Internet no Chile: como habilitar seu celular para o funcionamento de um chip pré-pago chileno

Por algum tempo, era relativamente complicado comprar chip pré-pago para usar internet no Chile. Isso porque precisava registrar o celular no país antes de usá-lo com um chip de operadora local. Mas, a partir de 18 de novembro de 2018, as autoridades chilenas flexibilizaram as regras.

Agora só é necessário o registro para quem for utilizar por mais de 30 dias. Isso facilitou a vida de viajantes brasileiros (e de outros países) que desejam ficar on-line, por exemplo, na encantadora Santiago,

Sendo assim, caso você queira comprar um chip de internet no Chile para usar por menos de 30 dias, não precisa de registro. Entretanto, se passará mais de um mês em terras chilenas, deverá registrar o seu aparelho com as autoridades locais, a fim de se manter on-line sem problemas.

Internet no Chile: como se manter conectado

Existem 3 maneiras de se manter conectado no Chile:

  • Ativar o roaming internacional no seu plano do Brasil. (Pode ser a opção mais cara.)
  • Conectar-se à internet apenas por Wi-Fi.
  • Comprar um chip pré-pago chileno. (Só requer registro após 30 dias de uso.)

Roaming internacional ou Wi-Fi

Se você quer usar internet no Chile por meio de roaming internacional ativado no seu plano do Brasil ou do Wi-Fi em hotéis, restaurantes, etc., não se preocupe, pois não precisará atender a nenhuma providência burocrática determinada pelo governo chileno.

Chip pré-pago de uma operadora local

Antes de 18 de novembro de 2018, era necessário o registro para todos os estrangeiros que quisessem usar internet no Chile com chip pré-pago local. Logo, atualmente se dispensa essa necessidade, que se restringe apenas àqueles que ficarão mais de 30 dias conectados no país. Esse registro se chama Homologação ou Homologación (em espanhol).

Desse modo, caso vá ultrapassar 1 mês nessa condição, deverá seguir o passo a passo explicado abaixo. Mas se não ficará tanto tempo no país, é só aproveitar a internet pré-paga local. E para todos as outras questões seguirem tranquilas, siga estas dicas de viagem ao Chile.

A Homologação serve para quê? É paga? É realizada presencialmente, ou pela internet?

Então, atenção! Isso vale apenas para quem usar um chip local por mais de 30 dias.

Abaixo, esclarecemos as principais dúvidas sobre o processo de homologação.

O motivo

O Chile não quer se responsabilizar por eventual não funcionamento das tecnologias 2G, 3G e 4G nos aparelhos vendidos em outros países e trazidos ao território chileno. Também quer deixar claro que esses mesmos celulares estrangeiros não receberão os alertas emitidos pelo Sistema de Alerta de Emergencia (SAE), em caso de iminência de terremoto, por exemplo.

A Homologação é gratuita

A você, estrangeiro, é concedido o direito de inscrever, gratuitamente, um aparelho móvel por ano.

A Homologação pode ser solicitada/realizada antecipadamente, ainda no Brasil

Quando entrou em vigor a resolução que determina a homologação, foram escolhidas pelo governo algumas agências certificadoras que, por e-mail, recebem os pedidos formulados pelos turistas estrangeiros, juntamente com a documentação necessária à liberação do aparelho.

Assim, é possível que você escolha alguma destas agências, e com a ajuda das mesmas, em um prazo médio de 5 dias, obtenha a autorização esperada.

Internet no Chile: Lista das agências certificadoras autorizadas pelo Governo

Internet no Chile: lista das agências certificadoras autorizadas pelo governo

Habilitando seu celular no Chile: o passo a passo

Segue o passo a passo para realizar a homologação de seu aparelho para o funcionamento de internet no Chile, mediante uso de chip pré-pago local:

  1. Acesse o site: multibanda.cl;
  2. Clique em: Soy extranjero / I’m foreigner;
  3. Após ler as informações, clique no link do segundo tópico para ver as agências certificadoras: (multibanda.cl);
  4. Uma página com a lista de todas as empresas certificadoras se abrirá. Você escolherá a que quiser e poderá fazer o pedido gratuitamente por e-mail. Obs.: as agências certificadoras das quais obtivemos os melhores retornos foram: Dymeq e Openbits
  5. Escreva o e-mail (você pode seguir o textinho abaixo);
  6. Anexe a sua documentação*;
  7. Passados de 3 a 5 dias, acesse o site da Entel, digite o número do seu IMEI e confirme a habilitação de seu aparelho.
Internet no Chile: Consulta de habilitação de celular estrangeiro

Internet no Chile: consulta de habilitação de celular estrangeiro

Caso já tenha decorrido o prazo de 5 dias e, ao consultar o site da Entel, você verifique que seu IMEI ainda não está “inscrito”, não perca tempo. Procure logo outra agência entre aquelas da lista, enviando novamente, e agora para outra empresa, o formulário-padrão e a documentação necessária.

Assim que a habilitação for realizada, você receberá um e-mail parecido com este aqui:

Internet no Chile: E-mail de confirmação de habilitação de aparelho estrangeiro

Internet no Chile: e-mail de confirmação de habilitação de aparelho estrangeiro

Fizemos um textinho caso você precise de um modelo de e-mail para enviar à agência de certificação

¡Hola! Me gustaría realizar la homologación de mi dispositivo telefónico para utilizar un chip chileno. El anexo, está el formulario necesario, así como mis documentos. Gracias.

Nombre completo:

Pasaporte:

IMEI:

Documentação necessária a ser enviada para as agências reguladoras:

  • Cópia da nota fiscal do aparelho (é uma exigência EXPRESSA. Sem a Nota Fiscal, seu pedido poderá ser negado);
  • Cópia do passaporte – foto da folha com os dados;
  • Print que comprove o número do IMEI do seu celular;
  • Formulário padrão preenchido e assinado.
Internet no Chile: como descobrir seu IMEI

Internet no Chile: como descobrir seu IMEI

O que é IMEI?

O IMEI é uma sequência de números e caracteres especiais, única para cada aparelho. É como se fosse a impressão digital de cada celular. Geralmente, ele vem na caixa do celular ou, quando você digitar *#06#, a sequência aparecerá na sua tela.

Algumas empresas mandam o formulário padrão por e-mail, outras permitem que você preencha o formulário on-line. Porém, se já quiser encurtar o caminho e mandar todos os seus documentos juntos, você consegue fazer o download do formulário-modelo, clicando aqui.

É indicado que você faça o processo com bastante antecedência, pois o prazo para atender à sua solicitação é de 3 até 5 dias. Por isso, sugerimos que você faça a homologação com pelo menos uma semana antes da sua viagem, já que assim poderá chegar ao país sem essas preocupações.

Depois de tudo feito, você pode chegar no Chile, escolher uma operadora de sua preferência e curtir sua viagem!

Seja por roaming, Wi-Fi ou com o processo de homologação, o que nós do PI mais desejamos é que sua viagem seja a sua cara, com ou sem conexão! Por isso, também criamos um guia de viagens internacionais para iniciantes.

Por fim, se você resolver alugar um carro e dirigir no Chile, também pode esclarecer suas dúvidas nestes posts:

Aproveite e se divirta muito!

Ah, e não esqueça de fazer o seu vídeo de “Valeu, PI! To aqui” e compartilhar com a gente, hein?

Desejamos a todos vocês, excelente viagem!

😉