O anúncio da possível reabertura da Espanha em junho é de Fernando Valdés Verelst, secretário de estado do turismo da Espanha, durante o evento World Travel & Tourism Council (WTTC), um dos principais do mundo no setor de viagens, realizado no México, de 26 a 29 de abril de 2021:
“A Espanha vai estar pronta, em junho, para dizer a todos os viajantes ao redor do mundo que eles podem nos visitar, com certeza”.
Para assistir à apresentação de Verelst e ao evento, cadastre-se gratuitamente no site do WTTC Summit 2021. O anúncio do secretário de turismo espanhol foi no 1º dia do evento, começando às 4:55:00 do vídeo.
Apesar de toda a expectativa gerada pelo anúncio, a efetiva reabertura da Espanha para turismo em junho vai depender dos resultados de um programa piloto que começará em maio. Trata-se do Digital Green Certificate (ou Certificado Digital Verde).
Como a Espanha pretende reabrir para turistas do mundo todo?
Para além dos protocolos de biossegurança em viagem, já familiares no mundo do turismo, a Espanha testará um programa piloto em maio com o Certificado Digital Verde em todos os aeroportos do país. Por enquanto, esse aplicativo serve para residentes na União Europeia, mas pela fala de Verelst, o serviço deve englobar viajantes de outros continentes no futuro.
Esse aplicativo possibilitará a certificação e controle do trânsito de viajantes:
- Vacinados
- Não infectados portando teste negativo de Covid-19
- Curados da doença
Dessa forma, turistas podem comprovar rapidamente e com segurança, por meio digital ou impresso, o estado de saúde com relação ao coronavírus. Tal iniciativa terá validade em toda a União Europeia, logo permitirá o livre trânsito pelos países participantes do bloco.
Conforme os resultados do certificado, existe a possibilidade de o empregarem (ou tecnologia semelhante) para receber turistas de outras partes do mundo.
Ministra de turismo reforça possibilidade de reabertura
A ministra de turismo da Espanha, Reyes Maroto, reafirmou a fala do secretário Verelst. Em entrevista ao canal de TV RTVE Catalunya, ela explicou sobre a implantação do Certificado Digital Verde e de outras medidas de combate à pandemia para voltar a receber turistas no verão europeu (em espanhol):
🗣️ “Vamos a estar en condiciones de reabrir en junio”
☕️ Reyes Maroto, ministra d’Indústria, Comerç i Turisme, explica que estan acabant d’enllestir el certificat digital verd | @MarotoReyes @mincoturgob
📲 https://t.co/Pbe5vRWkNP
@GemmaNierga @RTVECatalunya @radio4_rne pic.twitter.com/NYZ6x5CnWK— Cafè d’idees (@cafedidees_rtve) April 27, 2021
Incertezas sobre a reabertura para brasileiros
Se por um lado avançam os trabalhos para reativar o turismo na Espanha, por outro há incertezas para brasileiros vacinados com a CoronaVac. Isso porque a vacina chinesa ainda não foi aprovada pela União Europeia.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em entrevista ao jornal The New York Times, levantou a possibilidade de apenas turistas vacinados com imunizantes aprovados pela União Europeia poderem entrar. Por ora, o bloco aprovou só as vacinas Moderna, Pfizer/BioNTech, Johnson & Johnson e Astrazeneca/Oxford.
Além disso, o Certificado Digital Verde ainda vale somente para cidadãos e residentes da União Europeia, então precisamos aguardar os testes de maio para sabermos qual será o método para validar o estado de saúde de viajantes de outros continentes.
Diante disso, o alívio pode vir por alguns caminhos:
- Possível aprovação da Coronavac pela União Europeia
- Teste negativo de Covid-19 apresentado pelo Certificado Digital Verde ser o suficiente para brasileiros poderem entrar
De toda forma, cabe esperar anúncios mais concretos, especificando quais turistas poderão de fato entrar e quais os requisitos de viagem.
Encontrar passagens aéreas baratas para a Europa
Retomada do turismo pelo mundo
Acompanhe a situação e protocolos de reabertura de destinos nacionais e internacionais:
- Retomada do turismo no Brasil e no mundo
- Reabertura de Dubai
- Reabertura do México (Cancún)
- Reabertura das Maldivas
- Reabertura da Tailândia (Bangkok, Krabi e Phuket)
- Reabertura de Fernando de Noronha (Brasil)
- Reabertura da Argentina (Buenos Aires)
- Reabertura do Peru (Machu Picchu)
- Reabertura do Chile (Santiago)
- Reabertura dos Estados Unidos / Autorização de entrada de estudantes brasileiros
- Reabertura da Costa Rica (San Jose)
- Reabertura da República Dominicana (Punta Cana)
- Reabertura das Bahamas