Atualização sobre o caso EMIRATES: mídia brasileira relata situação, e órgão de defesa do consumidor encaminha notificação formal à cia. aérea

A madrugada do dia 16 foi marcada pela divulgação, em primeira mão pelo Passagens Imperdíveis, da oportunidade disponibilizada no site da Emirates, bem como nos sites das agências de viagens do Brasil e do mundo.

Tratava-se da possibilidade de garantir bilhetes de ida e volta, em sua maioria, para o Líbano e Austrália, por valores que giravam em torno de R$ 500,00, na tarifa denominada “Saver”.

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Apesar do horário (cerca de 3 horas da manhã), muitos foram aqueles que tomaram conhecimento da notícia, e aproveitaram para programar suas viagens e suas férias, procedendo, assim, à reserva de hoteis, passagens complementares, passeios e solicitação de vistos, chegando, inclusive, a realizar pagamentos antecipados.

Em momento imediatamente posterior ao da compra, os valores foram debitados dos cartões de créditos dos usuários, bem como houve emissão dos e-tickets/bilhetes eletrônicos, com possibilidade de marcação de assentos, solicitação de refeições especiais, etc., configurando-se, assim, segundo nosso entendimento, a real expectativa de direito por parte dos consumidores.

Passadas quase 36 horas do episódio, quando todos já estavam com a programação de suas viagens a todo vapor, a Emirates pronunciou-se através de um comunicado, também compartilhado pelo Passagens Imperdíveis, por meio do qual indicava a ocorrência de “erro técnico no carregamento das tarifas no sistema online de reservas”, bem como informava que realizaria o cancelamento de todos os bilhetes, e procederia ao reembolso integral de qualquer valor pago em caráter de taxas de embarque/emissão.

Novamente procurada, a cia. aérea segue evitando qualquer tipo de contato, optando por dar sequencia aos trâmites relativos ao cancelamento, como o envio de e-mails nesta quarta-feira, com a indicação de que, “conforme solicitação do cliente”, procederão ao reembolso dos valores pagos por ocasião das compras realizadas na última semana.

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Os consumidores lesados permanecem engajados, em busca de uma solução administrativa favorável, mas não descartam o ajuizamento de ações judiciais – coletivas ou individuais – para que possam fazer valer o seu direito. Até mesmo porque, grande parte deles ainda não recebeu qualquer comunicação específica por parte da cia. aérea, quer seja por e-mail, quer seja por telefone.

Em situações semelhantes ocorridas no passado, cias. aéreas como a GOL, KLM e a American Airlines decidiram honrar com os bilhetes emitidos após a veiculação de tarifas baixíssimas em seus sistemas, certamente por terem levado em consideração: (i) o enorme movimento de usuários levado ao seu site – o que é o sonho de toda e qualquer empresa do mundo; (ii) a alta possibilidade de ser acionada judicialmente o que, além de gerar incômodo, pode significar perdas financeiras ainda maiores; e (iii) o alto grau de satisfação dos clientes, que é o que se busca em todos os tipos de mercado.

Por ora, o posicionamento da cia. aérea permanece o mesmo: cancelamento de todos os bilhetes emitidos. Mas nada impede que a Emirates volte atrás e decida honrar com as passagens compradas. Continuaremos torcendo e acompanhando!

Há quem defenda a hipótese de que se tratava de erro crasso, mas, no entanto, segundo informações veiculadas na reportagem levada ao ar no Bom dia Brasil desta manhã, este não é o posicionamento do Órgão de Defesa do Consumidor de São Paulo, o PROCON, que acredita ser legítimo o direito exigido pelos consumidores que, no dia 16/06/2016, conseguiram concretizar suas reservas de passagens da Emirates. Inclusive, foi realizado o envio de Notificação Formal à cia. aérea, que tem o prazo de até 07 dias para responder.

Grupo Criado no Facebook pelos Consumidores – “Emirates Passagens Canceladas”

Grupo Criado no Facebook pelos Consumidores – “Promoção Emirates”

Reportagem do Bom dia Brasil – 22/06/2016

Reportagem da Folha – 18/06/2016

Reportagem do Metrópoles – 18/06/2016, às 11h49

Reportagem do G1 – 18/06/2016, às 13h31

Reportagem do Olhar Direto – 18/06/2016, às 15h44

Reportagem do Plox – 18/06/2016, às 17h10

Reportagem do G1 – 18/06/2016, às 18h49

Reportagem do Correio Braziliense

Reportagem do “O Povo”

Reportagem da Gazeta do Povo 

Reportagem do Diário do Nordeste

Reportagem na Rádio CBN

 

 

18 respostas para “Atualização sobre o caso EMIRATES: mídia brasileira relata situação, e órgão de defesa do consumidor encaminha notificação formal à cia. aérea”

  1. Gabrielle disse:

    Parabéns PI pelas informações! Espero que a Emirates honre com seus compromissos!!

    • passagensimperdiveis disse:

      Estamos na torcida para que tudo se resolva da melhor forma, Gabrielle!
      Continue contando com a gente, SEMPRE!
      Abraços!

  2. Muito obrigado pelas atualizações PI. O caso tb foi citado também pela rádio CBN São Paulo, além das fontes citadas acima.

    • passagensimperdiveis disse:

      Ótimo. Alexandre!
      Já vamos pesquisar o link da CBN e atualizar o post com as informações, ok?
      Muito obrigada pelo comentário!
      Abraços!

  3. Germano disse:

    Fui pra cima e já entrei no juizado de pequenas causas. Não vou esperar pelo óbvio! Eles têm que cumprir!

    • passagensimperdiveis disse:

      Continue nos dando notícias, Germano!
      🙂

    • Amanda Freitas disse:

      Tambem dei entrada em um processo junto com minha irma, compramos natal-brisbane fim de setembro, ja temos audiencia em julho.. espero que dê certo

      • Eduardo Almeida disse:

        Boa tarde Amanda! Como foi a audiencia?

        • Amanda Freitas disse:

          me confundi com as datas, audiencia sera dia 18 de agosto, mas recebi uma decisao preliminar favorecendo eles.. ai aguardar audiencia. Voo é dia 22 de serembro. sabe me dizer se alguem conseguiu??

          • Eduardo Almeida disse:

            Pior que nao sei de ninguem que tava audiencia ainda. Meu voo dia 24 de set. Vai nos deixando informados, pois a sua audiencia ja esta proxima, boa sorte!

          • Amanda Freitas disse:

            vc entrou com processo??? seu foi cancelado
            tb??!

          • Eduardo Almeida disse:

            Sim! Acredito que cancelaram de todos que compraram !

  4. Jose disse:

    Opa! É a mesma Emirates que no Skytrax World Airline Awards de 2014 estava em 4º lugar e caiu pra 5º lugar em 2015? Como uma companhia que não respeita o CDC / consumidor está colocada entre as The World’s Top 10 Airlines in 2014 and 2015? Alguém tem alguma explicação?

  5. Fernanda Larini disse:

    mais alguma noticia?

  6. Gustavo disse:

    Alguma novidade do caso?

  7. Eduardo Almeida disse:

    Boa tarde! Alguem sabe informar se a Emirates respondou ao Procon. No final da reportagem dizia que teria ate 7 dias para responder…