No último dia 3 de outubro, o novo passaporte brasileiro passou a ser emitido no Brasil pela Polícia Federal. No exterior, o modelo começará a ser expedido em embaixadas e consulados do Brasil apenas em 2024.
Na nova versão, o passaporte inclui figuras que representam a fauna e a flora brasileiras em várias de suas páginas. O documento também conta com imagens que só podem ser vistas na luz ultravioleta e mais marcas d’água, o que, segundo autoridades, oferece maior segurança contra fraudes.
O passaporte brasileiro passou por uma grande atualização em 2015, quando recebeu um chip e passou a ser chamado de passaporte eletrônico, além de dobrar o prazo de validade.
Além de proporcionar elementos que tornam o documento mais seguro, o novo passaporte tem como proposta se tornar um cartão de visitas do cidadão brasileiro para o mundo. O documento é temático e homenageia todas as regiões do Brasil por meio de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local.
O que muda no novo passaporte?
Os novos itens de segurança incluem tecnologias de impressão e marca d’água aprimoradas, elementos de segurança holográficos, fio de segurança, chip eletrônico, foto com inserção de elementos codificados (alphanumeric coded image) e outros recursos de proteção contra falsificação no mais alto nível de segurança e qualidade.
Capa
O brasão da República volta a ocupar lugar de destaque na capa.
Mostra elementos da bandeira nacional em baixo relevo
Páginas numeradas
A quantidade de marcas d’água subiu de 1 para 13
As páginas agora têm elementos que representam a flora e a fauna brasileiras
Fundos visíveis apenas com luz ultravioleta homenageando os biomas brasileiros
Página de identificação
Mostra “imagem fantasma” em preto e branco do titular do passaporte
Outra imagem do titular é formada a partir de seus dados biométricos
Informações são protegidas por um laminado de segurança
Será obrigatório trocar pelo novo modelo?
A troca de passaporte para o novo modelo não será obrigatória, ela só é necessária quando o documento vencer. A validade continua sendo de dez anos.
O valor do documento também vai ser alterado?
O governo disse que a taxa para emissão do novo passaporte continuará a mesma: segundo o site da Polícia Federal, atualmente ele é de R$257,25 para o passaporte comum. Em casos de urgência e emergência, o valor é mais caro: R$334,42. O valor também aumenta se a pessoa deixar de apresentar o documento vencido.