Com praias lindas e belezas naturais de encher os olhos, a Ilha do Mel, no litoral do Paraná, reabriu para os turistas nesta semana depois de vacinar 100% da sua população adulta. Todos os seus 1.094 habitantes na faixa de 18 e 59 anos já receberam pelo menos a primeira dose da vacina. O acesso, no entanto, só será permitido para os visitantes que fizerem reserva antecipada nos hotéis e pousadas.
É a segunda abertura da ilha, que foi reaberta para turistas pela primeira vez em setembro de 2020, após um protocolo ser aprovado pelo Comitê Estadual de Situações em Emergência em Saúde Pública, mas acabou sendo fechada novamente no dia 2 de março deste ano por causa de um decreto estadual.
As hospedagens da ilha podem receber dois terços da capacidade de visitantes, sendo que os quartos devem permanecer vazios por pelo menos 24 horas após a saída de um hóspede. Já os campings podem operar com 50% da capacidade, com as barracas posicionadas a no mínimo 2 metros umas da outras.
Confira o comunicado no Facebook oficial da Prefeitura de Paranaguá sobre a imunização da população:
Medidas de segurança
Alguns protocolos de segurança serão necessários para viajar até a Ilha do Mel, como a reserva antecipada de hospedagem. Nas embarcações que prestam serviços, como passeio e translado, deve-se respeitar a capacidade de 60% e fazer a desinfecção completa a cada viagem.
De modo a garantir a saúde e proteção de todos, o destino está restringindo a visitação aos hóspedes e pousadas locais. No terminal de embarque de Paranaguá ou o Pontal Sul, o acesso será controlado, mediante comprovação de estadia e aferição de temperatura. Todos os protocolos das autoridades sanitárias também serão cumpridos à risca, como a obrigatoriedade do uso de máscara e o distanciamento social em todos os ambientes coletivos.
Área de preservação
Com 25 km de belíssimas praias desertas ou com pouca urbanização, a Ilha do Mel é uma área de preservação administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A população da ilha se distribui entre as vilas Encantadas, Nova Brasília, Farol, Praia Grande e Fortaleza.
Para aqueles que desejam visitar o local, é importante saber que não é permitido veículos automotores e da tração animal, e o número de visitantes é limitado a 5.000 pessoas por dia – durante a pandemia é permitida entrada de apenas 2.500 pessoas. O percurso de entrada é via embarcação marítima e o jeito é explorar a ilha a pé, por meio das trilhas que cortam a natureza.
#DicaPI: acompanhe a retomada do turismo no Brasil e no mundo!
Encontre passagens aéreas baratas para a Ilha do Mel
O Passagens Imperdíveis divulga promoções de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais. Para receber alertas de promoções de passagens aéreas em tempo real:
- Baixe o aplicativo gratuito
- Pesquise em nossa lista de promoções de passagens aéreas
- Siga a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter)
Desse modo, você conseguirá aproveitar as promoções antes que acabem!