A madrugada do dia 16 foi marcada pela divulgação, em primeira mão pelo Passagens Imperdíveis, da oportunidade disponibilizada no site da Emirates, bem como nos sites das agências de viagens do Brasil e do mundo.
Tratava-se da possibilidade de garantir bilhetes de ida e volta, em sua maioria, para o Líbano e Austrália, por valores que giravam em torno de R$ 500,00, na tarifa denominada “Saver”.
Apesar do horário (cerca de 3 horas da manhã), muitos foram aqueles que tomaram conhecimento da notícia, e aproveitaram para programar suas viagens e suas férias, procedendo, assim, à reserva de hoteis, passagens complementares, passeios e solicitação de vistos, chegando, inclusive, a realizar pagamentos antecipados.
Em momento imediatamente posterior ao da compra, os valores foram debitados dos cartões de créditos dos usuários, bem como houve emissão dos e-tickets/bilhetes eletrônicos, com possibilidade de marcação de assentos, solicitação de refeições especiais, etc., configurando-se, assim, segundo nosso entendimento, a real expectativa de direito por parte dos consumidores.
Passadas quase 36 horas do episódio, quando todos já estavam com a programação de suas viagens a todo vapor, a Emirates pronunciou-se através de um comunicado, também compartilhado pelo Passagens Imperdíveis, por meio do qual indicava a ocorrência de “erro técnico no carregamento das tarifas no sistema online de reservas”, bem como informava que realizaria o cancelamento de todos os bilhetes, e procederia ao reembolso integral de qualquer valor pago em caráter de taxas de embarque/emissão.
Novamente procurada, a cia. aérea segue evitando qualquer tipo de contato, optando por dar sequencia aos trâmites relativos ao cancelamento, como o envio de e-mails nesta quarta-feira, com a indicação de que, “conforme solicitação do cliente”, procederão ao reembolso dos valores pagos por ocasião das compras realizadas na última semana.
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Os consumidores lesados permanecem engajados, em busca de uma solução administrativa favorável, mas não descartam o ajuizamento de ações judiciais – coletivas ou individuais – para que possam fazer valer o seu direito. Até mesmo porque, grande parte deles ainda não recebeu qualquer comunicação específica por parte da cia. aérea, quer seja por e-mail, quer seja por telefone.
Em situações semelhantes ocorridas no passado, cias. aéreas como a GOL, KLM e a American Airlines decidiram honrar com os bilhetes emitidos após a veiculação de tarifas baixíssimas em seus sistemas, certamente por terem levado em consideração: (i) o enorme movimento de usuários levado ao seu site – o que é o sonho de toda e qualquer empresa do mundo; (ii) a alta possibilidade de ser acionada judicialmente o que, além de gerar incômodo, pode significar perdas financeiras ainda maiores; e (iii) o alto grau de satisfação dos clientes, que é o que se busca em todos os tipos de mercado.
Por ora, o posicionamento da cia. aérea permanece o mesmo: cancelamento de todos os bilhetes emitidos. Mas nada impede que a Emirates volte atrás e decida honrar com as passagens compradas. Continuaremos torcendo e acompanhando!
Há quem defenda a hipótese de que se tratava de erro crasso, mas, no entanto, segundo informações veiculadas na reportagem levada ao ar no Bom dia Brasil desta manhã, este não é o posicionamento do Órgão de Defesa do Consumidor de São Paulo, o PROCON, que acredita ser legítimo o direito exigido pelos consumidores que, no dia 16/06/2016, conseguiram concretizar suas reservas de passagens da Emirates. Inclusive, foi realizado o envio de Notificação Formal à cia. aérea, que tem o prazo de até 07 dias para responder.
Grupo Criado no Facebook pelos Consumidores – “Emirates Passagens Canceladas”
Grupo Criado no Facebook pelos Consumidores – “Promoção Emirates”
Reportagem do Bom dia Brasil – 22/06/2016
Reportagem da Folha – 18/06/2016
Reportagem do Metrópoles – 18/06/2016, às 11h49
Reportagem do G1 – 18/06/2016, às 13h31
Reportagem do Olhar Direto – 18/06/2016, às 15h44
Reportagem do Plox – 18/06/2016, às 17h10
Reportagem do G1 – 18/06/2016, às 18h49
Reportagem do Correio Braziliense
Reportagem do Diário do Nordeste
Reportagem na Rádio CBN
Parabéns PI pelas informações! Espero que a Emirates honre com seus compromissos!!
Estamos na torcida para que tudo se resolva da melhor forma, Gabrielle!
Continue contando com a gente, SEMPRE!
Abraços!
Muito obrigado pelas atualizações PI. O caso tb foi citado também pela rádio CBN São Paulo, além das fontes citadas acima.
Ótimo. Alexandre!
Já vamos pesquisar o link da CBN e atualizar o post com as informações, ok?
Muito obrigada pelo comentário!
Abraços!
Fui pra cima e já entrei no juizado de pequenas causas. Não vou esperar pelo óbvio! Eles têm que cumprir!
Continue nos dando notícias, Germano!
🙂
Tambem dei entrada em um processo junto com minha irma, compramos natal-brisbane fim de setembro, ja temos audiencia em julho.. espero que dê certo
Boa tarde Amanda! Como foi a audiencia?
me confundi com as datas, audiencia sera dia 18 de agosto, mas recebi uma decisao preliminar favorecendo eles.. ai aguardar audiencia. Voo é dia 22 de serembro. sabe me dizer se alguem conseguiu??
Pior que nao sei de ninguem que tava audiencia ainda. Meu voo dia 24 de set. Vai nos deixando informados, pois a sua audiencia ja esta proxima, boa sorte!
vc entrou com processo??? seu foi cancelado
tb??!
Sim! Acredito que cancelaram de todos que compraram !
Opa! É a mesma Emirates que no Skytrax World Airline Awards de 2014 estava em 4º lugar e caiu pra 5º lugar em 2015? Como uma companhia que não respeita o CDC / consumidor está colocada entre as The World’s Top 10 Airlines in 2014 and 2015? Alguém tem alguma explicação?
Sim, CDC só existe no Brasil.
Hell no. Legislação de proteção do consumidor existe em todo lugar decente do mundo.
mais alguma noticia?
Alguma novidade do caso?
Boa tarde! Alguem sabe informar se a Emirates respondou ao Procon. No final da reportagem dizia que teria ate 7 dias para responder…