Uma modalidade que domina o coração de quem ama esporte: futebol! Esse exercício reúne culturas em uma festa mundial a cada 4 anos. A maior celebração do futebol tem uma trajetória antiga. Então, levados pelo clima do torneio, preparamos este post com a história da Copa do Mundo.
História do torneio
Em 1930, realizou-se a primeira edição no Uruguai, escolhido como sede por promover ações para que a competição fosse realizada, como custear a viagem das seleções participantes e construir o Estádio Centenário com capacidade para 70 mil pessoas. Além disso, o país era uma referência do futebol na época devido ao bicampeonato olímpico conquistado em 1924 e 1928.
Participaram 13 países na primeira Copa: Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Iugoslávia, México, Paraguai, Peru, Romênia e Uruguai. A final de 1930 foi vencida pelos favoritos, os uruguaios, com placar de 4×2 sobre os argentinos.
Crescimento da Copa ao longo do tempo
Com a popularização do futebol pelo mundo, a Copa se tornou uma competição rentável e atraiu o interesse de diversos países, aumentando o número de participantes. Em sequência a 1930, as edições de 1934 e 1938 tiveram, respectivamente, 16 e 15 seleções na disputa pelo título, vencido pela Itália nas 2 oportunidades.
Devido à Segunda Guerra Mundial, a competição não foi realizada nos anos seguintes, retornando somente em 1950, com sede no Brasil. Essa edição ficou conhecida como Maracanazo, quando o Uruguai venceu a seleção brasileira por 2×1 no Estádio Maracanã.
Até 1978, o número de participantes das edições costumava ser de 16 seleções. A partir daí, a Copa passou a contar com 24 países na disputa pelo título, dando início a um novo formato, que foi usado até 1994. Em 1998, ocorreu a mudança para o modelo que conhecemos hoje, com 32 seleções, mas que será finalizado no Catar.
Países-sede das edições
O processo de escolha das sedes começa pela convocação de novos candidatos, seguida pela análise das propostas e, como última etapa, a votação dos membros do Comitê Executivo da Fifa.
Esse processo pode se alterar ao longo do tempo, por exemplo, na escolha do local da Copa de 2026. Canadá, Estados Unidos e México passaram pela aprovação do Conselho da Fifa, responsável por verificar os requisitos dos candidatos e pela tomada de decisão.
Ao longo dos anos, o evento foi realizado em diversos continentes, com diferentes países-sede:
Copa no Catar
A Copa de 2022 será realizada em um local inédito, já que é a primeira vez que o torneio acontece no Oriente Médio. A escolha do país como sede começou em 2009, com resultado divulgado em 2010, após a votação de 22 membros executivos da Fifa.
#CuriosidadePI: a escolha da sede gerou polêmica devido às leis do Catar.
Além do local inédito, esta edição da competição tem vários fatos marcantes:
- Esta será a última Copa com 32 seleções participantes, já que, a partir de 2026 serão 48 equipes.
- É a primeira Copa realizada em novembro, devido às tempestades de areia, altas temperaturas e a baixa umidade no Catar entre junho e agosto, quando a competição costuma ser realizada.
- A maior distância entre os estádios é de 55 km, o que permite assistir de perto mais de um jogo por dia.
- Sede do maior estádio desta edição da Copa, com capacidade para 80 mil pessoas, a cidade Lusail foi construída recentemente.
Para animar o evento, uma música especial é produzida para cada edição. Ouça Hayya Hayya (Better Together), a composição oficial para a Copa de 2022!
A taça de campeão
Eis uma das conquistas mais desejadas do futebol: a taça de campeão da Copa do Mundo. Afinal, ela é símbolo de sucesso e alegria para um país dentro do esporte!
A primeira taça da Copa tinha 35 centímetros de altura e 3,8 kg. Foi esculpida em 1928 pelo francês Abel Lafleurno, inspirada em Niké, a deusa grega da vitória. Em 1946, o troféu foi nomeado Jules Rimet, em homenagem ao criador da competição.
O regulamento da época garantia que quem ganhasse a Copa 3 vezes manteria a taça em definitivo no país, o que aconteceu com a seleção brasileira ao vencer o torneio em 1970. No entanto, em 1983 o troféu foi roubado da sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e, em 1986, a Fifa enviou uma réplica ao Brasil.
Por causa da regra da entrega definitiva da Jules Rimet, uma nova taça foi projetada. O formato como conhecemos hoje foi feito pelo escultor Silvio Gazzaniga, na Itália, em 1973, e representa 2 pessoas segurando o mundo. O troféu atual mede 36,5 centímetros e pesa 6.175 g, das quais 4.927 g são de ouro.
Ver essa foto no Instagram
#CuriosidadePI: sabia que somente os campeões e chefes de Estado podem carregar a taça da Copa?
Copa de 2026
A próxima Copa promete revolucionar os modelos atuais do torneio, com maior número de seleções e 3 países-sede.
O que saber sobre a Copa de 2026
- Sedes: Canadá, Estados Unidos e México
- Número de participantes: 48 seleções
- Número total de partidas: 80
- Local da final: Estados Unidos
Os jogos acontecem em 16 cidades: 2 no Canadá, 3 no México e 1 nos Estados Unidos. A Fifa dividiu os locais entre zonas:
- Zona Leste: Boston, Filadélfia, Miami, Nova York e Toronto
- Zona Central: Atlanta, Cidade do México, Dallas, Houston, Kansas City e Monterrey
- Zona Oeste: Guadalajara, Los Angeles, São Francisco, Seattle e Vancouver
O formato do torneio em 2026 vai mudar devido ao maior número de participantes. As 48 seleções serão divididas em 16 grupos com três equipes, com as duas primeiras classificadas avançando para a fase do mata-mata, que terá uma rodada a mais, anterior às oitavas de final. No total, a Copa de 2026 terá 80 partidas.
Curtiu conhecer mais sobre a Copa do Mundo? Acompanhando nosso site e nosso blog você vê dicas de viagem e garante as melhores promoções de passagens aéreas!