O que fazer em viagem longa de avião? Veja nossas dicas!

Talvez seu sonho seja conhecer a Índia, China, Austrália ou até Dubai. Esses e outros destinos, saindo do Brasil, exigem uma viagem longa de avião. Mas isso não é problema, afinal há muito o que fazer para voos longos passarem mais rapidamente. Para tanto, siga estas dicas de roupa, comida, passatempo no avião, etc.!

Viagem longa de avião: voo direto, escala ou conexão?

Para se adequar mais ao seu contexto, observe que as dicas valem para diversos tipos de viagem longa de avião. Isso porque você pode ficar até mais de 10 horas em um voo direto ou, ainda, ultrapassar 30 horas de viagem, contando a espera na conexão ou escala.

#DicaPI: voos para os EUA e outros destinos, sobretudo da cia. aérea Copa, costumam fazer conexão no Panamá. Conforme o tempo de espera, dá para aproveitar um pouco a Cidade do Panamá!

Adote um estado mental positivo

Este é o típico detalhe que passa despercebido, mas que faz toda a diferença: o seu estado mental. Ele diz respeito à maneira como vai encarar a viagem. Portanto, começa ainda em terra firme, no momento da compra da passagem.

Se focar apenas no fato de ser um voo longo e antecipar o “sofrimento”, certamente será mais difícil passar o tempo. Sendo assim, pense nas experiências legais que te aguardam na cidade de destino. A viagem longa de avião faz parte da aventura, então a encare com bons olhos, porque isso ajuda (e muito!) a tornar o percurso menos cansativo.

#DicaPI: sabemos que a ansiedade faz parte quando o assunto é viajar de avião, tanto que algumas pessoas têm medo. Se for seu caso, veja estas dicas para controlar o medo de voar.

Procure um assento mais confortável

Dependendo do tipo de tarifa da sua passagem aérea, é possível escolher seu assento no avião. Mas aí você pergunta: “Como encontrar o assento mais confortável?”.

Existe um site chamado Seat Guru, que mostra avaliações sobre diversos lugares na aeronave. Para tal, basta inserir os dados do seu voo, como origem, destino e número do voo, que o sistema identifica o modelo do avião. Assim, exibe um mapa colorido e com comentários sobre cada assento.

Mesmo que não encontre seu voo, a ferramenta tentará achar uma aeronave semelhante, baseada no trecho e na cia. aérea. Desse modo, você terá ao menos uma noção dos melhores assentos para se acomodar confortavelmente.

#DicaPI: uma alternativa entre a classe econômica e a executiva (que é mais cara) é a econômica premium. Seu grande diferencial é o espaço extra para esticar as pernas.

Escolha roupas adequadas para uma viagem longa de avião

Tá bom, mas quais roupas são essas? Aquelas que te deixam mais livre. Por exemplo, sapatos confortáveis e fácies de calçar, para que os coloque e tire sempre que precisar. Roupas mais largas, ou seja, que não te apertem. Vale também colocar algumas camadas de blusa que possa tirar, mas que te protejam das possíveis variações de temperatura da aeronave.

Se for do tipo friorento, coloque na bagagem de mão um gorro e um par de meias, para garantir um trajeto quentinho. Meias de compressão também podem ajudar quem tem tendência a dor nas pernas por questões de circulação sanguínea.

Caso use lentes de contato, abra mão delas no dia de viajar e opte pelos óculos. Isso porque a alta exposição ao ar condicionado pode causar irritação ou ressecá-las.

Durma um pouco

Se tem uma verdade que a gente escuta quando criança é: “Durma que o tempo passa mais rápido”. Isso também vale para viagem longa de avião! Sendo assim, quando possível, procure tirar um cochilo e desconectar do mundo em volta.

Para ajudar nessa missão, use acessórios que aumentam seu conforto, como almofadas para pescoço, máscara de dormir (nada de elástico apertado, hein?!) e fones de ouvido ou abafadores de som.

#DicaPI: um dos principais benefícios de viajar na classe executiva é o assento com inclinação de 180°. Porém, como a passagem custa mais, é bom avaliar se essa classe vale a pena!

Mexa-se!

Se é recomendado ficar quietinho e dormir, também ajuda se mexer um pouco na sua viagem longa de avião. Portanto, levante-se, pelo menos a cada 3 horas, e ande pela aeronave. Isso pode ajudar a evitar inchaço nas pernas, bem como dores ou desconfortos nas articulações.

Uma dica que vale por duas é tomar bastante água durante voos longos. Assim, você será “obrigado” a ir ao banheiro, o que te levará a se movimentar e, ainda garantirá sua hidratação durante o trajeto.

Alimente-se com cuidado

Adoramos experimentar as melhores experiências gastronômicas. No entanto, é bom ter moderação, sobretudo com pratos diferentes do habitual, para evitar desconfortos, como indigestão e gases. Esse cuidado é super válido em voos longos, afinal é chato ter problemas digestivos em pleno avião.

Então a dica é manter uma alimentação mais leve, conforme as possibilidades do cardápio servido durante a viagem. E como cada pessoa reage de um jeito aos alimentos, só você terá a noção, com base em sua própria experiência (mesmo em terra firme), sobre o que fará bem ou não.

Distraia-se com passatempos no avião

Existem diversos passatempos no avião: filmes, livros, músicas, jogos, etc. Seja no sistema de entretenimento da aeronave, seja no seu celular, tablet ou outra mídia, é possível se distrair. Ainda mais porque as aeronaves têm disponibilizado tomadas ou entradas USB para carregar dispositivos móveis.

Dependendo da companhia aérea e do destino (Ásia, por exemplo), pode não haver conteúdos em português nem inglês. Ainda, conforme o trecho, o avião sequer terá um sistema de entretenimento. Isso costuma acontecer em voos com conexão, em que o último trecho é mais curto.

Portanto, sempre tenha em mãos uma alternativa, como um eletrônico ou livro e, claro, fone de ouvido! Para facilitar, deixe off-line suas séries e filmes. Diversos aplicativos oferecem essa possibilidade. A Netflix é o exemplo mais famoso.

Maneire na bagagem de mão

Até em uma viagem longa de avião, procure manter sua bagagem de mão o mais leve possível. Recomendamos fazer isso porque facilita o manuseio quando precisar pegar algo na mala/mochila. Também, se for necessário colocar a bagagem sob seu assento, ela não te incomodará tanto.

Priorize itens de maior necessidade, como eletrônicos e seu “kit emergência”. Assim, estará pronto para imprevistos, como uma blusa, se o ar condicionado ficar gelado, e cremes de pele, labiais, etc.

#DicaPI: outra boa razão para manter itens essenciais na mala de mão é no caso de extravio de bagagens. Desse modo, você não passará tanto aperto.

Considere um upgrade de classe

Outra dica poderosa é avaliar a possibilidade de fazer um upgrade de classe. Afinal, são diversas as diferenças entre as classes econômica, econômica premium e executiva.

Se você viaja com frequência, talvez seja possível utilizar suas milhas para trocar de classe sem pagar muito a mais. Também vale analisar se o investimento, mesmo sem milhas, compensa o conforto. Assista aos nossos reviews de voo no YouTube, para ter uma base sólida na sua tomada de decisão!

Além disso, mesmo depois do check-in, não custa perguntar ao atendente do guichê da companhia aérea se há algum assento mais confortável disponível no voo. Vai que alguém cancelou de última hora e sobrou um assento melhor?

Leve mais de uma máscara

A realidade da pandemia de Covid-19 demanda esse acessório de segurança. O que acontece, porém, é que a máscara protege com eficiência por um período de até 3 horas. Logo, depois desse tempo você precisa trocá-la. Para isso, leve opções de reserva, até mesmo a fim de evitar transtornos no embarque.

Ainda nesse sentido, confira neste artigo quais tipos de máscara pode usar no avião, de maneira a embarcar sem problemas!

Pronto para sua viagem longa de avião?

Antes de tudo, estabeleça um estado mental positivo sobre a viagem, mesmo sendo um voo longo. O trajeto também faz parte da experiência de conhecer o mundo, afinal ainda não inventaram o teletransporte!

Então faça as malas visando ao seu conforto, tenha consciência na hora de comer e aproveite a viagem. Para fechar, se for o caso, contemple assentos ou classes mais confortáveis que a econômica.

Seja qual for a duração do voo ou classe, é possível viajar barato. Isso porque o Passagens Imperdíveis compartilha promoções de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais, em classe econômica e executiva.

Para receber notificações de passagens aéreas baratas, é simples. Siga a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e baixe o aplicativo gratuito. Outra possibilidade é usar nosso buscador de passagens para encontrar os melhores preços.