Em julho de 2018, publicamos uma promoção imperdível para a Ásia com passagens a R$ 2.111,00, ida e volta, incluindo taxas, na classe econômica. Logo, compramos a nossa e voamos de São Paulo para Bangkok, capital da Tailândia, pela cia aérea Air China.
Quer aproveitar essas oportunidades? Fique de olho em nosso aplicativo, que te notifica a cada nova promoção, em tempo real. Ele é gratuito!
Desde o início, o principal intuito era relatar a nossa experiência por completo, do check-in ao retorno ao Brasil. Então aproveite! Afinal, todos os detalhes sobre como é voar pela Air China de São Paulo para Bangkok estão aqui!
Para ir direto a algum trecho da viagem, é só clicar no respectivo link:
Sobre o voo de São Paulo para Bangkok pela Air China
Essa foi a nossa primeira experiência de viagem pela Air China e estávamos ansiosos para saber como seria. Embarcamos no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, rumo ao Aeroporto Internacional de Bangkok-Suvarnabhumi.
Até chegarmos ao nosso destino final, faríamos 2 conexões: uma em Frankfurt, na Alemanha, outra, em Pequim, na China. Por isso, o nosso primeiro trecho foi feito pela cia. aérea Lufthansa, que é alemã.
Mas por que embarcamos por outra empresa diferente da que compramos as passagens? Isso acontece porque a Air China e a Lufthansa são membros da Star Aliance, uma aliança de cias. aéreas pelo mundo. Aqui no Brasil, a Avianca é uma das companhias participantes. Para saber mais, visite o site oficial da Star Aliance.
Check-in na Air China
Antes da viagem, com 48 horas de antecedência, a Lufthansa nos enviou um e-mail informando sobre a abertura do check-in. Fizemos o check-in on-line, foi muito fácil. Foi necessária apenas a inserção de informações básicas e essenciais, como nome e sobrenome e número do passaporte. Após o preenchimento dos dados pessoais, fomos migrados para a tela da escolha dos assentos.
#DicaPI: para ter mais opções de assento disponíveis, faça seu check-in assim que ele for aberto. Os voos internacionais abrem o check-in 48 horas antes do embarque.
Check-in do primeiro trecho finalizado, recebemos o bilhete eletrônico também por e-mail. Você pode imprimir, baixar o arquivo para o seu celular ou utilizar o documento diretamente do aplicativo da Lufthansa.
Já no aeroporto de Guarulhos, fomos despachar as malas. Nosso bilhete deu direito a levar 1 mala de mão, de até 8 kg, e despachar 1 mala de até 23 kg. Como já estávamos com o check-in feito e bilhetes em mãos, pegamos uma fila menor.
Outra vantagem de antecipar o check-in é que se reduzem as chances de extravio de bagagem. Isso porque a cia. aérea tem mais tempo para transportar suas malas até o avião.
Mesmo com 2 conexões, nos informaram que as malas seriam retiradas somente no destino final, Bangkok. Esse, geralmente, é o padrão. Porém vale solicitar tal informação no ato do despache das bagagens.
#DicaPI: você sabe a diferença entre voo direto, conexão e escala?
Voo de São Paulo para Frankfurt pela Lufthansa
Embarque e amenidades
No horário exato, a Lufthansa iniciou o embarque, de forma organizada. Portanto, saímos de São Paulo sem atrasos. A aeronave em que viajamos foi a Boeing 747-8, modelo que comporta 364 passageiros, incluindo todas as classes. Na econômica, são 244 assentos nas disposições 3 x 4 x 3.
Viajamos em período noturno, saindo de Guarulhos às 18h45, pontualmente (horário de Brasília). Ao todo, foram 11h de voo até Frankfurt, chegando às 10h15 (horário local).
#DicaPI: leia estas dicas de passatempo em viagens longas de avião!
Em cada poltrona havia uma coberta e um pequeno travesseiro. O espaço, para uma economy class, era bem ok! O mesmo vale para a inclinação do assento.
Entretenimento
Para entreter, opções de filmes para todos os gostos, disponíveis em 10 idiomas, como português, inglês e alemão. Os títulos eram relativamente novos, de 2016 e 2017, em sua maioria. Uma de nossas escolhas foi o filme “O bebê de Bridget Jones”, lançado em 2016.
Também há desenhos animados, músicas e até videoaula de meditação. No geral, achamos o serviço de entretenimento ótimo e de fácil manuseio. Por isso, aprovado! A cia. aérea parceira da Air China disponibilizou até um fone de ouvido, que foi recolhido antes do pouso.
Ainda sobre o entretenimento, vale levar um carregador portátil, já que não há entrada USB para cargas de celulares, tablets e afins. Sendo assim, atenção com a bateria do seu aparelho!
Refeições
Para comer, havia 2 tipos de refeições. Pedimos o prato servido com frango, ervilhas e purê, acompanhado de salada, pão francês e, para sobremesa, arroz doce. A outra opção era um prato com peixe. Para beber, havia água, chá, suco, vinho e até cerveja.
A segunda refeição foi uma espécie de café da manhã, com omelete, batatas cozidas e tomate. Para acompanhar, uma salada de fruta e pãozinho. Para beber, suco, água e café.
Vale lembrar que pessoas diabéticas ou vegetarianas podem solicitar menu especial. Contudo, deve-se fazer isso logo no check-in.
Achamos o serviço de bordo muito bom, pois os comissários falavam em português, inglês e alemão, sempre simpáticos e solícitos.
O desembarque no aeroporto de Frankfurt foi tranquilo e organizado. E vale dizer que a estrutura é bem grande, por isso tivemos de pegar um trem interno para o terminal do voo seguinte. A próxima etapa da viagem de São Paulo para Bangkok seria uma voo até Pequim. Para tal, aguardaríamos por 4 horas.
Voo de Frankfurt para Pequim pela Air China
Check-in, embarque e amenidades
Enquanto esperávamos o voo até Pequim, nos informaram que o check-in dos próximos trechos seria feito no balcão. Para a nossa sorte, conseguimos pegar os 2 próximos bilhetes (de Frankfurt a Pequim; e de Pequim a Bangkok). Isso trouxe certo alívio. Toda a conversa foi feita em inglês, mas de forma muito tranquila, mesmo para quem não é fluente.
O próximo avião já seria da própria Air China. Quanto a isso, vale dizer que o check-in on-line dessa cia. área não funcionou (outros passageiros também relataram que não conseguiram). Desse modo, foi necessário fazê-lo presencialmente. Ponto negativo!
Assim como o da Lufthansa, o embarque da Air China ocorreu pontualmente. Decolamos em um Boeing 777-300ER, mesmo modelo que inaugurou a rota entre a Ásia e o Havaí!
Ao todo, são 338 assentos, destes, 262 na classe econômica. A disposição das poltronas era 3 x 4 x 3. Em cada uma havia uma coberta e um travesseiro.
#DicaPI: entenda as diferenças entre as classes no avião: executiva, econômica, econômica premium e primeira calsse.
A duração do voo de Frankfurt a Pequim foi de 9h. Por isso, a cia. aérea serviu 2 refeições durante o voo.
Refeições
Para começar, as aeromoças ofereceram água e café. A nossa escolha foi o café, junto com um saché de leite em pó. Em seguida, 2 opções de “almoço”, uma de frango e outra com peixe. Escolhemos o frango, que veio com arroz, saladinha, pão e bolo de sobremesa.
Após algumas horas, fizemos mais uma refeição, que foi uma espécie de macarrão xadrez. Para acompanhar, salada de repolho, pão e frutas.
Sobre isso, é importante ressaltar que os pratos são preparados de acordo com a culinária chinesa. Sendo assim, caso tenha alguma restrição quanto ao modo de preparo, por exemplo, o arroz mais grudadinho, leve um lanche!
Entretenimento
Agora, uma parte, digamos, complicada, de voar pela Air China: o entretenimento. Isso porque, além de só ter opções em inglês, chinês e francês, não funciona bem. Pelo menos na nossa aeronave, o touch da tela estava com problema em alguns assentos. Assim, não conseguimos sequer navegar pelos filmes. Já outros passageiros conseguiam mexer normalmente.
Nesse caso, explique a situação e peça para os comissários de bordo te realocarem para uma poltrona vaga (se houver). Você também pode, ainda em casa, baixar filmes e séries em seu aparelho eletrônico. Mas lembre-se de que não há carregador USB para o celular nesse avião da Air China. Por isso, a escolha certa mesmo é levar um livro!
#DicaPI: uma das vantagens de levar passatempos para o voo é o combate à ansiedade e ao medo de avião.
Apesar do problema com o sistema de entretenimento, fomos muito bem atendidos. Chegava a hora da última etapa da viagem de São Paulo para Bangkok: voo de Pequim até Bangkok.
Precisa de visto para conexão na China?
A resposta é: depende do tempo e da cidade que desembarcará. Assim, vamos considerar a capital chinesa, onde fizemos a conexão na viagem de São Paulo para Bangkok. E a boa notícia é que brasileiros não precisam de nenhum visto por até 6 dias para conexão em Pequim.
Isso significa que se você chega à China para seguir de lá até outro país, pode ficar tranquilo. As autoridades chinesas liberarão sua estadia assim que apresentar o bilhete para o próximo voo. Com a gente, lembra que emitimos ainda em Frankfurt?
Já em outras cidades e províncias chinesas, o prazo de isenção é de 72 horas (3 dias). Para obter a lista completa, entre em contato com a embaixada da China no Brasil!
Em nosso post sobre visto para a China, detalhamos o procedimento para obter o visto de turismo e listamos algumas cidades que não o exigem.
#DicaPI: embora seja comum associar visto somente com o americano, diversos países o exigem para a imigração. Por isso, pesquise no site do Itamaraty a lista atualizada das nações que pedem esse documento dos brasileiros.
Voo de Pequim para Bangkok pela Air China
Check-in e embarque
Desembarcamos no Aeroporto Internacional de Pequim rumo ao Aeroporto Internacional de Bangkok-Suvarnabhumi. Nossa conexão seria de apenas 2 horas, portanto fomos rápidos! Ao chegar em um aeroporto pela primeira vez, o ideal é buscar logo o caminho para o terminal do próximo embarque. Desse modo, se evitam transtornos e sustos.
Houve um pequeno atraso, cerca de 15 minutos, nada demais. Da capital chinesa à capital tailandesa, seriam 5h de viagem. A aeronave, dessa vez, não tinha porte internacional, logo um avião doméstico, menor, sem sistema de entretenimento.
#DicaPI: entenda o que fazer em casos de voo atrasado, cancelamento e overbooking, de acordo com a Anac.
Embarcamos em um modelo Boeing 737-800, com capacidade para 156 passageiros, sendo 147 na classe econômica. Em cada poltrona, assim como nos trechos anteriores, havia uma coberta e um travesseiro. A disposição era 3 x 3.
Refeições
Após um pequeno tempo da decolagem, foram servidos café, suco e água. Em seguida, opções de refeições com frango ou peixe. E você deve estar se perguntando: não há carne vermelha em serviço de bordo internacional? Há! Porém isso dependerá da cia. aérea e destino, visto que a culinária varia de acordo com a cultura local.
E depois de praticamente 2 dias de viagem, chegamos a Bangkok e fomos curtir tudo que essa cidade tem a oferecer! Fique de olho, porque, em breve, vamos contar para você sobre o nosso roteiro de 5 dias pela capital tailandesa!
Vale a pena viajar de São Paulo para Bangkok pela Air China?
Agora, a pergunta que não quer calar: vale a pena voar para Bangkok pela Air China? Sim! Mesmo com alguns problemas, como o check-in e entretenimento, fomos bem atendidos em todos os voos.
O item check-in, vale dizer, também não funcionou de forma on-line no nosso retorno. Assim, chegamos mais cedo ao aeroporto de Bangkok e fizemos no balcão (novamente outros passageiros relataram o mesmo problema). Todavia, a Air China é boa de modo geral.
A volta ao Brasil foi parecida com a ida: 2 voos pela Air China e 1 pela Lufthansa. E, sobre a Lufthansa, podemos dizer que foi o ponto alto! Como ambas fazem parte da Star Aliance, tivemos a oportunidade de voar por essa cia. aérea também, acumulando mais experiências e pontos!
Então, querido seguidor, não deixe de viajar só porque não conhece a cia. aérea ofertada. Vá e viva! Descubra coisas novas e se abra para as novidades! Claro, conte com a gente para te ajudar nessa! Temos até uma seção exclusiva de dicas de voos e aviões.
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