Coronavac tem se provado eficaz contra nova variante Ômicron, diz presidente da Sinovac

Com relação à Coronavac e a nova variante Ômicron, Weidong Yin, presidente da Sinovac, empresa que criou a vacina, declarou o seguinte em um simpósio realizado em 7 de dezembro de 2021, pelo Instituto Butantan:

“A vacina tem se provado eficaz contra essa variante e estamos desenvolvendo um novo imunizante com base na variante.”

Embora ainda se estejam realizando estudos para compreender melhor a Ômicron, já se encontraram evidências de que a Coronavac é eficaz contra a nova cepa. Isso não só dá esperança para o contexto atual, como também aumenta a segurança para se planejar no futuro, visto que as fabricantes pretendem oferecer proteção reforçada contra a Ômicron.

Em 45 países, se aplicaram 7,9 bilhões de doses da Coronavac, uma das vacinas aprovadas para uso emergencial pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para fins de viagem, diversos países que exigem vacinação para a entrada de turistas reconhecem esse imunizante, entre eles:

Semana passada, outras figuras importantes ligadas a vacinas contra Covid-19 também afirmaram que eram boas as expectativas quanto à Ômicron. As declarações não só afirmavam a alta possibilidade de eficácia das vacinas, como também evidências de que os sintomas da nova variante não são mais graves do que as demais cepas.

Situação das fronteiras mundo afora

A situação das fronteiras é dinâmica, mudando a todo momento. Então, para você se atualizar, veja também estes outros artigos:

América do Norte e Caribe:

América do Sul

Europa

Ásia

África