Em 2015, o governo canadense divulgou que seria facilitado o ingresso de brasileiros no Canadá, juntamente com os visitantes da Bulgária, México e Romênia. No entanto, ainda era aguardado o momento em que, efetivamente, o novo método de imigração passaria a valer. Assim, facilitaria a vida de quem planeja uma viagem para o Canadá. Felizmente, essa data chegou! Desde 1º de maio de 2017, ficou mais fácil entrar em terras canadenses.
#DicaPI: veja também quanto custa viajar para o Canadá!
Brasileiros no Canadá
Em nosso post compartilhado há quase 2 anos, o prazo inicialmente estimado para início da vigência do novo método era março de 2016. Todavia, apenas em 1º de maio de 2017, 14 meses depois do previsto, é que, de fato, as mudanças passaram a valer!
Assim, se você se enquadra nas regras abaixo, seu visto passará a ser obtido de maneira eletrônica.
Requisitos
A entrada facilitada de brasileiros no Canadá não se aplicará a todos, pois há uma série de requisitos e exigências, citadas abaixo, nas quais o viajante deve se enquadrar.
- Ser considerado, a critério do governo canadense, como um viajante de baixo risco, proveniente do Brasil, Bulgária, México ou Romênia.
- Possuir visto canadense válido (ou ter tirado nos últimos 10 anos); ou possuir visto americano de turista, também válido.
- Chegar ao país por via aérea (a princípio, viajantes chegando por via terrestre ou marítima precisarão passar pelo procedimento regular de obtenção de visto. Como a informação é um pouco controversa, vale a pena consultar o Consulado Canadense mais próximo de você).
- Preencher uma pré-autorização on-line, antes da data da viagem, neste site.
O último item, citado acima, corresponde ao processo de requerimento da AVE (Autorização Eletrônica de Viagem, também conhecida como eTA, em inglês). A emissão desse documento custa 7 dólares canadenses (R$ 20,30 – cotação em novembro de 2018). Veja como é fácil obter o documento:
Dicas importantes
Geralmente, a autorização eletrônica de viagem apresenta validade de 5 anos. Apesar de existir a informação de que a AVE (ou eTA) é emitida em poucos minutos (podendo ser concedida em até 72 horas), sempre vale a pena fazê-la com bastante antecedência. Afinal, quanto menos pendências nas datas que antecedem a viagem, melhor, né? 🙂
E já que estamos falando de prazo, caso você não possua visto canadense e/ou americano válido, não se desespere! Você também pode obter a autorização de entrada. Para tanto, basta seguir o procedimento comum de obtenção de visto. O prazo informado pelo governo canadense para análise do pedido de visto convencional é de 15 dias úteis. A taxa para a emissão de visto de visitante para o Canadá é de 100 dólares canadenses (R$ 290).
Outra informação importante
Quanto ao prazo máximo de permanência como turista, este será determinado no momento da sua chegada à imigração do Canadá. Mas, geralmente, é equivalente a 180 dias. Isto é aplicável tanto para brasileiros no Canadá quanto para os viajantes recém-chegados dos demais países.
Caso o prazo concedido seja menor que o comum, o agente imigratório fará a menção, em seu passaporte, da data máxima até a qual você poderá permanecer no país. É possível, ainda, solicitar a prorrogação do prazo de permanência. Para tal, existe um procedimento chamado extension, a ser adotado pelo menos 30 dias antes do vencimento da sua estada. E, como em todo tipo de requisição ao setor de imigração de um país, sua extension – ou prorrogação – poderá, ou não, ser autorizada.
Mais duas dicas superválidas
- Depois de emitida, a AVE ou “eTA” é válida por até 5 anos. E, se, neste meio tempo, o passaporte precisar ser renovado, o mesmo se dirá da Autorização Eletrônica de Viagem. Ou seja, a AVE ou “eTA” não é automaticamente “transferida” para o novo passaporte, ok? Se mudou o documento, criou-se a exigência de novo preenchimento.
- Sempre que desejar, é possível consultar o “status” de sua EVA ou “eTA” através do site do Governo Canadense.
Por fim, não custa nada lembrar: antes de comprar suas passagens, informe-se sobre prazos e valores. O Consulado do Canadá é o órgão mais indicado para esse tipo de contato.
Mais dicas de viagem para o Canadá
Continue planejando seu roteiro pelo Canadá com estas dicas:
Canadá em geral
- Quanto custa viajar para o Canadá: roteiro de 14 dias
- Dicas de turismo no Canadá: o que saber antes da viagem
- Como viajar de trem pelo Canadá: passagens, estações e roteiros
Montreal
- Como chegar, onde ficar e dicas gerais
- O que fazer na cidade: 13 dicas de pontos turísticos
- 18 restaurantes para provar a culinária canadense
Quebec City
- O que fazer na cidade: pontos turísticos pagos e gratuitos
- Dicas de restaurantes, hospedagem e viagem de trem
Ottawa
Toronto e Cataratas do Niágara
- Turismo em Toronto: onde ficar, restaurantes e dicas gerais
- O que fazer em Toronto: dicas de pontos turísticos
- Cataratas do Niágara: atrações e como chegar a partir de Toronto
Acompanhe o Passagens Imperdíveis
Por aqui, seguiremos buscando promoções de passagens para o Canadá e todos os outros destinos do mundo. Sendo assim, logo que encontrarmos algo legal, compartilharemos com você de imediato!
Mas para receber notificações de passagens aéreas baratas e aproveitá-las antes que acabem, o ideal é baixar nosso aplicativo gratuito. Siga, também, nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter), para ter certeza de que não perderá nada!
*Agradecemos o nosso seguidor Cristiano Tenório que nos enviou, em momento bem propício, a sugestão de pauta! Valeu, Cristiano!