Santiago tem todas as características de cidade metropolitana: vias urbanas movimentadas, grande fluxo de circulação de carros e pessoas, prédios altos e muitos bares e comércio.
Mas o que Santiago tem de especial são os espaços de natureza e refúgio dentro da cidade. Especialmente os cerros, ou montes, onde você pode contemplar, não só a vista do alto, mas também toda uma experiência de beleza e contato com o verde e as atrações que te levam para um estado de tranquilidade e diversão.
Vamos te contar tudo sobre 2 dos pontos mais famosos e surpreendentes da capital chilena: o Cerro San Cristóban e o Cerro Santa lucía!
Cerro San Cristóban
O Cerro San Cristóban está a mais de 800 metros de altura e proporciona uma linda vista panorâmica da cidade de Santiago. O mirante é apenas uma das atrações do complexo Parque Metropolitano de Santiago, com mais de 700 hectares de área verde, considerado o quarto maior parque urbano do mundo.
No alto do Cerro San Cristóban, fica o Santuário da Virgem Immaculada Concepción (que no Brasil é reverenciada como Virgem Maria).0
A escultura da Virgem Maria impressiona pela sua grandiosidade. São 14 metros de altura sob um pedestal de 8,5 metros. Há ainda uma pequena capela para que devotos e turistas possam realizar o seu momento de fé.
Como subir o Cerro San Cristóban
O Parque Metropolitano conta com 8 portarias de acesso. Não é permitida a entrada de veículos particulares, somente pedestres e ciclistas podem ter acesso.
Para subir ao Cerro San Cristóban, você tem 4 opções:
Subir o Cerro San Cristóban a pé
O tempo até o cume pode levar mais de 30 minutos, dependendo do ritmo.
Para subir a pé o melhor acesso é pela portaria Carlos Reid.
- Endereço: Av. Santa María (sem número)
Subir o Cerro San Cristóban de funicular
O tempo até o cume leva cerca de 5 a 8 minutos, sem contar as paradas.
Para subir até o Cerro San Cristóban por funicular, o acesso é realizado pela portaria Pio Nono. Antes de chegar ao cume, o funicular faz uma parada na entrada do Zoológico Nacional (caso seja a sua opção de visita).
- Endereço: Rua Pío Nono 450, Recoleta.
- Como escolher: existem diferentes opções de ingressos com acesso pelo funicular a partir de 3.900 CLP. Veja a imagem abaixo com valores de outubro de 2022:
#DicaPI: a opção do bilhete combinado pode ser interessante para finalizar o passeio na estação Oasis. Isso porque, ao sair por esse acesso, você estará a poucos metros do Sky Costanera, possibilitando conciliar os 2 pontos turísticos de Santiago no mesmo dia.
O percurso feito de funicular até o Cerro San Cristóban é: Estação Pío Nono > Estação Zoológico > Estação Cumbre.
Saiba mais detalhes sobre o funicular
Subir o Cerro San Cristóban de teleférico
O tempo até o cume leva cerca de 10 minutos, sem paradas.
O teleférico do Parque Metropolitano é um cartão-postal de Santiago, por isso está na lista dos passeios imperdíveis na capital chilena.
Até mesmo para aqueles que têm certo medo de altura, vale a pena encontrar coragem e passar por essa experiência.
Encontre passagem aérea em promoção para conhecer o Chile
Para subir até o Cerro San Cristóban a partir do teleférico, basta chegar pela entrada Pedro de Valdivia. O bilhete tem valor a partir de 3.400 CLP.
- Endereço: Rua Pedro de Valdivia Norte (sem número), Providencia.
O percurso feito pelo teleférico até o Cerro San Cristóban é: Estação Oasis > Estação Tupahue > Estação Cumbre.
Saiba mais detalhes sobre o teleférico
Subir o Cerro San Cristóban de ônibus panorâmico
O tempo até o cume leva cerca de 15 minutos, sem paradas.
Para aqueles que não desejam se aventurar no teleférico e preferem um passeio mais longo, o parque conta ainda com a opção do ônibus panorâmico.
A saída do ônibus até o cume se dá pela estação Pio Nono, mas pode também ser combinado com o teleférico ou funicular. O valor para chegar até o cume e retornar é de 3.250 CLP.
- Endereço: Rua Pío Nono 450, Recoleta.
O percurso feito pelo ônibus até o Cerro San Cristóban é: Estação Oasis > Estação Cumbre.
Saiba mais detalhes sobre o ônibus panorâmico
Quando ir ao Cerro San Cristóban
É claro que a vista do alto do Cerro San Cristóban é muito mais bonita com um céu limpo de um dia ensolarado. Sendo assim, a recomendação é consultar a previsão do tempo para não arriscar realizar o passeio em um dia nublado ou com possibilidade de chuva.
Horários de funcionamento
O Cerro San Cristóban funciona todos os dias, das 6h às 20h30. Porém, nem todos os atrativos e veículos para deslocamento no interior do parque estão abertos nesses horários.
Às segundas-feiras, a maioria das atividades está fechada.
Para poder se organizar com tranquilidade, confira os dias e horários de funcionamento no site oficial do Parque.
Outros atrativos no Parque Metropolitano
Além de conhecer o Cerro San Cristóban, a dica é reservar um dia completo para visitar os outros atrativos do Parque Metropolitano. Confira as principais atrações:
Zoológico Nacional
Aos pés do Cerro San Cristóban, está o Zoológico Nacional do Chile. São 4,8 hectares com mais de mil animais entre espécies nativas e exóticas.
- Ingressos: a partir de 4.000 CLP
- Acesso: subir por funicular a partir da estação Pio Nono e descer na primeira parada
Piscinas Tapahue
Inaugurada em 1966, a piscina conta com 82 metros de comprimento e 25 metros de largura. Taphaue quer dizer “lugar de Deus” na língua Quechua. É uma ótima opção para a temporada de calor em Santiago. Por esse motivo, as piscinas só funcionam na estação do verão.
- Ingressos: a partir de 4.000 CLP
- Acesso: pode ser feito de 3 formas
- Teleférico: a partir da estação Pedro de Valdivia até a estação Tapahue
- Ônibus ecológico: a partir da estação Pio Nono até a parada Tapahue
- A pé ou de bicicleta
Veja o mapa completo do Parque Metropolitano e todas as suas atrações
Cerro Santa Lucía
Na região central de Santiago, está o Cerro Santa Lucía. É uma surpresa agradável se afastar da movimentada avenida Libertador General Bernardo O’Higgins e atravessar o portão de entrada que te leva por um caminho calmo e florido.
Pequeno e acolhedor, o Cerro Santa Lucía. guarda a história de Santiago e proporciona uma linda vista dos Andes ao acessar a Torre Mirador com 69 metros de altura.
Esse ponto, hoje turístico, é um marco no passado chileno. Foi nesse local que Pedro de Valdívia fundou a capital Santiago em 1541. Em 1983, o Cerro Santa Lucía foi declarado Monumento Nacional do Chile.
Como chegar ao Cerro Santa Lucía
Há 2 portarias de acesso ao Cerro Santa Lucía.
A primeira é pela Avenida Libertador Bernardo O’Higgins. De metrô, basta embarcar na linha vermelha e descer na estação Santa Lucía..
A segunda portaria está localizada na rua Merced. Nesse caso, utilize a linha amarela do metrô e desembarque na estação Bellas Artes.
O que saber antes de visitar Santiago
Quanto custa visitar
A entrada ao Cerro Santa Lucía é gratuita.
Quando ir ao Cerro Santa Lucía
A ocasião ideal para visitar o Cerro Santa Lucía são os dias com sol para poder aproveitar melhor a paisagem. Além disso, se a chuva tiver caído no dia anterior, melhor ainda, pois são nesses dias que a vista se apresenta mais limpa e sem traços de poluição.
#DicaPI: a visita ao Cerro Santa Lucía não demanda muito tempo em seu roteiro. Ao planejar a sua viagem, inclua outros passeios na região e aproveite para conhecer outros pontos turísticos no mesmo dia.
Principais atrativos
Veja os principais atrativos do Cerro Santa Lucía
Torre Mirador
Suba com tranquilidade e paciência nos estreitos degraus que levam até a Torre Mirador e desfrute da vista a 69 metros de altura.
Para o povo indígena Mapuche, que habitou o morro no passado, o Cerro era chamado de Huelén, que significa melancolia, tristeza ou dor.
A Torre se assemelha a um forte. Do silêncio da altitude, você pode observar o cenário do centro da cidade contrastado com a imponência da Cordilheira dos Andes.
Fonte de Netuno
Inspirada na Fontana di Trevi, da Itália, e com arquitetura ao estilo europeu, você pode realizar um pedido e jogar uma moeda na Fonte Netuno.
O ambiente com bancos, jardins e flores é um convite para uma pausa e momentos de contemplação.
Centro de Exposição e Arte Indígena
Você poderá conhecer o artesanato e cultura indígena do povo Mapuche, Rapa Nui e Aymara no Centro de Exposição e Arte Indígena, localizado próximo à entrada da portaria da Avenida Libertador Bernardo O’Higgins.
#DicaPI: se você gosta de artesanato e feiras, além da arte indígena no Cerro Santa Lucía, ao atravessar a Avenida Libertador Bernardo O’Higgins, você encontra a Feira de Artesanato Santa Lucía.
Horários de funcionamento
O Cerro Santa Lucía funciona de terça a domingo, das 9h às 19h.
Veja mais dicas para a sua viagem ao Chile
Confira conteúdos imperdíveis para o seu roteiro.
- Viagem para o Chile: o que saber antes de visitar a capital
- O que fazer em Santiago: roteiro de até 7 dias na capital do Chile
- 20 pontos turísticos para incluir no seu passeio em Santiago
- Viña del Mar e Valparaíso: o que fazer e como chegar
- Sky Costanera: o mirante mais alto da América Latina
- Conheça as vinícolas do Vale Colchagua, no Chile
- 15 restaurantes para provar a gastronomia chilena
- Quanto custa viajar para Santiago: veja gastos detalhados em roteiros de 6 dias
- Todas as dicas da América do Sul