanhola de vanguarda “avant-garde”, Barcelona, Espanha)
10º – Maido (comida nikkei, Lima, Peru)
Melhores restaurantes do mundo no Brasil de 2019
39º – A Casa do Porco (comida à base de carne de porco, São Paulo)
54º – D.O.M (comida brasileira com ingredientes amazônicos, São Paulo)
73º – Maní (misto de cozinhas brasileira e europeia, São Paulo)
74º – Lasai (comida no estilo “da fazenda para a mesa”, Rio de Janeiro)
100° – Oteque (comida brasileira com toque criativo, Rio de Janeiro)
Nosso país ainda tem outras opções na lista de melhores restaurantes da América Latina:
4º – A Casa do Porco (comida à base de carne de porco, São Paulo)
12º – Oteque (comida brasileira com toque criativo, Rio de Janeiro)
13º – D.O.M (comida francesa com ingredientes amazônicos, São Paulo)
21º – Lasai (comida no estilo “da fazenda para a mesa”, Rio de Janeiro)
23º – Maní (misto de cozinhas brasileira e europeia, São Paulo)
26º – Evvai (comida com influência italiana e ingredientes brasileiros, São Paulo)
33º – Mocotó (comida nordestina, São Paulo)
44º – Manu (comida brasileira moderna, Curitiba)
50º – Corrutela (comida sustentável, São Paulo)
Quais restaurantes recomendamos (ou não)
No Brasil, já visitamos a Casa do Porco, Mocotó, D.O.M e Maní, todos em São Paulo. Aprovamos a experiência nos 5! Veja a avalição de alguns deles nesta lista de onde comer em SP.
Em Moscou, na Rússia, visitamos dois: o White Rabbit (15º) e Selfie (70º). No primeiro, a experiência não foi aquilo tudo, pois esperávamos mais do restaurante. Já do Selfie, saímos satisfeitos e adoramos o jantar, portanto recomendamos. Para ver como foi a ida esses dois estabelecimentos, você pode:
- Ler o roteiro por Moscou (restaurantes no final dos dias 1 e 3, respectivamente)
- Assistir no canal do YouTube (Selfie; White Rabbit – links na hora exata)
Outro da lista de melhores restaurantes do mundo cuja visita nós registramos é o Cosme (23º), que fica em Nova York. Você pode conferir mais sobre ele:
- Ler este guia de onde comer em NYC
- Assistir ao vídeo que gravamos no Cosme (link na hora exata)
Mais um que recomendamos por experiência própria: o Eleven (4º – classificado em 2018), também em Nova York!
Já em Lima, no Peru, em Junho/2019, experimentamos o Astrid y Gastón (67°). Apesar de o ambiente e o atendimento terem nos surpreendido positivamente, a experiência não alcançou aquilo que esperávamos. Pedimos o menu degustação. Mas, infelizmente, para o nosso paladar, os pratos não conversavam entre si. A cada novo passo, renovávamos a esperança de aquele seria o “tchan” que faltava para mudar a percepção, o que, no entanto, não aconteceu.
Explore mais o mundo gastronômico!
Outra lista que reúne os melhores restaurantes do mundo é o Guia Michelin. Para você entender como funciona e conhecer algumas recomendações, escrevemos um post detalhado sobre o guia.
E se você prioriza boa relação entre custo e benefício na hora escolher onde comer, também existe uma lista de recomendações nesse estilo! Trata-se da categoria Bib Gourmand do Guia Michelin. Saiba tudo sobre ela neste post!
Lembre-se, para encontrar passagens aéreas baratas para destinos nacionais e internacionais, siga o Passagens Imperdíveis! Divulgamos alertas de promoções nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e pelo aplicativo grátis.
Assim, você poderá experimentar os melhores restaurantes do mundo tanto no Brasil quanto no exterior!