O verão na América do Sul se inicia em 21 de dezembro e termina em 20 de março. São meses de temperatura elevada, dias mais longos e chuvas ao entardecer.
A estação mais quente do ano beneficia os países latinos, principalmente por terem como características naturais paisagens típicas de clima tropical.
Banhados pelos oceanos Atlântico e Pacífico, os países sul-americanos são destinos imperdíveis para os amantes de belas praias. Opções não faltam para você se jogar, literalmente, em águas salgadas.
No verão, você vai aproveitar momentos relaxantes, passeios ao ar livre, caminhadas, culinária típica, drinks refrescantes e, claro, contato com a natureza.
Vamos conhecer 7 destinos na América do Sul para visitar na estação mais quente do ano! Prepara a roupa de banho e o protetor solar e venha conferir!
Mar del Plata, Argentina
Há 415 km da capital Buenos Aires, Mar del Plata é um dos destinos mais procurados pelos argentinos e turistas durante o verão.
São diversas atrações durante a alta temporada: mergulho, passeios de barco e bicicleta, parques temáticos e museus.
Por ser um destino turístico, possui estrutura para receber muito bem os visitantes. Há diversas acomodações e hospedagens, restaurantes, cervejarias e até mesmo cassinos.
E claro! Mar del Plata tem praias e lagos onde você poderá escolher onde prefere se refrescar.
Aos amantes do surf, é possível encontrar as ondas ideais para a prática do esporte nas praias da região, como a Praia de Chapadmalal e Bahia Beach.
O charme de Mar del Plata está também na área urbana, onde o complexo arquitetônico se mistura entre o passado histórico na vila de moradores e a modernidade representada pelos shoppings, centros comerciais e galerias.
Villa La Angostura, Argentina
Na Patagônia Argentina, está Villa La Angostura. Muito procurada no inverno para a prática de esqui, também promete surpreender com as atrações e paisagens de verão.
Ideal para quem busca um destino aconchegante, com ares de interior e contato com a natureza de forma bucólica e despreocupada.
Para chegar até a Villa, a melhor opção é desembarcar em Bariloche e, de carro ou ônibus, percorrer 80 km até o centro.
Encontre passagens para a Argentina com preços promocionais
Coloque na mala roupas confortáveis e tênis de caminhada. Depois se impressione com a então estação de esqui Cerro Bayo aberta ao sol e às atividades de aventura, como caminhadas, rapel e muito mais!
E para se refrescar, é claro, muita água. A região conta com cachoeiras, rios, lagos e mar. É comum encontrar pescadores no verão em Puerto Manzano, que fica a poucos quilômetros da Villa.
Aproveite trilhas, bicicleta, passeios de barco e rafting! Você vai se encantar!
Rio de Janeiro, Brasil
O Rio de Janeiro é sempre lindo! No verão, o Rio 40 graus faz jus à fama e sempre promete dias de muito calor, praias cheias e mate gelado.
Passar dias de verão na capital carioca é um presente recheado de oportunidades. Você pode realizar atividades agradáveis em Copacabana, praticar esportes na Praia do Flamengo e apreciar o pôr do sol no Arpoador.
Quero viajar para o Rio de Janeiro
E nem só de praias vive o Rio de Janeiro. Há trilhas belíssimas e famosas, como a Pedra da Gávea, a Pedra Bonita e o Morro Dois Irmãos.
Para a surpresa de muita gente, é possível encontrar dezenas de cachoeiras e aproveitar os dias mais quentes se refrescando em água doce. Grande parte delas está nos Parques Florestais da cidade, como o Parque Nacional da Tijuca. Caso não conheça as trilhas e acesso, busque por guias para auxiliar o seu passeio de forma segura.
#DicaPI: confira este roteiro na capital fluminense!
Fernando de Noronha, Brasil
Esse arquipélago dispensa apresentação. Considerado um dos lugares mais bonitos do mundo, apresenta paisagens deslumbrantes de um mar azul e natureza impressionante.
No verão, Fernando de Noronha ganha grande atenção dos surfistas. Nessa época as ondas chegam a 3 ou 4 m de altura. Mas não só os praticantes do esporte se beneficiam da praia, já que a ilha fica mais iluminada pelos eventos de luau nas praias, embalados por reggae, dança e diversão.
#DicaPI: Veja o que fazer em Fernando de Noronha!
O arquipélago de Fernando de Noronha está localizado no meio do oceano Atlântico, mas pertence ao estado de Pernambuco. Como a distância do continente é grande (360 km de Natal e 545 km de Recife), o único meio de chegar para turistas é o avião.
Pelo aplicativo do Passagens Imperdíveis, você tem acesso às melhores oportunidades para viajar, pagando pouco, para Fernando de Noronha. Baixe agora mesmo de forma gratuita.
Viña del Mar, Chile
Banhada pelo Oceano Pacífico, Viña del Mar tem ares de modernidade e requinte. Vizinha da histórica Valparaíso, é um destino perfeito para explorar a boemia, a gastronomia e a arte. Tudo isso regado a refrescantes e especiais vinhos chilenos.
#DicaPI: o que fazer e como chegar a Viña del Mar e Valparaíso
A cidade fica próxima à capital Santiago, sendo possível chegar de carro ou trem. No verão, as chuvas são raras, a temperatura da água do mar é agradável e o sol se põe apenas às 21h. Ou seja, a sensação é o que o dia passa mais devagar e a diversão dura por muito mais tempo!
Encontre passagens aéreas em promoção para Santiago, no Chile
Além das praias, Vinã del Mar possui um Jardim Botânico com mais de 3 mil espécies de plantas. O espaço conta, ainda, com tirolesa, trilhas e passeio de bicicleta. Passe um dia inteiro no local e aproveite para realizar um gostoso piquenique à sombra das árvores.
Outro ponto turístico imperdível em Vinã del Mar são as dunas de Concon. Vale a pena programar a subida no final do dia e acompanhar o pôr do sol. É uma paisagem inesquecível.
San Andrés, Colômbia
San Andrés é uma ilha paradisíaca caribenha pertencente à Colômbia. Por esse motivo, brasileiros podem entrar na ilha apresentando passaporte válido ou carteira de identidade. Não é necessário visto.
A região apresenta temperatura elevada durante todo o ano, mas no verão é possível aproveitar o sol e calor sem previsão de chuvas durante o dia. Por isso, a época entre janeiro e início de fevereiro é alta temporada.
San Andres é conhecida pelas praias belíssimas, de mar azul e areias claras. O típico cenário de filme. Então, a programação é toda direcionada para o litoral: mergulho, passeios de barco e muitos momentos de contemplação e fotos.
A dica em San Andres é alugar o famoso carrinho de golfe para percorrer e conhecer todos os pontos e paisagens da ilha.
Já a programação noturna é diversificada e animada. Você encontra ótimos restaurantes, bares e baladas.
Punta del Este, Uruguai
Se tem um lugar que respira e transpira o verão, este local é Punta del Este. Com características de sofisticação e luxo, apresenta ao turista todas as possibilidades de atrativos, estrutura, ótimos restaurantes e praias para todos os gostos.
Aproveite para conhecer o famoso drinque refrescante “Clerictot”, preparado com vinho branco ou rosé e frutas tropicais ou do bosque, como laranja, morango e kiwi. Uma iguaria para os dias quentes e alegres de um local que celebra a estação mais calorosa do ano.
Diferente da maioria de destinos com praia, em Punta del Este o movimento começa mais tarde. É comum que as pessoas se encontrem depois das 10h. Por outro lado, os festejos noturnos entram pela madrugada e muitas lojas ficam abertas depois da meia-noite.
Se você prefere a tranquilidade, busque contemplar as águas doces do Rio da Prata e acompanhar a beleza do encontro do rio com o mar.
#DicaPI: veja um roteiro especial de Montevidéu e Punta del Este!
Punta del Este reserva atrativos para todo o tipo de público. É possível realizar um roteiro sozinho, em família, com amigos e em clima de romance. Vale a pena conhecer!
Mais dicas da América do Sul
Confira uma lista especial para ajudar a montar o seu roteiro pelos países da América do Sul:
Viagem para o Chile: o que saber antes de visitar Santiago
Dicas de viagem para Buenos Aires: o que saber antes de embarcar
15 praias desertas no Brasil para curtir com segurança e sem aglomeração
Quanto custa uma viagem para Fernando de Noronha? Veja preços detalhados!