Compartilhar a viagem no Instagram, conversar com amigos no WhatsApp, pedir Uber e navegar no Google Maps. Estas são apenas algumas das razões para usar chip internacional com internet 4G ou 3G no exterior.
Sendo assim, mostraremos a você onde comprar e como usá-lo no seu celular. Também indicaremos opções de chip internacional em diversos países!
- Por que comprar no exterior
- Onde comprar
- Celular no exterior (WhatsApp, Uber, Instagram, etc.)
- Chip na Europa
- Chip nos EUA e Canadá
- Chip na América do Sul
- Chip na África
- Chip na Ásia
- Chip na Oceania
- Passagem aérea barata
Por que chip internacional comprado no exterior?
Até existem alternativas de chip internacional que você compra ainda no Brasil. Contudo, preferimos usar aqueles adquiridos diretamente no país de destino. Isso porque as operadoras têm criado planos específicos para visitantes, que aliam baixo custo, grande cobertura no território e suporte ao cliente.
Com isso, desfrutamos de internet 4G ou 3G de alta velocidade no exterior e ficamos amparados pela operadora local, da mesma forma que os moradores do respectivo país.
Validade do chip
Ao comprar seu chip internacional no exterior, pergunte ao vendedor sobre a validade do número. Isso porque planos voltados a turistas tendem a expirar depois de um tempo, geralmente 30 dias, ou seja, o número deixa de existir após um determinado período.
Sendo assim, pode não conseguir reutilizá-lo numa futura viagem, reaproveitando a linha e apenas colocando mais crédito. Mas se você conferir antes sobre a validade do chip, evitará surpresas desagradáveis nesse sentido, pois saberá por quanto tempo o seu número será válido.
Onde comprar chip internacional
Talvez o fato de estar em outro país possa te assustar. Mas sabe a verdade? O processo é mais simples do que imagina. Afinal, os destinos mais populares do mundo costumam ter chip internacional à venda no próprio aeroporto. Dessa forma, você mal desembarca e já consegue resolver a internet!
Mas, e se chegar a uma cidade no exterior que não venda no aeroporto? Sem problemas, porque há lojas das operadoras nos centros comerciais. Nesses casos, você usa o Wi-Fi para o que precisar de imediato e compra o chip internacional na primeira chance.
A única formalidade é a apresentação do seu passaporte ou documento de identidade (no caso dos países do Mercorsul que permitem entrada só com RG).
Na lista disponível mais à frente, consta essa informação sobre diversos lugares nas Américas, Europa, Ásia e África.
Mas se você precisar buscar em outra fonte, a dica é o seguinte: após descobrir quais operadoras funcionam naquele país, entre no site oficial dela, copie o link e cole no Google Tradutor, daí você navega em português. Geralmente, há um mapa com todas as lojas na cidade, o que facilita programar onde comprará.
Como usar seu celular no exterior
Considerando o preparo das operadoras que vendem chip internacional para os visitantes, você não notará diferença nenhuma ao usar seu celular. No ato da compra, o próprio vendedor instala o chip e configura o que for necessário.
Tenha cuidado ao guardar o seu chip nacional, para não perdê-lo e ter de comprar outro quando retornar de viagem.
Para evitar qualquer imprevisto ou uso acidental do roaming internacional, não deixe ambos os chips simultaneamente no celular, ainda que o modelo seja dual chip.
Como usar WhatsApp no exterior
Embora você fique com um número novo do seu chip internacional, o aplicativo continua funcionando normalmente com o seu brasileiro.
Mas, antes, perguntará se você deseja trocar seu número para o novo. Leia com atenção, de modo a recusar a mudança e manter o seu contato original. Depois é só usar seu WhatsApp no exterior normalmente!
Como usar Instagram, Facebook e outras redes sociais no exterior
O mesmo vale para todos os serviços que dependem só da internet 4G ou 3G, como Instagram, Facebook, iMessage, Telegram, Uber, etc. Já aqueles de SMS e ligação telefônica exigem uso do seu novo número de telefone.
Apps e redes sociais bloqueados?
Atente-se, porém, à legislação restritiva de alguns países. A China é um bom exemplo, pois o governo restringe o uso de alguns aplicativos, inclusive WhatsApp, Instagram e Facebook. Logo, você só conseguirá enviar e receber mensagens de texto, ou seja, nada de áudio nem mídia.
Nesse sentido, uma saída é contratar rede virtual privada, também conhecidas como VPN. Trata-se de um serviço que intermediará a sua conexão com os outros. Então você continuará usando ou o chip internacional ou rede Wi-Fi, porém com o suporte de uma VPN para fugir da restrição do governo local.
Há muita discussão a respeito da legalidade das VPN na China (e em outros países com conexão restrita). Por isso, recomendamos que pesquise bem sobre o assunto, principalmente em sites especializados nesse tipo de serviço. Afinal, não queremos arrumar problemas legais no exterior, certo?
#DicaPI: conheça aplicativos de transporte para andar em cidades mundo afora!
Chip internacional na Europa
São diversas as vantagens de comprar chip internacional na Europa, como a variedade de planos e cobertura em dezenas de países.
Desse modo, se você fizer uma eurotrip pelos países da União Europeia, como Portugal, Espanha, França, Holanda, etc., só precisará comprar 1 chip para toda a viagem. Mas até para os não pertencentes, temos sugestões para você:
- União Europeia: Orange, T-Mobile, Vodafone, Digi
- Reino Unido: 3, Vodafone, EE
- Turquia: Turkcell
- Rússia: MTC
#DicaPI: veja dicas de viagem pela Europa!
Chip internacional nos Estados Unidos e Canadá
Tanto em Nova York, estado da Califórnia, Las Vegas e Washignton, nos Estados, quanto em Toronto, Montreal, Québec City e Ottawa, no Canadá, estes foram os chips internacionais que utilizamos:
#DicaPI: veja dicas de viagem nos Estados Unidos!
Chip internacional na América do Sul
Seja para curtir o calor, seja para aproveitar lugares frios na América do Sul, você pode usar internet 4G ou 3G com estes chips:
- Peru: Claro ou Movistar
- Argentina: Claro ou Movistar
- Chile: Claro ou Movistar
- Uruguai: Claro ou Movistar
Note que, embora a Claro também atue no Brasil, se você usar seu chip brasileiro no exterior, contará como roaming internacional. Portanto, deve comprar da Claro no respectivo país!
#DicaPI: veja dicas de viagem na América do Sul!
Chip internacional na África
Nos destinos turísticos do continente africano, a infraestrutura de internet funciona perfeitamente. Por isso, você conseguirá compartilhar sua viagem em tempo real, consultar rotas no Google Maps e até pedir aplicativo de carro!
- Marrocos: Inwi, Maroc Telecom ou Orange
- África do Sul: Vodacom ou MTN
#DicaPI: veja dicas de viagem na África!
Chip internacional na Ásia
Cultura diferente, arquitetura diferente e até caracteres diferentes. Você está no outro lado mundo. Mas seu chip internacional funciona como se estivesse em casa!
- Tailândia: dtac
- China: China Unicom
- Laos: Laotel
- Malásia: Maxis (Hotlink)
- Camboja: Metfone
Chip internacional na Oceania
Terra das mais antigas tribos ainda existentes e de animais pra lá de exóticos, a Oceania merece compartilhamento em tempo real da sua viagem!
Passagem aérea barata para o mundo todo
Quanto mais você viajar, mais histórias legais terá para compartilhar on-line, ou nas redes sociais, ou diretamente com pessoas queridas. Para tanto, aproveite as passagens aéreas promocionais que divulgamos!
Então siga a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e baixe o aplicativo gratuito. Assim, receberá no seu celular alertas de promoções para destinos nacionais e internacionais e conseguirá comprar antes que os descontos acabem!