Nos últimos dias, diversas cidades do Rio Grande do Sul foram afetadas pelas fortes chuvas e enchentes. Devido a isso, as companhias aéreas estão autorizando a remarcação de voos sem taxas para Porto Alegre e outras cidades da região.
Dessa forma, a GOL está autorizando que os passageiros com voos até 31 de maio possam remarcar a viagem chegando ou partindo dos aeroportos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Os passageiros podem remarcar os voos com isenção de taxa ou deixar o valor da passagem aérea em crédito com a companhia.
Já a LATAM anunciou medidas específicas para passageiros com origem ou destino em Porto Alegre (POA), Caxias do Sul (CXJ) e Passo Fundo (PFB) entre os dias 2 e 4 de maio, oferecendo flexibilidade adicional diante das circunstâncias. Os passageiros têm a opção de alterar a data ou o destino/origem sem precisar pagar uma multa, mas estão sujeitos às diferenças tarifárias e vigência da passagem.
Vale ressaltar que mudanças para aeroportos próximos, dentro de uma área de 500km do aeroporto original, estão isentas de multa e não exigem diferença de tarifa na mesma cabine. Além disso, para aqueles que optarem pelo cancelamento em vez da remarcação, não haverá aplicação de multa.
Por fim, os passageiros da Azul que tiveram voos afetados devido às condições climáticas, podem remarcar seu bilhete para até três dias após a data original da viagem, de acordo com a disponibilidade, mas eles também podem cancelar a passagem e manter o valor como crédito na companhia aérea.
Diante da situação de calamidade pública enfrentada pelo estado, o governo reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), a mesma utilizada no ano passado, vinculada à conta bancária criada pelo Banrisul.