Dicas de viagem para Buenos Aires: o que saber antes de embarcar

Obelisco pontos turísticos de Buenos Aires

Ao fundo, o famoso Obelisco de Buenos Aires

Está planejando sua viagem para Buenos Aires? Então esse post é especialmente dedicado a você! Seja pela sua proximidade com nosso país, seja pelo seu charme, a capital da Argentina é sempre uma cidade muito procurada por brasileiros.

Buenos Aires é, de fato, um destino surpreendente! Não importa se você vai visitar pela primeira vez ou se é um turista frequente, sempre há algo novo para descobrir. Desse modo, preparamos um guia de Buenos Aires com tudo o que você precisa saber antes de ir. Assim, você já vai chegar na terra dos hermanos e saberá tudo sobre imigração, câmbio, transporte, hospedagem, comidas típicas, entre outras informações práticas!

Para facilitar a sua busca, navegue pelo menu abaixo!

Quando ir

Buenos Aires é o tipo de cidade que é aproveitável o ano inteiro. Mas, caso você possa escolher, no entanto, evite ir no verão: o calorão parece ainda mais intenso por conta da altíssima umidade. Em dezembro, janeiro e fevereiro as temperaturas vão frequentemente a 30ºC.

Os meses de março, abril, outubro e novembro são considerados de temperatura mais agradável, com mínimas de 15 ºC e máximas pouco acima dos 20ºC. Já em maio começa a esfriar, com mínimas de 10ºC e máximas abaixo de 20ºC.

Por fim, junho, julho, agosto e setembro são meses de pouca chuva. Com tempo seco, é necessário preparar-se para passar frio à noite e de manhã cedo, com temperaturas abaixo de 10ºC. Mas quando o sol aparece, porém, o dia vai esquentando. Ou seja, se você estiver de casaco pesado, sentirá calor.

#DicaPI: saiba quanto custa viajar para Santiago e Buenos Aires juntos!

Embarque

Diversas companhias aéreas realizam voo direto saindo de capitais brasileiras, como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador. Algumas delas: Gol, Azul e Aerolineas Argentinas.

Se a sua cidade (ou alguma próxima) não tem voo direto para Buenos Aires, sem problemas. Isso porque você pode fazer conexão em outro aeroporto antes de chegar à capital argentina.

#DicaPI: saiba como é voo direto de Belo Horizonte para Buenos Aires pela Azul!

Documentação para viajar

Sem desculpas para adiar a viagem para Buenos Aires, hein? Isso porque brasileiros não precisam de passaporte para viajar pelos países do Mercosul e seus associados. Estes são: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Equador.

No entanto, nada impede de apresentar o seu passaporte para carimbá-lo! Agora, se você não tiver, basta apresentar seu RG (documento de identidade), que está tudo certo!

Viajar pelo Mercosul é fácil: não é necessário nem visto prévio, nem passaporte.

Devido à pandemia de coronavírus, saiba quais são os requisitos e protocolos com reabertura da Argentina para turismo.

#DicaPI: fique de olho, pois se for embarcar com RG, ele deve ser emitido há menos de 10 anos. Caso contrário, será recusado. Além do passaporte, só o RG é aceito, portanto, nada de levar CNH, carteira de trabalho, etc.

Imigração

Em Buenos Aires, a imigração é rápida e tranquila. Para nós, o agente perguntou apenas onde ficaríamos hospedados e quantos dias passaríamos na cidade. Todo o processo levou cerca de 10 minutos!

Tal facilidade na imigração e a proximidade do Brasil tornam a viagem para Buenos Aires uma ótima opção para ser o primeiro destino internacional.

Moeda na Argentina e câmbio

Taxa de câmbio argentina

Casa de câmbio no aeroporto de Buenos Aires

A moeda usada em toda a Argentina é o peso argentino. O lugar mais indicado para fazer câmbio é o Banco de la Nación Argentina.

Até existem outras casas de câmbio em Buenos Aires (muitas na Rua Florida), mas a oficial é o Banco de la Nación Argentina. Além de mais confiável, é prática, pois tem unidades tanto no Aeroporto Ezeiza quanto no Aeroporto Aeroparque.

Sendo assim, você pode trocar seu dinheiro logo após o desembarque, ainda no começo de sua viagem para Buenos Aires. É bom lembrar que, normalmente, para obter o melhor câmbio, não recomendamos a troca de moeda no aeroporto. Todavia, Buenos Aires é uma exceção a essa regra.

Idioma

Embora a Argentina não tenha um idioma oficial, a língua mais utilizada no país é o espanhol, que tem pequenas diferenças com relação ao utilizado na Espanha.

O segundo idioma mais falado é o inglês, que faz parte do currículo escolar desde os primeiros anos. Além do espanhol e inglês, há mais de 20 línguas que continuam sendo usadas em certas regiões. Por sua importância, podemos destacar o guarani e o quíchua, falados por mais de um milhão  de habitantes.

Fuso horário

Ao contrário do Brasil, que tem 4 fusos horários diferentes, a Argentina tem apenas 1, o que facilita bastante se situar. Sendo assim, em relação ao horário do Brasil, a Argentina terá o mesmo horário em relação a Brasília.

  • Exemplo: 10h em Brasília, 10h em Buenos Aires

Tomada e eletricidade

Antes de viajar para qualquer país é importante saber como funcionam as tomadas e qual é a sua voltagem. Isso porque nós sempre levamos na mala celulares, notebooks, tablets, câmeras fotográficas e outros aparelhos eletrônicos que precisam ser carregados ou ficar plugados na tomada.

As tomadas argentinas são bem diferentes das que temos no Brasil. Lá eles utilizam o padrão I (o mesmo usado na Oceania e na China), que é aquela tomada com três pinos achatados, sendo que um deles fica em baixo e é na vertical, e os outros dois são em cima e meio inclinados.

Por isso, nós recomendamos levar um adaptador universal ou, então, comprá-lo assim que chegar no país. Em alguns hotéis é provável que empreste aos hóspedes, mas é sempre bom se garantir, né?!

Já a voltagem padrão usada na Argentina é de 220-240 volts. Se o seu aparelho for novo e  bivolt, dá para conectar com as tomadas, sem problemas. Agora, se ele for de 110v, será necessário um adaptador.

Chip de internet barato

Convenhamos que no mundo de hoje não dá para ficar desconectado. Então a dica de ouro é: compre um chip pré-pago no país de destino! Assim, você não precisa mais pagar aquela fortuna para sua operadora de telefonia por estar em outro país.

As três principais operadoras da Argentina são a Claro, Personal e Movistar. Depois de pesquisarmos, a nossa escolha foi a Claro. Compramos um chip por 10 ARS, o pacote de dados de 2 GB de internet (válido por 7 dias) custou mais 90 ARS, somando um total de 100 ARS.

#DicaPI: Acesse o nosso conteúdo e saiba como usar internet 4G ou 3G no exterior!

Transporte

Durante nosso roteiro por Buenos Aires, percorremos pontos turísticos a pé, utilizamos o metrô em alguns trechos curtos e, para os mais longos, Uber. Desse modo, pode-se dizer que o transporte na cidade vai depender do seu itinerário.

Transporte para sair do aeroporto de Buenos Aires (Ezeiza)

Há diversas formas de se locomover do aeroporto até o centro:

  • Ônibus convencional linha 8: 42 ARS por pessoa
  • Ônibus executivo Tienda León: 500 ARS por pessoa
  • Uber: 950 ARS carro até 4 pessoas
  • Transfer express: 1.000 ARS por pessoa
  • Táxi oficial: 1.200 ARS carro até 4 pessoas

Já o táxi oficial no Aeroporto Jorge Newbery (Aeroparque), desde março de 2019, a cobrança tem sido feita através de uma taxa fixa, calculada de maneira prévia, em totens.

Para usar os totens é muito fácil! Basta indicar o destino e a quantidade de passageiros junto à quantidade de bagagens. Após, serão impressos dois bilhetes: um para o motorista e outro para o passageiro, apresentando o valor final da corrida. O pagamento poderá ser feito em dinheiro ou cartão.

Atenção: o valor poderá sofrer alterações dependendo do horário da viagem. As tarifas terão um acréscimo de 20% em cima do valor final para corridas entre 22h e 6h. Para pedágios, o custo será do passageiro e não aparecerá incluso no bilhete. Sendo assim, leve dinheiro em espécie com você.

Transporte público

Viagem para Buenos Aires

É fácil andar em Buenos Aires

Para andar de transporte público em Buenos Aires, você vai precisar de um cartão SUBE. Ele é aceito tanto no metrô quanto nos outros tipos de transporte público da cidade.

  • Preço do cartão SUBE: 90 ARS
  • Passagem no metrô: a partir de 19 ARS
  • Passagem de bonde elétrico: 7 ARS
  • Passagem de ônibus: a partir de 18 ARS

Ele funciona de modo semelhante aos bilhetes eletrônicos do Brasil, portanto você não terá dificuldades para usá-lo. Os pontos de venda variam desde quiosques no metrô até lojas de conveniência em geral. Por isso, é fácil encontrar o SUBE, cujos detalhes você pode pesquisar no site oficial.

Uber e Cabify

Assim como no Brasil, volta e meia os aplicativos de transporte enfrentam batalhas jurídicas em Buenos Aires. Isso porque o governo e as empresas se desentendem quanto à regulamentação dos serviços de carro. Desse modo, é capaz de você ouvir alguns argentinos alegando que esses apps são ilegais. Mas não se assuste, pois dá para usá-los normalmente.

É possível usar tanto o Uber quanto o Cabify. O Uber aceita pagamento em cartão de crédito ou dinheiro, já o Cabify aceita somente crédito.

Você pode solicitar viagens com a mesma conta e app utilizados no Brasil. Contudo, é necessário que seu cartão de crédito seja internacional e habilitado para uso no exterior. Lembre-se, no entanto, que é somado IOF de 6,38% ao valor gasto no cartão.

Carro alugado

Dependendo do roteiro da sua viagem para Buenos Aires, é válido alugar um carro. O trânsito na capital argentina chega a ser parecido com o de qualquer capital brasileira.

Para dirigir sem problemas, leve a sua CNH ou Permissão Internacional para Dirigir (PID).

#DicaPI: ainda não sabe? Aprenda como é o processo para alugar carro no Brasil e no exterior!

Comidas Típicas

A terra dos nossos vizinhos hermanos é tradicionalmente conhecida pela carne e os vinhos. Mas essas não são as únicas variedades culinárias que você encontrará. Aliás, a gastronomia argentina é bem extensa.

Um dos principais atrativos para quem faz turismo na Argentina, sobretudo em Buenos Aires, é a possibilidade de comer bem gastando bem pouco. Com o peso em baixa, em relação ao real, euro e dólar, é possível fazer uma refeição completa – e bem farta – por um preço bem abaixo do que sairia em um bom restaurante em outras grandes cidades pelo mundo.

as empanadas são tradicionais na argentina

As empanadas argentinas é uma das comidas típicas mais conhecidas do país | Foto:

Os pratos da culinária argentina são, de fato, de dar água na boca e variam: bife de chorizo, parillada, milanesas e, claro, as empanadas, que é a iguaria típica mais democrática do país. O cardápio é extenso e uma verdadeira festa para o paladar!

Dicas Extras

Separamos algumas informações extras para o momento de organizar a sua viagem para Buenos Aires. Vale lembrar que o país não exige nenhuma vacina, por isso não é necessário se preocupar com o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia.

Golpe da nota falsa

Existe um golpe famoso em Buenos Aires que é o da nota falsa. Os relatos dão conta de que, quando ocorre, é aplicado por taxistas. Existem pelo menos duas modalidades. Em uma, o taxista devolve o troco usando notas falsas. Já em outra, troca rapidamente a sua nota por uma falsa ou rasgada e diz que não pode aceitá-la. Assim, você fica no prejuízo.

Diante disso, a dica é prestar bastante atenção no momento de pagar o táxi. E, se possível, priorizar aplicativos de transporte que aceitam pagamento por cartão de crédito.

Onde ficar em Buenos Aires

Hotel em Buenos Aires

Achamos o quarto espaçoso e confortável | Foto: Passagens Imperdíveis

Escolhemos o bairro da Recoleta, uma região bem tradicional e charmosa, porque lembra as cidades europeias.

O Hotel Recoleta Grand foi onde nos hospedamos nessa viagem para Buenos Aires de 4 dias. O quarto, além de elegante, é bem espaçoso, bem como as dependências do hotel.

Também há outros bairros ótimos, como Retiro, Palermo e Palermo Soho. Lembrando que Palermo é um dos maiores bairros de Buenos Aires. Por isso, tem uma grande quantidade de hotéis e restaurantes.

Para pesquisar outras opções de hospedagem, confira e compare as escolhas em dois parceiros: Hoteis.com Booking.

Roteiro por Buenos Aires em 4 dias

Agora que você já se preparou com nossas dicas de viagem para Buenos Aires, vamos falar sobre o que fazer nessa cidade. Veja sugestões de:

Passagem aérea para Buenos Aires

Só de estar aqui, você já demonstrou que gosta de se planejar. Sendo assim, temos uma última, mas não menos importante,  dica para a sua viagem para Buenos Aires: como comprar passagem aérea barata.

No Passagens Imperdíveis, divulgamos promoções de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais, inclusive Buenos Aires. Para ficar sabendo dos descontos e aproveitá-los antes que acabem, é bem fácil. Siga a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e baixe o aplicativo gratuito.

Assim, você receberá notificações de passagens aéreas baratas na palma da mão. E com essa agilidade, conseguirá aproveitar as promoções antes que acabem!