Programando uma viagem para o Chile, mas não sabe nem como, nem por onde começar o roteiro? Relaxe, pois este post traz informações práticas para o principal destino dos brasileiros em terras chilenas: Santiago. Assim, você saberá o que esperar e como se virar nessa encantadora cidade!
- Como chegar ao Chile
- Quando ir
- Documentação
- Qual moeda levar
- Idioma oficial
- Fuso horário
- Tomada e eletricidade
- Chip de internet
- Transporte (país e Santiago)
- Comidas típicas
- Características locais (segurança e gorjetas)
- Dicas extras
Como chegar ao Chile (Santiago)
Seja direto do Brasil, seja num mochilão pela América do Sul, é descomplicado chegar ao Chile. Afinal, diversas cias. aéreas conectam a capital Santiago a cidades brasileiras e latinas. Alguns exemplos:
- GOL
- LATAM
- Emirates (veja o review deste voo!)
- SKY Airline
Dependendo da cidade de origem, há voos diretos, cuja duração média é:
- São Paulo a Santiago: 4h
- Porto Alegre a Santiago: 3h
- Buenos Aires a Santiago: 2h
- Montevidéu a Santiago: 2h30
Sendo assim, ao viajar para Santiago, ainda que faça conexões, provavelmente não precisará se preocupar com viagem longa de avião.
#DicaPI: saiba quanto custa viajar para Santiago e Buenos Aires juntos!
Passagem aérea barata para Santiago
A fim de encontrar passagens aéreas promocionais para o Chile? Nós sempre compartilhamos promoções para Santiago e Calama! Veja um exemplo postado em nosso Instagram:
Ver essa foto no Instagram
Aproveite oportunidades como essa! Para tanto, faça o seguinte:
- Siga a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter)
- Baixe o aplicativo gratuito do Passagens Imperdíveis.
Quando ir ao Chile (Santiago)?
Para cada época do ano, existe uma Santiago diferente esperando por você. Nesse sentido, veja informações gerais sobre cada estação:
Verão (janeiro, fevereiro e março)
Tempo firme e altas temperaturas, até 35 °C, portanto ideal para atividades ao ar livre e passeios a Valparaíso e Viña del Mar. Por isso, Santiago é uma alternativa para viajar no Carnaval.
Outono (abril, maio e junho)
As chuvas começam a aparecer e o clima é ameno, na casa dos 20 °C. Logo também é bom para atividades ao ar livre, incluindo visitas em vinícolas, desde que confira a previsão do tempo antes.
Inverno (julho, agosto e setembro)
Chove com frequência maior e faz bastante frio, na faixa dos 10 °C. Mas é a melhor época para neve em Santiago e arredores. Sendo assim, perfeito para esquiar e praticar outros esportes de inverno.
Primavera (outubro, novembro e dezembro)
As chuvas e o frio vão embora, dando lugar a tempo seco e clima ameno, na média de 20 °C. Então uma excelente época para curtir a cidade sem se expor a temperaturas extremas, sejam frias, sejam quentes.
Documentos para uma viagem ao Chile
A boa notícia é que praticamente não há burocracia ao organizar sua viagem para o Chile:
- Carteira de identidade (RG): obrigatório, caso não tenha passaporte
- Passaporte brasileiro: não obrigatório, mas pode usá-lo na imigração
- Seguro viagem: não obrigatório, porém recomendamos se assegurar
- Certificado internacional de vacinação (CIVP): não exige
- Visto para o Chile: não exige
Resumindo, você só precisa ou do RG, ou do passaporte para entrar no Chile. Nesse contexto, atenção: a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não vale como documento na imigração e o RG deve estar em bom estado, de modo que seja possível identificar você.
#DicaPI: conheça outros países que não exigem passaporte para a entrada de brasileiros
Imigração no Chile
Adiantamos: a imigração é supertranquila. Afinal, nem o passaporte é obrigatório! Basta estar com os documentos em dia (e em mãos), com as reservas de hotel, passagem de volta comprada e pronto.
Tamanha facilidade para entrar em países como o Chile fazem deste ótima opção para primeira viagem internacional.
O ponto de mais atenção quanto ao processo é a “Tarjeta Única Migratoria“, emitida pela Policia de Investigaciones (PDI). Esse documento migratório comprova a legalidade da sua viagem para o Chile. Sendo assim, você deve guardá-lo até o momento de ir embora.
Caso perca esse documento, pode ter problemas na saída do país. Portanto, a dica é colocá-lo junto com seu passaporte ou RG, de modo a mantê-lo a salvo.
Moeda e câmbio no Chile
Com lidar com dinheiro na sua viagem para o Chile? Veja nossas dicas para obter o melhor câmbio.
- Moeda oficial do Chile: peso chileno (CLP)
- Qual moeda levar: real
- Cotação aproximada da moeda chilena em 2020:
- R$ 1 = 140 CLP
A cotação da moeda muda constantemente, por isso esse valor é apenas uma referência para você ter ideia.
Onde fazer câmbio em Santiago
Considerando que levará os reais em espécie, assim que desembarcar em Santiago troque uns R$ 100 ainda no aeroporto, só por segurança. Isso porque a cotação costuma ser pior por lá.
Deixe o montante maior para trocar no centro, na calle Agustinas. Esta é a melhor opção! Bom que você aproveita para conhecer alguns pontos turísticos próximos, como a Plaza de Armas.
Também calcule se o cartão de crédito vale a pena, principalmente se a sua viagem para o Chile for curta. Mesmo com o IOF, é muito comum que a diferença entre a perda que se tem com o câmbio e a taxa do cartão sejam quase iguais.
O mesmo é válido para o cartão pré-pago de viagem. Esta é uma opção se você tem medo de se descontrolar com os gastos no crédito e não quer viajar com muito dinheiro em espécie.
Idioma no Chile
Espanhol é o idioma oficial do Chile. Além disso, muitos profissionais brasileiros trabalham com turismo no país, o que pode facilitar bastante a sua vida. Sendo assim, comunicação não será problema.
E, para ajudar, algumas palavras básicas e frequentes:
- Olá = Hola
- Tchau = Adiós
- Por favor = Por favor
- Obrigado = Gracias
- Sim = Sí
- Não = No
- Dinheiro em espécie = Efectivo
- Cartão = Tarjeta
- Você = Tú
- Senhor/senhora = Usted
Fuso horário no Chile
O Chile fica aqui bem do nosso lado, então a diferença no fuso horário será de, no máximo, 1 horas (dependendo da época do ano).
Veja as diferenças de horário em cada época do ano:
- Abril a agosto: 1 hora atrás do horário de Brasília; ex.: 10h aqui, 9h lá
- Setembro a março: sem diferença de fuso; ex.: 10h aqui, 10h lá
O horário de verão no Chile vai do início de setembro ao início de abril, adiantando 1 hora no relógio. Por isso, fica o mesmo de Brasília nessa época.
Tomada e eletricidade
No Chile, as tomadas seguem o padrão L, com 3 pinos retos. Portanto, são diferentes das brasileiras, cujo padrão é o C. Então leve consigo um adaptador universal, para evitar perrengues com seus eletrônicos.
Por sua vez, a voltagem é 220 V. Logo, confira se seus aparelhos são bivolt ou 220 V, a fim de evitar problemas elétricos.
Internet no Chile
Se a sua viagem para o Chile durar menos de 30 dias, basta comprar seu chip. Mas se a viagem ultrapassar 1 mês, deve registrar o seu celular no país antes de usar um chip chilena. De toda forma, estas são as principais operadoras de internet no Chile:
- Movistar
- Entel
- Claro
Os planos custam a partir de 4.000 CLP, dependendo da quantidade de dados disponíveis para navegar.
Você pode comprar o chip internacional no aeroporto ou no centro de Santiago. A diferença é no preço, visto que as lojas no desembarque são mais caras do que aquelas na cidade.
Ainda com dúvidas sobre registar seu celular no Chile? Veja este resumo:
- Chip pré-pago chileno por até 30 dias: não precisa de registro.
- Chip pré-pago chileno por mais de 30 dias: precisa de registro.
- Wi-Fi ou roaming internacional: não precisa de registro.
#DicaPI: com a rede móvel, você pode compartilhar em tempo real, por exemplo, as fotos que tirar nos restaurantes em Santiago!
Como andar no Chile?
Se a sua ideia é visitar mais de uma cidade no país, veja os meios de transporte mais comuns para turistas explorarem o Chile:
- Passeios com agência
- Ônibus
- Cias aéreas
Passeios com agência
A forma mais conveniente, sobretudo para passeios bate-volta ou excursões, como o Deserto do Atacama. Não espere que seja a maneira mais econômica, mas com a melhor relação entre custo e benefício, ou seja, você desembolsa mais, porém vale a pena.
Ônibus
É possível viajar pelo Chile usando as linhas de ônibus que conectam todo o país. O que você precisará, porém, é tempo e paciência, já que algumas viagens podem ultrapassar as 20 horas.Um exemplo é o trecho entre Santiago e Calama, uma das cidades que servem de base para visitar o Deserto do Atacama. Já um bate-volta Viña Del Mar e/ou Valparaíso de ônibus leva menos de 2 horas, então compensa!
Cias. aéreas
O avião é vantajoso, porque leva de uma ponta a outra do país em poucas horas, com passagens a preços razoáveis. Dessa maneira, é a forma mais rápida para viagens de média e longa distância ou dentro do Chile, ou para países vizinhos, como Argentina e Bolívia.
Transporte em Santiago
Anda em Santiago é fácil, porque tem opções de Uber, ônibus e metrô. Esse último tem as estações bem organizadas e as linhas abrangem boa parte dos pontos turísticos.
- Metrô e ônibus: conectam a maioria dos pontos turísticos; passagens entre 640 e 800 CLP; precisa do cartão magnético Bip!, que custa 1.550 CLP
- Uber: viagens dentro da cidade na faixa de 1.500 CLP (se pagar no cartão de crédito, haverá IOF)
- A pé: boa parte dos pontos turísticos ficam próximos uns dos outros; dessa forma, você pode usar veículo só para ir/voltar do hotel e então fazer seu roteiro pela capital chilena caminhando
- Passeios guiados: agências também promovem passeios dentro de Santiago, que valem a pena se você não quer ter nenhum trabalho se planejando
#DicaPI: conheça aplicativos de transporte para andar pelo mundo afora
Comidas e bebidas típicas do Chile
Uma viagem para o Chile não estaria completa sem os comes e bebes tradicionais desse país, certo? Por isso, listamos alguns pratos típicos para você experimentar.
- Lomo a lo pobre: filé mignon com ovos e batatas fritas
- Empanada: massa recheada com carne, ovos e azeitona
- Completo: cachorro-quente com chucrute, abacate e tomate
- Pastel de choclo: torta agridoce de milho recheada com carne
- Cazuela: sopa de legumes com carne
- Carbonada: sopa de carne, com temperos locais
- Pisco sour: bebida alcoólica à base de aguardente de uva
- Vinhos: a partir de diversas uvas, como Cabernet Sauvignon, Syrah e Carménère
Como você deve ter notado, a maioria dos pratos típicos chilenos leva carne. Mas isso não impede veganos e vegetarianos de comer, pois restaurantes pelo país afora servem versões alternativas dessas refeições à base de plantas!
Cultura local
Durante o planejamento da sua viagem para o Chile, é comum que outras perguntas, além das informações citadas até agora, venham à mente. A boa notícia é que tentamos responder a elas também!
Santiago é seguro?
Podemos dizer que é uma cidade bastante segura, no entanto, assim como qualquer outro lugar no mundo, sofre com pequenos roubos e furtos. Por isso, a dica é ter atenção com seus pertences, mas sem paranoia.
Os cuidados que você toma aqui no Brasil, tome na mesma medida lá. Segurança e cuidado nunca são demais (principalmente nas férias!).
Gorjeta no Chile
Assim como no Brasil, os restaurantes chilenos sugerem 10% de gorjeta sobre o valor da conta. E já que temos esse costume por aqui também, a taxa extra não deve assustar durante a sua viagem para o Chile!
Mais dicas de viagem para o Chile
Siga o planejamento da sua viagem para o Chile com estas outras dicas!