Como emitir certificado de vacinação contra Covid-19 on-line e gratuitamente

Enquanto alguns países flexibilizam a entrada de brasileiros totalmente imunizados contra o coronavírus, vêm as perguntas: como emitir certificado de vacinação de Covid-19? Nosso cartão de vacina vale em outros países?

Nem todas as respostas ainda estão claras, porque falta padronização para um certificado internacional. Mas, com o avanço da vacinação e a reabertura das fronteiras, a boa notícia é que estamos evoluindo nesse sentido. Isso porque o aplicativo ConecteSUS gera certificado de vacinação de Covid-19 com QR code, o que facilita a validação, ainda que o documento seja, a princípio, apenas nacional.

Emitindo certificado de Covid-19 pelo ConecteSUS

Todo o processo é digital, gratuito e acessível por celular ou computador:

1. Acesse a plataforma por algum dos meios (site, Android ou iPhone)

2. Vá em “Entrar” e insira seus dados; caso não tenha cadastro, selecione a opção “Crie sua conta” ou “Crie sua conta gov.br”

tela de login do conect sus

3. Após entrar, escolha a opção “Vacinas”

4. Confira os dados resumidos sobre a vacina de Covid-19, como fabricante, data e doses administradas e clique sobre qualquer uma das doses

passo a passo para emitir certificado de vacinacao covid19

5. Na página que abre após clicar em qualquer uma das doses, selecione “Certificado de Vacinação” para abrir uma prévia do documento

passo a passo para emitir certificado de vacinacao covid19

6. Escolha o idioma (disponível em inglês ou espanhol se tiver tomado as duas doses)

7. Salve o certificado, o qual contém seus dados de identificação, informações detalhadas, como lote, local, código do vacinador e QR code para validar o documento

passo a passo para emitir certificado de vacinacao covid19

8. Imprima e salve uma cópia digital do seu novo certificado nacional de vacinação contra Covid-19

passo a passo para emitir certificado de vacinacao covid19

Eventualidades no sistema do ConecteSUS

É de até 10 dias o prazo para a vacinação contra Covid-19 constar no seu cadastro do ConecteSUS. Sendo assim, caso passe tal período e a informação não se atualize, procure o posto onde vacinou.

Outra questão pendente é sobre a vacina da Janssen, de dose única. Há relatos de que o ConecteSUS ainda não gera o certificado em inglês ou espanhol para quem se imunizou com ela. Provavelmente, isso ocorre porque a regra no sistema é liberar os idiomas extras só após a segunda dose das vacinas. Então esperamos que se corrija logo tal condição.

Mais uma dúvida diz respeito àqueles que vacinaram no exterior, como nos Estados Unidos. O aplicativo não emite certificado nesses casos, pois se limita à imunização realizada no Brasil.

Por fim, também é comum o sistema apresentar instabilidades, ficando temporariamente indisponível. Diante disso, tenha paciência se ocorrerem problemas no seu acesso e não hesite em contatar a equipe de suporte se as falhas persistirem.

Voltar ao sumário

Liberada emissão do certificado para doses diferentes

O Ministério da Saúde divulgou em 22 de outubro que está autorizada a emissão do certificado de vacinação contra Covid-19 para quem tomou as duas doses do imunizante de marcas diferentes.

Chamado de intercambialidade, o novo processo também poderá ser realizado por meio do aplicativo ConecteSUS. Antes, a alternativa estava proibida no aplicativo, mas o próprio Ministério da Saúde, através de nota no início de outubro ressaltou que o sistema impedia a emissão do certificado e, na ocasião, garantiu que buscaria uma solução para evitar o problema.

Ainda de acordo com o órgão, de forma geral, as vacinas contra o vírus do Covid-19 não são intercambiáveis, sendo assim, indivíduos que iniciaram a vacinação devem completar o esquema com a mesma vacina. Portanto, quando não for possível administrar a segunda dose com o imunizante de mesmo fabricante, seja por ausência do mesmo ou restrições específicas, poderá ser aplicada uma de outro laboratório.

EUA aceitam entrada de viajantes com mescla de vacina

Com reabertura prevista a partir de 8 de novembro, os Estados Unidos vão aceitar turistas estrangeiros que estiverem imunizados com uma mescla de doses diferentes, desde que os imunizantes estejam na lista de medicamentos aprovados pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

A informação foi confirmada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), site oficial dos Estados Unidos, em recente atualização.

Outros países também devem aderir a intercambialidade, facilitando assim a expansão do certificado de vacinação com duas doses diferentes.

Voltar ao sumário

Ressalvas sobre o certificado de vacinação de Covid-19

Ao contrário do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), que comprova a imunização para febre amarela, o certificado de vacinação de Covid-19 emitido pelo ConecteSUS ainda não é oficialmente aceito em outros países.

Na própria carteira digital de vacinação, consta o aviso de que ela só é válida em território nacional. Portanto, cabe verificar antes da viagem se o documento atende aos critérios definidos pelo país que você pretende visitar.

São grandes as chances de o certificado de vacinação contra Covid-19 do ConecteSUS valer em outros países também. Mas cada caso precisa de análise individual, de modo a evitar transtornos na viagem.

Voltar ao sumário

Mais sobre a retomada do turismo

Conforme a vacinação avança no mundo, mais países têm reduzido as medidas restritivas. Então confira os protocolos em diversas fronteiras para programar sua próxima viagem e, quem sabe, já utilizar seu certificado de vacinação contra Covid-19:

América do Norte e Caribe:

América do Sul

Ásia

Europa

África

Voltar ao sumário