Estudantes brasileiros com vistos válidos (categorias F e M) poderão entrar nos Estados Unidos saindo direto do Brasil, desde que iniciem seus estudos a partir de 1º de agosto de 2021. Sendo assim, a entrada é permitida até 30 dias antes do início do curso, então essa data varia de acordo com o calendário de cada instituição.
A embaixada americana anunciou em 26 de abril o relaxamento dos requisitos para estudantes em intercâmbio nos EUA. Além de estudantes com vistos válidos, os Estados Unidos permitirão a entrada de acadêmicos e jornalistas que se qualifiquem para uma Exceção de Interesse Nacional.
Atualmente, existe uma restrição que impede a entrada nos EUA de viajantes que passaram pelo Brasil até 14 dias antes da chegada em solo americano. Essa regra só não vale para viagens essenciais (o que exclui turismo) e pessoas que se enquadrem em alguma das exceções, como é o caso agora de estudantes com visto F ou M.
No momento do embarque o estudante deve apresentar teste RT-PCR negativo para Covid-19 realizado até 72 horas antes da viagem. Também pode se submeter a isolamento social, conforme a cidade de destino, como informa a autoridade de imigração americana.
Encontrar passagens aéreas baratas para os EUA
Visto americano de estudante
Cada um com características próprias, os vistos de estudante F e M dizem respeito ao tipo de curso que o intercambista realizará. Em resumo:
- Visto F-1: para estudar inglês, universidade/college ou high school particular
- Visto M-1: para estudar em colégios vocacionais, community colleges e outras instituições profissionais ou não acadêmicas
Emissão de visto americano
Em caráter especial, o consulado americano está recebendo solicitações de vistos para estudantes com curso marcado para a partir de 1º de agosto (categorias F e M). Já os vistos para turistas seguem sem previsão de retorno.
Apesar de tal limitação, a própria representação dos EUA no Brasil encoraja que estudantes se planejem para solicitar o visto americano. Então vale a pena pesquisar os requisitos, preparar a documentação e guardar dinheiro para o processo.
Caso você ainda não tenha o visto americano, mas pretende tirá-lo, anote estas dicas para se planejar:
- Como tirar visto americano
- Como economizar tempo e dinheiro nos EUA
- Dicas de roteiros nos Estados Unidos
Quarentena em outro país para entrar nos EUA
Uma alternativa adotada por muitos brasileiros, inclusive estudantes, é passar 14 dias em um país cuja entrada nos EUA é liberada. O destino mais popular nesse sentido é o México, cujos requisitos de entrada para brasileiros são mínimos. Com essa notícia, porém, estudantes com visto das categorias F e M poderão embarcar diretamente do Brasil, sem a necessidade de fazer quarentena em outro país.
Mas se, por alguma razão, necessite apelar para essa alternativa, listamos alguns países onde fazer quarentena para entrar nos EUA.
Encontrar passagem aérea com desconto para o México + EUA
Retomada do turismo pelo mundo
Embora os EUA estejam flexibilizando apenas para estudantes e outros públicos em viagens essenciais, você pode se planejar para voar a outros países também:
- Retomada do turismo no Brasil e no mundo
- Reabertura do México (Cancún)
- Reabertura da Costa Rica (San José)
- Reabertura da República Dominicana (Punta Cana)
- Reabertura da Tailândia (Bangkok, Krabi e Phuket)
- Reabertura de Fernando de Noronha (Brasil)
- Reabertura da Argentina (Buenos Aires)
- Reabertura do Chile (Santiago)
- Reabertura do Peru (Machu Picchu)
- Reabertura dos Estados Unidos
- Reabertura de Dubai
- Reabertura das Bahamas
- Reabertura do Egito
- Onde fazer quarentena para entrar nos EUA
- Reabertura da Colômbia
Encontrar promoções de passagens aéreas para os Estados Unidos