É oficial.
A Air Europa acaba de se manifestar, agora, sobre as passagens da última quarta-feira, dia 19/07/2017; quando disponibilizou, para compra, através de seu site e também através de diversas agências e agentes autorizados, bilhetes de ida e volta para destinos da Europa, por valores que variavam entre R$ 1.012,00 e 1.700,00, ida e volta, com taxas incluídas.
Os bilhetes ficaram disponíveis para compra por um período de, aproximadamente 2 horas, e, apenas depois de 56 horas dos processamentos das reservas e emissões de bilhetes, é que a cia. aérea veio a público pela primeira vez, comunicando, para a tristeza e indignação de todos, que não irá honrar com as passagens já geradas/aprovadas.
Os argumentos da cia. aérea para não honrar com os bilhetes equivalem, basicamente, ao seguinte: “tarifas cujos valores eram visivelmente e substancialmente inferiores ao praticado para voos entre o Brasil e Paris/França”.
Ocorre que, além dos bilhetes disponíveis para a França, outros também estavam com valores inferiores, que podiam ser interpretados como promocionais e, sobre eles em específico, nada se falou sobre cancelamento.
Em sua primeira e única Nota Oficial, a Air Europa faz menção, exclusivamente, aos voos entre o Brasil e Paris/França. Nada fala, por exemplo, sobre os bilhetes mais baratos que foram disponibilizados na mesma ocasião, por exemplo, para a Suiça e para a Escócia:
E, com relação a estes voos, nenhum esclarecimento específico foi prestado. Mais uma evidência da comunicação confusa e desordenada da cia. aérea.
A Air Europa bastante conhecida pelos voos realizados do Nordeste Brasileiro para a Europa, já disponibilizou, por diversas vezes, tarifas tão baratas quanto àquelas que foram levadas a conhecimento público na última quarta-feira. No entanto, infelizmente nesta oportunidade, preferiu assumir a postura de não honrar com os bilhetes comprados, reservados e emitidos.
A informação fornecida pela Air Europa, com relação à devolução dos valores já cobrados dos clientes, é a de que os reembolsos serão feitos voluntariamente, sem que seja necessário qualquer tipo de providência por parte do consumidor, para reaver os valores pagos no início desta semana.
Assim como vocês, estamos extremamente desapontados com o posicionamento da cia. aérea, e principalmente pela forma de condução da situação, já que, passados mais de 2 dias, é que a a mesma decidiu se posicionar, e de maneira insatisfatória para todos os que conseguiram realizar suas compras, e que, a partir daí, já estavam realizando o planejamento de suas viagens.
O que nos deixou negativamente surpresos, ainda, foi o fato de que os preços dos bilhetes de quarta-feira, dia 19/07/2017, são bem parecidos e equivalentes a valores promocionais já oferecidos pela cia. aérea, não havendo, neste caso, na nossa opinião, que se falar de “evidente erro grosseiro”.
Muitos de nossos seguidores nos informaram que, pelo fato de as passagens terem sido disponibilizadas apenas com saídas de alguns lugares do Brasil, já teriam providenciado a emissão dos trechos nacionais internos. Se esta for a sua situação, lembre-se da prerrogativa conferida pelo artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, que permite o cancelamento por parte do comprador, no prazo de até 7 dias, sem qualquer ônus.
Há pronunciamento da ANAC no sentido de que o art. 49 do CDC não seria aplicável à compra das passagens aéreas. No entanto, em virtude de jurisprudência (outras decisões judiciais, emitidas por Tribunais do país) a respeito do assunto, muitas cias. aéreas e agências de viagens acatam os pedidos de cancelamento de passagens realizados dentro do referido prazo de 7 dias.
No mais, continuaremos de olho nas notícias e desdobramentos desta situação. E, se tivermos alguma nova informação oficial, os comunicaremos de imediato.
Para que fiquem tranquilos acerca do futuro: continuaremos trabalhando para que vocês sejam sempre os primeiros a tomar conhecimento das informações que podem influenciar sua viagem, inclusive as promoções de passagens e oportunidades; e, a partir daí, possam tomar as providências que entenderem necessárias.
O nosso intuito é mantê-los informados, em primeira mão, sobre tudo. E a partir daí, juntos, vamos conseguindo conduzir nossa vida de viajante, aproveitando o melhor de cada situação, e adotando as providências que se mostram necessárias, quando o desfecho não é tão favorável como deveria ser.
Se precisarem de algo, estamos à disposição.
PROCESSO!
Processo em todos os estados brasileiros. Nenhuma pessoa que tenha comprado essa passagem pode deixar de entrar judicialmente. Vá no juizado especial, é bem simples, até nem exige advogado.
Faça valer seu direito.
Se a CIA não estivesse dito que iria honrar a questão não seria nem tão feia. Mas falar algo e depois dizer que “não dissemos nada” foi o pior nisso tudo!
PROCESSO JUDICIAL!
Processo pra quem quiser 4199880800
Eles são obrigados a cumprir isso é lei em outra vez entrei e ganhei um bom dinheiro e comprei outra viagem que
Quiser estou à disposição forte abraço a todos.
Processo pra quem quiser 4199880800
Eles são obrigados a cumprir isso é lei em outra vez entrei e ganhei um bom dinheiro e comprei outra viagem que
Quiser estou à disposição forte abraço a todos.
Processo pra quem quiser 4199880800
Eles são obrigados a cumprir isso é lei em outra vez entrei e ganhei um bom dinheiro e comprei outra viagem que
Quiser estou à disposição forte abraço a todos.
Processo pra quem quiser 4199880800
Eles são obrigados a cumprir isso é lei em outra vez entrei e ganhei um bom dinheiro e comprei outra viagem que
Quiser estou à disposição forte abraço a todos.
Parabéns ao PI por sempre nos proporcionar as melhores promoções sem filtrar. O filtro deve ser feito pelo leitor.
Processo pra quem quiser 4199880800
Eles são obrigados a cumprir isso é lei em outra vez entrei e ganhei um bom dinheiro e comprei outra viagem que
Quiser estou à disposição forte abraço a todos.
Sim. O filtro final tem que ser feito pelo leitor. Essa constante postura de ficar apontando a culpa e tirar de si a ação final de decidir comprar ou não, é muito conveniente. Quando anunciaram o bug da American, sugeriram a não compra. No final, a American honrou. Eu comprei mesmo o site apontando o evidente bug. Teve gente que reclamou pois o site não recomendava a compra. Ou seja, o site é excelente naquilo que se propõem em fazer que é divulgar as tarifas baixas mas a decisão final, como SEMPRE deve ser, é de quem quer viajar. Arriscar ou não.
Sim. O filtro final tem que ser feito pelo leitor. Essa constante postura de ficar apontando a culpa e tirar de si a ação final de decidir comprar ou não, é muito conveniente. Quando anunciaram o bug da American, sugeriram a não compra. No final, a American honrou. Eu comprei mesmo o site apontando o evidente bug. Teve gente que reclamou pois o site não recomendava a compra. Ou seja, o site é excelente naquilo que se propõem em fazer que é divulgar as tarifas baixas mas a decisão final, como SEMPRE deve ser, é de quem quer viajar. Arriscar ou não.
Irão se arrempeder amargamente, de tantos processos que irão levar.
Bando de ordinários….
Vamos exigir nossos direitos
Processo neles!!!!
Processo pra quem quiser 4199880800
Quiser estou à disposição forte abraço a todos.
Qual tj?
Nunca vi um caso de sucesso nestes processos em outras promobugs
Mas isso não é promobug, R $1000 é perfeitamente compatível com uma mega promoção. Promobug foi da American que era passagem a R $100, e honraram. Um amigo foi de executiva pro Japão até naquele bug. Na minha opinião caberia processo sim. Até porque ninguém é obrigado a saber quando é promobug e já deu um bom tempo pra pessoas providenciarem as coisas da viagem.
Eu já vi muitas vezes, e é bem simples, pode ir nas pequenas causas, é simples, fácil e rápido e não precisa de advogado, o máximo que você vai perder é uma tarde ou uma manhã!
Muito fácil resolver, quem conseguiu comprar pode se dirigir ao PROCON de seu Estado, eles são obrigados a honrar a oferta.
Não são obrigados. Isso é direito civil.
Estranho. Já passei por situação similar e obtive êxito ao acionar o PROCON. Enfim, não custa tentar.
Eu tbem
Não disse que não deve tentar, apenas citei que a empresa não é obrigada a cumprir esse tipo de erro e existe sim defesa para esse tipo de erro.
Lógico que são
Não são obrigados. Isso é direito civil.
Cabe processo! E vou fazer-lo! Tanto obrigação de fazer, como danos morais! Ocorreram várias promoções essa semana, q perdi de comprar, de outras com companhias mais éticas, pq já tinha me comprometido com essa viagem. Além de que não é um valor irrisório conforme previsão legal, não se enquadrando em má-fé dos consumidores.
Processo pra quem quiser 4199880800
Eles são obrigados a cumprir isso é lei em outra vez entrei e ganhei um bom dinheiro
Processo pra quem quiser 4199880800
Eles são obrigados a cumprir isso é lei em outra vez entrei e ganhei um bom dinheiro
Cabe processo! E vou fazer-lo! Tanto obrigação de fazer, como danos morais! Ocorreram várias promoções essa semana, q perdi de comprar, de outras com companhias mais éticas, pq já tinha me comprometido com essa viagem. Além de que não é um valor irrisório conforme previsão legal, não se enquadrando em má-fé dos consumidores.
Só um aviso aos prejudicados, cabe processo. Com facilidade de ganho. Quem for do RJ e precisar de advogado, pode me procurar: [email protected]
Já tirei print do seu comentário e vou acionar a OAB/RJ.
Só um aviso aos prejudicados, cabe processo. Com facilidade de ganho. Quem for do RJ e precisar de advogado, pode me procurar: [email protected]
E aconselho que mandem e-mail rejeitando o reembolso, e liguem para o SAC (gravando) rejeitando o reembolso e querendo a passagem.
Email enviado. Aproveitamos e mandamos vários.
Eu enviei e-mails ontem e recebi o seguinte da CVC Viagens “Conforme comunicado oficial da cia Air Europa os bilhetes foram cancelados e não serão reacomodados”. Já comecei a peticionar! Quero nem saber! Na realidade broxei de viajar com a Air Europa. Ficou parecendo que ninguém será bem vindo nesses voos, então pedi a reacomodação em outra companhia. Vamos torcer!
E aconselho que mandem e-mail rejeitando o reembolso, e liguem para o SAC (gravando) rejeitando o reembolso e querendo a passagem.
Mesma linha da KLM. Na época entrei na justiça e ainda fui ironizado por um juizinho de quinta que se acha Deus. Vale lembrar que comprei a passagem por 30% do valor de face em um dia em que se anunciavam vôos com até 80% de desconto. Não quero desanimar vocês, mas neste país a justiça só serve quando você tem juízes embaixo do braço ou é amigo do Gilmar Mendes. Aí pode andar com mala com dinheiro, pedir milhões para o amigo e de quebra voar de KLM ou Air Europa com eles honrando aquilo que venderam.
Mesma linha da KLM. Na época entrei na justiça e ainda fui ironizado por um juizinho de quinta que se acha Deus. Vale lembrar que comprei a passagem por 30% do valor de face em um dia em que se anunciavam vôos com até 80% de desconto. Não quero desanimar vocês, mas neste país a justiça só serve quando você tem juízes embaixo do braço ou é amigo do Gilmar Mendes. Aí pode andar com mala com dinheiro, pedir milhões para o amigo e de quebra voar de KLM ou Air Europa com eles honrando aquilo que venderam.
O passagens imperdíveis poderia fazer uma seleção de promoções da air Europa com valores compatíveis e disponibilizar aos eleitores para servirem como base no processo desmontando que os valores ofertados não estão em dissonância com os já praticados
Excelente.
Excelente.
Marcos,
Aqui mesmo nesse post, logo abaixo do texto, classificados como “posts relacionados”, estão dois posts com passagens para a Europa, coincidentemente, com preços relativos a passagens da Air Europa; automaticamente selecionados para aqui aparecerem, pelo fato de equivalerem ao mesmo assunto.
O passagens imperdíveis poderia fazer uma seleção de promoções da air Europa com valores compatíveis e disponibilizar aos eleitores para servirem como base no processo desmontando que os valores ofertados não estão em dissonância com os já praticados
Mesma linha da KLM. Na época entrei na justiça e ainda fui ironizado por um juizinho de quinta que se acha Deus. Vale lembrar que comprei a passagem por 30% do valor de face em um dia em que se anunciavam vôos com até 80% de desconto. Não quero desanimar vocês, mas neste país a justiça só serve quando você tem juízes embaixo do braço ou é amigo do Gilmar. Aí pode andar com mala com dinheiro, pedir dois milhões para o amigo, colocar um sistema anti gravação em sua sala para não ser pego novamente fazendo sujeira, ter um triplex no Guarujá e de quebra voar de KLM ou Air Europa com eles honrando aquilo que outrora venderam.
Mesma linha da KLM. Na época entrei na justiça e ainda fui ironizado por um juizinho de quinta que se acha Deus. Vale lembrar que comprei a passagem por 30% do valor de face em um dia em que se anunciavam vôos com até 80% de desconto. Não quero desanimar vocês, mas neste país a justiça só serve quando você tem juízes embaixo do braço ou é amigo do Gilmar. Aí pode andar com mala com dinheiro, pedir dois milhões para o amigo, colocar um sistema anti gravação em sua sala para não ser pego novamente fazendo sujeira, ter um triplex no Guarujá e de quebra voar de KLM ou Air Europa com eles honrando aquilo que outrora venderam.
Processo pra quem quiser 4199880800
Eles são obrigados a cumprir isso é lei em outra vez entrei e ganhei um bom dinheiro e comprei outra viagem que
Quiser estou à disposição forte abraço a todos.
A todos os clientes, que se sentirem lesados, frente a tal atrocidade por parte de companhia aérea estrangeira. Deixo telefone a disposição, uma vez que isso é uma afronta reeeivel a fé que os consumidores colocam nas companhias aéreas, pessoas adquiriram, passagens, planejando viagens, compraram hotéis, alugaram carros e nesta vertente sonhos são destruídos por uma ma prestação nos serviços por parte da companhia aérea.
Vou acionar a OAB/PR. Vai ser fácil rastrear pelo número do telefone.
Grande abraço.
Sera que posso entrar contra a Decolar tb?
Pode sim ae comprou por ela mais fácil ainda.
Só um detalhe: artigo 49 do CDC não é válido para compras de passagens aéreas. Mas caso uma conversa amigável não resolva, através da empatia, vale tentar resolver o assunto no Juizado de Pequenas Causas, entrando contra a Air Europa e a aviação que tenha comprado para deslocar de sua cidade até a cidade que ir aí decolar para o exterior.
“Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, o Artigo de Desistência não é aplicável à compra de passagens aéreas porque:
O direito de arrependimento existe para proteger o consumidor quando ele não está no estabelecimento comercial e não pode verificar o produto pessoalmente. Passagem aérea não é um produto que permita contato direto, seja na compra em lojas físicas ou à distância (internet, telefone). Na venda de passagem aérea pela internet, a situação do consumidor, seja realizando a compra no estabelecimento comercial da empresa aérea ou em sua residência, é a mesma.
No ato da compra, o passageiro está ciente de todos os procedimentos e taxas cobradas pelas agências e companhias aéreas. É para isso que os termos de uso e as políticas de cancelamento existem. Ou seja, o consumidor está totalmente ciente do funcionamento.
Geralmente, compra-se na internet por causa de valores reduzidos e promoções. Para que as companhias aéreas e agências possam oferecer essas vantagens, estas realizam parcerias, reduções de custos e precisam se proteger contra cancelamentos e desistências. Algumas tarifas promocionais não permitem reembolso pelo mesmo motivo, ou seja, o cancelamento sem custo não é possível.”
Obivio que é possível eu já fiz isso é o custo maximo que se pode cobrar é de 10% balizado na ampla jurisprudência, mas que isso e cobrança abusiva passível de ressarcimento SIM.
Oi, Matheus!
A ANAC se pronunciou contra a aplicação do art. 49 do CDC às compras das passagens aéreas. No entanto, há jurisprudência favorável ao consumidor, nesse mesmo sentido.
Assim, muitas são as cias. aéreas que, amigável e administrativamente, permitem esse tipo de requerimento.
Sim, eu tenho conhecimento disso.
Deixei claro o fato do art. 49 do CDC não se aplicar para passagens aéreas porque realmente não é aplicado para o ARREPENDIMENTO de compra, porque é bem capaz de ter gente comprando passagem por aí e querendo cancelar, embasado na ideia de que “dá pra se arrepender da compra de passagem aérea em até 7 dias”.
Mas a respeito de ser um voo conexão, por isso é possível ser feito o cancelamento, amigavelmente, tendo empatia pelo cliente e entendo a situação.
Valeu pelo complemento! 🙂
Nós que agradecemos pela sua valiosa complementação! 😉
Nós que agradecemos pela sua valiosa complementação! 😉
Sim, eu tenho conhecimento disso.
Deixei claro o fato do art. 49 do CDC não se aplicar para passagens aéreas porque realmente não é aplicado para o ARREPENDIMENTO de compra, porque é bem capaz de ter gente comprando passagem por aí e querendo cancelar, embasado na ideia de que “dá pra se arrepender da compra de passagem aérea em até 7 dias”.
Mas a respeito de ser um voo conexão, por isso é possível ser feito o cancelamento, amigavelmente, tendo empatia pelo cliente e entendo a situação.
Valeu pelo complemento! 🙂
Para quem teve a passagem emitida e a transação aprovada no cartão, cabe ação de indenização por danos morais e materiais caso despesas com hotéis, etc, já tenham sido feitas. E mesmo para quem tenha comprado só a passagem, após a emissão da mesma com cobrança no cartão, é abusivo qualquer cancelamento unilateral pela companhia aérea, cabendo indenização por danos morais. Sou advogado especialista em direito do consumidor e recentemente consegui uma indenização de 22 mil reais para um cliente justamente contra a Air Europa. Os passageiros devem tomar as medidas judiciais cabíveis para garantir seus direitos.
Perfeito em sua explanação
Perfeito em sua explanação
Exato, vão com advogado. Perdi uma açao contra a edestinos com a cobrança da cia aérea no meu cartão sob a alegação de que informei meu nome completo e nao apenas o ultimo sobrenome. O juiz leigo (pequenas causas) acatou o pedido da edestinos e disse que meu pedido foi improcedente devido ao fato de que eu fui o unico culpado.
Saibam que pequenas causas tem dessa, afinal se juiz fosse bom mesmo ele nao era juiz leigo.
Isso que paguei 4300 reais por duas passagens de SP a ROMA
Po Victor tu tá em todas kkkkkk
Para quem teve a passagem emitida e a transação aprovada no cartão, cabe ação de indenização por danos morais e materiais caso despesas com hotéis, etc, já tenham sido feitas. E mesmo para quem tenha comprado só a passagem, após a emissão da mesma com cobrança no cartão, é abusivo qualquer cancelamento unilateral pela companhia aérea, cabendo indenização por danos morais. Sou advogado especialista em direito do consumidor e recentemente consegui uma indenização de 22 mil reais para um cliente justamente contra a Air Europa. Os passageiros devem tomar as medidas judiciais cabíveis para garantir seus direitos.
Cabe indenização e das boas
Cabe indenização e das boas
Processo
Hoje liguei na CIA, eles sabem que estão errados, mais estão arriscando porque muitos vão desistir e aceitar ser reembolsados.
Desejo muitos processos e multas pra essa Ir Europa.
Já dei andamento no PROCON.
Exatamente Rodrigo. Posição abusiva, ilícita e nada profissional da cia. aérea.
Para quem teve a passagem emitida e a transação aprovada no cartão, cabe ação de indenização por danos morais e, adicionalmente, por danos materiais caso despesas com hotéis, etc, já tenham sido feitas. Sou advogado especialista em direito do consumidor e recentemente consegui uma indenização de 22 mil reais para um cliente justamente contra a Air Europa. Os passageiros devem tomar as medidas judiciais cabíveis para garantir seus direitos.
Procon
http://www.passagensimperdiveis.com.br/promocao-de-passagens-para-espanha-2016-salvador/
Muitíssimo agradecida @passagensimperdiveis:disqus!!!!!
Muitíssimo agradecida @passagensimperdiveis:disqus!!!!!
Para quem teve e-ticket emitido e cartão debitado, não tem nem como perder esse processo. Absurso o que essa empresa pé de chinelo está fazendo.
NÃO DEIXEM DE PROCESSAR. É SIMPLES. NÃO PRECISA DE ADVOGADO.
Para quem teve e-ticket emitido e cartão debitado, não tem nem como perder esse processo. Absurso o que essa empresa pé de chinelo está fazendo.
NÃO DEIXEM DE PROCESSAR. É SIMPLES. NÃO PRECISA DE ADVOGADO.
Comprei a minha pela ViajaNet e até agora não foi cancelada no site, qual será o motivo? O bilhete foi cancelado na AirEuropa, lá eu não consigo mais ver a página de marcação de assentos, mas na ViajaNet não está cancelado. Estava esperando esse cancelamento para dar entrada no processo. Alguém faz ideia do motivo de não ter refletido no site da ViajaNet ainda??
Olá, Eros! Tudo bem? Algumas passagens ainda não foram canceladas. Sugerimos que aguarde e entre com as medidas judiciais cabíveis, caso o cancelamento seja efetivado.
Meu caso está exatamente dessa forma.
no dia que comprei minhas passagens não consegui marcar o assento, liguei na viajanet e me informaram que eu conseguiria com um mês de antecedência do voo. também não retirei meu ticket. minha reserva não foi cancelada, caso seja eu posso entrar com processo com chances de ganho mesmo não emitindo o ticket? eu tinha apenas o número deles.
Olá, Mirna! Tudo bem? ? Algumas passagens ainda não foram canceladas. Sugerimos que aguarde e entre com as medidas judiciais cabíveis, caso o cancelamento seja efetivado.
Bom dia, se houver algum gaúcho prejudicado, podem me procurar (51 981162511). Tenho muitos casos já ganhos contra as aéreas semelhantes a esse e outros também. Abraços a todos.
@passagensimperdiveis:disqus , minhas passagens não foram canceladas, serão que vão ser ainda? Ou já posso ir comprando os acessórios? O que acham?
Como você sabe que não foram canceladas? Você ligou para eles?
Status delas no site do viajanet, além disso não houve cancelamento no meu cartão.
Este status não está atualizado. Liga no 0800 da aireuropa e verifica. Liguei e todos os meus tickets foram cancelados.
Neste momento (segunda, 24/07 as 16h50), liguei na AirEuropa e disseram que todos os tickets do localizador foram cancelados e que iriam realizar o estorno do dinheiro.
Comprei pelo deco….com, foi debitado no cartão o pagamento a vista (em 1x) e poucos minutos depois foram gerados os e-tickets. Até o momento nenhum estorno e nenhum comunicado por e-mail ou sms.
Agora é ir pro pau contra deco….com e AirEuropa. Vamos ver como se porta a justiça brasileira.
Boa sorte a todos. Não deixem de processar.
Estou na mesma situação, e no deco…, tem um botão para verificar o status da reserva junto com a AirEuropa. Aqui mostra que está tudo ok, ainda não estornou, mas no site da Air Europa, não consigo ver/confirmar nada.
quero processar, alguém tem algum link de processo?