O exame RT-PCR é o principal teste de Covid-19 exigido em viagens internacionais, sendo capaz de detectar a presença do coronavírus até 12 dias depois do início dos sintomas. Considerado o “padrão ouro” ou “padrão referência”, é identificado pela análise da secreção nasofaringe, através do nariz e garganta, e coletado do paciente por meio de um cotonete.
Por causa da eficácia no diagnóstico do coronavírus, o exame tornou-se requisito para embarcar para diversos países, fazendo parte das novas regras de entrada. Pensando nisso, separamos algumas dúvidas com as informações essenciais sobre o teste exigido durante a pandemia. Confira!
Quanto tempo antes da viagem deve-se realizar o teste RT-PCR?
É necessário saber que existe um período exigido pelo laboratório para entregar o exame, o que varia em cada instituição. Então, para marcar o seu exame RT-PCR de Covid-19, você precisa levar em consideração ao menos 3 fatores:
- Data do seu voo
- Tempo de espera para sair o resultado do exame
- Prazo máximo de emissão do resultado estipulado pelo país de destino
A maioria dos países aceita apenas certificados negativos emitidos até 72 horas do embarque. Já os resultados – dependendo da unidade responsável pelo exame – geralmente variam entre 48 e 72 horas para ficarem prontos, podendo chegar a até 5 dias úteis. Mas há opções mais rápidas. No aeroporto de Guarulhos, por exemplo, o CR Diagnósticos entrega os resultados em até 4 horas.
O que deve constar no resultado do teste RT-PCR de Covid-19?
Atenção a esse detalhe! A fim de combater a falsificação e aumentar a segurança dos viajantes, as cias. aéreas exigem requisitos diversos para aceitarem resultado do teste de Covid-19. Os mais comuns são:
- Escrito no idioma do país (ou ao menos em inglês)
- Nome do paciente idêntico àquele no passaporte ou documento de identificação utilizado na viagem
- Data de nascimento idêntica àquela no documento de identificação
- Nome, endereço e credenciais do laboratório
- Data e hora da coleta
- Tipo de amostragem recolhida
- Tipo do exame (no caso, RT-PCR)
Conforme o país de destino, pode ainda haver outras exigências. O Egito, que está aberto para brasileiros, pede o exame impresso e com carimbo do laboratório. Mas pode ser que outras nações demandem um QR-Code ou até aceitem versão digital do resultado.
Em todos os casos, tire suas dúvidas com a cia. aérea, pois ela quem primeiro confere os testes RT-PCR, portanto é quem sabe melhor cada detalhe exigido pelo país de destino. O México, onde fica Cancún, recebe turistas brasileiros sem sequer pedir exame de Covid-19.
Onde fazer teste RT-PCR?
Para reduzir o risco de exames que não expressem a realidade do viajante, é indicado realizar o teste RT-PCR de Covid-19 em laboratórios confiáveis, de preferência recomendados pela própria companhia aérea. Afinal, tais instituições têm maior probabilidade de atender exatamente às exigências da cia. para embarcar, inclusive a entrega dentro de prazo viável.
Sendo assim, ao decidir por qual empresa viajará, confira qual laboratório ela indica, de modo a garantir a eficácia do resultado.
Descontos no exame PCR
Algumas companhias aéreas estão oferecendo descontos para passageiros realizarem testes de detecção da Covid-19 no Aeroporto de Guarulhos ou em laboratórios parceiros. Desde setembro de 2020, foi instalado uma unidade da CR Diagnósticos – parceiro das principais cias. aéreas –no Terminal 3 do aeroporto.
Os descontos têm como objetivo facilitar a viagem de brasileiros, que vão a países em que é obrigatória a apresentação de exames com resultados negativos para a doença.
#DicaPI: Confira quais companhias aéreas oferecem desconto em teste de PCR para brasileiros!
Países abertos para brasileiros
A situação das fronteiras é dinâmica, mudando a todo momento. Então, para você se atualizar, veja também estes outros artigos:
- Retomada do turismo no Brasil e no mundo
- Reabertura do México (Cancún)
- Reabertura das Maldivas
- Reabertura de Dubai
- Reabertura da Tailândia (Bangkok, Krabi e Phuket)
- Reabertura de Fernando de Noronha (Brasil)
- Reabertura da Argentina (Buenos Aires)
- Reabertura do Peru (Machu Picchu)
- Reabertura do Chile (Santiago)
- Reabertura dos Estados Unidos / Autorização de entrada de estudantes brasileiros
- Reabertura da Costa Rica (San Jose)
- Reabertura da República Dominicana (Punta Cana)
- Reabertura da Colômbia
- Reabertura das Bahamas
- Reabertura do Egito
Encontre passagens aéreas baratas
O Passagens Imperdíveis divulga promoções de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais.
E para receber alertas de promoções de passagens aéreas em tempo real:
- Siga a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter)
- Baixe o aplicativo gratuito
- Pesquise em nossa lista de promoções de passagens aéreas nacionais
Desse modo, você conseguirá aproveitar as promoções antes que acabem!